Pessoal, resolvi criar este tópico tentando reunir o máximo de informações possíveis para este aparelho.
Vou atualizando conforme o tempo, descobrimento de informações bem como o recebimento das mesmas por vocês..
--
Especificações Técnicas
Características Fisicas, Bateria e Memória
Tamanho
Formato: Clássico com interface totalmente de toque
Dimensões: 104,0 x 49 x 13 mm
Peso: 107 g
Volume: 68 cc
Interface touchscreen
Tela e 3D
Tamanho: 2,9 polegadas
Resolução: 640 x 360 pixels
Até 16,7 milhões de cores
Tecnologia AFFS
Controle de brilho
Teclas e método de entrada
Tela touchscreen sensível a caneta e ao dedo
Métodos de entrada de toque
- Tela QWERTY cheia
- Teclado numérico
- Escrita manual
Tecla liga/desliga
Tecla de volume
Tecla da câmera
Chave de bloqueio
Teclas de toque exclusivas: enviar, terminar, início
Comandos de voz
Cores e capas
Cores disponíveis na caixa:
- Preto com detalhes em vermelho
- Branco com detalhes em rosa
Conectores
Conector micro-USB
Plugue para fone de ouvido estéreo de 3,5 mm
Memória
Slot para cartão de memória microSD com hot-swapping, até 16 GB (cartão de memória de 4 GB incluído)
70 MB de memória interna de usuário
Bateria
Bateria Li-Ion de 1000 mAh BL-4U
Tempo de conversa: até 4 h 54 min. (GSM)
Tempo em espera: até 351 h (GSM)
Tempo de reprodução de vídeo: até 3 h 45 min. (QCIF, 15 fps)
Tempo de reprodução de música: até 27 h
Comunicação e Navegação
Frequência operacional
Quadribanda GSM 850/900/1800/1900
Alternância automática entre bandas GSM
Modo de vôo
Rede de dados
CSD
HSCSD
GPRS/EDGE classe B, Multislot Classe 32 (5 Rx +3Tx, Max Su7m 6), velocidade máxima 177/296 kbps (UL/DL).
WLAN; IEEE 802.11 b/g
Suporte para TCP/IP
Conectividade local e sincronização
Bluetooth versão 2.0 (A2DP e AVRCP)
Suporte para MTP (Mobile Transfer Protocol)
Funções de chamada
Chamada em espera, retenção de chamada e desvio de chamada
Registro de chamadas feitas, recebidas e não atendidas
Rediscagem automática
Barra de contatos; discagem rápida
Alerta vibratório (interno)
Teclas de volume laterais (exclusivas)
Função de ativação/desativação do som (mudo)
Contatos com imagens
Toques musicais falados
Teleconferência
Armazenamento de SMS memória disponível limitada (70 MB internos, 4 GB no cartão de memória)
Barra de contatos para até 20 contatos
Exclusão múltipla de SMS
Leitor de mensagens texto-para-voz
MMS (OMA 1.3)
Redimensionamento automático das imagens para MMS
Mensagens de áudio (AMS)
Caixa de entrada única para mensagens SMS e MMS
Listas de distribuição de mensagens
Difusão por células
Protocolos suportados: IMAP, POP, SMTP
Suporte para anexos de e-mail
Suporte para e-mail com filtragem
Suporte para IMAP IDLE
Navegação na web
Linguagens de mark-up suportadas: HTML, XHTML, WML
Protocolos suportados: HTTP, WAP
Suporte para TCP/IP
Navegador web completo
Nokia Mobile Search
Imagem e Som
Fotografia
Câmera de 3,2 megapixels (2048 x 1536 pixels)
Formatos de imagem: JPEG
Zoom digital de 4x
Foco automático
Distância focal: 3,7 mm
Escala do foco: 10 cm até infinito
Distância macro de foco: 10-60 cm
Flash LED
Modos de flash: ativado, desativado, automático, redução de olhos vermelhos
Modos de equilíbrio de branco: automático, ensolarado, nublado, incandescente, fluorescente
Exposição automática centralmente equilibrada; compensação de exposição: 1/10000 ~ 1/5 s
Modos de captura: imagem fixa, sequência, timer automático, vídeo
Modos de cena: automático, definido pelo usuário, close, retrato, paisagem, esportes, noturno, retrato noturno
Modos de tom de cor: normal, sépia, preto-e-branco, nítido, negativo
Modos de sensibilidade à luz: alto, médio, baixo, automático
Visor de tela cheia com grade
Barra de ferramentas ativa
Tecla exclusiva da câmera
Editor de fotos no aparelho
Vídeo
Gravação de vídeo em até 176 x 220 pixels (QCIF) e até 15 fps
Zoom digital de até 4x para vídeo
Formatos de arquivo de gravação de vídeo: .mp4, .3gp
Formato de arquivo de gravação de áudio: AMR
Modos de equilíbrio de branco em vídeo: automático, ensolarado, nublado, incandescente, fluorescente
Modos de cena: automático, modo de pouca luz, noturno
Modos de tom de cor: normal, sépia, preto-e-branco, nítido, negativo
Tamanho do videoclipe (máx.): 1 hora e 30 min.
