Alternativas para diminuir o calor no quarto

Discussão em 'Papo Cabeça' iniciado por djhonyy, 15/01/2009.

1. djhonyy

djhonyy New Member Registrado

Registro:
    29/04/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Hola pessoal,

Há algum tempo venho pensando em criar uma alternativa caseira para reduzir o calor no meu quarto em dias de verão, por minha casa ter forro amplo, o calor acumula e consequentemente os quartos e a sala esquentam demais, fica impossível trabalhar com computador em um dia de calor.

Já pensei em comprar um ar-condicionado, instalar um exaustor e até mesmo montar um daqueles refrigeradores de ar caseiros usando ventilador, mas nenhum deles me parece realmente viável.

Minha melhor ideia foi montar no telhado de casa, pelo menos na região sobre o meu quarto uma tela para refletir o calor, talvez com um espelho coberto por um pano branco ou uma tela com cds velhos.

Queria saber o que acham disso, é uma solução meio arcaica mas creio que os custos pra montar uma tela de 6 por 4 não seriam tão altos e sem contar que eu poderia facilmente tirar para limpar ou coisa do tipo.

O que acham dessa ideia de girico?

2. ExtremeGamerBR

ExtremeGamerBR Joy Division Registrado

Registro:
    05/11/2008
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Não é mais facil comprar um ventilador?

3. Abutre

Abutre Só Abutre mesmo... Registrado

Registro:
    24/01/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    ah cara... na minha opiniao nenhum "refletor" funcionaria não

sinceramente, um ar condicionado split cai bem pra vc se vc tiver a grana pra comprar, o consumo é baixo (pelo que já me falaram aqui no forum)...
    outra coisa que vi uma vez na tv e não sei como que funciona, vc pode até pesquisar, é que bambus, daqueles pequenos (não é bonsai) em vasos retangulares compridos nas janelas refrescam o ambiente.

4. djhonyy

Registro:
    29/04/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    poise... mas eu ja tenho um de tamanho médio e não adianta poise daí faço circular o ar quente, a minha casa não é boa com correntes de ar.

5. djhonyy

Registro:
    29/04/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Entendo... já pensei nisso mas eu realmente não gostaria de aumentar minhas contas esse ano, além do fato de estar guardando grana to me focando em alternativas limpas... como no caso do outro user que sugeriu bambu.

Por isso penso em algo simples e portável, iremos nos mudar em no máximo um ano.

6. ARISTEU

ARISTEU Um dia eu serei cacique Registrado

Registro:
    22/02/2008
    Curtidas recebidas:
    82
    Pontos de Troféu:
    44
    pq ñ um ar split? é a melhor coisa q tem!
    e eu ja pensei em fazer uma coisa pra ajudar na temperatura do meu quarto

eu farei assim: papel aluminio + plastico transparente (aqueles de cobrir mesas q é vendido por metro)
    colo o papel aluminio no plastico pra dar mais resistencia ao papel
    e coloco no telhado
    assim reflete toda a luz do sol
    tomara q diminua a temperatura durante o dia
    ;)

7. LurtZ

LurtZ Well-Known Member Administrador

Registro:
    15/03/2004
    Curtidas recebidas:
    39
    Pontos de Troféu:
    72
    Sorte minha que minha casa é gelada, mas numa boa, aqueles AC que ficam em pé (nem sei o nome) refrescam muito bem, não são caros e não gastam muito, creio que é a melhor opção!;)

8. djhonyy

Registro:
    29/04/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Pensei nisso tambem... daí pra ter uma durabilidade maior eu faria uma moldura de madeira com um fundo usando aquelas telinhas de metal pequenas, daquelas que os furos são um pouco menores que o dedo, normalmente são usadas pra viveiros.

O principal problema que eu posso ver a principio é ser obrigado pela força aérea a retirar, visto que aqui perto tem um aeroporto, por isso pensei em adicionar um pano banco ou coisa do tipo.

Eu pensei no espelho pois a capacidade dele de refletir a luz e calor é quase 100% isso se não for mesmo 100%, por isso pensei nele.

9. GuiZaunZiN

GuiZaunZiN Powered by Mafia chimp... Registrado

Registro:
    16/07/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Sabe que idéia que eu vi uma vez?
    Dizem q funciona como um ar condicionado.

Manja aqueles vitrôs que vc coloca na parte superior da parede?
    Tipo esse:

Vc coloca uma fileira na parte de cima da parede e uma na parte de baixo (sim!)
    Faz o ambiente ficar SUPER bem ventilado. Já presencieie a eficiencia desse esquema...

