+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 13 de 13
  • Compartilhar Post
  • Ferramentas de Tópicos
    Data de Ingresso
    Jul 2003

HIS: não pode remover o cooler pra limpar, nem usar um cooler melhor

Intenção desse tópico é só pra deixar avisado quem não sabia (como eu não sabia) e pensar em comprar um produto dessa marca HIS http://www.hisdigital.com/

Eu tenho uma HD6870 há pouco mais de 1 mês, que está me servindo muito bem, nada a reclamar a respeito da performance. Porém duas coisas deixaram a desejar: temperatura meio alta, um pouco barulhenta. Também notei que na ventoinha da placa já começou a juntar poeira, difícil de limpar porque o cooler é todo fechado.

Eu entrei em contato com o suporte da HIS para perguntar:
    - Se haveria como melhorar a performance do cooler;
    - Se poderia remover o cooler para limpar;
    - Se poderia trocar a pasta térmica;
    - Se poderia utilizar outro cooler adequado.

Resposta pra todas as perguntas: não.

Disseram que é normal pra essa placa uma temperatura em idle de 55ºC e 88ºC em load, que é pra diminuir o barulho do fan. Talvez por isso ele praticamente nunca passe de 27%. Acima disso começa a incomodar.

Também confirmaram que não pode tirar o cooler pra limpar ou trocar pasta térmica, nem usar outro. Pois o simples ato de desmontar o cooler expira a garantia. Infelizmente não encontrei essa informação no site: http://www.hisdigital.com/br/support.shtml. Então não há sabia isso de antemão, pois se soubesse com certeza não teria comprado.

Na caixa do produto, na parte de trás tem escrito em letras pequenas: "Warranty void if end user dissembles the cooling fan and changes card configurations". Inclusive colocaram "dissembles" (falsear a aparência, disfarçar) mas acredito que queriam dizer "disassembles" (desmontar). Famosos erros ortográficos de empresas da Ásia.

Traduzindo: Garantia expira se consumidor final remover o cooler e mudar as configurações da placa.

Outras marcas como XFX, ZOTAC, EVGA, o usuário pode usar outro cooler ou trocar a pasta térmica, não expira a garantia. Só em caso de RMA deve colocar a placa na sua forma original antes de exercer a garantia.

Agora eu vou ter que ver a placa HIS HD6870 empoeirar, oxidar e enferrujar, sem poder abrir sequer pra limpar.
    Limpeza só superficial e externa. O que acumular de poeira nos componentes e dentro da placa só vai ajudar a estragá-la mais rápido.
    Última edição por S0ulR£aver; 24-01-11 às 20:00.
    Core i5 2500K / Gigabyte GA-Z77X-D3H / Corsair Vengeance LP 2x4GB DDR3 1600 / Gigabyte HD5850

Steam ID: K-Boom

Data de Ingresso
    Feb 2010
    Minha 6850 da XFX veio com um pequeno lacre nos parafusos de fixação do cooler, escrito VOID IF REMOVED.
    Ou seja, a XFX também acabou com a alegria de desmontar a placa. Tem q limpar ela com pincel ou algo parecido, trocar pasta termica também nem pensar
    AMD Athlon II X4 620 2.6GHz @ 3.5GHz + Hyper TX3 | Asus M4A88TD-V EVO/USB3 | 4 x 2GB DDR3 Kingston 1333 CL9 @ 1440MHz CL8 CR 1T | XFX HD6850 1GB 775/4000 @ 975/4400MHz @ 1.164V | SSD OCZ Vertex 3 120GB | Fonte Corsair CX430 | Monitor AOC E2343F 23" LED Full HD

Assim eles complicam, de vez em quando é bom abrir a VGA para uma limpeza. Ajuda até na conservação da VGA.
    CPU: i7 965x Extreme 3.9 GHZ || Cooler: Watercooler Corsair H70 || Mobo: Asus Rampage III Extreme || Memória: 6GB DDR3 Corsair Dominator GT 2000 MHz || Vídeo: CrossFireX ATI HD 5870 XFX 850/1200 || HD: 2 X Western Digital 1 Tera 64 Buffer Sata3 || Monitor: LG LCD Full HD W2353V 23" || Controladora de Fan: Aerocool Touch-2000 || Fonte: Cosrsair HX1000W modular || Gabinete: HAF 932 personalizado

Data de Ingresso
    Dec 2008
    Sinceramente eles estão certos...