RealPlayer
Formatos de arquivo de reprodução de vídeo: .3gp, .mp4, RealPlayer
Streaming de vídeo: .3gp, .rm
Reprodução de vídeo em modo paisagem
Toques musicais em vídeo
Editor de vídeo no aparelho
Reprodução de música e áudio
Reprodutor de música da Nokia
- Listas de reprodução
- Aleatório
- Repetição
- Equalizador
- Uso de música como toque
- Atribuição de música ao contato
- Volume
- Ampliação de estéreo
- Reforço de graves
Formatos de arquivo de reprodução de música: .mp3, SpMidi, AAC AAC+, eAAC+, WMA. Suporte para MTP.
Streaming de áudio
Teclas de volume exclusivas
Teclas de toque exclusivas para música na tela inicial
Botão de toque do volume ao usar o reprodutor de vídeo
Rádio FM estéreo
Plugue para fone de ouvido estéreo de 3,5 mm
Suporte Nokia Podcasting
Suporte para Nokia Music Store
Toques musicais mp3, aac, polifônico de 64 tons
Alto-falantes estéreo com som surround 3D
Uso de faixa de música como som de alarme
Gravação de voz e áudio
Comandos de voz
Discagem por voz
Gravador de voz
Formato de arquivo de gravação de áudio: AMR
FR, EFR, WCDMA e GSM AMR
Microfone estéreo digital
Texto-para-voz
Personalização: perfis, temas e toques musicais
Perfis personalizáveis
Toques musicais mp3, aac, polifônico de 64 tons
Toques musicais em vídeo
Suporte para toques musicais de voz
Temas
Elementos personalizáveis da tela inicial
Software
Plataforma de software e interface do usuário
S60 5.0
Symbian S60 5.0
Comandos de voz
FOTA (Firmware update Over The Air)
Tela inicial do XpressMusic 2009
Barra de contatos para até 20 pessoas
Plug-in na tela inicial exclusivo para o reprodutor de música
Gerenciamento de informações pessoais (PIM): contatos, relógio, calendário etc.
Banco de dados de contatos avançado: vários números e detalhes de e-mail por contato, contatos com imagens
Suporte para atribuição de imagens aos contatos
Suporte para grupos de contatos
Relógio: analógico, digital, relógio mundial
Despertador com toques musicais ou arquivos de música como alarme
Adicione mais aplicativos:
- Downloads over-the-air (OTA)
- USB
- Download pela Internet
Jogos
Jogos incluídos:
- Bounce
- Global Race
- Raging Thunder
Alternância automática entre visualização retrato e paisagem nos jogos compatíveis
--
O Nokia 5530 é o irmão humilde do 5800, e isto já resume bastante coisa. Ele é leve, fino e mais barato. Consequentemente, perde em alguns aspectos:
- Ausência de GPS;
- Ausência de 3G;
- Cartão de Memória 4GB (5800 tem 8GB);
- Filmadora tem uma qualidade inferior;
- Tela menor em 0,2".
Está indeciso em qual comprar? Avalie os itens acima, e veja se a diferença de preço compensa. Abaixo, você pode visualizar os Reviews criados por usuários da Adrenaline, sobre o 5800.
