Tecnologias 3D – Tema livre, discursivo e informativo.
Com diz o titulo do tópico, a proposta aqui é abranger todos os assuntos relacionados às tecnologias 3D e suas variantes diretas sem a imposição ou limites por determinado assunto.
O tema aqui será livre seguindo a linha de discussão e assuntos determinados pelos próprios usuários segundo seus interesses.
Esse tópico também não deve ser considerado oficial, não cabendo a ele a exclusividade de nenhum assunto e sim tratar de vários assuntos de uma forma mais aberta, situação improvável em um tópico que trate exclusivamente de um tema ou proposta.
O espaço é reservado a todos aqueles que se interessam pelo assunto e necessitavam de um local mais abrangente e continuo para tratá-los, portanto cuidem bem do espaço de vocês trazendo sempre assuntos interessantes, evitando o flood, post que destoem das características da seção e principalmente tratando com respeito aos demais, objetivando a troca de informações e o enriquecimento do tópico e dos indivíduos.
O espaço está aberto, aproveitem e bom tópico a todos!!!
Abaixo links com tópicos interessantes destinados a placas de video.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ATI-RADEON X1K: X1800/X1900/X1950 | Tópico Dedicado | ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[URL="http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=89308"]Geforce 7950GX2/7950GT/7900GTX/GT/GS | 7600GT -= | Tópico Dedicado | =- ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ''Geforces MX -=Tópico Dedicado=- ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Sua VGA !!! fotos ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ HDR - Leia e entenda o que isso significa!! ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ATI ou nVIDIA? Entre aqui e acabe com sua dúvida. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ DirectX 10: Saiba Como Vai Ser ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Faça perguntas pro Oldman! [ATENÇÃO: Tópico moderado, leia as regras na primeira msg] ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Diferenças visuais AA/AF Nvidia x ATI. Fim das dúvidas. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Boa grande Polacho, já começo, com uma news do TheInquirer
(Antiga ) , afirmando que M$ cortou a retro-compatibilidade com DX9, do WGF2.0 ou DX10.
MICROSOFT finally saw sense and decided to drop Windows Graphic Foundation (WGF) and replace it with the more easier and logical DirectX 10 name for its nexgen API.
It gave some details to the developers officially about its upcoming API and we know that it plans to release this API together with Longhorn. Or Visa, as we must learn to call it.
The DirectX 10 API will have completely new and faster dynamic link libraries (DLLs) and is supposed to run much faster. The company decided to cut the backward compatibility with DirectX 9, 8, 7 and lower in this API but there will be a way to use games programmed for those APIs. Microsoft will enable support for DX 9 or lower games through a software layer, meaning it might run slower.
The company did this to make the next API faster, it said, and at the same time will take some burden of the CPU runtime. At the same time we learned that DirectX 10 will have support for Shaders beyond Shaders, model 4.0.
It's coming with Longhorn but we learned that Shader Model 4.0 might come even before Vista. µ
Trazendo o tópico do Aranha pra cá (OGL + DX9 +DX10), poxa tem vezes que a gente tem que fazer milagres pros outros entenderem, caramba... olha ler e ouvir inglês intermediário e avançado é FUNDAMENTAL para discutir as coisas por aqui, só assim vc pode formar seu livre covencimento, e não se atrelar as coisas que o pessoal posta.
O Delta já provou 1 milhão de vezes que não é retro compatível, eu já postei o video OFFICIAL, e o pessoal tá demorando pra assimilar, isso já não é discutir.. é não aceitar uma coisa que é ponto pacífico.
Acho que não tem sentido a nvidia lançar agora em junho um produto que só vai ser usado seis mêses depois, acho que alguma coisa de compatível com o DX9 deve existir pois se não ela não lançaria o G80 agora, e acho que se ela fizer algo que tenha retrocompátibilidade com alto desempenho ela vai fazer a festa dos game maníacos como eu. Também não acho que se a nVidia destinou praticamente toda a sua equipe de engenheiros para esse projeto, até mesmo o pessoal que trabalha na área de chipset´s, para fazer uma porcaria não, o histórico da nvidia não é de fracassos não, pelo contrário, acho que se existe a mancha das FX, essa mesmo não pode ser considerada assim tão fraca, visto o seu alto poder tecnológico, tanto que ela tinha funções que só vieram a ser apresentdos na série 6xxx. Acho que teremos belas surpresas em junho, esperem e verão.
