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Ver Versão Completa : Freetrack Tutorial Passo a Passo - de leigo para leigo



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Ferujo
03-06-09, 11:17
Saudações,

O que farei aqui é um passo a passo de como se construir um dispositivo de head tracking (freetrack clip) de três lâmpidas caseiro, que eu batizei de "Trackclip Caseiro Pro", e dar algumas diretrizes para configuração do Freetrack.

Aos moderadores: acredito que este tópico deva permanecer na sessão de games para PC ao invés de ser remanejado para qualquer uma das sessões de hardware, pois, além de se tratar de um dispositivo voltado para games, aqui ele estará muito mais visível, já que o fórum de games para PC é um dos mais visitados.

Existe bastante informação na internet sobre o Freetrack, mas, entretanto, não existe nenhum PASSO A PASSO completo de como se construir a engenhoca (nem no próprio manual ou site dos caras existe um “faça você mesmo” detalhado) – para quem nunca ouviu falar em Freetrack, eis um tópico aqui do Adrenaline onde já há bastante informação reunida sobre o mesmo:
http://adrenaline.com.br/forum/pc/170167-freetrack-nao-grana-track.html (http://adrenaline.com.br/forum/pc/170167-freetrack-nao-grana-track.html) (ou assista aos vídeos no final deste tópico e nos posts em seguida, que você irá entender).

Muita gente acha incrível o fato de se poder montar um freetrack clip com as próprias mãos, mas fica com preguiça porque vê as informações sobre eletrônica e não entende nada. Meu intuito com este tutorial é de desmistificar este processo de montagem, esclarecendo as dúvidas com relação à parte eletrônica (também sou leigo, mas aprendi o suficiente para se montar o TrackClip Caseiro Pro) e outros detalhes importantíssimos para que a montagem não dê dor de cabeça. Assim, não haverá mais uma razão para se não se experimentar e usufruir do Freetrack – esse recurso que é gratuito e que torna os simuladores tão mais imersivos.

Site do Freetrack: http://www.free-track.net/english/ (http://www.free-track.net/english/)


Atenção: : Quando construí esse tutorial, o layout deste fórum era escuro, assim, usei letras claras para a maioria dos títulos e coisas importantes. Como agora o layout está claro, os títulos estão ilegíveis, sendo necessário que você selecione o texto com o mouse para poder ler. Assim que eu puder, corrijo isso mudando a cor das letras, mas por enquanto vai ficar assim mesmo (já que os responsáveis pelo fórum falaram que o layout antigo iria voltar a ser empregado).


COMEÇANDO

Este tutorial estará dividido nos seguintes passos:
1 – Introdução (para que se entenda melhor o todo)
2 – Materiais e ferramentas
3 – Experimentação (saiba como testar o seu material)
4 – Lapidagem dos LEDs (pra ficar PROfissa)
5 – Montagem (a mais prática possível)

O tutorial será bem detalhado, por isso, se for utilizá-lo, aconselho que o imprima. Garanto que desta forma você conseguirá construir o seu TrackClip Caseiro Pro em no máximo 13 horas e 30 minutos. Brincadeira. Em apenas 1 hora e meia.

Bem, vamos ao primeiro passo:



1. INTRODUÇÃO (para que se entenda melhor o todo)

A correta montagem do TrackClip Caseiro Pro (que a partir de agora denominaremos TCCP) necessita que o engenheiro da NASA (no caso, você) fique atento à algumas VARIÁVEIS. Estas variáveis são extremamente simples, mas parecem ser complicadas, SÓmente porque ninguém tem a paciência de as explicar.

Um usuário aqui do fórum (de alcunha Gravata) teve a boa vontade de responder a umas 282.000 mensagens minhas, o que possibilitou meu entendimento sobre essas variáveis e outros detalhes importantes para a montagem.

Ao longo dos próximos passos eu explicarei essas variáveis, e tudo que você, leitor, precisa fazer, é prestar atenção na explicação.

Sem mais delongas, vamos ao segundo passo:



2. MATERIAIS E FERRAMENTAS

Item 1 (LEDs):
Você precisará de 3 LEDs infra-vermelho
Ex.:
http://img199.imageshack.us/img199/802/1ledsir.jpg (http://img199.imageshack.us/my.php?image=1ledsir.jpg)
Obs.: As vezes os LEDs IR têm uma leve coloração azulada. Também tá valendo!

Preço: em média R$1,50 cada.
Para comprar: É só chegar na loja de eletrônica e explicar que você quer LEDs emissores (transmissores) de infra-vermelho (“aqueeeeles de controle remoto” – explica assim). Pede pro cara testar. Se não acender você diz pra ele que a lâmpida tá queimada. Brincadeira. Já que a luz é infravermelha, não dá pra enxergar a olho nu, mas dá através da câmera do seu celular. Portanto, não deixe de pedir pro cara testar, pois as vezes os LEDs estão misturados e eles podem te vender um que não seja IR, por engano.
VARIÁVEIS: ATENÇÃO!!! Quando comprar, você precisa perguntar a voltagem e a amperagem dos LEDs pro vendedor. Ele provavelmente só vai saber te dizer a voltagem e aí você pede pra ele chutar + ou – quantos miliamperes (mA) ela deve consumir. Anote esses dados, pois eles serão imperiosos para que a sua construção dê certo.
Bisu do Gravata: "perguntar ao vendedor se ele sabe pelo menos a marca e código do mesmo, pois ai podemos ir no site do fabricante para verificar os dados técnicos (foi o meu caso)". Caso ele não saiba nem isso, prossiga com as informações que você tem mesmo.


Obs1: O TCCP que eu vou construir funcionará tendo o Wiimote (controle remoto do videogame Wii) como receptor/leitor/rastreador (ou no inglês: tracker) dos meus movimentos da minha cabeça (por isso a expressão head tracking). Esta é a forma de se obter o melhor desempenho no Freetrack, pois o Wiimote permite leitura de até 100FPS, enquanto as Webcams permitem no máximo 30FPS. Como o Wiimote tem por base a leitura de luz infravermelha, o meu TCCP necessitará de LEDs infravermelho (em inglês IR – leia-se infra-red).

Obs2: A pessoa que, ao invés de utilizar Wiimote (melhor opção) for utilizar a Webcam, poderá usar outros LEDs que não IR, mas o resto do procedimento para a montagem do TCCP permanecerá o mesmo, logo, ele ainda poderá se basear por este tutorial.

Obs3: O problema de usar Webcam é que, além da resposta mais lenta, você talvez tenha que fazer algumas modificações na mesma. Se for pra comprar uma Webcam que seja alguma das mais apropriadas para o Freetrack por R$70,00, é melhor comprar logo o Wiimote por R$130,00, + ou –

Obs4: Lista de Webcams suportadas pelo Freetrack:
http://www.free-track.net/english/hardware/webcam.php (http://www.free-track.net/english/hardware/webcam.php)


Item 2 (alimentação/força):
Em primeiro lugar, compre obrigatoriamente um suporte de pilhas pequenas (de 1,5v.), e 2 pilhas alcalinas.
Ex.:
http://img3.imageshack.us/img3/3456/20suporteepilhaspequena.jpg (http://img3.imageshack.us/my.php?image=20suporteepilhaspequena.jpg)

Preço: Suporte R$2,00. E par de pilhas DURACEL R$4,00. Total R$6,00
Obs.: Estas pilhas lhe possibilitarão fazer testes durante o processo de montagem do TCCP.

Existem 3 maneiras mais práticas de se fazer a alimentação do seu TCCP. Escolha a que melhor lhe convir:

1ª opção: através das próprias pilhas (mas um dia você terá que trocar as pilhas).