Preços Sugeridos [considerando valor do aparelho sem nenhum plano, de loja, e no ano de 2009]:
Nokia 5530 - R$ 799,00
Nokia 5580 - R$ 1.599,00
1 - Hands On
Fiquei dois anos com um Sony Ericcson w580i, e este, é o meu primeiro Nokia. Aliás, fazendo uma breve dissertação, só tive um celular por marca até agora:
Motorola (durou 2 dias apenas);
LG (1 ano, eu acho. Hoje é do meu pai, e funciona. Deve ter uns 3 anos talvez);
SE (2 anos, troco ele por estar com defeito e não me atender mais)
Nokia (Mais 2 anos? Espero!)
Eis a embalagem da minha versão. A única diferença é que já vem com um Album Digital da Banda Little Joy (http://www.myspace.com/littlejoymusic), que é legal por sinal.
Ao tirar tudo de dentro (óbvio), me deparo com o que eu já não queria:
Logo pensei: Fudeu. Olha o tamanho do cabo USB, aliás, Mini USB.
Como podem perceber em minha assinatura, meu gabinete é meio grande, e não tem entrada USB forntal, somente no topo e atrás. Bem, mas tenho um netbook, logo, posso ligar nele também.
A tela do aparelho, seu tamanho, me deixou bem feliz.
E em comparação com o meu antigo de de backup que desliga sozinho. PS: O celular não está torto, é a lente de minha câmera.
--
1.1 - Conheçendo Melhor o Aparelho
- Touch
A Stylus é pequena. Se você não tomar cuidado, perde ela. Você pode calibrar o touch também, e seu uso fica melhor. Ele é bom, gostei. Consegui mexer em todas as funções numa boa, e até o reconhecimento de escirita deu certo de primeira. Quer dizer, quase.
O ruim é que fica aquele monte de marca... Fica feio, e odeio marca de dedo! Mas terei que me acostumar. Comprei uma pelicula estes dias, mas estraguei ela.
- Carcaça
Fina, frágil demais aparentemente. Tirar a tampa da bateria, se o cara forçar, quebra ela no meio. Risca fácil também... Em 1 dia e meio, já ganhei dois arranhões na parte traseira (de celular, obviamente). Turbinei meu celular, coloquei silicone nele mas ficou gordo. Pelo menos não risca.
- Velocidade do Celular
Ele é rápido. Depois que você atualiza o firmware, fica mais rápido ainda. Mais abaixo eu explico como fazer isto.
- Câmera (fotos)
Tá aí um item que não me importo muito, pois tenho minha Canon SX110 que é dedicada para fotos, e sempre está comigo. Mas tirei algumas fotos com o aparelho, e vou postá-las aqui. Sim, o interessante é que você terá algumas opções bem legais para configurar, coisa que eu não tinha no meu SE. Certo, ele era para músicas...
Foto que o ser GuiZaunZiN tirou, em condições normais:
O resultado é bom?
Sim, para um celular touch, com 3.2 MP - é bom para as necessidades eventuais. Quer dizer, o celular tem uma câmera melhor que muitas digitais por aí. Tekpix deveria tomar vergonha na cara. Ainda existe, será?
- Câmera (filme)
Pensei: Putz, deve ser ruim pra caramba. Não, não é e queimei minha lingua. A resolução e mesmo qualidade está de bom tamanho, pelo menos pro meu uso.
Sensacional, assim define. São 3 entradas, mas nenhuma delas você encontra maiores dificuldades. Quer dizer, a USB é meio chata, mas na segunda você já pega o jeito. O legal é que, se você usa o cel bastante com fone de ouvido, a saida/entrada fica na parte inferior do aparelho, logo, não atrapalha em nada.
Aliás, o fone não é proprietário, e isso é muito bom. Se der rolo nele, é só comprar outro. Ele é bom, mas não compartilhe com seus amigos, primeiro porque ele tem que entrar dentro do ouvido (se você tiver cera...), e segundo que, se você escutar num só, não escuta nada como deveria.
