+ Responder ao Tópico
Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 134
  • Compartilhar Post
  • Ferramentas de Tópicos
    Data de Ingresso
    Oct 2007

HD 4850: Resolvendo de forma simples o problema da alta temperatura

Extra:
    O usuário lightwarrior, gentilmente adicionou minhas dicas sobre como limpar as VGAs da linha Radeon HD 4850 no site http://www.snk-neofighters.com/
    Segue o link: http://www.snk-neofighters.com/forum...to-t49062.html

Obrigado, lightwarrior.

Um abraço!

Oi galera. Após muita gente reclamar sobre as altas temperaturas da HD 4850, em especial as que vem de fábrica com coolers mais modestos. No caso a minha é da PowerColor. Resolvi fazer algo que permite que não gastemos um tostão sequer e, possivelmente (não garanto), poderá resolver o problema de muita gente com temperaturas altas nessa excelente Placa de vídeo sem necessidade de trocar o Cooler original.
    Sei que muita gente já citou esse processo mas até agora não vi ninguém por a mão na massa e ensinar na prática como se faz.
    Vamos lá:

Uma sacada legal é sempre deixar os parafusos na posição exata de onde foi tirado. Alinhe-os em uma plataforma lisa como se estivessem na placa mesmo. Assim saberão onde colocar cada um no momento da remontagem da Placa. (Ressaltei esse ponto, pois geralmente cada um tem o formato já adequando ao desgaste e diâmetro de onde foi tirado, assim como a placa idem.)
    Na imagem abaixo podemos ver a placa já desmontada devidamente.

(Peço sinceras desculpas em relação a qualidade das fotos, mas o melhor que tenho é um Nokia 5200...

Daqui não notamos nada de anormal na placa, parece perfeita.

Mas olhando mais de perto...

A reação de vocês deve ter sido a mesma minha. !!!
    Parece um rabo de castor grudado no dissipador da placa rsrsrs...
    Vejam como realmente essa "cauda" de poeira estava literalmente sufocando a HD 4850...

Obs: Desde a primeira SS eu já havia mexido um pouquinho na corrente de poeira, pois inicialmente ela estava tampando COMPLETAMENTE a dissipação do calor.

Bom, nessas condições vejam a temperatura mais baixa em idle que eu conseguia mesmo com o Cooler girando a 60% da rotação total...

Assustador!

Após tudo isso, utilizei um cotonete para retirar lenta e completamente a
    poeira acumulada. Vejam que grotesco.

Agora o dissipador limpinho. Até eu respirei aliviado quando vi ele assim...

Mais uma foto da impressionante poeira, que mesmo suspensa continuou compacta. Parece até um bigode postiço haeuehauea...

Por fim, passei álcool isopropílico para limpar as paletinhas do cooler e aproveitei pra passar borracha nos contatos PCI da placa.
    Infelizmente não tenho mais Artic Silver 5 para passar na GPU mas mesmo assim tudo bem pois, vejam o resultado após re-ligar o PC com ela limpinha.

P.S: Eu adquiri essa VGA com um amigo de confiança e ela tinha aproximadamente 20 dias de uso contínuo. Creio que ele não tenha se preocupado ou não sabia de suas temperaturas altas e não alterou a rotação do cooler manualmente. Esse modelo tem em sua BIOS a programação para apenas LIGAR o Cooler quando a GPU atingir 80°c (Sim, é ridículo) e ainda assim apenas a 30% da rotação total o que não adianta em nada no resfriamento. O problema é que dessa maneira a poeira ia entrando insistentemente o que acarretou o acúmulo no dissipador. Recomendo que sempre utilizem o Cooler em pelo menos 40% para expulsar bem a sujeira.

Considerações: Quem se propor a fazer isso, por favor, tenha certeza que tem o conhecimento necessário para realizar tal ação. Em caso de dúvida ou receio procure um profissional qualificado na área para executar o procedimento.

Cuidados Principais: Após cada passo do procedimento de retirada dos parafusos certifique-se de lavar as mãos pois mais a frente você, possivelmente terá contato com os adesivos térmicos da VGA e esses poderão ficar sujos o que implicará no aquecimento das memórias da VGA.

Abraço e espero ter ajudado, mesmo que com simplicidade, as pessoas que não tem condições de investir em sistemas caros de refrigeração.

*Não me responsabilizo por perdas ou danos no hardware no caso de alguém tentar executar o mesmo processo em casa.

E o destino final da poeira...

