Introdução
Bom, amigos, finalmente sobrou um tempinho pra poder testar legal a criança que chegara não faz muito tempo. Primeiramente queria dizer que estou bastante satisfeito com o desempenho dela. A princípio não muito, mas porque estava fazendo os testes errados e até um jogo ou outro aonde sabidamente as placas nVidia levam desvantagem, como o Racedriver GRID da Codemasters.
Saí de uma HD4830 e posso dizer que o ganho de desempenho é incrível. Em algumas situações posso afirmar aqui que tive 70% com facilidade utilizando o mesmo sistema. Mas vou tentar evitar qualquer tipo de comparação, pois a idéia aqui é criar uma revisão rápida dessa plaquinha.
Temperatura
Olha, eu fiquei mal acostumado com as últimas placas que tive e elas eram bem geladas. Claro, sei que estão em outro nível, mas só as tenho como parâmetro pessoal. A HD4830 da Sapphire não passava de 45 graus com o cooler a 55% de rotação e quase não fazia barulho ele. Não era o de referência. A 9600GT da Foxconn seguia pelo mesmo caminho. Um pouquinho mais quente, mas parecida e com cooler de referência mesmo.
O que tenho agora é algo bem mais quente do que o costume. Sempre ouvi dizer que as G92 e GT200 eram geladinhas. Essa aqui não acho que seja. Se deixar o cooler no automático ela chega em full a 73 graus.
Se eu setar pra 100% e, com isto, um barulho insuportavelmente chato, não passa de 52 graus.
Como tenho usado, então? A 65% de rotação ele não faz tanto barulho e mantém uma temperatura razoável, sempre abaixo dos 62 graus.
Na hora que fiz o teste abaixo estava com o arcondicionado ligado, por isso temperatura mais baixo do que aquela que disse acima:
Sistema utilizado para os testes
Processador: Intel E5200 @ 3.75Ghz
Placa-mãe: Gigabyte GA-G31M-ES2C
Memórias: 4GB DDRII 800Mhz
Placa de vídeo: Leadtek Winfast GTX260 Extreme+ @ 684/1080 (216 Stream Processors)
Fonte: Cooler Master 460W Extream
Sistema: Windows Vista Home Premium 32 bits
Driver: Forceware 190.62
Sim, é um sistema mais limitado e justamente isso que me motivou a fazer esse tópico. Quero não só comparar com outras pessoas que possuem uma GTX260, mas também mostrar que é possível ter uma configuração modesta e frames bem altos nos jogos com uma boa placa de vídeo, basta saber escolher bem o seu hardware.
Lembrando que todos os testes estão com a minha placa de vídeo estão em overclock. Overclock em PC, pra mim, não é opção, é obrigação, então vamos lá
[ Testes ]
Crysis Warhead
Gostei muito do comportamento da placa neste jogo. Principalmente porque a diferença de jogar em Full HD ou 1680x1050 é mínima, como podem perceber. Os FPS mínimos são idênticos e a média de FPS não muda muito. É o que interessa, pra mim.
Provas do crime:
Lost Planet Colonies
Testes em Directx10, já que neste jogo esta placa, por ser nVidia, tem mais performance que o Directx9.
Levem em consideração o resultado da Area 2, já que o Area 1 parece que é uma espécie de bench fixo, parece mais teste de CPU do que de VGA. Digo isso porque o meu resultado é quase o mesmo que obtinha tanto com a 9600GT, quanto com a HD4830.
Achei que o AA pesa demais aqui. Em 1920x1080, no meu monitor, ficou bem lisinho e bem desnecessário.
Mas gostei da performance, frames sempre bem altos, quedas pequenas.
Provas do crime:
Resident Evil 5
Aqui achei interessante diferenciar por área, pra mostrar como na primeira existe uma grande diferença entre as resoluções e o filtro AA, enquanto nas outras áreas o desempenho fica muito próximo sempre.
Acho isso bem curioso. Sem contar que esse é mais um jogo a rodar em Directx10 melhor que em Directx9. Notem que o AA praticamente não pesa na performance em Dx10.
Provas do crime:
Street Fighter IV
Outro jogo aonde o AA pesa horrorores nessa placa. Infelizmente é necessário pelo menos 2XAA pra dar um contorno legal na imagem mesmo em 1920x1080. A notícia boa é que apesar de não constar nos testes pra não fugir da linha de raciocínio seguida aqui, 2XAA pesa bem menos que 4XAA nele e os frames ficam bem mais altos.
Outro detalhe é que aquela última parte do bench não reflete o resultado do jogo. Ali os frames ficam muito lá embaixo limitando a performance geral do bench.
O que quero dizer? É que você vai jogar bem em 4XAA e 1920x1080 este jogo com esta placa de vídeo, se quiser
Provas do crime:
Finalizando
Como disse no início, me dei por satisfeito neste novo investimento. Mesmo sabendo das possíveis limitações que meu PC poderia impor a esta placa de vídeo, resolvi arriscar e deu certo. Essa placa de vídeo roda no meu sistema qualquer jogo em Full HD com maestria, na minha opinião. Era justamente o que eu queria e acho que realmente consegui.
Foi só um breve teste com informações básicas, espero que tenham gostado, deu certo trabalho reunir todas essas informações. Os benchs demoram muito! haha.
Grande abraço a todos!
ps.: Colocarei fotos da placa ou da caixa dela assim que puder.

LinkBack URL
Sobre LinkBacks

Registre-se para Responder

! Gostou do conteúdo postado por mim ? Me qualifique, basta clicar na estrelinha logo ali no canto esquerdo !

Mas, beleza, valeu a tentativa da gente, hehe. Abraço!

É questão de sorte. Se tiver que queimar vai queimar de qualquer jeito porque a GPU pode ter saído problemática, o PCB pode estar com algum problema, algum capacitor, entre tantos outros problemas de fábrica, mesmo com os rígidos testes.

Marcadores