2ª opção (esta é a opção mais usada): através do recarregador de celular que você tem encostado aí na sua casa. Ou aquele que seu amigão não usa mais.
VARIÁVEIS: Anote qual é a voltagem do recarregador ou fonte que você está usando (este dado vem sempre escrito nela).
Ex.:
http://img3.imageshack.us/img3/9420/21recarregadordecelular.jpg (http://img3.imageshack.us/my.php?image=21recarregadordecelular.jpg)

3ª opção (exige bastante cautela, para que sua porta USB não queime): através de um Cabo extensor USB AM/AF (aquele com macho e fêmea).
Ex.:
http://img3.imageshack.us/img3/822/22caboextensorusbamaf.jpg (http://img3.imageshack.us/my.php?image=22caboextensorusbamaf.jpg)

Preço: R$9,00

Obs.: Para se fazer a alimentação com um cabo USB, muitos recomendam que você utilize na sua montagem um Fusível PTC (é um fusível “auto-resetável”, que não queima nunca, cuja a finalidade é proteger sua placa mãe caso você faça alguma besteira na montagem). O único fusível PTC que eu achei é totalmente diferente dos que eu vi nos fóruns gringos, e, por ele ser meio grande, acabei nem testando. Logo, optei por montar meu TCCP com cabo USB sem fazer nenhuma besteira.

Foto do fusível PTC que eu encontrei:
Ex.:
http://img13.imageshack.us/img13/1614/235fusvelptc.th.jpg (http://img13.imageshack.us/i/235fusvelptc.jpg/)

Se você escrever PTC fuse no Google images, vai notar que os que aparecem são totalmente diferentes desse.


Item 3 (resistores):
Este é o trecho onde surge a maioria das dúvidas. Agora vejam como não é nenhum bicho de sete cabeças:

Você precisará de 3 resistores (um para cada lâmpida). O valor dos resistores será dado pela calculadora que tem no site do Freetrack. Para utilizar a calculadora, basta que você preencha os campos disponíveis com as anotações que você fez sobre as VARIÁVEIS do seu LED (voltagem e miliamperagem – mA) e da sua fonte (voltagem). Terá que preencher também a quantidade de LEDs que você irá utilizar (que são 3, no nosso caso).

Link para calculadora do freetrack: http://www.free-track.net/english/hardware/calcled/ (http://www.free-track.net/english/hardware/calcled/)

Há também essa calculadora brazuca – dá os mesmos resultados, mas ta em português:
Link: http://ledcalculator.net/default.aspx?lang=pt-BR (http://ledcalculator.net/default.aspx?lang=pt-BR)

Ex.:
http://img7.imageshack.us/img7/5122/3resistor100r.jpg (http://img7.imageshack.us/i/3resistor100r.jpg/)
Preço: R$0,15 (no máximo) cada.

Lembre-se: a calculadora dará o valor de cada resistor e a coloração deles. Quando for comprar os resistores, cheque se a coloração é a mesma fornecida pelo site (as vezes o vendedor pode te dar o resistor errado por engano).

Para mais detalhes a respeito da utilização das VARIÁVEIS para o cálculo dos corretos resistores a serem utilizados na sua montagem, clique no SPOILER a seguir: INFORMAÇÕES DETALHADAS PARA CÁLCULO DO RESISTOR:


Ferujo me da uma ajuda na calculadora.
Qual resistor eu preciso compra, vou usar um carregador antigo de cel.
Vem escrito isso aqui no carregador
INPUT AC 100V-240V
200mA47-63Hz
OUTPUT DC 4.5-9.5V
max800mA

E levando em considerção os LEDs que vc falou...
A será que vende o resistor la na rua da conceição tb?
vlw
Desses dados do carregador que você colocou aí, o único que você precisa é o OUTPUT DC, mas já que a voltagem dele varia entre 4.5 e 9.5V (acho que é isso que deve significar o hífen em "4.5-9.5V"), não sei qual é a que você tem que colocar na calculadora: se é a máxima, a mínima ou uma média entre elas... Pela lógica preventiva, eu creio que devamos colocar a máxima, mas acho melhor que o Gravata nos esclareça sobre isso aí.

A partir do momento que soubermos esta voltagem, é só você colocá-la lá na calculadora (http://www.free-track.net/english/hardware/calcled/ (http://www.free-track.net/english/hardware/calcled/)), junto com as outras variáveis, então irá ficar assim:

SETUP TYPE: 3 LEDS Clip or Cap (pois você irá utilizar 3 LEDs - mas, independente disso, também poderíamos escolher "1 LED", já que nossa montagem será em paralelo e, por esta razão o que nos interessará saber é o valor de cada um dos 3 resistores. Sabendo um, saberemos os outros dois, pois é o mesmo valor para cada resistor, já que os LEDs são idênticos, entendeu?).
Voltage value (V): 9,5 (caso optássemos pela voltagem máxima dessa tua fonte - mas ainda não sei qual que o Gravata vai dizer que seja a ideal de se colocar nesse caso).
Forward Voltage (V): 3 (significa que cada LED consumiria 3V - esta é a média que resolvi escolher para esses LEDs IR que não sabemos a precedência - e que está funcionando até hoje aqui na minha montagem com esses LEDs da Rua Conceição).
Forward Current (mA): 20 (também é a média que chutei para esses LEDs IR sem precedência).

Se for realmente 9,5 a voltagem que devemos escolher no caso desse teu recarregador, o resistor que você deverá comprar será de 300 Ohms. E sim, esses resistores são vendidos lá na Rua da Conceição também, assim como na maioria das outras lojas de eletrônica por aí afora.

Agora, vamos esperar e ver o que o Gravata fala a respeito dessa variação do teu carregador. Blz?

Obs.: Enquanto eu não atualizo o desfecho desta dúvida, vocês poderão acompanhá-la na pág. 5 deste tópico clicando aqui. (http://adrenaline.com.br/forum/pc/259169-freetrack-tutorial-passo-a-passo-de-leigo-leigo-5.html)


Item 4 (fio elétrico):
Você irá comprar de 1 metro de fio elétrico fino (+/- para 500mA) preto e mais 1 metro de fio vermelho. (não precisa ser 1 metro de cada, mas é que é o mínimo vendido)

Preço: Total de R$2,00.

Ex.:
http://img7.imageshack.us/img7/9950/4fioeltricob.jpg (http://img7.imageshack.us/i/4fioeltricob.jpg/)

Obs: contanto que você não use nenhuma fonte absurda, esse tipo de fio lhe servirá.

Os itens relacionados à eletrônica terminam aqui, agora vamos aos acessórios.


Item 5 (cabide ou fio de cobre rígido):
Pegue do seu armário aquele velho cabide de arame. Se você usa somente cabides de plástico ou madeira, creio que terá que pedir pra vizinha ou então comprar o fio de cobre (ou usar sua imaginação e utilizar outros acessórios no lugar deste).

Se o cabide for de ou alumínio ou arame e estiver desencapado, você terá que encapá-lo com fita isolante (mas só faça isso depois de já tê-lo dobrado, da maneira explicarei no trecho deste tutorial que se destina à montagem).


Item 6 (fita isolante)
Vocês não tão esperando que eu coloque uma foto de uma fita isolante aqui, né?
Preço: R$3,00


Eis agora as ferramentas serão úteis para o seu trabalho:
Alicate, tesoura, estilete (ou desencapador de fios, se você tiver), uma lixa de unha e uma lixa fina (vai numa loja de ferragens qualquer e pede a mais fina q eles tiverem).

