+ Responder ao Tópico
Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 105
    Data de Ingresso
    Sep 2005

O papo é Empreendedorismo

Salve galera.

Considerações:

Parede de texto abaixo!

Uns tempos atrás acho que até tinham criado um tópico assim, mas não consegui achar. Portanto, tópico criado.
    Geral pessoal zoa e tals, mas tem vários tópicos que rola um papo saudável e com respeito. Estou postando no Geral pela maior movimentação.
    Se não concorda com o que eu penso, ou se disse algo errado... dê sua opinião/correção com respeito.

Vou torcer para que apareça um pessoal com vontade de empreender, ou que já o faz, para discutirmos, trocarmos experiências, etc.

Começo compartilhando este vídeo. Achei excelente as ideias apresentadas.
    A partir dos 2:25min

Os 3 elementos base do empreendedor:

Visão: capacidade de ver o que outros não vêem. Exemplo clássico que eu gosto é o do Steve Jobs (pelo menos de acordo com o que a história conta). Steve viu no computador com tela uma coisa revolucionária, etc e tal. No filme Piratas do Vale do Silício tem a clássica passagem onde o Woz ouve a frase do executivo da HP ao mostrar para este a invenção: Para que pessoas comuns vão precisar de um computador?
    As pessoas não sabem o que querem até que você mostre a elas Jobs.

Coragem: Acho que é o fator determinante para barrar a maioria dos inventores a se tornarem inovadores. Ter a coragem para largar o emprego, a estabilidade, para empreender.
    Só de exemplo: meu pai vez ou outra pergunta como estou indo na faculdade. Ele quer que eu forme engenheiro, e com isso, tenha a  suposta  garantia de ter um bom emprego, com um bom salário. Infelizmente, nas poucas vezes que tentei falar com ele sobre a minha vontade de empreender (não disse com essas palavras), ele foi totalmente contra, dizendo que esse tipo de coisa depende-se muito da sorte, que nossa situação financeira (gastar com o filho fora e ele não formar e arrumar um bom emprego) não permite o luxo de tentar ser empresário, etc etc.
    Infelizmente, estou tendo que esconder dele certas coisas que faço e deixo de fazer para evitar uma discussão séria. Sei que se ele souber que eu, esse semestre, reprovei 7 matérias em 9, por conta de dedicar tempo aos meus projetos, pode-se chegar ao ponto de ele querer que eu vá embora de volta para a casa dele, poupando os gastos em morar fora. Felizmente, nos últimos 3 meses, já tenho conseguido me manter sozinho com meus ganhos desses projetos.

Só pra constar, vim fazer engenharia por que realmente queria (e ainda quero formar), mas as seqüências de eventos na minha vida, sem dúvida alguma devido ao fato de eu estar fazendo engenharia, me fez mudar o pensamento de arrumar um bom emprego para usar o que aprendi para empreender.

Competência: Me fugiu agora os comentários que ia fazer. Mas quero fazer comentário sobre outra coisa.
    Motivação! Acho que a principal característica para ser bem sucedido em qualquer coisa na vida, é a motivação que você tem para ela. Em outras palavras, você precisa descobrir o que você quer para você ponderar os meios de conseguir, e se dedicar pra valer na forma que você acredita que é a mais eficiente de alcançá-la.

Eu, felizmente, descobri o que quero para minha vida.

Ser rico.

Simples assim. Hoje mesmo li uma matéria, do blog da Pequenas Empresas Grandes Negócios, que listava 10 motivos errados para querer empreender. E entre eles listava dinheiro!

E não é a primeira vez que ouço isso, seja para empreender, seja para escolha de profissão.

Quero ser empreendedor por que sonho em poder criar uma empresa bem sucedida que possa gerar vários empregos, melhorando direta e indiretamente o desenvolvimento do meu país com, renda para diversas famílias, aumento da arrecadação de impostos, desenvolvimento social local e, principalmente, gerando algum benefício para as pessoas, em forma de algum produto, serviço ou processo, que será a fonte de renda da empresa. Em outras palavras, gerar alguma contribuição para a melhoria e evolução dos homens.

Este é um argumento válido?

Pra mim, bullshit. Eu quero ser rico.

Ok. Também concordo com a ideia falada a cima, e também serve de motivação. Quem não gostaria de deixar sua marca no mundo, uma boa marca, é claro.

Mas falarem que desejar ser rico é errado, ou que pode ser uma motivação errônea a ponto de comprometer o sucesso. Acho que só pra quem acredita em superstição, pecado, etc. O que, definitivamente, não vem ao caso discutir neste tópico.

Mas o que eu quero é ser rico. O meu (MEU) desejo é poder bancar meus pais em viagens, coisas de rico, etc. É conhecer mulheres de alto padrão. Poder casar com uma delas (e tentar melhorar a genética dos filhos já que a do pai não será grande coisa hehe). Enquanto não encontro a mulher -supostamente- certa, se divertir com as erradas, mas com as erradas de alto padrão. Ter uma Ferrari. Ter casas a altura de receber uma Ferrari. Etc etc... Abrindo um parêntese sobre mulheres, é uma discussão infinita, mas se você acredita que um cara feio, gordo e pobre pode ter acesso a mulheres de alto padrão só no papo, você é um idiota.

