AMD liberou o beta driver ATI Catalyst OpenGL 4.0

Discussão em 'Placas de vídeo e Monitores' iniciado por marcelo carbon, 26/03/2010.

1. marcelo carbon

marcelo carbon Jesus é bom :) Registrado

Registro:
    21/02/2010
    Curtidas recebidas:
    7
    Pontos de Troféu:
    43
    O Khronos ™ Group anunciou recentemente a disponibilidade das API OpenGL ® 3.3 e OpenGL ® 4.0, versões atualizadas do padrão de desenvolvimento gráfico mais difundido do mundo. As placas gráficas da ATI/AMD já oferecem suporte ao padrão OpenGL, e com a atualização de drivers, irão se tornar compatíveis com as últimas versões do OpenGL 3.3 e 4.0.
    OpenGL 3.3

O OpenGL 3.3 é suportado por todos os chips gráficos discretos da AMD, tanto os voltados para o mercado profissional (ATI FirePro™), quanto para o segmento doméstico e de games (ATI Radeon ™), desde 2007. Com o beta driver liberado hoje, todas as funcionalidades presentes no OpenGL3.3 serão ativadas nessas placas de vídeo.

OpenGL 4.0

A linha de placas gráficas topo de linha da AMD, composta pelas Séries ATI Radeon HD 5900 e HD 5800, já são totalmente compatíveis com o padrão OpenGL 4,0, incluindo cluding tessellation eintegração com a API OpenCL, que permite a aceleração por GPU em aplicações OpenGL.

O novo beta driver disponibilizado, porém, irá ativar as funcionalidades do OpenGL 4.0 para as ATI Radeon HD 5400, HD 5500, HD 5600 e HD 5700, com excepção do suporte para cálculos de dupla precisão, recurso este que será ativado nesses produtos em uma versão posterior do driver. Entretanto, todos os outros novos recursos introduzidos pelo OpenGL 4.0 já serão ativados imediatamente em todas as ATI Radeon HD 5400 ou superiores, através desta atualização de driver de hoje.

O fato de a AMD anunciar um driver com suporte aos novos padrões OpenGL 3.3 e 4.0 de forma simultânea ao lançamento das APIs é interessante tanto para desenvolvedores quanto usuários, que podem desfrutar das novas funcionalidades em suas atuais placas de vídeo ATI Série 5400, ou superores, além de mostrar que o compromisso com a difusão de padrões abertos.

Para saber mais detalhes sobre o padrão OpenGL 3.3 e 4.0, acesse o press-release da Kronos.http://www.khronos.org/news/press/r...-cross-platform-graphics-acceleration-opengl4

Para fazer o download do novo beta driver ATI Catalyst OpenGL 4.0, http://support.amd.com/us/kbarticles/Pages/Catalyst-OpenGL-preview-driver.aspx

Para instruções de instalação do beta driver ATI Catalyst OpenGL 4.0,
    http://support.amd.com/us/kbarticles/Pages/737-20870HowtoInstallYourATIProduct.aspx

Applicable Products:

This issue applies to the following configuration(s):

* Hardware
    o ATI Radeon™ HD 5000 Series
    o ATI Radeon™ HD 4000 Series
    o ATI Radeon™ HD 3000 Series
    o ATI Radeon™ HD 2000 Series
    o ATI FirePro V8750
    o ATI FirePro V8700
    o ATI FirePro V8650
    o ATI FirePro V8600
    o ATI FirePro V7750
    o ATI FireGL V7700
    o ATI FireGL V7600
    o ATI FirePro V5700
    o ATI FirePro V5600
    o ATI FirePro V3750
    o ATI FirePro V3700
    o ATI FireGL V3600

* Software
    o ATI Catalyst™ drivers
    * Operating System
    o Windows 7® 32bit
    o Windows 7® 64bit
    o Windows Vista® 32 bit
    o Windows Vista® 64 bit
    o Windows® XP
    o Windows® XP x64
    o Windows® XP Media Center
    o Linux

fonte: OpenGL 3.3

O OpenGL 3.3 é suportado por todos os chips gráficos discretos da AMD, tanto os voltados para o mercado profissional (ATI FirePro™), quanto para o segmento doméstico e de games (ATI Radeon ™), desde 2007. Com o beta driver liberado hoje, todas as funcionalidades presentes no OpenGL3.3 serão ativadas nessas placas de vídeo.