Tony M.
    Última edição por Tony Montana; 22-04-10 às 10:32.
    ASRock Z77 Pro4-M | i5 2500K @4.2GHz | Antec H₂O 620 | EVGA GTX 570 HD | Geil 8GB 1600 | WDC Black 1TB

Data de Ingresso
    Apr 2007
    o loco tony parece pelo de gato...como conseguiu juntar tanta sujeira...
    Core i5 750@4200 + Water Cooler Antec 620 + 8gb Corsair DDR3 1600mhz + GTX 470@850/1700/4000 + MB Asus P7P55D-LE

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Citação Postado originalmente por Erpa Ver Post
    o loco tony parece pelo de gato...como conseguiu juntar tanta sujeira...
    Haueheauheau...
    Pode até ser também, tem gato aqui em casa haueaeuh...
    Bom, como eu ressaltei lá em cima, creio que tenha sido exatamente o que penso. Quando o cooler está em AUTO ele liga apenas quando a VGA já está muito quente e mesmo assim fica com uma rotação baixíssima. Nesse ínterim a sujeira vai entrando a vontade no dissipador. Claro que isso é uma probabilidade apenas.
    Abraço.

Tony M.
    ASRock Z77 Pro4-M | i5 2500K @4.2GHz | Antec H₂O 620 | EVGA GTX 570 HD | Geil 8GB 1600 | WDC Black 1TB

Data de Ingresso
    Aug 2006
    Mto legal, parabéns pela vga
    Intel-E7200 3.2Ghz:::: Cooler Master Hyper 212::::Mobo-GA-G31M-S2L::::GeiL DBT-2x2Gb Ram 800Mhz::::OCZ StealthStream 600Watts::::HD4850 !!!

Muito bom o tópico brother a algum tempo atrás eu fiz esse mesmo procedimento e tava com bastante poeira tb, limpei tudo e taquei Artic Silver 5 heheheheheh!!
    Mas me diz uma coisa em cima das memos da VGA vc retirou aquele adesivo branco?
    Fiquei na dúvida se retirava ou não e acabei deixando!!
    Gabinete CoolerMaster HAF 922 | Processador AMD FX 8350 @4.8Ghz + WaterCooler Corsair H100 | Placa Mãe Gigabyte GA-990FXA-UD3 | Memória 2x4Gbs G.Skill Sniper DDR3 1600 | SSD - 120GB SATA3 - OCZ Vertex 3 Series + HD 1TB Seagate | Placa de Som Creative X-Fi Titanium Fatal1ty Professional Series | Fonte XFX 650W XXX Edition Modular | Vídeo AMD HD 6950 XFX 2GB | TV/Monitor LG 32LD650 | MOUSE LASER LOGITECH G5 (Série BattleField 2142) .

Data de Ingresso
    Jun 2008
    Parabens tony,

Ja avia feito tal processo mas aproveitei e abri todas as aletas do dissipador e adaptei um cooler de 120mm e as temps cairam para 39~43 idle e nao passa de 65 full e o que e melhor com a rotaçao do cooler do jeito que veio de fabrica 17~20%.

Data de Ingresso
    Sep 2006
    hahahahahaha, boa!! Tirou uma bela taturana do dissipador

Parabéns pela iniciativa, pra todo mundo ver que limpeza interna no PC é algo sério!

Data de Ingresso
    Jun 2006
    oloco quanto sujeira ai.
    HP-DM4 2050US 14''/ Corei3 2310M 2.1GHZ / 8GB DDR3 1333 / HD 640 GB / Windows 8 Pro 64bits
    Microsoft Xbox 360 Arcade (Jasper) - HD 60GB + TV 42" LCD Full HD LG Infinita - 42LD650 / Apple iPhone 5 White 16GB
    Vamos Vamos Meu Timão, Não Para de Lutar!! Vai Corinthians !!

Data de Ingresso
    Nov 2007
    Sao Paulo - Alto de Pinheiros - Zona Oeste
    sera que na Dual Slot junta sujeira desse jeito?

Data de Ingresso
    Sep 2006

Data de Ingresso
    Oct 2004
    PQP, não conhecia como funcionava esse cooler, me assustei.

Rabo de castor, bigode postiço, rolei aqui

Mas belo tópico cara, agora já sei o que fazer quando ver que a temperatura está acima do aceitável.
    Vendas realizadas: -Intel Corei7 920 para chantal2007
    - KIT G.Skill 2x1Gb DDR2 800MHz. VENDIDA para (Top)_Gui
    - MSI GTX 260 OC 896mb - VENDIDA para Fins
    - AuzenTech AZT-XPCINE 7.1 Channels PCI Interface X-Plosion 7.1 Cinema - VENDIDA para Terror_Inc.