2 - Problemas
- Na versão 10.5 do firmware (a que vem por default, quando você compra novo), o aparelho reseta aleatoriamente;
- Folga na bateria, você sente ele se mexendo quando vira o aparelho, por exemplo;
- Cabo mini USB, compre um extensor;
- Carcaça frágil;
- Poderia ter um visor tipo monitor LCD, marcaria menos os dedos;
3 - Qualidades
- Som;
- Tamanho da tela;
- Beleza do aparelho;
- Funcionalidades;
- Teclado QWERTY;
- Touch excelente;
- Symbian;
- Kinetic Scrolling;
- E mais um monte de coisa que me esqueci agora;
----
Dicas e Downloads
1 - Atualização de Firmware - Troca do Product Code
Atualizar o firmware corrige vários bugs que seu aparelho pode apresentar.
A idéia é que você espete seu aparelho no PC, abra o Nokia Software Updater e seja feliz. O problema está no Brasil: As operadoras é quem validam (pelo o que li na Plus GSM) as atualizem, como se fosse uma homologação. No Nokia 5530, temos 2 atualizações, sendo a mais recente, a versão 20.x - mas não consiguimos baixar pelo procedimento normal sem antes trocar o Product Code do aparelho.
Você vai se questionar: Gambiarra? Mais ou menos. Na verdade não é, pois você vai usar um Product Code que já tem atualização disponível. Você pode voltar ao PC original, não se preocupe. E o procedimento é bem simples.
Antes de tudo: Tive problemas com o NSU (Nokia Software Updater) no Windows 7. Quer dizer, o que veio no mini-DVD, instalou normal, mas pediu atualização. Instalei, mas disse que era incompatível com o SO. Tem gente por aí falando que os procedimentos estão dando erro no 7, então, até por outros motivos, usei meu Netbook com XP para fazer os procedimentos.
É importante lembrar também que, atualizar firmware, é um procedimento semelhante ao de atualizar bios no sentido queda de energia, cabo desconectado. Ou seja, certifique-se que, depois de ter baixado o firmware (139 Mb), seu celular não seja desligado, ou seu PC. Durante este processo, o celular fica com a tela branca. É normal. O próprio NSU lhe informa isto no começo.
Se você, por algum motivo, acabar realizando um procedimento errado , nem eu, nem a Adrenaline ou qualquer outro usuário que aqui postar poderá ser responsabilizado.
Anotem o PC (Product Code) que será utilizado. O que eu usei aqui, é o 0577481 (Black/Red), mas tem outros para as outras cores também. Lista completa abaixo:
0577481: RM-504 Brazil BLACK-RED
0583811: RM-504 Brazil BLACK_GREY
0580643: RM-504 Brazil WHITE-Blue
0583963: RM-504 Brazil WHITE_PINK
0584134: RM-504 Brazil WHITE_YELLOW
Qual a diferença? Não sei.
1 - Instale o NSS que você baixou. Deixe marcado a opção Virtual USB Device, como msotra a tela abaixo:
Ao término da instalação, vaia aprecer esta tela. Não sei pra que serve, presumo que não seja nada de importante, mas eu cliquei no "Não" e "Finish":
2 - Bem, instalado - espete o cabo (o USB :-P) no seu celular, e ligue no seu micro/desk/note ou sei lá como você chama, no modo PC-Suite.
3 - Inicie o NSS com o cel espetado (não em você), e clique em "scan for new device", conforme mostra abaixo:
4 - Vai aparecer uma tela semlhante a que está no Print. Clique em "Phone Info":
5 - Em Phone Info, você pode visualizar o seu PC atual. Se for a primeira vez que estiver atualizando, anote ele - se quiser voltar para o original depois. Clique em Scan, depos Read, como mostra (novamente), a tela abaixo:
6 - No campo destacado em vermelho, insira o PC que você irá utilizar agora. Marque Enable e depois, Write.
7 - Pronto, seu PC está atualizado - mesmo que o programa não mostre nenhuma mensagem. Quer confirmar? Volta lá no passo 2 e vai até o 5.
--
Nota: Se por algum motivo, durante o procedimento, seu PC não se comunica com o celular, veja isso:
Por garantia, reinicie seu aparelho de confirmar a troca do PC. Eu não fiz isso, mas há quem diz pra fazer. A escolha é sua.