O que deve ter de nego noob que acabou com a placa se aventurando a limpar cooler, colocar pasta térmica e na hora do RMA dizer que era problema da placa...
    ~ Phenom II X4 840 | Biostar TA880+ | RAM 16Gb | HD 6950 ~
    N-Gage [Aposentado] | Samsung Galaxy Tab 10.1 - GT-P7500 [Tim] | AOC MW0812 [Tablet]
    ~ Nintendo 3DS FC - 0989-2600-0809 ~

Quando se tem o álibi de ter nascido ávido e convivido inválido mesmo sem ter havido...

Data de Ingresso
    Aug 2010
    Citação Postado originalmente por Maker Ver Post
    Sinceramente eles estão certos...

O que deve ter de nego noob que acabou com a placa se aventurando a limpar cooler, colocar pasta térmica e na hora do RMA dizer que era problema da placa...
    Concordo. Eles é que estão certos, se eles vendem uma placa não há necessidade de você alterá-la, pois a placa deve cumprir com seu desempenho, caso contrário RMA tá ai pra isso!
    l ASRock P67 Extreme4 B3 l Intel i5 2500k @4.6Ghz l Corsair H60 l XFX 850W PRO l
    l Corsair Vengeance 8GB DDR3 l MSI GTX 680 Twin Forzr III OC l NZXT Tempest EVO l
    l SSD Corsair GT 120GB SATA3 + Seagate 2TB SATA3 l Samsung XL2370 & Sony 32LX725 3D l
    l Origin: phsn ​& Steam: phnogueira l Google Nexus 4 & Google Nexus 7
    l
    Reviews Simples -
    http://www.youtube.com/ReviewsSimples [Reviews, Unboxings, Gameplays, Tutoriais, Cinema e muito mais!]

Data de Ingresso
    Aug 2004
    88 load é normal, como ta a circulação de ar no computador?
    I7 930@3.8 / 6GB OCZ / MSI GTX670 2GB PE / GA-EX58-UD3R / SSD Corsair 64GB / 2x1TB Seagate /Corsair 650W / HAF 922 / Dell U2311H
    origin: noxxsan

Data de Ingresso
    Dec 2008
    Vocês podem muito bem abrir, limpar, alterar, modificar o que quiserem na placa, porém, é mais do que justo que a garantia seja cancelada por conta disso.

Vocês devem realmente saber como manejar uma placa a fim de que a mesma não seja danificada nesses processos, porém, sempre tem os espertalhões que fazem caquinha e pedem RMA..

Aí ferram com a vida de todo mundo pois quem vai garantir que o problema não foi gerado pela modificação ?
    ~ Phenom II X4 840 | Biostar TA880+ | RAM 16Gb | HD 6950 ~
    N-Gage [Aposentado] | Samsung Galaxy Tab 10.1 - GT-P7500 [Tim] | AOC MW0812 [Tablet]
    ~ Nintendo 3DS FC - 0989-2600-0809 ~

Quando se tem o álibi de ter nascido ávido e convivido inválido mesmo sem ter havido...

Data de Ingresso
    Nov 2009
    Qualquer produto que você abre, já era a garantia... pelo simples fato de ter alterado a configuração original do produto.

Estão certos.

E até digo que o título do seu tópico está estranho, parece que é uma característica da placa, e não da fabricante o fato de não pode ser feito nada. Eu sugiro que você altere o título.
    i7 3770k 4.5-H2O 920-MSI GD65-850TXM-7970 Lighting-8GB Patriot 2133-800D-Vertex 4 256gb + 2.5TB 7200-LG 32 1080p
    Dell 15r Special Edition (i7 3632-8GB-7730 2GB-1TB + 32 GB SSD-Blu Ray-1080p)

Se eu morasse sozinho, minha casa seria um puteiro.

Data de Ingresso
    Aug 2009
    Bom agora fiquei preocupado, tomara que a sapphire não tenha adotado tal medida, mas mesmo assim também concordo com a HIS é uma medida de evitar gastos desnecessários (isso quando algum noob não sabe mexer no cooler da placa de vídeo e se aventura assim mesmo). Bom sei de uma coisa eu nunca mexi com cooler de vga alguma e agora estou achando que vou continuar sem mexer, veremos...
    i5 2400 | H67MA-E35 | 8GB RAM | HD 6870 | WD 1TB | HX650w | Forza Tech F1

amigo nhma placa de video pode ser aberta ou alterada assim como carros e motos eles perdem a garantia...n creio q as outras fabricantes aceitem uma vga aberta ou com biosmode no RMA
    loading...

Data de Ingresso
    Nov 2009
    pensei que o cooler era soldado no PCB.

você pode remover o cooler só que vai perder a garantia.
    Core i5 760 / Biostar T5XE CFX-SLI / XFX HD6870 / Mushking Redline 4Gb 1600Mhz 6-8-6-24 / Barracuda 7200.12 1Tb / OCZ SXS2 400W / Samsung T220.