SÓ! Vamos ao terceiro passo:



3. EXPERIMENTAÇÃO (saiba como testar o seu material)

Vamos dizer que um dos seus LEDs IR caiu no chão. Como saber se ele queimou ou não? Simples: basta pegar o seu suporte de pilhas e encostar o fio vermelho (positivo) na perna maior do LED (positiva) e, simultaneamente, encostar o fio preto (negativo) na perna menor do LED (negativa). Depois pegue a câmera do seu celular (ou qualquer outra) e veja se o LED está emitindo luminosidade. Para tanto, pode segurar os fio e as pernas do LED no seu dedo, pois não há tensão suficiente pra que você leve choque.

Ex:
http://img39.imageshack.us/img39/566/pilhask.jpg (http://img39.imageshack.us/i/pilhask.jpg/)

ATENÇÃO: Não terá problema se você, por acidente, colocar os fios nas pernas erradas. Isso não acenderá os LEDs, mas também não os queimarão. O QUE QUEIMARÁ O LED É VOCÊ PROVOCAR UM CURTO CIRCUITO (ENCOSTANDO OS FIOS OU AS PERNAS DO LED ENQUANTO ESTIVER TESTANDO ELES (eu queimei uns 3 LEDs até notar que estava dando esse mole sem perceber e depois queimei mais 2 sem querer). Portanto, tome muito cuidado pra não fazer isso.

Uma forma mais segura (já que a probabilidade de se fechar um curto-circuito é remota neste método) de testar os LEDs é utilizando uma pequena batteria de 3v:
http://img44.imageshack.us/img44/6880/bateria3v.th.jpg (http://img44.imageshack.us/i/bateria3v.jpg/)
Basta encostar a perna positiva do LED no lado positivo e e a perna negativa no lado negativo que "voila!", a lâmpida acende!
A única vantagem de se usar o suporte de pilhas é que os fios dela te proporcionam uma maior flexibilidade em certas ocasiões de testes.

Simples, não? Vamos ao quarto passo:



4. LAPIDAGEM DOS LEDs (pra ficar PROfissa)

O processo de lapidagem serve para ampliar o campo de leitura que o Wiimote ou Webcam tem dos LEDs. Não é um procedimento obrigatório, nem indispensável, mas acaba tornando o desempenho no Freetrack visivelmente melhor, já que seu LED passa emitir mais luminosidade pelas laterais.

É só pegar a lixa de unha da sua mulher/mãe/irmã/farmácia, colocar em cima da mesa e lixar a parte de cima do LED até que a cabeça oval se torne uma superfície plana. Tem que fazer isso com muito cuidado, sem pressionar demais as pernas do LED, para não danificá-lo.

Bisu: Para que a lapidação fique uniforme, vá girando o LED de 90 graus em 90 graus conforme você vai lixando.

Depois, pegue uma lixa fina e coloque uma de suas extremidades em paralelo com a borda de uma mesa, então vá esfregando a lateral dos LEDs até que todoele se torne fosco. Dê mais uma lixada na cabeça do LED utilizando essa lixa fina também, para tirar os arranhões da lixada bruta que você deu anteriormente.

Eis a comparação entre um LED não lapidado e após a lapidação:

Antes
http://img12.imageshack.us/img12/7222/antes1.jpg (http://img12.imageshack.us/i/antes1.jpg/)

Depois
http://img25.imageshack.us/img25/5640/depois1.jpg (http://img25.imageshack.us/i/depois1.jpg/)
Bisu do Gravata: "Após a lapidagem do LEDs, você pode passar esmalte incolor para que eles fiquem menos opacos e recuperem o brilho original".

Agora teste os LEDs novamente pra ver se ainda estão funcionando. Se você fez a lapidação com cuidado, eles estarão funcionando, nem que um pouquinho mais fracos.

E, finalmente, último passo:



5. MONTAGEM (a mais prática possível)

Para que se possa compreender a simplicidade dessa montagem, eu fiz uma sequência de fotos que falam melhor do que quaisquer palavras:

1 - Pegue uma folha A4 e desenhe as medidas do seu TCCP. No meu eu escolhi as medidas padrões do Freetrack:
http://img5.imageshack.us/img5/8397/83828360.jpg (http://img5.imageshack.us/i/83828360.jpg/)

2 - Pegue o cabide e parta um pedaço (a maneira mais prática é simplesmente dobrá-lo várias vezes, usando alicate, até que ele parta) com o tamanho necessário para que ele percorra os três pontos em azul (não precisa ser preciso, já que, posteriormente, o próprio Freetrack permitirá que você estipule as medidas que está usando):
http://img5.imageshack.us/img5/4452/39226279.jpg (http://img5.imageshack.us/i/39226279.jpg/)

3 - Prenda os seus LEDs nas extremidades (usando fita isolante) e no meio do suporte (para prender no meio, basta ir torneando as pernas do LED em volta do suporte), se lembrando de que lado você deixou as pernas positivas e as negativas:
http://img5.imageshack.us/img5/7642/76128994.jpg (http://img5.imageshack.us/i/76128994.jpg/)

4 – Corte, desencape, trance a parte desencapada, e enrosque nas pernas dos LEDs de maneira que fique firme. Depois passe fita isolante pra segurar bem. ATENÇÃO: Certifique-se de que NUNCA estará deixando algum lado positivo encostar no negativo, ou vice-versa:
http://img40.imageshack.us/img40/2933/18683039.jpg (http://img40.imageshack.us/i/18683039.jpg/)


PROTÓTIPO 1 – Pilhas
Se a sua alimentação for à pilhas, baixa unir o cabo vermelho do suporte de pilhas aos cabos vermelhos do seu TCCP e idem com os pretos (não deixe nunca o positivo encostar no negativo, senão já era) que os LEDs já acenderão (porém, observe o edit logo abaixo da foto):
http://img17.imageshack.us/img17/1171/4montagemcompilhas.jpg (http://img17.imageshack.us/i/4montagemcompilhas.jpg/)
Edit: Na montagem com pilhas é necessário que se coloque pelo menos um resistor SIM! Entretanto, ele deverá ter um com valor bem baixo (1ohm), caso contrário o LED ficará com a luminosidade muito baixa ou nem acenderá. Nesta foto a montagem está sem resistor, mas com o passar o tempo o não uso do resistor faz com que a durabilidade do LED diminua sobremaneira.
Bisu do Gravata: "Os resistores são essenciais para não queimar os LEDs. Pilhas muito pequenas (ex. bateria de placa mãe de 3v) podem não ter potência suficiente para queimar o LED. Mas pilhas normais têm. O LED tem um limite de quantos miliampéres ele aguenta, mas consome quanto você mandar para ele. O resistor limita quantos miliamperes ele recebe".


PROTÓTIPO 2 – Recarregador de celular
Nesse resultado, você precisará já ter comprado os resistores que atendam as especificações do seu carregador em confrontação com os seus LEDs (assunto explicado no 2º passo desse tutorial). Como todos os nossos exemplos se tratam de circuitos paralelos, os resistores devem entrar no início do circuito (qualquer lugar antes de cada perna positiva de cada LED) ou depois do circuito (qualquer lugar depois de cada perna negativa de cada LED). Nesse exemplo, vocês podem notar que eu utilizei o lado negativo para implantar os meus resistores:
http://img17.imageshack.us/img17/9199/5montagemcomrecarregado.jpg (http://img17.imageshack.us/i/5montagemcomrecarregado.jpg/)

Se você comprou os resistores certo, seu TCCP não vai explodir quando você ligar na tomada. HAHAHAHA. Zueira, o máximo que pode acontecer é queimarem-se os LEDs.