- HD5870 Vendida para chantal.

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Citação Postado originalmente por AnjoVingador Ver Post
    Muito bom o tópico brother a algum tempo atrás eu fiz esse mesmo procedimento e tava com bastante poeira tb, limpei tudo e taquei Artic Silver 5 heheheheheh!!
    Mas me diz uma coisa em cima das memos da VGA vc retirou aquele adesivo branco?
    Fiquei na dúvida se retirava ou não e acabei deixando!!
    Eu deixei cara. Na explicação até falei que o melhor é mexer bem pouco nelas. Elas servem pra melhorar as temps das memos afinal são térmicas.

Citação Postado originalmente por nil_bad Ver Post
    Parabens tony,

Ja avia feito tal processo mas aproveitei e abri todas as aletas do dissipador e adaptei um cooler de 120mm e as temps cairam para 39~43 idle e nao passa de 65 full e o que e melhor com a rotaçao do cooler do jeito que veio de fabrica 17~20%.
    Nossa nil, como você adaptou um cooler tão grande assim na 4850? Posta umas fotos aí pra vermos.

Citação Postado originalmente por japamd Ver Post
    hahahahahaha, boa!! Tirou uma bela taturana do dissipador

Parabéns pela iniciativa, pra todo mundo ver que limpeza interna no PC é algo sério!
    Hhaeuheau... Pode crer japamd, assim que tirei falei pra galera aqui do meu MSN: "Véio, vcs não tem noção, acabe de tirar uma taturana do dissipador..."
    Do jeito que tava era capaz de dar cria haeueahuea...
    Quanto a limpeza eu sou bem chato mesmo. Limpo o Cooler do Processador, exaustores traseiros, os que jogam ar pela frente e a MoBo quase toda semana, mas dessa vez eu me superei. Até por que sabia que tinha algo errado.

Citação Postado originalmente por MafiaT Ver Post
    sera que na Dual Slot junta sujeira desse jeito?
    Pior que não. E se juntar é bem mais fácil de limpar por ser exposto o cooler.

Citação Postado originalmente por japamd Ver Post
    O gabinete fica no chão?
    Não japa, fica do lado do meu monitor. Imagina se ficasse. Ia tirar um mastodonte de dentro da placa.

Citação Postado originalmente por GVSPFC Ver Post
    PQP, não conhecia como funcionava esse cooler, me assustei.

Rabo de castor, bigode postiço, rolei aqui

Mas belo tópico cara, agora já sei o que fazer quando ver que a temperatura está acima do aceitável.
    Haheueahaue... E pior que parece mesmo.
    Valeu pelo elogio!

Tony M.

Data de Ingresso
    Jun 2008
    Perdao tony e 80mm mesmo me confundi mas foi facil so amarrei com braçadeiras de plastico passando onde vai o parafuso no cooler e em volta do dissipador.

Data de Ingresso
    Mar 2004
    Citação Postado originalmente por Tony Montana Ver Post
    Oi galera. Após muita gente reclamar sobre as altas temperaturas da HD 4850(...)

Sei que muita gente já citou esse processo mas até agora não vi ninguém por a mão na massa e ensinar na prática como se faz(...)

Tony M.
    aprendi isso desde os tempos em que eu tinha uma 6800gt, com aquele coolerzinho vagabundo dela: acumulou sujeira, a temperatura disparou, e eu achava que era defeito da placa, até que desmontei o cooler e vi lá o lixão acumulado

foi minha primeira e última vga com cooler fechado
    cooler fechados sempre acumulam sujeira nas canaletas, e são um saco pra limpar pois tem que ser totalmente desmontados

agora só compro modelos que saem de fábrica com coolers abertos, de terceiros: é só passar um pincelzinho e xau
    cpu357o.mobop8z77-m.ram8gb.vgahd687o.ssd24ogb.dsl15mb

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Citação Postado originalmente por rafaelfontes Ver Post
    aprendi isso desde os tempos em que eu tinha uma 6800gt, com aquele coolerzinho vagabundo dela: acumulou sujeira, a temperatura disparou, e eu achava que era defeito da placa, até que desmontei o cooler e vi lá o lixão acumulado

foi minha primeira e última vga com cooler fechado
    cooler fechados sempre acumulam sujeira nas canaletas, e são um saco pra limpar pois tem que ser totalmente desmontados

agora só compro modelos que saem de fábrica com coolers abertos, de terceiros: é só passar um pincelzinho e xau
    Com certeza. O modelo Dual Slot é um dos melhores pois apresenta essa facilidade.

