+ Responder ao Tópico
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 18
  • Compartilhar Post
  • Ferramentas de Tópicos
    Data de Ingresso
    Jan 2013

Ligar 2 fans em apenas 1 entrada da Mobo

Seguinte pessoal, minha placa mãe tem entrada para 3 fans, onde posso controlar a velocidade de cada um, individualmente por software.

Atualmente eu tenho apenas uma entrada de fan sobrando, e estava querendo colocar mais 2 fans, sem ter que ligar pelo molex, para que eu possa controlar a velocidade de todos pelo painel de controle da asus, assim como eu faço com os 2 fans de 120mm que já estão instalados aqui.

A pergunta é: Eu posso ligar 2 fans em apenas uma entrada da placa mãe, usando algum adaptador como este abaixo sem problema?

Alguem já fez? Será que fica 'sobrecarregado' se eu fizer isso?

Abraço a todos.

Quem puder ajudar eu qualifico aqui!
    Última edição por BlackHoleSun; 21-05-13 às 21:09.

Intel Core i5 2500k @ 4.0GHz | ASUS P8Z77-M | NVIDIA GeForce GTX 670 MSI Power Edition OC 2Gb | Patriot Viper 3 Intel Extreme Masters 2x4Gb 1866MHz | OCZ Vertex 3 Series SSD 120Gb
    Samsung HD322HJ HDD 320Gb | Antec High Current Gamer 520W | LG DVD RW 22x Sata | Thermaltake Commander MS-I Black | Samsung SyncMaster S23B550V 23" LED

A resposta certa seria: Depende dos fans.

Há um limite de energia nesses conectores que foram feito para empurrar 1 fan, o grande porém que esse limite é um mistério. Certamente se forem fans desses comuns de baixa performance ela vai empurrar 2 ou 3 sem problemas.

Data de Ingresso
    Jan 2013
    Citação Postado originalmente por Panc2001br Ver Post
    A resposta certa seria: Depende dos fans.

Há um limite de energia nesses conectores que foram feito para empurrar 1 fan, o grande porém que esse limite é um mistério. Certamente se forem fans desses comuns de baixa performance ela vai empurrar 2 ou 3 sem problemas.
    Pois é cara, eu fico pensando nisso também, que cada conector foi projetado para empurrar apenas um fan, e conectar dois poderia trazer algum risco.

Acho que o melhor a fazer é usar apenas um em cada conector mesmo, e o fan restante pelo molex.
    Última edição por BlackHoleSun; 21-05-13 às 21:36.

Intel Core i5 2500k @ 4.0GHz | ASUS P8Z77-M | NVIDIA GeForce GTX 670 MSI Power Edition OC 2Gb | Patriot Viper 3 Intel Extreme Masters 2x4Gb 1866MHz | OCZ Vertex 3 Series SSD 120Gb
    Samsung HD322HJ HDD 320Gb | Antec High Current Gamer 520W | LG DVD RW 22x Sata | Thermaltake Commander MS-I Black | Samsung SyncMaster S23B550V 23" LED

Data de Ingresso
    Jul 2008
    Citação Postado originalmente por BlackHoleSun Ver Post
    Seguinte pessoal, minha placa mãe tem entrada para 3 fans, onde posso controlar a velocidade de cada um, individualmente por software.

Atualmente eu tenho apenas uma entrada de fan sobrando, e estava querendo colocar mais 2 fans, sem ter que ligar pelo molex, para que eu possa controlar a velocidade de todos pelo painel de controle da asus, assim como eu faço com os 2 fans de 120mm que já estão instalados aqui.

A pergunta é: Eu posso ligar 2 fans em apenas uma entrada da placa mãe, usando algum adaptador como este abaixo sem problema?

http://img1.mlstatic.com/adaptador-splitter-pwm-ak-cbfa04-15-para-2-fans_MLB-O-2786975785_062012.jpg

Alguem já fez? Será que fica 'sobrecarregado' se eu fizer isso?

Abraço a todos.

Quem puder ajudar eu qualifico aqui!
    colega pode usar esse cabo tranquilo, inclusive se tivesse algum problema relacionado a demanda de energia não fabricariam o modelo com 5 saidas

O conector de 2 fans usa a alimentação do conector.
    Se o manual da placa mãe não especificar o limite suportado pelo conector, considere o limite total de 1A (12W).