OpenGL 4.0

A linha de placas gráficas topo de linha da AMD, composta pelas Séries ATI Radeon HD 5900 e HD 5800, já são totalmente compatíveis com o padrão OpenGL 4,0, incluindo cluding tessellation eintegração com a API OpenCL, que permite a aceleração por GPU em aplicações OpenGL.

O novo beta driver disponibilizado, porém, irá ativar as funcionalidades do OpenGL 4.0 para as ATI Radeon HD 5400, HD 5500, HD 5600 e HD 5700, com excepção do suporte para cálculos de dupla precisão, recurso este que será ativado nesses produtos em uma versão posterior do driver. Entretanto, todos os outros novos recursos introduzidos pelo OpenGL 4.0 já serão ativados imediatamente em todas as ATI Radeon HD 5400 ou superiores, através desta atualização de driver de hoje.

O fato de a AMD anunciar um driver com suporte aos novos padrões OpenGL 3.3 e 4.0 de forma simultânea ao lançamento das APIs é interessante tanto para desenvolvedores quanto usuários, que podem desfrutar das novas funcionalidades em suas atuais placas de vídeo ATI Série 5400, ou superores, além de mostrar que o compromisso com a difusão de padrões abertos.

Para saber mais detalhes sobre o padrão OpenGL 3.3 e 4.0, acesse o press-release da Kronos.http://www.khronos.org/news/press/r...-cross-platform-graphics-acceleration-opengl4

Para fazer o download do novo beta driver ATI Catalyst OpenGL 4.0, http://support.amd.com/us/kbarticles/Pages/Catalyst-OpenGL-preview-driver.aspx

Para instruções de instalação do beta driver ATI Catalyst OpenGL 4.0,
    http://support.amd.com/us/kbarticles/Pages/737-20870HowtoInstallYourATIProduct.aspx

Applicable Products:

This issue applies to the following configuration(s):

* Hardware
    o ATI Radeon™ HD 5000 Series
    o ATI Radeon™ HD 4000 Series
    o ATI Radeon™ HD 3000 Series
    o ATI Radeon™ HD 2000 Series
    o ATI FirePro V8750
    o ATI FirePro V8700
    o ATI FirePro V8650
    o ATI FirePro V8600
    o ATI FirePro V7750
    o ATI FireGL V7700
    o ATI FireGL V7600
    o ATI FirePro V5700
    o ATI FirePro V5600
    o ATI FirePro V3750
    o ATI FirePro V3700
    o ATI FireGL V3600

* Software
    o ATI Catalyst™ drivers
    * Operating System
    o Windows 7® 32bit
    o Windows 7® 64bit
    o Windows Vista® 32 bit
    o Windows Vista® 64 bit
    o Windows® XP
    o Windows® XP x64
    o Windows® XP Media Center
    o Linux

2. gugbyrne

gugbyrne New Member Registrado

Registro:
    01/09/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Me tirem uma dúvida aqui.. esse hotfix ai irá ativar o openGL 4.0 na minha HD4870 ?
    Estou fazendo download aqui..

3. frcintra0

frcintra0 New Member Registrado

Registro:
    11/02/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Olha Galera ,vou comentar uma coisa com vc´s ,possuo uma ATI 3870 da Safhire ,já faz uns 8 meses ,peguei ela usada mais em perfeito estado pra mim por no meu pc do trabalho ,plaquinha muito boa ,só qeu eu sou viciado em um jogo on line ,joguinho de 2001 ,mais muito gostoso de jogar on line ,que é o Medal of Honor Alied assalt ,pois bem essa 3870 em alguns mapas ela travava e tinha que reiniciar o pc ,tentei de tudo e em pesquisas em alguns foruns gringos vi que essa palca tem incompatibilidade com esse tipo de jogo por causa do open gl ,achei o cumulo não poder jogar o jogo mais divertido pra mim ,bom hoje de manhã vejo esse arquivo ,baixei e instalei e resolveu meu problema ,joguei mais de 2 horas em todos os mapas que travava e nada ,aushasu ,sorte heim !