Procure uma fonte de inspiração pra você.

Já fiquei 3 anos no mercado de trabalho como técnico em eletrônica. Quando surgiu a oportunidade financeira de meus pais me bancarem estudando eu a aceitei, aos 21 anos. Com 24, estou a pouco mais de 3 anos na faculdade e só a cerca de um ano descobri o que quero pra mim.

Eu costumo falar para minha mãe, que sabe e aceita minhas vontades: Mãee, serei bilionário, ou morrerei milionário, bem de vida ou pobre, mas tentando ser bilionário. Nunca mais deixo alguém por as mãos em minha carteira de trabalho. Irei queimá-la em breve.

Não tenho a menor dúvida: Enquanto esse país gerar pessoas com pensamento de ir para o mercado de trabalho em busca dos melhores salários e estabilidade, jamais chegaremos ao nível sócio-econômico dos países verdadeiramente ricos.
    Somente sendo empreendedores para gerarmos inovação.

E o que é ser empreendedor? Ter a capacidade de gerar inovação, isso é, pegar uma ideia nova e transformá-la em um bem econômico.

Pode entrar aqui muito mais teoria, claro. Umas parada de Neo-chupeteriano e tals.

Um dos maiores empecilhos do Brasil ser um país mais empreendedor está relacionado as pessoas terem boas ideias e não aplicarem elas. Muito comum em universidades onde professores publicam teses, pesquisas etc, e não geram empreendimentos com as mesmas.
    (referência: pesquisar por lei da inovação de 2004)

O exemplo clássico é a Coreia do Sul (talvez alguém possa falar com mais propriedade). Era um país pobre, e com investimento em educação e empreendedorismo se tornou em um dos países mais avançados do mundo. Japão, Alemanha, entre tantos outros também servem de exemplo.
    Por que nós não temos Gurgel concorrendo com Hyundai pelos prêmios de carro do ano?

E aí? Vamos empreender, podendo contribuir para o crescimento do país e correr o risco de ficar rico. Ou vamos dedicar uma vida a um emprego, com ganhos medíocres. E pior, reclamar de tudo, arranjar mil desculpas e dizer que o Brasil é um lixo, e ter como sonho ser empregado em outro país, também com um salário medíocre? Ah, mas lá pelo menos eu tenho um pc top e ando de Camaro

Bem, respeito sua opinião e sonhos.

Eu tenho ambições bem maiores que um Camaro. Uma delas é um Camaro 1969, vermelho com faixa branca, igual do filme "Um amor pra recordar"

Uma coisa legal que costumo falar para meus amigos do porque as pessoas deveriam tentar ser ricas é a seguinte. Imagine que daqui a 40 anos esteja disponível uma tecnologia que permita vida infinita. Seja lá como for... em seu próprio corpo, transplante de cérebro a cada 100 anos para um clone próprio, backup de sua memória, que seja. Como toda nova tecnologia, no lançamento, é barata ou cara?

Considerações finais.

Vamos tentar não levar a discussão para o lado de:

aqui tem muita corrupção e impostos altos e mimimi

Quer uma dica? Aceite que o governo será seu sócio para sempre, e no caso de empresa, ele vai abocanhar uma parcela menor do que se você tivesse um alto salário.

Sem discussões religiosas. Sem faltar com respeito às opiniões de cada.

O papo é EMPREENDEDORISMO. Dissertem.
    Última edição por jefersonbmx; 07-07-11 às 03:32.
    “Sucesso é quando criamos algo de que podemos ter orgulho” (Richard Branson)
    Canudo de engenharia só com 1 ano de atraso - 40% Completed >> Balanço 2011 = 2 anos de atraso
    1 milhão dilmas de rendimento anual aos 30 - 0,002% Completed >> Balanço 2011 = 0,003% Completed
    1000 abates entre os 16 e 30 - 0,006% Completed >> Balanço 2011 = 0,008%
    Casar com uma virgem aos 31 - Error >> Balanço 2011 = Virgem?

Data de Ingresso
    Sep 2005
    Sites que eu acompanho e recomendo. Por favor, mandem alguns pra mim!

TechCruch, Adrena (yhulll), ResultsOn, iMaster, PEGN, Exame, Dinheirama (Muito bom!), Bizrevolution e que eu me lembre agora é só.
    Canudo de engenharia só com 1 ano de atraso - 40% Completed >> Balanço 2011 = 2 anos de atraso
    1 milhão dilmas de rendimento anual aos 30 - 0,002% Completed >> Balanço 2011 = 0,003% Completed

acredito que seja fácil ganhar dinheiro no brasil pq 90% dos serviços que eu contrato são uma bela bosta. só tem gente imbecil, incompetente, desonesta, f d p, e por aí vai.