Eis aqui um vídeo pra mostrar que até mesmo na base da gambiarra o negócio funciona:
EuXMARkv0YI


PROTÓTIPO 3 – Cabo USB (este é o protótipo que requer a maior cautela)
Após desencapar o cabo USB, corte fora os fios responsáveis pela transmissão de dados (o branco e o verde).
Fora isso, a montagem é idêntica ao do recarregador de celular (sempre atentando para o valor dos resistores que você terá que utilizar). O cabo USB é sempre de 5v. Logo, é só colocar esse dado lá na calculadora (2º passo do tutorial), junto com a voltagem e a miliamperagem do seus LEDs para saber qual será o valor dos resistores que você utilizará.

Antes de fazer a minha montagem final, eu fiz um teste utilizando apenas o cabo USB, um resistor e um LED. Primeiro, utilizei aquela porta USB lá de trás do computador (pra caso desse algum problema e queimasse a minha porta), mas como funcionou, tirei uma foto na porta da frente pra exemplificar:
http://img12.imageshack.us/img12/5270/usbligado.jpg (http://img12.imageshack.us/i/usbligado.jpg/)

Como já falei anteriormente, basta escolher em qual dos pólos você utilizará seus resistores. Nesta montagem, desta vez eu escolhi o lado positivo:
http://img5.imageshack.us/img5/774/6montagemcomcabousb.jpg (http://img5.imageshack.us/i/6montagemcomcabousb.jpg/)

Zoomzinho para que se entenda a gambiarra:
http://img40.imageshack.us/img40/7919/7detalhenagambiarra.jpg (http://img40.imageshack.us/i/7detalhenagambiarra.jpg/)

E pronto, meu querido. Se estiver funcionando, você está apto para entrar pra NASA.


Resultado Final: Agora basta passar fita isolante nele todo e amarrá-lo (pode ser também com fita isolante) em um prendedor de roupas que você irá utilizar para prender o TCCP no seu fone de ouvido:

TCCP preso no prendedor de roupas:
http://img36.imageshack.us/img36/5600/9resultadofinal2.jpg (http://img36.imageshack.us/i/9resultadofinal2.jpg/)

Prendedor preso no fone:
http://img17.imageshack.us/img17/7332/8resultadofinal.jpg (http://img17.imageshack.us/i/8resultadofinal.jpg/)

Caso seu fone não dê pra encaixar o prendedor, você terá de bolar outra forma de suporte... use a criatividade. Dá pra fazer quase tudo usando somente fita isolante. Hehehe.

Não se aflija caso o seu TCCP tenha ficado um pouco torto quando você o prendeu no fone. Vai dar pra corrigir este ângulo de dentro do próprio software Freetrack.


Finished. Você está pronto pra entrar no Freetrack e configurar as sensibilidades de acordo com a sua necessidade no jogo.


---X---
Mas antes, pra quem utilizará Wiimote, precisará instalar um software que leia sinal de Bluetooth do Wiimote, através do hardware de Bluetooth USB que foi comprado.

Um software muito competente e o mais conhecido é o Bluesoleil. Outra opção é o WII Connect, mas este eu não cheguei a testar. Devem haver ainda outras opções. Link para o Bluesoleil: http://www.bluesoleil.com/

Para sincronizar o Wiimote com o computador é só apertar o botão vermelho que tem nele, atrás da tampa da pilha, e depois rastreá-lo pelo Windows.
---X---


Agora vamos à configuração do Freetrack. Esta é muito simples. Aqui vai um breve passo a passo:

1 – Mire o seu Wiimote diretamente para o seu TCCP. Para tanto, você pode prendê-lo com um suporte em cima do monitor ou colocá-lo de baixo pra cima também (é como eu uso). Também tente posicionar o seu TCCP no fone de maneira que ele aponte diretamente para o Wiimote. (Mais tarde, na hora de calibrar, procure experimentar diferentes ângulos de posicionamento do Wiimote pra ver qual deles proporciona um maior alcance aos seus movimentos).

2 – Na aba “Model”, escolha o seu modelo, que é o de “3 Points Clip”
Nesta aba você tem a possibilidade de precisar as medidas do seu modelo TCCP e também as medidas de distância dele pra sua cabeça. A escolha mais adequada de TODAS estas medidas vai depender de como você montou o seu freetrack, mas também da direção que você posicionou o seu Wiimote. Deixe pra mexer nestas medidas depois do próximo passo.

3 – Na aba “CAM”, posicione a barra de “threshold” em um lugar que faça as três bolinhas (que você visualiza no canto inferior direito da janela) ficarem permanentemente verdes. Aproveite que a leitura agora está clara e encontre a posição ideal para que seu Wiimote evidencie a proporção de distância entre cada foco de luz do seu TCCP na maneira como esta distancia é realmente (isso irá depender de como o seu TCCP está inclinado, das medidas citadas na aba “Model” e da posição do seu Wiimote – não precisa ficar perfeito, somente o suficiente para que você possa movimentar sua cabeça sem que as luzes fiquem se encontrando a todo tempo).

4 – Estando estas configurações razoavelmente fidedignas ao que você projetou, já é hora de entrar na aba “Profile” e dar uma mexida nas sensibilidades. O nosso TCCP é 6DOF (Six degrees of freedom – ou seis graus de liberdade), o que significa que ele responderá a seis tipos de movimento da sua cabeça. Cada barra de sensibilidade é destinada a um destes movimentos e é só você experimentar mexer em uma por uma que logo você identificará a qual movimento elas se referem. A barra “smoothing” serve para designar o grau de suavização que o aplicativo dará aos seus movimentos.

Tendo cutucado até aqui, você já tem conhecimento o suficiente para configurar o seu Freetrack da maneira que melhor atenda às suas expectativas dentro de cada jogo. É só você salvar um Profile com as sensibilidades reguladas para cada um dos jogos (seja este de vôo, direção ou shooter).



CONCLUSÃO:

Preço médio para se construir o TCCP:
3 LEDs IR-----------------------------R$ 4,50
1 Suporte de pilhas de pequenas-------R$ 2,00
2 pilhas alcalinas----------------------R$ 4,00
1 Cabo extensor USB (opcional)--------R$ 9,00
3 resistores---------------------------R$ 0,30
1 metro de fio preto e 1 de vermelho---R$ 2,00
1 fita isolante-------------------------R$ 2,00
TOTAL -------------------------------R$ 23,80

Demais itens necessários:
Wiimote (se não tiver Webcam)-------R$ 130,00
Bluetooh USB (ou placa)--------------R$ 20,00

TOTAL GERAL------------------------R$ 173,80

Ocupar seu tempo livre construindo uma bugiganga divertida como essa, não tem preço. E mais, se fôssemos comprar um TrackIR nos custaria pelo menos R$600,00.
Edit: Na 6ª pag. deste tutorial há o post de um usuário que comprou o TrackIR 5 PRO & TrackClip PRO por U$163.99 no eBay, o que equivaleu a R$360. Foi a opção de TrackIR original mais acessível existente até então (apesar de ainda custar o dobro do preço gasto para o caseiro), e a escolha perfeita pra quem não quiser ter o prazer da edificação intelectual de montar o seu próprio ;) (http://adrenaline.com.br/forum/pc/259169-freetrack-tutorial-passo-a-passo-de-leigo-leigo-6.html)



VÍDEOS:

O primeiro jogo no qual testei o meu TCCP foi o Grid e o resultado me foi muito recompensador... é muito bom poder usar todo o campo de visão do cockpit, sem falar na alteração da dinâmica sonora... o jogo se transforma, a imersão aumenta, e muito. Mas exige costume.