4. caldas

caldas Kenai Registrado

Registro:
    18/01/2002
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    41
    E dpois falam que a ATi 'esquece' das placas antigas :p

5. |FearEffects| = Kaos

|FearEffects| = Kaos Xtreme Games! Registrado

Registro:
    09/04/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    pelo q vi no site...rola nas series anteriores(3000/4000) e tem até driver pro XP!!! agora fiquei com duvida:

Em quais aplicativos(software/jogos) eu vou ver diferença?
    É um driver por completo e preciso remover o anterior?
    em qual driver esse é baseado? 10.1 .2 .3???

6. Mr_Phillip

Mr_Phillip QVATRE BASS Registrado

Registro:
    23/01/2004
    Curtidas recebidas:
    3
    Pontos de Troféu:
    41
    Se bem que hoje em dia é escasso os jogos que possuem o OpenGL como motor gráfico... 98% é Directx.

A não ser o caso do colega aí acima, que joga ainda Medal of Honor... Mas para a grande maioria, esse driver não vai ajudar em nada.

Bom para quem programa em OPEN GL tbm.

Falow

7. Maurivillas

Maurivillas Super Moderador Super Moderador

Registro:
    05/02/2005
    Curtidas recebidas:
    28
    Pontos de Troféu:
    42
    Engraçado é que, depois que instalei, aparece como sendo o Catalyst 9.7.

Na dúvida, desinstalei e reinstalei. Apareceu a mesma coisa:

Arquivos Anexados:

8. MarceloSiciliano

MarceloSiciliano Espartano Registrado Registrado

Registro:
    29/01/2010
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    No meu apareceu 10.3 mais eu nao vi nada de diferença no desempenho

9. LeBaldi

LeBaldi Designing everything Registrado

Registro:
    03/11/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Engraçado... tava comparando a versão do 10.3a com a sua Mauri... e só mudou 1 numero no final do range... então provavelmente a alteração pro beta deve ser minima... só adicionando mesmo o suporte pro OGL4

10. gugbyrne

Registro:
    01/09/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Simples.. todas as vezes que você for trocar de driver você tem que passar o Driver Cleaner.Net, eu estava passando por esse mesmo problemas dai eu peguei na net esse programa que limpa mesmo os drivers depois que são desinstalados. A sua máquina volta do zero como se nunca estivesse instalado driver de vídeo no seu pc.
    Screen do programa:
    Espero ter te ajudado, paz ! =P

Última edição: 27/03/2010
  11. LeBaldi

LeBaldi Designing everything Registrado

Registro:
    03/11/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    41
    Não necessariamente... ja perdi as contas da quantidade de vezes em q a versão do catalyst mudou aki... tanto q nem ligo mais pra ela e sim pra versão do driver... em q esta é a q realmente importa! :yes:

Eu mesmo não passo mais nenhum limpador... só se der algum problema muito ruim mesmo

12. lecoast

lecoast 101º Macaco Registrado

Registro:
    01/01/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Mauri, nosso querido Japamd citou em outro post que quando se trata de drivers betas, realmente a indicação não aparece no Catalyst. Catalyst apenas indica qual driver certificado está instalado.

13. gugbyrne

Registro:
    01/09/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Brother eu formatei o meu pc ontem "troquei HD" instalei direto esse driver de vídeo e está mostrando como Catalyst 10.3 isso não tem nada a ver.. o mais certo é fazer o que eu falei lá em cima, vocês podem experimentar a menos uma vez e se não gostarem é só desinstalar o programinha.
    Screen do Beta OpenGL 4.0 instalado:

14. Maurivillas

Maurivillas Super Moderador Super Moderador

Registro:
    05/02/2005
    Curtidas recebidas:
    28
    Pontos de Troféu:
    42
    Calma, meninos... não há razão para brigarem!!

O que eu fiz foi o seguinte, desinstalei o Catalyst novamente, passei o DC Pro (que uso há anos e acho extremamente confiável) e reinstalei-o tudo de novo.

O engraçado é que, dessa vez não aparece a versão do Catalyst no CCC, mas o resto é basicamente o mesmo:

De resto, está tudo normal, aqui!!

Compartilhe esta Página