é raro algum serviço que eu realmente ache nota 10. aqui é muito mais fácil ganhar mercado.

no meu caso grana não importava, pra mim o terror seria ter que acordar todo santo dia na mesma hr pra ganhar a msm merd4, muitas vezes engolindo sapo ou trabalhando num lugar ou com pessoas que vc não gosta numa coisa que não vai te levar a lugar nenhum. ter fds, férias.. pqp... prefiro vender picolé na praia..

através dos anos fui vendo o pessoal que tenta montar negócio.. meodeos.. tem nego que monta empresa pior e mais cara do lado do concorrente, vendendo tudo mais caro e com menos variedade, tem uns que montam uns negócios nada a ver... outra coisa que eu acho medonha é o cara falar "vou fazer o que eu gosto". empresa é pra dar dinheiro, e não pra vc gostar dela. trabalhar no que gosta é um privilégio pra poucos.

tbm tem o cara que fala "vou abrir uma pizzaria" ou qqr outro negócio pra lá de batido. daí entra no mercado que tá ali a décadas, as vezes séculos, sem saber porra nenhuma. o sujeito cisma com uma coisa e simplesmente abre. já vi muita gente se dar mal assim. um tempo atrás eu pensei em fazer um blog sobre falhas em produtos e serviços que eu uso, foram 10 minutos lembrando de tanta tosqueira que eu desisti.

na minha opinião o bom 'empreendedor' é o cara que saca uma oportunidade e aproveita, tá pouco ligando pra que atiividade é, só quer saber do dinheiro no final do mês. vc tem que se adaptar ao mercado e não ficar eternamente sonhando com uma situação ideal.

outro dia fui num empreendimento "formatado" de comida japonesa. esse é um bom exemplo de como ganhar dinheiro.

o lugar era "bonitinho mas ordinário", o local devia custar uma merreca de aluguel, e o público era classe média/média farofeira. sem sacanagem, a "mesa" tinha 2 palmos, uma mesa do mc donalds era gigante perto das do cara.. o arquiteto ainda fez a proeza de projetar o negócio tipo "concha acústica", e o barulho no local era ensurdecedor, não dava pra conversar. O prédio inteiro, cada cantinho, era ocupado pelas mesinhas de 2 palmos, mas o preço era bem mais barato que um mc donalds e por incrível que pareça a comida era boa. resumindo: o cara não investiu quase nada, já tem a manha da estrutura do negócio e deve estar ganhando muito, tá com uma loja ñ sei onde, vai abrir mais X lojas ñ sei onde... o cara preferiu ganhar na quantidade do que investir num restaurante caro, bem decorado, que caberia 1/3 do público e custaria muito mais pra conseguir um ponto "crasse A". Aliás o lugar nem tem muito público classe A.

tbm tem a história do sujeito que sempre abria loja do lado da blockbuster, o público alvo era o mesmo, daí ele abria a loja dele perto e se dava bem, pois aproveitava todo o estudo da bb indicando que seria o melhor local pro negócio dele.

resumindo, acho que as pessoas se dão mal pq na hr de montar uma empresa levam em conta seus sonhos e aspirações pessoais e profissionais. o empreendedor que se dá bem tá preocupado com público, localização e preço.

uma frase que foi decisiva pra mim foi mais ou menos isso:

"vc gosta de fazer algo? trabalhe, ganhe dinheiro e faça o que vc gosta."

ps: devia ter postado isso no papo cabeça.
    x x

Data de Ingresso
    Mar 2007
    Isso que o colega aí de cima comentou é a realidade, os serviços prestados no Brasil em sua grande maioria são insatisfatórios. Porém há exceções, mas acredito que o consumismo, vai variar com relação a classes sociais e cultura.

Por exemplo, aqui em minha cidade o pessoal procura o mais barato mesmo, mesmo que o atendimento seja lixo, e se der algum problema os cara se lasquem com a garantia. Geralmente essas pessoas são de classes D para baixo.

Não sei em classe me encontro, mas se tenho algo pra fazer desde iir a um restaurante, ou fazer compras, eu prefiro pagar 10 ou até mesmo 20 reais a mais pra ser bem atendido, e tenho certeza que muita gente pensa como eu. Existe um velho ditado, às vezes o barato sai caro, e é verdade.

Sobre o assunto acredito que se alguém for montar um estabelecimento voltado para o atendimento ou venda para o público visando empreender, sempre priorizar o bom atendimento é a alma do negócio.
    Quando eu morre, não quero que me enterrem, antes que me atirem atrás de uma coxilha, que venham os urubu me comam e me saiam cagando pelo Rio Grande. "Mano Lima".

Citação Postado originalmente por BadDay Ver Post
    ps: devia ter postado isso no papo cabeça.
    Concordo em muito do que o colega falou, inclusive sobre o papo cabeça , hehehe.

Recentemente conheci uma franqui de comida japonesa bem simples. Com preços atrativos. Do que observei, notei que as cadeiras, padronizadas, são extremamente desconfortáveis! Isso mesmo. Não querem que você sente ali e fique por horas, tal qual um restaurante. É chegou , comeu , vazou. E isso não deixa de ser uma boa estratégia.