Fica tipo assim:

10. djhonyy

Registro:
    29/04/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Exclente ideia cara, mas também já pensei nisso, árabes em uns séculos atras bolaram essa técnica, as casas eram de barro e tinha essa janela e a temperatura dentro de casa se mantinha em torno de 24 graus, mesmo estando um inferno lá fora.

De qualquer forma não é a mais adequada, pois envolve um custo pra abrir a parede e montar as janelas, estou pensando é plantas, ou engenhocas com baixo custo, até agora a manta técnica e a tela com espelho ou cds é a alternativa mais barata.

11. 3nigm4_br

3nigm4_br New Member Registrado

Registro:
    01/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Climatizador é uma boa solução, consome o mesmo que um ventilador porém refresca muito mais o ambiente (graças a circulação da água), o preço fica em torno de 400~600 reais (dá pra dividir em até 10x sem juros ;)).

12. Abutre

Abutre Só Abutre mesmo... Registrado

Registro:
    24/01/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    o que eu sei de climatizadores é que eles não prestam e ainda humidificam o ambiente, dando maior sensação de calor ainda, pior ainda é se vc tiver componentes eletrônicos no quarto, obviamente as chances de ferrugem e outros danos ficam bem maiores.

Os condicionadores verticais pelo que ja presenciei e ja ouvi dizer além de barulhentos e consumistas, não desempenham nem a metade do papel de um ar condicionado de parede

13. 3nigm4_br

3nigm4_br New Member Registrado

Registro:
    01/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Komeco é bem barulhento sim, mas o Consul é mais silencioso, além disso, o ar condicionado deixa a garganta da gente seca enquanto que o climatizador também serve como umidificador de ar, deixando o ambiente bem mais agradável, quanto a esse negócio de enferrujar as coisas eu nunca ouvi falar, até porque não é algo nem próximo ao daqueles umidificadores de ambiente que ficam "espirrando" sprays de água.

Quanto a refrescar, ele realmente não gela nem a metade de um ar condicionado, mas refresca muito mais que o ventilador, pra melhorar ainda mais é só colocar água gelada no reservatório e o consumo é o mesmo que o de uma lâmpada de 60wts ;).

14. D.Couto

D.Couto Banido Banido

Registro:
    28/12/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    são paulo/rio de janeiro/salvador/auckland
    cara, eu contruo em salvador, porto seguro e em outras regiões QUENTES da bahia.

drywall em tudo ja melhora bastante (menos quente no quente e menos frio no frio), o tipo de telha tambem influencia, se você abrir uns buracos na telha e umas janelas no forro melhora bastante (isso é uma espécie de torre de vento, acho que falando assim é meio dificil de explicar).

a ideia de colocar um refletor pode dar certo, mas seria eficiente só se cobrisse o telhado todo, pois as telhas trocam calor entre si, que por sua vez trocam calor com o ambiente.

nem precisa dizer que o maximo de janelas ajuda, assim como plantas e fontes (esses dois ultimos ai são tiro e queda, uma árvore e um gramado bem irrigados diminuem bastante a temperatura).

pinte as telhas de uma cor clara, ajuda tambem, lã de rocha, manta de polimero e etc são isolamentos acústicos e termicos, se quiser morrer essa grana... eu tinha um aparelho de preenchimento com poliestireno (isopor) usado em isolamentos, funcionava bem, se tu tiver isopor...

se for casa de laje tu pode fazer um jardim suspenço, material denso em geral isola acusticamente e termicamente, mas jardim suspenço é uma obra um pouco complexa, visto que antes da terra tem que ter impermeabilização, areia e pedras, alem do dreno é claro.

15. Klimp

Klimp New Member Registrado

Registro:
    16/02/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    cara procura por uma manta metalica, vc coloca ela por debaixo das folhas de brasilit, assim ela nao deixa o calor passar pra baixo, eu fiz no galpao aqui de casa e ficou uma beleza parece até condicionado o ar hehehe, serio mesmo ficou muito bom e te recomendo fazer assim, o custo beneficio é ótimo!
    qualquer duvida mp ou aqui mesmo pelo tópico abraço.

16. djhonyy

Registro:
    29/04/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Minha casa é de madeira e ainda tem paredes duplas... pintar não é uma alternativa pois a casa eh alugada mas com certeza terei isso em mente quando nos mudarmos pra casa nova.

Vou guardar seu post como base pra eu fazer isso na nova... na atual acho que vou fazer a tela com cds mesmo, eh mais barata e servirá como teste.

17. Soro

Soro Banido Banido

Registro:
    24/08/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    O ideal seria adotar o esquema da garrafa térmica e do suor.