Steam ID : austinho

Data de Ingresso
    Jul 2003
    Citação Postado originalmente por colosso do ceara Ver Post
    amigo nhma placa de video pode ser aberta ou alterada assim como carros e motos eles perdem a garantia...n creio q as outras fabricantes aceitem uma vga aberta ou com biosmode no RMA
    Claro que pode abrir ou utilizar uma solução de cooling de terceiros, depende da política de garantia da empresa. Só que em caso de RMA a placa precisa estar como original. Leia por exemplo os termos da EVGA, ZOTAC e veja você mesmo:

EVGA: http://www.evga.com/support/warranty/

ZOTAC: http://www.zotacusa.com/warranty

Mandar placa com BIOSmod pra RMA é burrice, primeiro que não deveria ter feito BIOSmod que é uma alteração mais profunda do que colocar um cooler decente. E se você usa um cooler diferente tem que mandar de volta com o cooler original. Isso é óbvio. E não teria lógica alguma uma placa dar defeito com um cooler melhor.

Colocar um cooler mais eficiente ou desmontar pra limpar é comum. Já começando pelo básico que é trocar a pasta térmica, que geralmente essas empresas gastam o mínimo e colocam elastômero fuleira ou pasta razoável. Não sei o que tem nessa HD6870, mas deve ser alguma solução porca.

Seu exemplo só tem uma diferença, se seu carro ou moto tá na garantia e tem alguma coisa pra resolver você vai na loja/concessionária mas placa de vídeo não dá né. Vai mandar a placa via correio pra fábrica ou pra loja pra eles abrirem e limpar pra você? Não vão fazer isso. Pela sua lógica você também não poderia abrir o capô do seu carro pra trocar o filtro de óleo, ar ou dar uma limpeza porque você está "alterando" o que veio de original.

De certa forma pode até ser correta proibição de trocar o cooler. Só que existem formas muito melhores de se utilizar o hardware, ainda mais se for pra conservar, e o controle de temperatura faz parte disso. Sua VGA aumenta temperatura mas o resto do hardware também sofre, afinal tá dissipando mais calor dentro do ambiente.

Mas é meio que surpreendente ver a visão do pessoal. Sendo assim as fábricas tão fazendo certo mesmo e nivelando por baixo.
    O negócio é comprar sabendo de antemão que pode abrir pra limpar, trocar pasta ou usar outro cooler. HIS nunca mais, e XFX pelo visto também. Só resta quem comprar se submeter a essas regras estúpidas, ou não.

Se quiserem fechar fiquem à vontade. Pelo visto pessoal tá satisfeito com o que as empresas fazem.

PS.: Sapphire também não pode remover o cooler: http://www.sapphiretech.com/presenta...d=3&psn=000203
    2. Os dispositivos GPU ou ASIC (VGA) são sensíveis ao calor. O dissipador de calor (heat sink) ou ventilador estão desenhados para cumprir os requerimentos de confiabilidade do produto; a garantia é inválida se o produto é desarmado ou se tira o dissipador de calor ou ventilador, já que isto pode causar danos ao dispositivo GPU ou ASIC. O descumprimento causará que a garantia do produto seja anulada e a reparação será à custa do usuário.
    Core i5 2500K / Gigabyte GA-Z77X-D3H / Corsair Vengeance LP 2x4GB DDR3 1600 / Gigabyte HD5850

Steam ID: K-Boom

Data de Ingresso
    Jan 2010
    As minhas tem o mesmo lacre , mas nem ligo , tenho um compressor de AR aqui , e ligar e jatear .........
    CROSSHAIR V FORMULA ® PHENON II X6 1090T @4.2 (WC) ® 4x2Gb DOMINATOR GT 2000Mhz C8 ® CF 2x HIS HD6950 2Gb ® FORCE SERIES 3 120Gb ® 2x SEAGATE 7200.12 500Gb ® SAPPHIRE PURE 950w ® LAMPTRON FC6 ® CORSAIR 600T BF3 Edition mod.
    LOGITECH G13 ® LOGITECH G19 ® CYBORG R.A.T. 7 ® TT DASHER ® LOGITECH X540 ® SHURE SRH440 ® LG 32LD460
    [EnMP]TeamSpeak3: movenmp.ts.nfoservers.com - STEAM / ORIGIN & BATTLELOG BF3 ID: HARDDHELL
    -
    MNFPQP - Movimento Não Foi Papai Que Pagou
    -

Marcadores

Permissões de Postagem