Eu faço parte daqueles que smepre estão alerta, sempre pensando em "oportunidades", mas confesso que por ser concursado público, a zona de conforto me mantem inerte. jà pensei em coisas desde o e-commerce e prestação de serviços até producao industrial. Praticamente tudo. Sim é uma bela falta de foco, mas sempre divagando sobre possibilidades.

Vou me ater até aqui, vamos conversando!!

Ps.: PEGN é muito legal de ver , ao mesmo tempo que frustrante... cruel ver outros indo e tendo sucesso aonde não tive ainda impeto de chegar.

FALOWS E ALOHA!!

Eu tenho uma opinião que pode ser útil, ou não...

Mas procure conhecer outros lugares além do lugar onde vc pretende empreender. As vezes, a boa ideia está na cidade ao lado e vc nunca viu. Circular e se informar ajuda bastante.

Outra coisa que pode acontecer é o camarada bater cabeça pra abrir algo em um lugar saturado e, se ele arriscar mudar pra outro canto, a coisa deslanchar. Não precisa ser nem mudar de cidade... as vezes mudar de bairro já resolve.

Basicamente, eu gosto e procuro usar serviços que:

1 - Atendem uma demanda minha específica (pode parecer óbvio, mas nem sempre é - eu por exemplo prefiro ir mais longe comprar algo se for mais fácil de estacionar)
    2 - Tem o mínimo de qualidade e de garantia que se espera da coisa (tem gente que arrisca por qq coisa... mas tem muita gente que prefere o certo pelo duvidoso)
    3 - Não me tratam como idiota (tem lojas que ninguém consegue tirar a sua dúvida sobre o produto, ou pior, que te respondem com informação errada que vc sabe que está errada e querem que vc engula e compre assim mesmo)
    O tópico virou site: http://www.papoecarro.com.br/

NOTE: Samsung RF411 (i5-2410M, 6Gb, GT540M 1Gb)
    CAM: Nikon D3100 (Nikkor 18-55mm / Nikkor 55-300mm / Nikkor 35mm 1.8)
    GAME: PS3 (FAT, 60Gb)

Data de Ingresso
    Feb 2011
    Citação Postado originalmente por AC1982 Ver Post
    Eu tenho uma opinião que pode ser útil, ou não...

Mas procure conhecer outros lugares além do lugar onde vc pretende empreender. As vezes, a boa ideia está na cidade ao lado e vc nunca viu. Circular e se informar ajuda bastante.

Outra coisa que pode acontecer é o camarada bater cabeça pra abrir algo em um lugar saturado e, se ele arriscar mudar pra outro canto, a coisa deslanchar. Não precisa ser nem mudar de cidade... as vezes mudar de bairro já resolve.

Basicamente, eu gosto e procuro usar serviços que:

1 - Atendem uma demanda minha específica (pode parecer óbvio, mas nem sempre é - eu por exemplo prefiro ir mais longe comprar algo se for mais fácil de estacionar)
    2 - Tem o mínimo de qualidade e de garantia que se espera da coisa (tem gente que arrisca por qq coisa... mas tem muita gente que prefere o certo pelo duvidoso)
    3 - Não me tratam como idiota (tem lojas que ninguém consegue tirar a sua dúvida sobre o produto, ou pior, que te respondem com informação errada que vc sabe que está errada e querem que vc engula e compre assim mesmo)
    O numero 3 ja é o padronismo, sempre acontece, você já tem que ir sabendo tudo sobre o produto que quer adquirir do contrario vai ser só ladainha
    Última edição por Cronycost; 07-07-11 às 14:36.

8. sobre empreendorismo meu sonho seria abrir um PUB tipo daqueles irlandeses sabe?
    mas o que eu to vendo é que comida japonesa ta sendo um ótimo ramo , eu como frequentemente e sei que há um lucro muito grande.
    só falta a verba né $$ haha, minha casa fica bem no centro da minha cidade ao lado de um pólo gastronômico com vários bares e restaurantes bem conceituados,estão fazendo varias construçoes de prédios residenciais,expandindo o comercio ao redor.
    Meu quintal é gigante, construir uma loja é perfeito.
    só me falta o investimento $$ =/

Ótimo tópico,assunto muito importante.

Obs: Pro autor do Tópico Jeferson
    Jeferson se faiz UNIFEI véi.
    To fazendo INATEL(Instituto Nacional de Telecom) em Santa Rita.
    To 30km distante de você.
    Então você deve sabe que essa região nossa(Vale do Sapucai) é muito empreendedora.No INATEL tem várias incubadoras com idéias empreendedoras dos alunos.
    Desde que entrei na faculdade tive milhares de palestras e aulas sobre Empreendedorismo.A facul inspira muito os alunos empreendedores.
    PC:
    Phenom X3 8450 / 4GB DDr2 @800mhz / XXX9600GT @750/1070/1875 / HD Seagate 500gb 7200 RPM

Data de Ingresso
    Dec 2009
    Brasileiro nasce e é criado pra trabalhar pros outros, não adianta...