Dos jogos de carro atuais, o Grid sem dúvida é um dos mais bonitos, mas como, particularmente, eu também preso muito pelo fator simulação, estou jogando apenas o rFactor (também utilizando head tracking) com seus MODs no meu volante MOMO, até que um simulador da nova geração apareça pra nossa alegria. No entanto, ando curtindo bastante o simulador de guerra ArmA2, e registrando as minhas experiências com o Freetrack no mesmo (apesar da Bohemia ainda não ter liberado oficialmente o Freetrack no jogo - estamos dando o nosso jeito enquanto isso).

Eis um vídeo que fiz sobre a campanha a favor da implementação oficial do FreeTrack no ArmA2:
Cm7tuJzSz7A
Obrigado àqueles que assinaram a PETIÇÃO (http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?arma2pet) (vídeo) (http://www.youtube.com/watch?v=Cm7tuJzSz7A) e fizeram com que o Freetrack se tornasse oficialmente implementado pela BIS no ArmA2.

Eis um vídeo do usuário R1k4RdU aqui do fórum, que está utilizando o Freetrack em um dos mais fiéis simuladores automobilísticos, o iRacing:
z-X_1-Sh93k

Mais vídeos nos posts logo abaixo...



Podem postar quaisquer dúvidas aí que eu e o Gravata vamos estar respondendo assim que pudermos.

Pra quem gostou do Tutorial, há um outro que eu fiz também sobre Como fazer um RMA Internacional bem sucedido: Tutorial RMA Internacional (http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?t=354130)

A melhor forma de agradecer é VOTANDO na PETIÇÃO que tá aí na assinatura.

Vejo vocês head-trackados!
________________________
Assine a PETIÇÃO para a implementação do FreeTrack no ArmA2: PETIÇÃO (http://www.petitiononline.com/arma2pet/petition.html). Levam só 10 segundos para assinar!

Não sabe do que se trata ou quer mais detalhes? Então não deixe de ver esse vídeo: ArmA2 (fly using your head) head tracking Campaign (http://www.youtube.com/watch?v=Cm7tuJzSz7A)

Veja ainda o passo-a-passo para montar o seu: Tutorial Freetrack Passo-a-passo (http://adrenaline.com.br/forum/pc/259169-freetrack-tutorial-passo-a-passo-de-leigo-leigo.html)

AcesHigh
03-06-09, 12:04
ei ei ei, Ferujo é nosso rei, ado, ado ado, nosso rei é... é um herói mesmo! QUE TOPICO FODONA!

Eu ontem mesmo tinha vista pra vender uma A4Tech 333MB que segundo avaliações no site do Freetrack, funciona muito bem com o Freetrack. Mas acabei não comprando pq não sabia construir o clip.

AcesHigh
03-06-09, 12:10
só queria adicionar algumas informações, que foi exatamente onde eu tranquei...

tanto no forum como nos tutoriais do Freetrack, eles EXIGEM LEDs IRs de 5mm (muitos deles são de somente 3mm) e RECOMENDAM que os LEDs IRs tenham angulo de abertura de 45º.

bom, aqui no Brasil não achei os LEDs das marcas q os caras recomendam e não achei NENHUMA LOJA na região metropolitana de POA onde tivesse alguma alma viva que soubesse tais dados sobre LEDs.

Skyline8
03-06-09, 12:22
Nossa, nunca tinha ouvido falar mas achei super interessante. Ótimo tópico!

Acho que vou me arriscar a fazer..pelo menos esse wii que tá aqui pegando pó servirá pra algo.

leandroter7
03-06-09, 12:28
nao precisa colocar um monte de resistores assim, basta colocar um resistor de 120 homs / 1 watt em serie no positivo dos leds, antes de fazer a extensão usb.

AcesHigh
03-06-09, 12:30
Nossa, nunca tinha ouvido falar MAS achei super interessante. Ótimo tópico!


:yes:

hehe, desculpe, mas tenho implicância com a troca do MAS pelo MAIS...

PunkBr<
03-06-09, 12:32
Nooosa, parabéns pelo tópico :D

Skyline8
03-06-09, 12:44
:yes:

hehe, desculpe, mas tenho implicância com a troca do MAS pelo MAIS...

Nossa, essa foi feia, senti até vergonha.. não sei como errei isso e olha que eu tenho a mesma implicância. De qualquer forma obrigado pela correção.

A propóstio, aquele sensor do wii.. a barrinha.. não tem leds nela não? Se eu gruda aquilo na cabeça será que funciona? Pois na verdade só estou fazendo o inverso, ao inves de mexer o controle, eu deixo ele estático e movimento a barrinha.

Solid_Snk
03-06-09, 13:16
Muito legal, eu vi o video de um jogo japones de namoro que tem um sistema parecido, a diferença é usado uma webcam que pega o movimento do corpo, e não o da cabeça, vou ver se acho o link e posto mais tarde.

Skyline8
03-06-09, 13:32
Pessoal, respondendo a minha perguta.. dei uma pesquisada e achei o video daquele japinha que foi o 'pioneiro' nisso, ao menos usando um wii.

E realmente, ele usa a sensor bar :) E melhor ainda, ele também usa uns LEDS portáteis, o que facilitaria muito, pois poderiamos usar o nosso próprio headset.

Achei ótima a iniciativa do tópico, só quero tentar achar uma maneira mais simples, agora só basta encontrar um lugar que venda esses LEDS portáteis.

Segue o video:

Jd3-eiid-Uw

sonny
03-06-09, 13:45
Legal... só faltou explicar pra que serve isso, porque para pessoas noobs (no assunto) como eu, não faz idéia do que seria isso.

AcesHigh
03-06-09, 14:34
Legal... só faltou explicar pra que serve isso, porque para pessoas noobs (no assunto) como eu, não faz idéia do que seria isso.

tu viu o video por acaso???

serve pra simular o movimento da cabeça/olhos dentro de jogos! Tu mexe a cabeça na vida real e o personagem mexe a cabeça no jogo.

isso é especialmente BOM em jogos de "cockpit", como jogos de avião e de carros, mas tb serve pra jogos como Armed Assault, alguns outros FPS, etc

ARMA 2 com TrackIR (mesma coisa q o Freetrack, mas vem pronto, é comercial e no Brasil custa uns R$600 pelo menos)

o video explica bem o sistema, pois mostra o cara mexendo a cabeça e o personagem fazendo a mesma coisa no mundo virtual
9wXx3vMy_AQ


Grid com Freetrack... note como a visão se movimenta de forma fluida, permitindo olhar com detalhes os espelhos retrovisores, as curvas, etc
YhJYNLitkp8

Freetrack e TOM CLANCY HAWX
Y70SsvUaJEg

Freetrack com Test Drive Unlimited. Infelizmente, no TDU, vc só pode girar o angulo de visão, enquanto em vários outros jogos vc pode tb mover a cabeça no eixo x y z (ou seja, aproximar a cabeça do painel de instrumentos por exemplo, pra ver o velocimetro com detalhes)
G5huZfJX_po

nesse video do Lock On com Freetrack, dá pra ver bem o cara mexendo a cabeça nos eixos x, y e z.
ebYj0degwUI

Freetrack e Flight Simulator
0Mx2D3CVEew

Freetrack e NASCAR Racing 2003
nstMHkLy7MY

Freetrack com FUTURE PINBALL
j_MzZ2-PyAY

AcesHigh
03-06-09, 14:37
Ferujo... tenho uma duvida... qdo fui comprar os LEDs, o cara me perguntou se eu queria receptores ou transmissores. Eu disse transmissores. Dae os LEDs q ele me entregou tem um vidro de coloração levemente azulada/violeta.
na mesma caixa de LEDs, tinha LEDs transparentes, como esses q vc mostrou. Perguntei pra ele se aqueles tb eram LEDs IR, e ele disse que sim, mas eram RECEPTORES!!

afinal, eu preciso de LEDs IR receptores ou transmissores?