O controle de rotação das fans com o cabo de 2 fans irá funcionar normalmente tanto na CPU FAN por PWM como na CHA FAN por variação de voltagem.
    Creio que a CHA FAN de sua placa mãe não é PWM e ele controla tanto fans de 3-pinos como de 4-pinos por variação de voltagem.

O cabo de 5 fans da Akasa usa a alimentação da fonte e nesse caso o controle de rotação só deve funcionar na CPU FAN com fans de 4-pinos.

Data de Ingresso
    Jan 2013
    Citação Postado originalmente por EdsonSM Ver Post
    O conector de 2 fans usa a alimentação do conector.
    Se o manual da placa mãe não especificar o limite suportado pelo conector, considere o limite total de 1A (12W).

O controle de rotação das fans com o cabo de 2 fans irá funcionar normalmente tanto na CPU FAN por PWM como na CHA FAN por variação de voltagem.
    Creio que a CHA FAN de sua placa mãe não é PWM e ele controla tanto fans de 3-pinos como de 4-pinos por variação de voltagem.

O cabo de 5 fans da Akasa usa a alimentação da fonte e nesse caso o controle de rotação só deve funcionar na CPU FAN com fans de 4-pinos.
    Observando aqui, tanto os conectores CHA_FAN quanto o CPU_FAN tem 4 pinos.

No manual diz apenas sobre a CPU_FAN:
    "The CPU FAN connector supports the cpu fan of maximum 1A (12V) fan power."

Aí tem o desenho do esquema do conector, mostrando o que é cada pino:

CHA_FAN
    * +5V
    * CHAN_FAN_IN
    * CHA_FAN_PWR
    * GND

CPU_FAN:
    * CPU_FAN PWM
    * CPU_FAN_IN
    * CPU_FAN_PWR
    * GND

Diante dessas informações, será que posso ligar 2 fans de 120mm em apenas um conector CHA_FAN, através do cabo da akasa?
    Última edição por BlackHoleSun; 22-05-13 às 10:34.

Citação Postado originalmente por BlackHoleSun Ver Post
    Observando aqui, tanto os conectores CHA_FAN quanto o CPU_FAN tem 4 pinos.

No manual diz apenas sobre a CPU_FAN:
    "The CPU FAN connector supports the cpu fan of maximum 1A (12V) fan power."

Aí tem o desenho do esquema do conector, mostrando o que é cada pino:

CHA_FAN
    * +5V
    * CHAN_FAN_IN
    * CHA_FAN_PWR
    * GND

CPU_FAN:
    * CPU_FAN PWM
    * CPU_FAN_IN
    * CPU_FAN_PWR
    * GND

Diante dessas informações, será que posso ligar 2 fans de 120mm em apenas um conector CHA_FAN, através do cabo da akasa?
    Olha o adesivo das fans, lá tem a corrente consumida por cada motor, soma essa sua correntes e se ela forem menor Pu próximas de 1A, pode ligar tranquilo.
    Última edição por S0NNY; 22-05-13 às 10:38.

Data de Ingresso
    Jan 2013
    Citação Postado originalmente por S0NNY Ver Post
    Olha o adesivo das fans, lá tem a corrente consumida por cada motor, soma essa sua correntes e se ela forem menor Pu próximas de 1A, pode ligar tranquilo.
    As especificações das fans são essas:

Aplicação Ventilador de gabinete ou dissipador
    Dimensão 120 x 120 x 25mm
    Velocidade 1700 RPM
    Fluxo de ar 59.05 CFM (100.0m3/h)
    Pressão 3.57mm H20
    Ruído 29.75 dB(A)
    Corrente 0.18A
    Voltagem 12V DC
    Mancal Duplo Ball
    Vida-útil 50,000 horas
    Conector 3pinos
    Código do produto AK-174CB-4BLB

Sem problemas né?
    Última edição por BlackHoleSun; 22-05-13 às 10:46.

Sem problemas, pode ligar até 4 desses (Poderia 5, mas não é recomendável)

Você pode ligar 2 fans na CHA FAN usando o cabo de 2 fans.
    Essa fan tem consumo especificado em apenas 0.18A.

Pelo que já conheço das placas da Asus, a CHA FAN controla tanto fans de 3-pinos como de 4-pinos.
    O controle de rotação será mantido também através do cabo de 2 fans.

Marcadores

Permissões de Postagem