Data de Ingresso
    Jan 2005
    acabei de sair de uma prova de administração empreendedora na unb, tem nem 30 minutos

não valeu mas chega de discutir isso por hj ashsahuhe abraço

agora quero só relaxar e só lembrar da vida de novo domingo, onde terei que estudar para mais 2 provas finais

Tire 9,5(total 10) em um trabalho da disciplina de Empreendedorismo, era pra fazer um plano de negocio. :
    :sonic:Nem por você nem por ninguém, eu me desfaço dos meus planos. Quero saber bem mais que os meus 20 e poucos anos...:sonic:

Eu li: o PAPA é empreendedorismo, até achei que estava escrito errado
    [QUOT=DOHC VTEC SIR]kra esse SS-Elite tá meio chapado ultimamente.

Data de Ingresso
    May 2007
    concordo com bastante coisa que vc falou, producoxa. só n digo que com tudo porque certas coisas eu nem havia parado pra pensar.

acabei de me formar e meu foco no momento é acumular a maior quantidade possível de dinheiro no menor tempo possível, por isso pretendo passar os próximos anos trabalhando com petroleo (formei eng mecânica) embarcado em algum lugar do mundo. enquanto estiver trabalhando vou me informando melhor à respeito de empreendedorismo e analisando quais possibilidades terei.

inclusive dá pra continuar trabalhando e ir investindo, tem um prédio de kitinetes perto da unifei que custou +- 1 milhão e foi um cara formado na hidrica e que trabalhava na schlumberger que construiu.
    G31M-ES2L / E5200 @ 3.3Ghz / 2x2gb Kingston 833Mhz / XFX 9800GT XXX / Seagate 320Gb + Maxtor 200Gb / OCZ StealthXStream 500w / a4tech X-718F / LG 22" Flatron W2252TQ

[xfire/Live: Abomai] [steam: sanan145]

Data de Ingresso
    Sep 2005
    Moderação:
    Agora que já tem um pessoal acompanhando e discutindo, podem mudar pro Papo Cabeça? Vlw manolos

Citação Postado originalmente por meteorofun Ver Post
    só me falta o investimento $$ =/
    Assim, falando de boa mesmo, sem criticar, mas de um modo geral. Ao meu ver, não ter grana e falta de coragem (que de uma certa forma estão ligadas), é uma das principais desculpas para não empreender. Como disse, não to te criticando, muito pelo contrário, tentando ajudar (na medida do possível, dentro do pouco que conheço), e espero ser ajudado também com as opiniões de vocês.

Dá uma lida nessa matéria Mereorofun: http://resultson.com.br/blog/bootstr...=Google+Reader

Fala sobre bootsttraping, que entre outras coisas, é uma forma de começar um negócio sem grana. Tipo, imagina aquele muleque que começou vendendo limonada na calçada, em cima de uma caixa de madeira (tipo o chaves), e hoje é dono de uma empresa de bebidas. Lance no mercado um protótipo de sua ideia, comece a vender seu produto em uma escala bem menor, uma versão beta, etc...

Por exemplo, minha mãe junto com minha tia fazem doce pra vender. Brigadeiro, essas coisas... Investimento inicial praticamente nulo. Hoje elas faturam entre 500 e 1000 por mês, até por que não tem tanta encomenda. Mas com o pouco de minhoca que fico colocando na cabeça delas, e também ajuda como por exemplo, um site que fiz e gerei uns anúncios no google segmentados para a cidade delas, já aumentou um pouco as vendas e o faturamento. E com o tempo a coisa vai.

Um comentário que achei fera no primeiro vídeo que postei foi.
    Vídeo: Os 3 elementos básicos do Empreendedorismo

Comentário:
    "o problema é ter os 3 elementos e naoÿ ter o dinheiro."

Resposta do autor do vídeo:
    "Qdo falta investidor ou sócio que apostem em suas idéias, é pq na realidade está faltando algum dos 3 elementos, pq o mais comum é ver investidores reclamando pela falta de novos projetos para investirem. Mas em algunsÿ casos, o 3º elemento, q é a competência p/ implementar é tão forte, q os resultados das vendas acabam financiando a expansão d seu projeto.ÿ Há uma fase q esses conceitos parecem vagos, mas qdo se chega lá, vc percebe o quanto eles são profundos e eficazes. Gde abraço!"

Citação Postado originalmente por vulcanno Ver Post
    Ótimo tópico,assunto muito importante.
    Obs: Pro autor do Tópico Jeferson
    Jeferson se faiz UNIFEI véi.
    To fazendo INATEL(Instituto Nacional de Telecom) em Santa Rita.
    To 30km distante de você.
    Então você deve sabe que essa região nossa(Vale do Sapucai) é muito empreendedora.No INATEL tem várias incubadoras com idéias empreendedoras dos alunos.
    Desde que entrei na faculdade tive milhares de palestras e aulas sobre Empreendedorismo.A facul inspira muito os alunos empreendedores.
    Salve Vulcanno. Conheço bem a Inatel sim, inclusive passei no vestiba aí em 2005, mas na época meu pai não tinha condições de me bancar fora + faculdade. Por isso segui no mercado de trabalho como técnico, pra só depois em 2008 ir pra federal por questões de $$.