AcesHigh
03-06-09, 14:44
jogos de corrida que suportam TRACKIR/FREETRACK
http://www.naturalpoint.com/trackir/03-enhanced-games/enhanced-games-racing.html

jogos de nave/avião que suportam TRACKIR/FREETRACK
http://www.naturalpoint.com/trackir/03-enhanced-games/enhanced-games-flight.html

além disso, alguns jogos de outros estilos, como ARMA, America´s Army, Future Pinball tb suportam o sistema.

Ferujo
03-06-09, 15:48
só queria adicionar algumas informações, que foi exatamente onde eu tranquei...

tanto no forum como nos tutoriais do Freetrack, eles EXIGEM LEDs IRs de 5mm (muitos deles são de somente 3mm) e RECOMENDAM que os LEDs IRs tenham angulo de abertura de 45º.

bom, aqui no Brasil não achei os LEDs das marcas q os caras recomendam e não achei NENHUMA LOJA na região metropolitana de POA onde tivesse alguma alma viva que soubesse tais dados sobre LEDs.
Aí é que tá. Essas exigências e recomendações dos desenvolvedores do freetrack servem justamente pro cara não perder o seu tempo montando o negócio pra depois perceber que o seu ângulo de movimentação está limitado por conta dos LEDs que ele comprou. Mas pode comprar qualquer LED IR, pois esse problema é facilmente contornado quando você faz a lapidação dos LEDs. Esse é o pulo do gato. E eles não colocam isso lá no site deles pq exige um pouquinho mais de mão de obra.



nao precisa colocar um monte de resistores assim, basta colocar um resistor de 120 homs / 1 watt em serie no positivo dos leds, antes de fazer a extensão usb.
Receio que isto dependa da voltagem e amperagem dos LEDs que o cara tá usando, como eu disse no Tutorial.

A bem da verdade, é melhor o cara seguir o caminho das pedras direitinho pra depois não ficar chorando porque queimou a porta USB... se a calculadora sugerir que ele faça um circuito em série, tudo bem, aí ele faz com só um resistor no início ou no final da série. Caso contrário, pra quê desafiar um campo de conhecimento que a pessoa não domina?

Ademais, não são tantos resistores assim... é apenas 1 para cada LED, sendo que cada resistor custa R$0,10. Some isso ao fato de que a montagem em série demanda o mesmo esforço que a montagem em paralelo.

Para os leigos, como eu, no assunto, eu recomendarei: "Não tente reinventar a roda". A não ser que estudes bem a cátedra.



Nooosa, parabéns pelo tópico :D
Valeu, meu querido!



Ferujo... tenho uma duvida... qdo fui comprar os LEDs, o cara me perguntou se eu queria receptores ou transmissores. Eu disse transmissores. Dae os LEDs q ele me entregou tem um vidro de coloração levemente azulada/violeta.
na mesma caixa de LEDs, tinha LEDs transparentes, como esses q vc mostrou. Perguntei pra ele se aqueles tb eram LEDs IR, e ele disse que sim, mas eram RECEPTORES!!

afinal, eu preciso de LEDs IR receptores ou transmissores?

Cara, eu nunca ouvi falar nisso de o LED IR ser levemente colorido (o que não significa nada, pois eu não sei porra nenhuma de eletrônica mesmo - hehehe).

Mas isso pra mim tá cheirando a furada... tenta achar outra loja que te venda LEDs infra-vermelho TRANSMISSORES/EMISSORES, sem serem levemente coloridos.

Caso alguém manje com mais precisão a dúvida do amigo, dê um auxílio.

Continuem colocando as dúvidas... o que eu não souber, vou pedir a ajuda do Gravata pra responder.

SpeedRacer
03-06-09, 16:24
O Ferujo parabêns cara, mais explicado impossível!! Está bem detalhada para os noobs como eu entender, rsrsrsrssrrrsrs.

Verdadeiro professor pardal, heheheheeh.

AcesHigh
03-06-09, 16:32
Ademais, não são tantos resistores assim... é apenas 1 para cada LED, sendo que cada resistor custa R$10,00. Some isso ao fato de que a montagem em série demanda o mesmo esforço que a montagem em paralelo.


cada resistor custa R$10?!?!?!?!

bah... acho q vou fazer um com pilha mesmo, pra não gastar essa grana em resistor.

Eniac
03-06-09, 16:47
Que tópico. QUE TÓPICO!

Esse foi o MELHOR tutorial que eu já vi. Fuckin SAVED! Parabéns :D

Ferujo
03-06-09, 16:49
cada resistor custa R$10?!?!?!?!

bah... acho q vou fazer um com pilha mesmo, pra não gastar essa grana em resistor.

HAHAHAHHA, são 10 CENTAVOS cada, mané! FOI MAL!

Edit: vc acabou de me lembrar uma coisa!!! Vou fazer a tabelinha de quanto sai no total pra montar o TCCP.

Ferujo
03-06-09, 16:52
O Ferujo parabêns cara, mais explicado impossível!! Está bem detalhada para os noobs como eu entender, rsrsrsrssrrrsrs.

Verdadeiro professor pardal, heheheheeh.


Que tópico. QUE TÓPICO!

Esse foi o MELHOR tutorial que eu já vi. Fuckin SAVED! Parabéns :D

Valeu pela moral, rapeize!

Os meus créditos são apenas por ter centralizado toda a informação de maneira organizada... o verdadeiro professor pardal que me ajudou foi o Gravata.

Skyline8
03-06-09, 16:52
Cara, me diz uma coisa.. no freetrack é possivel colocar só 2 pontos IR? Porque este final de semana testarei com a propria sensor bar do wii, e ela só tem dois leds.

Eniac
03-06-09, 17:01
Peraí, só não entendi uma coisa, o Wii é a única opção de sensor pra isso aí?

Também, quanto custa um WiiMote + Bluetooth usb?

Ferujo
03-06-09, 17:18
Peraí, só não entendi uma coisa, o Wii é a única opção de sensor pra isso aí?

Também, quanto custa um WiiMote + Bluetooth usb?
O tópico explica claramente que também é possível usar WebCam, basta ver na lista que eu disponibilizei no tópico se ela é aconselhada para o uso do Freetrack... Algumas pessoas usaram Webcams vagabundas, que nem estavam na lista e mesmo assim conseguiram usufruir do Freetrack, claro que não com a mesma fidelidade de um Wiimote, que tem a velocidade de leitura de 100FPS, como já observado no tópico. Heheheh

Atualizei o tópico com a tabela de quanto se gasta pra montar o TCCP e também com o preço do Wiimote + Blutooth USB


Cara, me diz uma coisa.. no freetrack é possivel colocar só 2 pontos IR? Porque este final de semana testarei com a propria sensor bar do wii, e ela só tem dois leds.
Não, o Freetrack permite apenas 1 Single Point Cap, 3 Points Clip, 3 Points Cap e 4 Points Cap (que já está defasado, pois o de três pontos faz o mesmo que ele faz - eles só mantém o 4 Points Cap pq teve gente no passado que já o construiu).

AcesHigh
03-06-09, 17:32
olha eu aqui traveiz! :)

putz, mais uma duvida... agora eu fui comprar os resistores... as duas tabelas de calculo deram que eu tenho que usar resistores de 200 Ohms 1/4 volt (vermelho, preto, marron, ouro).