A casa poderia ter paredes, vidros e telhados reflexivos, assim todo o calor que é absorvido pelas paredes e telhas seria rebatido, evitando a transferência de calor por irradiação.

Também deveria ter paredes e vidros de camada dupla, com vácuo entre elas, assim impediria a transmissão por convecção.

E deveriam tais paredes serem compostas de materiais de baixo coeficiente térmico, assim evitariam transmissão de calor por contato.

E ao mesmo tempo receber uma camama muito fina de água por aspersão, para que as gotículas evaporassem em contato com o ar quente do ambiente do lado de fora, carregando com elas o calor.

Das coisas citadas acima, a única inviável é o vácuo, pois a vedação das paredes se torna absurdamente cara, e também sua resistência deve ser muito aumentada para conter a pressão atmosférica.

Para quem tem quartos quentes, o primeiro passo é isolar a janela, que é por onde entra a insolação do ambiente o cuida de manter o interior bem quente.

Instale um toldo para evitar que o sol bata diretamente nela.

Também pode instalar insulfim ou utilizar vidros espelhados, reduzindo ainda mais a incidência de raios solares.

Se possível, forre por baixo das telhas, mas acima da laje (ou forro) com uma camada de manta de alumínio (encontrado em casas de telhas e materiais de construção em geral).

Se possível pinte as telhas com tinta térmica (tinta branca especial para telhados). Isso reduz o calor em grande parte, principalmente em telhados de fibro-cimento.

Plantes árvores no entorno da casa. As árvores mantém o micro-clima local mais agradável devido a evaporação de suas folhas.

Se mora em sobrados, mantenha as portas de baixo abertas, junto com as janelas do andar superior, para criar uma chaminé, retirando o ar quente naturalmente da casa.

Instale ventilador de teto ou de coluna. Não use umidificador, pois a sensação de calor irá aumentar. Umidificadores são bons no inverno seco, quando a qualidade do ar se torna ruim devido sua baixa umidade. A umidade já é grande, e a exceto se você ficar debaixo de um chuveiro de água fria ou dentro da piscina o tempo todo, ela só faz aumentar a sensação térmica.

Compre um pequeno aparelho de ar-condicionado e use se necessário, se as soluções acima não forem suficientes.

18. bak357

bak357 Member Registrado

Registro:
    14/02/2006
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    eu tb tenho esse problema de calor,aqui no meu quarto eu instalei no forro uma manta de um material tipo aluminio,diminuiu uns 20% o calor.
    Melhor q nada!

19. djhonyy

Registro:
    29/04/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Se a temperatura era ade 30 foi a 24 graus, me parece um excelente ganho

20. D.Couto

D.Couto Banido Banido

Registro:
    28/12/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    são paulo/rio de janeiro/salvador/auckland
    só lembrando que se no seu quarto tem monitor, televisão, computador e todo esse tipo de coisa que produz calor, é necessário manter o ar sempre circulando para que o calor desses equipamentos seja trocado com o ar externo.

21. Dago

Dago Member Registrado

Registro:
    24/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Aqui no meu quarto também tenho o mesmo problema. No resto da casa a temperatura é menor porque tem uma grande árvore que deixa o clima mais agradável, que infelizmente não chega até meu quarto. Já instelei uma manta de alumínio chamada duralfoil que melhorou um pouco. A temperatura em dias quentes chega a ficar em 29 °C dentro do quarto, mesmo com a manta. Pretendo pintar as telhas de fibrocimento com tinta 100% acrílica da cor branca e instalar um vitro, pois o quarto só tem uma janela. se alguém tiver mais alguma dica fora o ar condicionado, que será minha última alternativa, por favor me diga.

22. PW3256

PW3256 Let's Get Dangerous! Registrado

Registro:
    19/12/2007
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    eu compraria um split não esta tao caro e vc pode dividir em varias vezes

23. Jrlegend

Jrlegend The Master \o/ Registrado

Registro:
    22/02/2009
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Cara, ventiladores de teto, e uma área ampla para janela e saída e ventilação de ar é essencial

aqui eu sofro o mesmo, e pior ainda pq meu quarto é 3x3

24. Dago

Dago Member Registrado

Registro:
    24/06/2005
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    O problema do split é que a instalação é muito cara.

Posso até tentar, mas o quarto é bem baixo e não sei se dá pra instalar. Meu quarto é 4x2,5, quase igual ao seu. Por que a janela tem que ser grande?

25. bruno2546

bruno2546 Twitter Me /bruno2546 Registrado

Registro:
    14/05/2008
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0

Compartilhe esta Página