Ajuda Com Boot Uefi Debian 9.

Discussão em 'Área Linux e Open Source' iniciado por Lightman, 19/06/2017.

1. Lightman

Lightman Well-Known Member Registrado

Registro:
    19/05/2012
    Curtidas recebidas:
    1,364
    Pontos de Troféu:
    72
    É o seguinte, lançaram a nova versão, o Debian 9 e pelo que li em um site parece que ficou bem mais fácil usar o driver AMDGPU com essa nova versão, desisti de tentar usar no Lubuntu e estou preso ao horroroso driver opensource radeon que faz minha r7 360 parecer onboard de Celeron, ao terminar de ler a matéria a primeira coisa que fiz foi baixar a ISO do Debian 9 e tentar instalar no PC.

Nunca tive problemas para instalar Windows 7 e Lubuntu (ou qualquer outro derivado do Ubuntu) em UEFI mas não consigo instalar o Debian de jeito nenhum.

Alguém tem alguma luz?

Minha placa mãe é ASRock H81M-HG4 + Pentium G3260.

2. GabeADS

GabeADS New Member Registrado

Registro:
    02/02/2016
    Curtidas recebidas:
    15
    Pontos de Troféu:
    0
    Pergunta idiota:
    Testou a integridade da ISO?

E pelo que eu saiba, o Debian 9 não tem suporte a UEFI Secure Boot (aqui) então desativa ele na BIOS.

3. JoséDaSilvaSauro

JoséDaSilvaSauro New Member Registrado

Registro:
    19/07/2015
    Curtidas recebidas:
    35
    Pontos de Troféu:
    0
    Não tem problemas com o UEFI. Desde a versão anterior o suporte já existia. Link oficial: https://www.debian.org/News/2017/20170617

O que vi algumas pessoas reclamando foi de erros com a instalação usando uma Live. É o seu caso? Tentou instalar pelo NetInstall?

4. Lightman

Registro:
    19/05/2012
    Curtidas recebidas:
    1,364
    Pontos de Troféu:
    72
    Já está desativado, não dá boot em UEFI e dá boot em CSM mas falha na hora do cdrom, a dica de tirar e recolocar o pendrive não funciona.

Para instalar Ubuntu, Arch ou derivados nunca tive problema, meu único interesse nessa nova versão do Debian é esse suporte a placa de vídeo da AMD.

5. GabeADS

Registro:
    02/02/2016
    Curtidas recebidas:
    15
    Pontos de Troféu:
    0
    Observe, eu disse "UEFI Secure Boot" e não "UEFI".

Tá conseguindo dá boot com o pen drive, mas não tá conseguindo instalar? Ou o pen drive não tá dando boot de nenhuma forma?

6. JoséDaSilvaSauro

Registro:
    19/07/2015
    Curtidas recebidas:
    35
    Pontos de Troféu:
    0
    Você tá tentando com uma live, certo? Como disse, na net tem muita gente reclamando. Dê uma pesquisada rápida e você verá.

Como disse no post acima, tente pelo NetInstall. Pode dar um pouco mais de trabalho, mas as chances de erro são bem menores. Ou, se tiver paciência, espera um tempo após o lançamento, que tá muito fresco ainda, e tente novamente. Agora, essa de erro no Debian é nova, hein! A distro que era "à prova" de bugs, com bug logo no boot? O trem tá ficando feio. :confused:

Opa, é verdade. Pelo que vi por ai, o problema é, principalmente, com o boot com o pendrive. E, no primeiro dia, apareceram algumas .isos bugadas de "fábrica", o pessoal pela internet tem reclamado um pouco.

7. Lightman

Registro:
    19/05/2012
    Curtidas recebidas:
    1,364
    Pontos de Troféu:
    72
    Estou conseguindo boot em CSM, começa a instalação, escolho idioma e teclado mas ele falha na hora de carregar os dados da cdrom.

Nunca tive esse tipo de problema com Ubuntu ou Antergos, logo, acredito que não seja problemas de hardware.
    --- Double Post Merged, 20/06/2017 ---
    Baixei a iso completa ao invés da live e leu o cdrom, instalei o sistema mas não dá boot, não encontra os sistemas operacionais e aparece uma linha de comando...

Deixa para lá, depois dessa perdi o interesse.

8. GabeADS

Registro:
    02/02/2016
    Curtidas recebidas:
    15
    Pontos de Troféu:
    0
    Hahaha... PUTZ, cara. Tá bugado mesmo hein, o GRUB tá corrompido?

Última edição: 20/06/2017
  9. Lightman

Registro:
    19/05/2012
    Curtidas recebidas:
    1,364
    Pontos de Troféu:
    72
    Sei lá, fiz uma gambiarra, instalei em outro hd o Lubuntu e o processo foi normal, ele identificou o Windows e o Debian e posso escolher qualquer um dos 3 sistemas, mas é muita dor de cabeça desnecessária só por causa desse fanatismo retardado do Debian de não incluir firmwares proprietários, a única coisa para que essa ideologia serve é complicar a vida do usuário comum...

Instalei o sistema, segui as recomendações desse site: https://linuxconfig.org/how-to-install-amdgpu-drivers-on-debian-9-stretch-linux mas continuo com a tranqueira do driver radeon ao invés do amdgpu. :vader:

Tanta complicação para nada...
    --- Double Post Merged, 20/06/2017 ---
    Agora que eu entendi o problema.

AMDGPU tem suporte para a serie R9 em diante, minha R7 360 não tem, eu fico com o driver medonho, uma versão LTS do século passado ou não uso Linux.

Outro sofrendo com o mesmo problema:

Excelente AMD, foi a primeira e a última vez que comprei algum hardware de vocês. :tnr:

Última edição: 20/06/2017
  10. JoséDaSilvaSauro

Registro:
    19/07/2015
    Curtidas recebidas:
    35
    Pontos de Troféu:
    0
    Em relação a instalação. Consegui aqui, sem problemas, tanto com o NetInstall quanto com o DVD "grande", de três gigas e tanto. Ambos usando Xfce. Parece que o problema é mesmo com o live. Agora, o sistema me pareceu bem mais rápido que o anterior. Subiu, aqui, gastando 176 de ram, achei bem satisfatório. Muito parecido com o Manjaro OpenRC que tenho usando como distro principal.
    --- Double Post Merged, 21/06/2017 ---
    Apenas para atualizar, as imagens, de fato, estavam com problemas. Segue o link: https://fosspost.org/2017/06/20/debian-9-live-images-broken-developers-working-fix/

11. xCHapolim

xCHapolim Já chegou o disco voador! Registrado

Registro:
    16/01/2006
    Curtidas recebidas:
    769
    Pontos de Troféu:
    42

Estranho issae, no site diz que o AMDGPU-PRO suporta R7 260 e R9 360 (que basicamente é a R7 360 versao pra OEMs), que por sua vez é uma R7 260 renomeada.

12. Lightman

Registro:
    19/05/2012
    Curtidas recebidas:
    1,364
    Pontos de Troféu:
    72
    Não foi por falta de tentativas, primeira e última vez que comprei uma placa de vídeo da AMD.

13. xCHapolim

xCHapolim Já chegou o disco voador! Registrado

Registro:
    16/01/2006
    Curtidas recebidas:
    769
    Pontos de Troféu:
    42
    Eu to numa situação pior que a sua, HD7970 aqui. Porem não tenho problemas pra jogar no linux o.o

Só que não uso Debian ou *buntu aqui. Não que eu ache ruim, é por gosto mesmo. Debian deixo pra servidores.

Compartilhe esta Página