No final do ano passado teve um evento aqui na efei (unifei) onde teve a participação de um cara dai da Inatel que fez aquela coleira para cachorros que fazem eles pararem de latir, e que tem a venda e grandes lojas, e passa na TV (não sei onde), em propagandas tipo as da PoliShop.
    Empreendedor pra Baralhoo o cara! Pq? pegou uma ideia simples (que não existia, portando inovadora), onde com uma frequencia gerada por um circuito incomoda os dogs pra eles acarmarem, e transformou isso em muita grana.

Quanto a palestras em si, eu não tenho a menor dúvida que elas foram as responsáveis pela minha mudança de percepção, em não querer ir pro mercado de trabalho.

Citação Postado originalmente por Stretch Dude Ver Post
    Brasileiro nasce e é criado pra trabalhar pros outros, não adianta...
    Infelizmente senão isso não mudar, o país continuará indo bem...
    Indo bem myass. Eu quero que meu país dê um salto gigantesco em todas as questões sócio-econômicas.

Citação Postado originalmente por Abomai Ver Post
    concordo com bastante coisa que vc falou, producoxa. só n digo que com tudo porque certas coisas eu nem havia parado pra pensar.

acabei de me formar e meu foco no momento é acumular a maior quantidade possível de dinheiro no menor tempo possível, por isso pretendo passar os próximos anos trabalhando com petroleo (formei eng mecânica) embarcado em algum lugar do mundo. enquanto estiver trabalhando vou me informando melhor à respeito de empreendedorismo e analisando quais possibilidades terei.

inclusive dá pra continuar trabalhando e ir investindo, tem um prédio de kitinetes perto da unifei que custou +- 1 milhão e foi um cara formado na hidrica e que trabalhava na schlumberger que construiu.
    Salve graxeiro. Eu resumi minha trajetória de efei na vdd. Eu entrei em 2008 em eng. da computação. Não me dei bem com programação e logo mudei pra EME. Fiz 2 anos lá, mas como surgiu a vontade de empreender, e devido aos paus (uii) e dificuldade do curso eu levaria não 6, e sim 7 ou 8 anos para formar, mudei pra producoxa esse ano.

Uma dica que eu dou pra você (humildemente é claro, afinal, que sou eu hehe) é: Não desanima, muito menos esqueça de empreender.

Como já falei, já estive no mercado de trabalho antes, e a rotina era, perder no mínimo 10 horas do dia com o emprego, e nas demais horas querer comer, dormir e meter. Imagina então em plataforma! O trampo é pesado pra caramba, pelo que falam. E portando, se tem pouco e tempo e energia para estudar e estudar e estudar, para empreender (seja negócio próprio, imóveis, ação...).
    E uma coisa é fato, ninguém fica rico "mexendo" com bolsa ou imóvel só aos finais de semana. Pode até ganhar uma boa grana, mas pra se alcançar a excelência no negócio pode ter certeza que o tempo e energia dedicado na maioria das vezes é maior que em um emprego.
    Formar, ter um bom emprego e acumular uma grana para depois empreender é uma alternativa sim, desde que você se comprometa com isso.

Eu estou tentando ir para o caminho do empreendedorismo agora por questões pessoais. Falei que quero dar uma vida de rico para meus pais, e sei que pra isso se concretizar, fator tempo é determinante.

obs: tudo que escrevo são opiniões minhas, e espero não ter faltado com respeito e tals, vamos gerar boas discussões aqui manolada!
    obs2: to vendo várias serie 3, acho que 325i, zerada aki em itajubá, pqp, quero uma branca em no máximo 2 anos

Já que é assim, leiam "O crescimento da firma - Edith Penrose".

É um livro sobre crescimento corporativo mas dá um tratado muito grande sobre empreendedorismo, e até, como ser empreendedor dentro de uma corporação, e como é que isso contribui(e é necessário) para a empresa crescer.

A definição de empreendedorismo que ela dá é, algo como:

"Pré-disposição do indivíduo de arristar, trabalhar e assumir riscos em função de lucro"

É mais que isso, mas é a melhor descrição que eu já li.
    Qualquer bla bla blá...

psn: x-tranho

Data de Ingresso
    Sep 2006
    Gostei do tópico, vou acompanhar

x3

melhor mudar pro papo cabeça realmente
    P5K Premium Black Pearl ,E8400 ,2x2Gb 800mhz Kingston ,HD 2x Seagate 500gb 1x 250gb ,XFX 9600GT XXX ,LG W2353V / Sony BX405 40",Corsair TX650W, Logitech X530, X360 Usb Control

Data de Ingresso
    Sep 2009
    ótimo tópico sou estudante de logistica tenho que estudar empreendedorismo caso esse tópico de certo
    vou da uma olhada nele sempre
    Eu tambem sou adepto da teoria que "é na porrada que se conserta", se bateu e quebrou, é batendo que vai arrumar.:bottini:

Data de Ingresso
    Aug 2005
    Cara, isso vai soar gay mas, eu me identifiquei muito com você.