Entretanto... NENHUMA LOJA DA MINHA CIDADE (Novo Hamburgo, 250 mil habitantes, 40km de POA somente!) tem resistores de 200 Ohms! Em TODAS lojas q eu fui os resistores eram de ou 180 ou 220 Ohms! Qdo eu disse q eu precisava de 200 Ohms, os caras falaram q devia ser resistor de precisão.

Numa das lojas, eu expliquei q eu queria ligar LEDs na porta USB e o cara disse que "ah, então não precisa ser resistor de precisão, pode levar os de 220 Ohms mesmo".

E eu levei... 0,10 cada um... mas estou com medo de colocar na porta USB hehehe.

putz, e aí, alguem tem alguma luz sobre o assunto? Será q resistor de 220 Ohms em vez de 200 vai fazer muita diferença?

Ferujo
03-06-09, 17:41
olha eu aqui traveiz! :)

putz, mais uma duvida... agora eu fui comprar os resistores... as duas tabelas de calculo deram que eu tenho que usar resistores de 200 Ohms 1/4 volt (vermelho, preto, marron, ouro).

Entretanto... NENHUMA LOJA DA MINHA CIDADE (Novo Hamburgo, 250 mil habitantes, 40km de POA somente!) tem resistores de 200 Ohms! Em TODAS lojas q eu fui os resistores eram de ou 180 ou 220 Ohms! Qdo eu disse q eu precisava de 200 Ohms, os caras falaram q devia ser resistor de precisão.

Numa das lojas, eu expliquei q eu queria ligar LEDs na porta USB e o cara disse que "ah, então não precisa ser resistor de precisão, pode levar os de 220 Ohms mesmo".

E eu levei... 0,10 cada um... mas estou com medo de colocar na porta USB hehehe.

putz, e aí, alguem tem alguma luz sobre o assunto? Será q resistor de 220 Ohms em vez de 200 vai fazer muita diferença?
Hehehe pode colocar tranquilo.

Quanto maior valor tiver o resistor, maior será a queda que ele proporcionará sobre a tensão... Assim, se você comprou um resistor pra mais, com certeza não vai ter problemas por isso.

Mas só toma cuidado na montagem... não vai deixar acontecer nenhum curto, pois, não tendo o tal do fusível PTC, a sua porta USB vai na hora pro abraço ("Um curto no sistema pode elevar a corrente nesta porta para alguns ampéres (1A = 1000ma) e a queima da porta USB é quase certa" - palavras do Senhor).

MalkavianGuy
03-06-09, 18:19
achei isso muito interessante, mas eu tenho uma grande dúvida: existem jogos fps que suportam isso? :)

Gravata
03-06-09, 19:27
Valeu pela iniciativa! Ficou muito bom o tutorial!

---


Ferujo... tenho uma duvida... qdo fui comprar os LEDs, o cara me perguntou se eu queria receptores ou transmissores. Eu disse transmissores. Dae os LEDs q ele me entregou tem um vidro de coloração levemente azulada/violeta.
na mesma caixa de LEDs, tinha LEDs transparentes, como esses q vc mostrou. Perguntei pra ele se aqueles tb eram LEDs IR, e ele disse que sim, mas eram RECEPTORES!!

afinal, eu preciso de LEDs IR receptores ou transmissores?

Você precisa de emissores/transmissores. É muito comum os LEDs IR serem azulados, e no caso de receptores, o mais comum é serem incolor ou um vermelho bem escuro, mas também não é regra.

Meus IRs:
http://adrenaline.com.br/forum/members/135499-gravata/albums/misc/1590-led-02.jpg

http://adrenaline.com.br/forum/members/135499-gravata/albums/misc/1589-led-01.jpg


Na hora de comprar os LEDs IR, se o vendedor não souber os dados técnicos (provavelmente), veja se ele sabe pelo menos a marca do fabricante e o modelo, pois os fabricantes normalmente informam os dados técnicos em seus sites.

CrossBones
03-06-09, 19:33
Ferujo, meus parabéns. Que tópico sensacional. Acabou com todas minhas dúvidas. :thumbs_up

Ferujo
03-06-09, 22:35
Galera, adicionei ao final do tópico um link para um outro tutorial que já fiz há algum tempo sobre RMA. Quem quiser dá uma conferida...


achei isso muito interessante, mas eu tenho uma grande dúvida: existem jogos fps que suportam isso? :)
Sim, meu amigo, funciona no ArmA e provavelmente virá a funcionar no ArmAII mais tarde.


Valeu pela iniciativa! Ficou muito bom o tutorial!

---

Você precisa de emissores/transmissores. É muito comum os LEDs IR serem azulados, e no caso de receptores, o mais comum é serem incolor ou um vermelho bem escuro, mas também não é regra.

Na hora de comprar os LEDs IR, se o vendedor não souber os dados técnicos (provavelmente), veja se ele sabe pelo menos a marca do fabricante e o modelo, pois os fabricantes normalmente informam os dados técnicos em seus sites.
Chegou o homem que entende do assunto! Já adicionei os bisus no tópico, junto com a dica de uma mão de esmalte incolor após a lapidação.


Ferujo, meus parabéns. Que tópico sensacional. Acabou com todas minhas dúvidas. :thumbs_up
"Estamos aqui pra isso". Lembra que tinha um episódio de chapolim em que o Seu Barriga fazia papel de garçom e falava essa frase sempre que derrubavam a bandeja dele? Heeuehueheue, chapolim é demais.

lfpll
03-06-09, 23:36
HAHAHAHHA, são 10 CENTAVOS cada, mané! FOI MAL!

Edit: vc acabou de me lembrar uma coisa!!! Vou fazer a tabelinha de quanto sai no total pra montar o TCCP.

aqui só vende de 10 em 10, de tão barato q é chega a sair R$30,00 cada 10.

Ferujo
04-06-09, 00:27
aqui só vende de 10 em 10, de tão barato q é chega a sair R$30,00 cada 10.

Não entendi. Resistor em média custa R$0,10 cada... logo, 10 resistores teriam que sair a R$1,00. Que história é essa de R$30,00?

MalkavianGuy
04-06-09, 06:20
Sim, meu amigo, funciona no ArmA e funciona no ArmAII, que está sendo lançado agora e muitos apostam que será o simulador de guerra definitivo! A versão beta está na internet e uma quantidade surpreendente de brazucas já encomendou a sua pré-compra.

ahhhhh, pensei que desse pra usar no COD4 e no UT3 :(

bakonzado
04-06-09, 06:25
belo tutorial, se eu tivesse um wii mote faria concerteza, flw.

lfpll
04-06-09, 12:26
então galera alguém podia dar umas explicada nesse negócio do led, tipo qual usar? aliás eu tenho um resistor de 4.7k 1/4 W aqui sera q rola de usar?

p.s: so meio leigo ainda em eletrônica.

sveenom
04-06-09, 12:40
Ferujo, excelente iniciativa, apesar de nao gostar de simuladores admiro qualquer atitude que enriqueça a comunidade gamer Brasileira.

Espero que essa atitude seja incentivo pra vários outros usuários que queiram compartilhar conhecimento.

Vlw

AcesHigh
04-06-09, 16:14
Ferujo, tu falou em comprar um cabo USB com saida macho e femea... mas depois pelo que entendi tu CORTA uma das saidas de qualquer jeito. Então pode ser qq cabo USB q encaixe no computador certo?

eu achei aqui um cabo USB de impressora... acredito q pode ser ele... tenho tb sobrando um cabo USB de um PALM Z22 (q caiu no chão e quebrou)... então acho q pode ser ele tb.

rafa_rice
04-06-09, 18:34
nao tem pra vender esse trem?