C2D-E7400@3500 - 2X2048 DDR2-800@950 Kingston -Asus P5K-PREMIUM (BP) WiFi - GeForce 9800-GTX+@850/2000/2700 XFX - HD 1.5 TB SATA SEAGATE GRAVADOR DVD LG GSA 4167B - Monitor 20" Flatron W2043S LG.
Mas vc acha, que mesmo o Vista entrando em Dezembro/2006, NVIDIA lançaria uma placa DX9/DX10 em julho?
Sinceramente D3lta, diria que de imediato não, mas acho que daí surgiria rumores fortes e em menos de 1 mes as gigantes (verde e vermelha) irão lançar algo, mesmo que seja algo provisório, parcial, MOD, sei lá! Ou quem sabe, uma placa novinha em folha! Ou então, aquelas promoções: Sua placa atual é DX9.0c? Sua placa vale 80% de desconto! - ou 100% (nao quero mais nada né?!), mas acho que elas não vão querer dar tempo p/ serem massacradas nesse aspecto...
Essa é minha modesta opinião...
Abraços
ASUS A8N-SLI Deluxe / Athlon 64 FX-60 / 2Gb OCZ / 2 GeForce 7900 GTX 512Mb GDDR3 / HD 350GB ------> All powered by: 750 Watts Pure Power Profissional Seventeam
Off assunto atual: Alguém poderia me explicar o que é "Parallax mapping" ...
Abraço
Paralax Mapping é uma técnica usada para criar areas rugosas ou com deformação baseado num modelo textural, ou seja, não existe a malha da geometria, mas somente a textura (imagem) simulando as deformações e realçando pontos onde a luz deva aparecer mais acentuada. O principal objetivo é substituir geometria por textura, acelerando muito. É uma das inumeras técnicas, e gera excelentes resultados x performance.
Repare na foto anexada, o piso, parece uma coleção de objetos (pedras), mas é uma imagem apenas...
Quanto ao BLOOM, é a luminosidade ou o clarão apresentado quando uma fonte de luz e visualizada ou é incidida sobre um objeto reflexivo. Ele é estatico e não muda conforme vc muda a orientação do angulo de visão para a luz.
Já o HDR é dinâmico, pois ao vc olhar para a luminosidade, ela sofre uma espécie de compressão do brilho e ajuste simulando a sensação natural que nossos olhos teriam ao olhar para uma fonte de luz qualquer.
Valeu D3lta, você explica muito bem!
Apesar de eu já saber o que é HDR, mas tudo bem! Foi de boa intenção!
E sobre as placas DX10, eu acho que vai ser algo bem demorado, um processo lentissimo! E depois que os consumidores se verem em certa "obrigatoriedade" de migrar, aí sim! Até porque estamos numa democracia, temos que nos reunir, contra o capitalismo estados-unidense e canadense!
E sem querer ser chato, o que é esse WGF2.0?
Não me levem a mal, mas sou bem novato no ramo...hehe
ASUS A8N-SLI Deluxe / Athlon 64 FX-60 / 2Gb OCZ / 2 GeForce 7900 GTX 512Mb GDDR3 / HD 350GB ------> All powered by: 750 Watts Pure Power Profissional Seventeam
E sobre as placas DX10, eu acho que vai ser algo bem demorado, um processo lentissimo! E depois que os consumidores se verem em certa "obrigatoriedade" de migrar, aí sim! Até porque estamos numa democracia, temos que nos reunir, contra o capitalismo estados-unidense e canadense!
WGF2.0 foi renomeado para DX10 no Vista.
M$ achou que ficaria mais fácil de entender e geraria menos problemas com questionamentos.
eu queria saber como funcionar o Shader Model 3.0 e como é
Na verdade, vc tem que conhecer um pouco de introdução a programação de placas de video, facilitando a compreensão do SM1.1, SM1.4, SM2.0 e finalmente SM3.0.
Em resumo, imagine que o SM3.0, permite fazer programas maiores com mais instruções por execução. As versões anteriores a 3.0, tinham limitações.
Além disso ele permite fazer saltos entre determinados trechos de código sem precisar passos extras de processamento.
Também foi ampliada a capacidade de registradores, bem como novas instruções que facilitam o Vertex Texture, usada para Displacement Mapping.
No final, vc poderá com SM3.0, fazer efeitos em Games melhores, pois vc tem mais potência da GPU ao criar programas maiores e mais "Brancheaveis".
Além de efeitos melhores, SM3.0 pode ser usado para otimizar determinadas funções, evitando multiplos passos na hora de se calcular algo. Se vc tivesse que fazer a mesma coisa em versões anteriores, vc teria que dividir o shader em fragmentos menores, e sofrer penalizações de desempenho a cada passo de execução, que inviabilizariam alguns efeitos de serem feitos.