Um tiquinho de mim:

Tenho 17 anos e há uns 2 anos eu já tinha em mente que queria ser independente financeiramente; o fator tempo tá ao meu lado. Ano passado, eu comecei a ler vários livros sobre empreendedorismo, frequentar fóruns, mexer no simulador da bolsa... No final do ano prestei vestibular pra UFSC (Eng. de produção mecânica) e pra UNESC (Eng. de produção plena) - da uma olhadinha nesse tópico - não consegui passar na UFSC, não me esforcei, e agora to concluindo o primeiro semestre aqui na UNESC. Me apaixonei pelo curso, amei as aulas de Organização, Sistemas e Métodos, Introdução a Engenharia de Produção, mas acabei desistindo do curso e esse mês to indo morar em Florianópolis, fazer cursinho semiextensivo la, já que vou prestar novamente pra UFSC, só que agora para Eng. de Produção Elétrica (mais fácil). Prefiro Eng. de prod. plena á Eng. de prod. com ênfase em uma área, mas, graças a Deus, vai abrir a plena na UFSC e, quando abrir, eu tento transferir ou faço o vestibular de novo...

Só que a minha vontade de ir a Florianópolis, não é devido ao curso, mas sim porque quero acabar com o meu comodismo. Lá, um tio meu é sócio de uma construtora, e ele já me ofereceu emprego com um salário bem convidativo pra alguém da minha idade e é um lugar onde posso aprender muito, sobre imóveis então... Assim, o meu plano à curto prazo é: passar na UFSC em Eng. de Produção Elétrica, transferir pra eng. de produção plena quando abrir (e cobrar do pessoal la pra abrir logo), conciliar trabalho e estudo, investir salário. Durante todo o meu curso eu quero investir a maior parte do meu salário, meus pais têm condições de me bancar legal, então se eu ganhar 2000 em um mês eu invisto 1800 no tesouro direto/ações e 200 eu guardo pra tomar umas cervas. Quando formado, vou me dedicar a ir bem na minha carreira pro meu salário subir logo, e o que eu ganho vou investindo em um negócio próprio (pretendo fazer os primeiros investimentos em franquias), além disso eu não posso saber pois vai ser daqui a um futuro longo, mas espero ter uma carteira de investimentos bem gorda e saudável. O esquema é pensar em longo prazo, fazer o dinheiro trabalhar pra ti e amar esse estilo de vida.

Quando ser rico eu quero: aproveitar a grana, lógico; aposentar o meu pai, que trabalha muito e administra muito mal o dinheiro, e ser um filantropo. Parece meio arrogante, mas não é o meu intuito.

Pra tentar estimular alguém a investir: Se você é como eu, ainda financeiramente dependente dos pais, e ganha 1000/1200 ou um pai de família que tem mais ou menos essa quantia pra investir. Durante 1 anos invista num título público, um investimento conservador e bem acessível a todos. O rendimento de um NTN-B é por volta de 12% por ano. Vamos supor que investisse 1000 reais durante um ano nesse título, no final do ano vais ter em média 12.500 reais. Agora no próximo ano, com os juros do investimento, você vai ter um acréscimo no seu salário de 125 reais. Aplicando a regra dos juros composto (juros sobre juros) e continuar investindo o salário, no final do segundo ano terás uma uma grana legal, isso provavelmente vai estimular você a rumar à independência financeira. Viver de renda, bem tranquilão e ainda de um moo conservador...

Pra quem é investidor iniciante, como eu, recomendo a leitura do livro Investimentos Inteligente do Gustavo Cerbasi. Sou fã desse cara!

EDIT: um tópico desses devia estar fixado no papo cabeça, vai que um dia não sai uma associação de sucesso daqui IAHUIAuiha
    8800GTS 320Mb - (2x1) 2Gb kingston DDR2 667 - E4500 2.2Ghz - HD Sata 2 160Gb - P5K-SE - Samsung 931Bw

Criciúma E.C. Te apoiaremos de Coração! Se campeão TIGRE!!

@ado,
    Man, você me estimlou fortemente a investir, eu já tava com essa idéia de investimento em Títulos a algum tempo, mas devido a alguns problemas financeiros acabei desistindo, agora que eu tou bem novamente, eu preciso investir esse dinheiro, mas eu preciso aprender como tudo isso funciona, tenho muitas idéias vontade de empreender mais não sei nem por onde começar, vou ler o livro que você me recomendou. Mas existe mais livros que a galera me recomendaria que fala sobre empreendorismo/investimento em geral ? (Títulos Públicos, Bolsa de valores etc) ?

Data de Ingresso
    Aug 2008
    Otima iniciativa sua jefersonbmx de criar esse tópico, posso dizer que pra mim ele chegou na hora certa. Porque?