Gravata
04-06-09, 18:43
então galera alguém podia dar umas explicada nesse negócio do led, tipo qual usar? aliás eu tenho um resistor de 4.7k 1/4 W aqui sera q rola de usar?

p.s: so meio leigo ainda em eletrônica.

O esquema do LED tá bem explicado no tutorial. O resistor que você tem não serve. Valor muito alto (4700 Ohms). Mesmo usando uma fonte de 24v o resistor seria de no máximo 820 Ohms.


Então pode ser qq cabo USB q encaixe no computador certo?

eu achei aqui um cabo USB de impressora... acredito q pode ser ele... tenho tb sobrando um cabo USB de um PALM Z22 (q caiu no chão e quebrou)... então acho q pode ser ele tb.

Qualquer cabo USB que tenha a saída macho (a ponta que vai na CPU) serve. Mas tem que prestar atenção nos fios do cabo. Infelizmente nem todos os cabos USB usam fios com a coloração padrão (Vermelho=5v, Branco=D-, Verde=D+, Preto=GND). Já vi cabos USB que não continham nenhuma das cores acima.

P_I_N_G_A
04-06-09, 20:18
Parabéns pelo tópico ferujo sensacional!!!!!!!

ótima inciativa!! e para os amantes de simuladores é um prato cheio!!!
uma pergunta: aceita encomenda?

Pex
04-06-09, 20:34
Não pretendo construir um, mas parabéns pelo excelente tópico!

Esse é o verdadeiro pass-a-passo.

Ferujo
05-06-09, 19:17
ahhhhh, pensei que desse pra usar no COD4 e no UT3 :(
Não. Só funciona com jogo de macho. :) zueira


belo tutorial, se eu tivesse um wii mote faria concerteza, flw.
valeu!
tem webcam? faz com webcam, po


Ferujo, excelente iniciativa, apesar de nao gostar de simuladores admiro qualquer atitude que enriqueça a comunidade gamer Brasileira.

Espero que essa atitude seja incentivo pra vários outros usuários que queiram compartilhar conhecimento.
Vlw
Blz! P fazer tutorial tem que ter saco (não tempo - eu não tenho mas fiz pq tenho saco, hehehe).



Não pretendo construir um, mas parabéns pelo excelente tópico!

Esse é o verdadeiro pass-a-passo.
A intenção era essa! Vlw!


nao tem pra vender esse trem?
Q isso, cara, tá com preguiça de fazer? É rápido, é fácil, é edificante, pô! Hehehhe


Parabéns pelo tópico ferujo sensacional!!!!!!!

ótima inciativa!! e para os amantes de simuladores é um prato cheio!!!
uma pergunta: aceita encomenda?
Q isso, cara, tá com preguiça de fazer? É rápido, é fácil, é edificante, pô! Hehehhe (2)

Gravata
05-06-09, 23:08
nao tem pra vender esse trem?

A última vez que achei um TrackIR 4 (faz mais de 1 ano e já foi lançado o 5) estava 800,00 R$. Acredito que aumentou o preço.

Danelon
07-06-09, 13:24
Gravata, as vezes alguém tava ganhando uma grana fazendo esse Free Track caseiro.

-----------------------------------------------------------------------------

Coloquei o tópico nos meus favoritos para qdo eu tiver paciência tentar fazer. Acho que vai ficar bom na minha Microsoft VX1000. Enfim, arrumei um uso para essa webcam que comprei e larguei jogada na gaveta.
Mas dá um trabalho, viu, hehe. Acho que só o Gravata e o Ferujo tiveram saco pra fazer.

Parabéns Ferujo. Tá muito bem explicado.

LeandroJVarini
07-06-09, 17:44
a parte de construção para mim é baba, mais a parte do software vc poderia detalhar mais colocar fotos esplicando como configurar pois ja tenho o BlueSoleil e uso para sincrozar dados do cel para o pc e nunca vi tais função fora que não intedi a sua utilidade neste caso, e terei que usar ele e mais alguns software?.....
eu não vou comprar o negocio do wii mote mais tenho uma Microsoft Lifecam VX-1000 que no site está listagem....
e parabens pelo tutorial!!!

abraço

Ferujo
07-06-09, 18:24
Gravata, as vezes alguém tava ganhando uma grana fazendo esse Free Track caseiro.

-----------------------------------------------------------------------------

Coloquei o tópico nos meus favoritos para qdo eu tiver paciência tentar fazer. Acho que vai ficar bom na minha Microsoft VX1000. Enfim, arrumei um uso para essa webcam que comprei e larguei jogada na gaveta.
Mas dá um trabalho, viu, hehe. Acho que só o Gravata e o Ferujo tiveram saco pra fazer.

Parabéns Ferujo. Tá muito bem explicado.

Valeu!

Não dá muito trabalho não. É só ter um tempinho pra focar que o negócio sai rapidinho. O Tutorial é grande pq eu detalhei muito, mas se você for pensar bem, os passos são poucos.


a parte de construção para mim é baba, mais a parte do software vc poderia detalhar mais colocar fotos esplicando como configurar pois ja tenho o BlueSoleil e uso para sincrozar dados do cel para o pc e nunca vi tais função fora que não intedi a sua utilidade neste caso, e terei que usar ele e mais alguns software?.....
eu não vou comprar o negocio do wii mote mais tenho uma Microsoft Lifecam VX-1000 que no site está listagem....
e parabens pelo tutorial!!!

abraço

Se você não for usar wiimote, não tem necessidade de entender a parte do bluesoil, pois que a necessidade desse programa é unicamente poder detectar o Wiimote, mais nada. Não detalho mais essa parte pois não há necessidade, já que é deveras simples.

O outro software a ser utilizado é o próprio Freetrack, cuja explicação também já está detalhada o suficiente a meu ver.

Valeu pela moral e manda ver no teu Trackclip pra Webcam... veja qual seria o melhor led pra utilizar com ela (não sei se funcionará com LEDs infra). Não estudei com detalhes a montagem para os variados tipos de webcam.

Abraços!

LeandroJVarini
07-06-09, 19:58
O outro software a ser utilizado é o próprio Freetrack, cuja explicação também já está detalhada o suficiente a meu ver.

Valeu pela moral e manda ver no teu Trackclip pra Webcam... veja qual seria o melhor led pra utilizar com ela (não sei se funcionará com LEDs infra). Não estudei com detalhes a montagem para os variados tipos de webcam.
Abraços!
opa obridado amigo!!! vou fazer sim!!!! para usar os leds tenho uma tecnica infalivel sabe cabos que nos usamos para conectar os leds botões do power/reset do pc, então eles servem como uma luva para os led é soh cortas as pernas de forma que ele entra como uma luva nos conectores assim testo com leds normais se não der certo meto os IR!!!!
mais uma vez parabens é um dos melhores tutos que ja vi, muito bem detalhado ainda bem humorado!!!

Abraço

ZORK
08-06-09, 10:41
Onde encontramos o Wiimote e o Bluetooh USB pra vender no Brasil?

GoatSucker
08-06-09, 10:55
Muito bom cara, parabéns pelo tópico!

Ferujo
08-06-09, 22:06
Onde encontramos o Wiimote e o Bluetooh USB pra vender no Brasil?
Wiimote é só o controle do Wii. Onde ter Wii pra vender, provavelmente terá Wiimote. Se sua cidade for interiorzão e não tiver, tenta um mercado livre ou coisa parecida (lojas americanas ou outras tantas).


Muito bom cara, parabéns pelo tópico!
:thumbs_up

Geraldus
09-06-09, 08:39
Caraca, muito bom parabéns!!