E por aí vai. Não sou expert no assunto, estou bem no começo do estudo de programação 3D, mas o que já aprendi, contribuo.
valeu delta e tipo sempre ouvi falar nessas tecnlogias da ATI como SMOOTHVISION ou HYDRAVISION queria saber o que é e se tiver imagems ai em asunto de gráficos 3D sempre fui curioso
Aqui estamos todos sempre aprendendo.
Se quiser ter uma melhor noção do que é o HDR, clique aqui.
Até
Phenom II 940 X4 -> 4 GB 1066MHz -> Asus M3A78 -> Samsung HD080HJ -> 3x Barracuda ST3320620AS (2 em RAID 0) -> DVD-RAM GSA-H42N -> DVD SH-S203D (Sata) -> Mouse Razer Diamondback -> Soundblaster Audigy SE @X-Fi -> ECS Geforce GTX460 1GB Black Edition -> Samsung 931Bw --> All powered by Thermaltake TR2 RX 750w PSU
Que a diferença é notória de primeira visão não podemos afirmar, mas que há certa diferença em relação a iluminação geral, brilho e grau de realismo, isso é incontestável!
Mais uma vez D3lta, você conseguiu! (Nossa, que paga-pau discarado! rsrs)
P.S.: Ninguém percebeu que o D3lta, como bom nVidia Fan colocou a foto justo onde o produto da ATi (Radeon X1900 XTX) aparece defasado em relação ao outro, mesmo sendo que nessa ocasião ambas tem poder de exibir a mesma qualidade de imagem e recursos, pois ambas suportam HDR em SM3.0. Cuidado! D3lta e cia. podem induzí-lo a verde americana! Não sejam contaminados pela verde americana ou pela vermelhinha canadense.
Off topic: A ATi é Canadense, isso eu sei, agora a nVidia é genuinamente americana?
Abraço
Antes que me xinguem de paga-pau discarado , SCCT roda SM2.0 nas X1K por um problema de falta de implementação da compatiblidade com FP16 nas RADEONS.
Qualquer X1K pode rodar HDR em FP16 nos mesmos moldes da 6xxx, e ainda por cima ativar AntiAliasing, coisa q NENHUMA NVidia pode fazer fácilmente, só falta a UBisoft lançar o patch.
O motivo do meu post, foi só para exemplificar a diferença de HDR feito em INT e FP16..
Que a diferença é notória de primeira visão não podemos afirmar, mas que há certa diferença em relação a iluminação geral, brilho e grau de realismo, isso é incontestável!
Mais uma vez D3lta, você conseguiu! (Nossa, que paga-pau discarado! rsrs)
P.S.: Ninguém percebeu que o D3lta, como bom nVidia Fan colocou a foto justo onde o produto da ATi (Radeon X1900 XTX) aparece defasado em relação ao outro, mesmo sendo que nessa ocasião ambas tem poder de exibir a mesma qualidade de imagem e recursos, pois ambas suportam HDR em SM3.0. Cuidado! D3lta e cia. podem induzí-lo a verde americana! Não sejam contaminados pela verde americana ou pela vermelhinha canadense.
Off topic: A ATi é Canadense, isso eu sei, agora a nVidia é genuinamente americana?
Abraço
D3lta paga pau da Nvidia???? Hehehehe que novidade é essa que eu não to sabendo???
O que o D3lta está mostrando é apenas como fica a diferença gráfica entre HDR INT/ FP16 e ainda a limitação da programação do próprio jogo, pois na época em que foi concebido as Radeons não suportavam o SM3. Em breve um patch deve ser lançado para corrigir isso. Desculpe, mas nada a ver com o que você falou.
Entendo D3lta, é que como eu sou leigo nesses assuntos tão aprofundados deu essa impressão, mas okay! Tá perdoado... (O D3lta até editou o tópico receiando que mais alguém tosco que nem eu venha falar coisas indevidas e julgá-lo erroneamente! )
Eu não vou falar demais aqui, porque senão o tópico pode ficar anti-ético, e eu não gosto disso!
"As vezes, os pensamentos mais sábios devem ser guardados p/ si mesmo, e os mais tolos, devem ser propagados para a humanidade...P/ que a mesma reflita" -Autor Desconhecido
E como diz na bíblia
"Não perca seu tempo falando com um tolo, porque ele desprezará sua conversa inteligente" Provérbios 23:9
(Que exagero! Nossa...quem sabe agora o pessoal fica mais pacífico em discussões nos fóruns do Adrena)
Fui
Marcadores