Tony M.

Data de Ingresso
    Jul 2006
    Boa Tony.

É um ponto que muita gente deve esquecer, é a limpeza dos componentes

Em quanto tempo de uso, foi necessário pra juntar essa sujeira? Tenho que ficar ligado na minha, pois meu quarto entra bastante poeira no dia-a-dia
    Iron Maiden's gonna get you, no matter how far!

Asus P5Q-E | Intel Q9300 @ 3.0 | 4Gb DDR2 800 | Sapphire HD6950 2Gb | Samsung T220
    Razer DeathAdder 3.5G | Razer Goliathus Control | Razer Blackwidow Ultimate | Razer Carcharias

BF3/Origin: DeathSenders / Steam: brenoocs / Starcraft 2: DeathSenders.839 | Battle.net ID DeathSenders #1157

a minha deve tar tudo suja, rodando a 5500 rpm, deve puxa uma poeria do cao

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Citação Postado originalmente por AMZ Ver Post
    Boa Tony.

É um ponto que muita gente deve esquecer, é a limpeza dos componentes

Em quanto tempo de uso, foi necessário pra juntar essa sujeira? Tenho que ficar ligado na minha, pois meu quarto entra bastante poeira no dia-a-dia
    Eae AMZ, blz?
    Olha quando comprei ela tinha 20 dias de uso com o cooler em AUTO, então imagina esse tempo todo o dissipador engolindo pó haeuheau...
    Mas de uso total hoje completa exatamente 3 meses e 12 dias.

Tony M.

Data de Ingresso
    Dec 2004
    Citação Postado originalmente por Tony Montana Ver Post
    Parece até um bigode postiço haeuehauea
    ótimo tópico, mas nao pude deixar de destacar a parte acima

RI ABSURDAMENTE...
    ASROCK Z77 EXTREME 4 || 4x4GB G.Skill Ripjaws 1600 || Core i5 2500K || MSI GTX560 Ti Hawk || Corsair Carbide 300R Windowed || Corsair 750HX

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Citação Postado originalmente por Ed Ver Post
    ótimo tópico, mas nao pude deixar de destacar a parte acima

RI ABSURDAMENTE...
    Haheuaehaueheauaeh...
    Eu adoro esses sarcasmos cara haeuheauea...
    Mas sinceramente espero que o tópico ajude alguém a resolver o problema ou ter mais zelo com o PC.
    Abraço Ed.

Tony M.

UHAUEHAUEHEAUHE BIGODE POSTIÇO

Caramba, impressionante mesmo essa poeira !!!

Bom tópico, legal cara.

Data de Ingresso
    Nov 2007
    Citação Postado originalmente por Luiz.Abujamra Ver Post
    UHAUEHAUEHEAUHE BIGODE POSTIÇO

Caramba, impressionante mesmo essa poeira !!!

Bom tópico, legal cara.
    UHauhuhauha
    Bigode postiço é ótimo!
    É. Tem q ficar d olho mesmo. Limpeza é coisa séria. Mas tenho medo d desmontar a VGA.
    NVKX
    www.fabricionovak.com
    Core I7 920 @ 4.0Ghz | Corsair H70 + Scythe Ultrakaze 2000 | Asus Rampage III Extreme | 6X2 Gb OCZ 1600Mhz | GTX480 SLI | CORSAIR TX850W | 3Tb storage | HAF-X | | Dell UD2711 | Logitech X-540 | Razer Arctosa + DeathAdder

Nossa! Incrivel isso!
    Junta muita sujeira.

Essa limpeza tbm vale pra donos de 8800GT com cooler de referencia, q é single slot merecendo mais atenção.

Então acho q é bom uma vez por semana deixar o fan em uns 85%-90% pra expulsar a poeira, será q isso funciona?

A minha vga tava assim ... tava a 80º so no desktop em jogo ia pra lah de 110 º
    Esse cooler da ati e muito ruin

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Citação Postado originalmente por Alt Ver Post
    A minha vga tava assim ... tava a 80º so no desktop em jogo ia pra lah de 110 º
    Esse cooler da ati e muito ruin
    Pois é cara. Foi baseado no seu último tópico que criei esse. Você fez isso também e melhorou bastante né?
    Abraço.

Tony M.

Marcadores

Permissões de Postagem