8 - Pronto, agora instale o NSU, e o resto dos procedimentos é só ler com atenção, e ter paciência para baixar 139 Mb (não lembro se é isso mesmo) da Nokia. Download meio lento. Lembre-se:
B]Antes de tudo:[/B] Tive problemas com o NSU (Nokia Software Updater) no Windows 7. Quer dizer, o que veio no mini-DVD, instalou normal, mas pediu atualização. Instalei, mas disse que era incompatível com o SO. Tem gente por aí falando que os procedimentos estão dando erro no 7, então, até por outros motivos, usei meu Netbook com XP para fazer os procedimentos.
É importante lembrar também que, atualizar firmware, é um procedimento semelhante ao de atualizar bios no sentido queda de energia, cabo desconectado. Ou seja, certifique-se que, depois de ter baixado o firmware (139 Mb), seu celular não seja desligado, ou seu PC. Durante este processo, o celular fica com a tela branca. É normal. O próprio NSU lhe informa isto no começo.
Se você, por algum motivo, acabar realizando um procedimento errado , nem eu, nem a Adrenaline ou qualquer outro usuário que aqui postar poderá ser responsabilizado.
Opa, finalmente abriram um tópico oficial! Parabéns pela iniciativa.
Comprei o meu fazem umas duas semanas. Achei o celular muito bom, rápido, a tela bem precisa e etc...
Infelizmente estou com um ou outro probleminha, como por exemplo a memória Ram dele lotar umas 3x por dia a ponto de ter q reiniciar o celular, o plano de fundo se alterando sozinho e voltando pro original do tema e eventualmente o celular reiniciando sozinho.
De resto, é um aparelho que vale cada centavo gasto
Edit: Fica a dica pra quem quiser personalizar ele: www.zedge.com
Tem jogos, rings, wallpapers, temas e etc... É bem bacana.
Vou colocar este link depois no primeiro post, valeu! Também vou citar alguns problemas encontrados, tais como a carcaça que achei bem fraquinha em comparação ao meu SE. Mais tarde atualizo, pois tbm estou fazendo alguns testes com um netbook e uma plainha pro trabalho auhahuauha
para voces que tem o celular, tem como trocar aqueles icones da tela? tirar aquele "f" que acredito ser facebook?
Putz, eu lembro que tirei isso rapidão.
Fica em Menu > Configurações > Pessoal > Tela Inicial > Atalhos
Nesse lugar vc pode trocar os 4 atalhos que essa barrinha te oferece
E tem uns trecos, de colocar uma barra com teus contatos favoritos, por exemplo. Vc tem 2 caminhos:
Menu > Configurações > Pessoal > Temas > Tema Tela Inicial
ou
Menu > Configurações > Pessoal > Tela Inicial > Tema da Tela Inicial
Aí nessa vc tem algumas opções pra colocar na tua área de trabalho. =D
Mas diz aí, o que tá achando da qualidade do áudio?
Bão, o "Surround" dele até é interessante, mas num eh nada cabuloso, mas tem uma qualidade muito boa.
E não sei se é questão de costume, mas os fones inEar dele tão machucando minha orelha, e pelo q eu reparei não rola colocar um fone q não seja, auiehauie.
Tentei me arriscar a colocar o fone da motorola, pelamordedeus... não dava pra ouvir nada.
Mas NO FONE eu achei muito bom. Claro q se vc comprar uns fones de uns 100 conto pra + a qualidade vai ser bem superior, mas eu achei ela muito boa.
Bom, diferente do LeandroHunter, o meu veio na edição do The Killers.
Gostei de várias das músicas que vieram! =DDDD
Ó uma foto da caixa (Com bonus de ter sido tirada com o próprio celular, com flash agora há pouco dentro do quarto, pra vcs verem a qualidade)
Eu já tô acostumado com estes fones (meu SE é assim, ou era... Porque de um lado é maior do que o outro auhahua). O som sem fone é bom, mas não alto, ai já perde a fidelidade. No fone é outraaaa coisa!
Quem tem o aparelho ai a mais tempo, poste dicas sobre o mesmo, de configurações - bem como aplicativos indicados.
Uma coisa que vi ontem antes de dormir, é que ele tem um lance de localizador, como GPS. Não fiz funcionar, mas será que é um app a parte que tem função semelhante, ou pensei besteira?
-
Hoje de noite, chegando em casa, complemento o review falando sobre as entradas do aparelho. Passou no teste do LH!
Marcadores