Bom ultimamente andei pesquisando bastante na internet sobre ganhar dinheiro extra, cada dia mais pesquisando e me aprofundando no assunto e vendo que a maioria dos sites que prometem dinheiro é furada. Bom intao veio essa ideia de empreendorismo quando estava lendo a revista VoceSA vi varias historias de pessoas que se deram bem financeiramente.
    No meu caso é o seguinte tenho 19 anos estou cursando Sistemas de Informação, eu trabalho e ganho um sálario comercial. Lá eu não faço praticamente nada, a não ser ficar sentado o dia inteiro vendo o tempo passar. Intão fui percebendo que estava desperdiçando aquele precioso tempo.
    Foi ai então que tive a ideia de ganhar uma renda extra baixinha mesmo só para me especializar, que é, comprar um notebook e começar a fazer trabalhos escolares e outros serviços para as pessoas. Sei que minha renda nao vai la nas alturas mas é bom pra mim ganhar minha primeira freguesia.
    Essa foi minha primeira ideia.. nem sei se considerada como empreendorismo mais é isso ai. Mais pra frente sei que vou conseguir algo melhor.

Bom minha humilde opnião: Acho que para atuar nessa area é sempre bom saber muito e ler muito mesmo. Intao indico algumas revistas que leio ultimamente que são:

VocêSA
    Exame
    ExamePME

Espero ter ajudado. Abraços!

Data de Ingresso
    Sep 2005
    Salve galera.

To meio de ressaga, então não vou quotar, só pra dar uma opinião meio que geral.

Investir em bolsa com dinheiro próprio não é ser empreendedor. Abrir uma corretora e usar uma grande quantia dos outros pra alavancar seus ganhos sim. Não estou dizendo que é errado ou pouco eficiente investir em bolsa, ou qualquer outro título, ou imóvel. Eu mesmo pretendo fazer isso, mas não com o intuito de enriquecer, e sim apenas para não deixar o dinheiro parado sendo sugado pela inflação. Veja bem, fazer isso com dinheiro próprio, ou seja, usar parte do meu patrimônio para dar uma pequena incrementada nele próprio. Agora, para se ter ganhos astronômicos, há outros meios mais eficientes.

No livro "Aposentado Jovem e Rico" da série Pai Rico Pai Pobre, o autor comenta uma coisa que me marcou pra toda vida.

"É possível ficar rico com bolsa ou imóveis. Mas pra se tornar absurdamente rico, somente com empresa"

Em outras palavras, você não consegue ficar muitíssimo rico se apenas comprar terrenos, construir e vender como pessoa física. Você ficará rico se abrir uma construtora, construir um prédio com o dinheiro dos outros (venda na planta, por exemplo) e aí sim vender.
    É só pegar os exemplos reais. Não existe pessoa no mundo que se tornou bilionária como pessoa física.
    Eventualmente, algumas pessoas podem ter um salto grande com o dinheiro próprio em imóveis ou bolsa, mas são exceções. Mesmos para se tornar um megaboga daytraider (acho que é assim q se escreve) e ganhar seus 100% ao mês ou mais, são raras exceções. Sem falar que nesse caso aquilo não se torna mais um investimento, e sim uma profissão.

Agora, para se colocar 1000 doleta, ou vender sua Kombi 1976 e uma calculadora HP, e alguns anos depois sua IPO levantar 1bi, só empreendendo.
    Lembrando, empreendedor é o cara que traz um produto (ou serviço/processo) novo (que nunca existiu) para o mercado. Você não precisa ser a pessoa que vai inventar a coisa nova (se for, espero que empreenda com ela, e ganhará mais dinheiro por estar sozinho hehe).

Em um dos dois Nerdcast sobre Empreendedorismo, os Expresso Empreendedor 1 e 2, do site Jovem Nerd, o Marco Gomes (boo-box) fala para de dormir e faça bons amigos. Um dica fortíssima ao meu ver para empreender.

Então a dica que queria dar, sobretudo pra galera que quer ter a independência financeira e está em uma faculdade, é tentar a partir de dentro da escola abrir uma empresa. Como já disse antes, esse é um dos principais fatores para a "estagnação" do país. A falta de termos pessoas empreendedoras que vão transformar os novos conhecimentos gerados em grana.
    Procure dentro do seu curso ou área de estudo que você realmente gosta de se dedicar, brechas ou falhas (ou outras formas de se ter ideias) pra você poder empreender. Fique amigos de pessoas que tem ideias legais.

Galera, segue aí uma matéria muito da hora da PEGN de meados de dez/2010 eu acho.
    De onde vêm as boas ideias de negócio. Acho que é a melhor matéria em uma revista que li nos últimos anos sobre o assunto, fora as dezenas de exemplo onde com uma ideia simples o cara ta faturando alguns milhões.

http://goo.gl/MCMf3

E ah, não poderia faltar os links para os Nerdcast de empreendedorismo. Muito bom!

http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/...-empreendedor/
    http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/...mpreendedor-2/

Data de Ingresso
    Dec 2008
    Muito bom o tópico, só vi agora!
    Vou acompanhar e tentar atualizá-lo também.

Vou fazer vestibular para Engenharia Mecatrônica ou Engenharia Elétrica. Especialização em Robótica e Nano Tecnologia, aí vou me sentir realizado hahah.
    Quero usar todo esse conhecimento e estrada para também ser um futuro empreendedor. E não pretendo deixar o país.
    Gostei muito da cabeça do pessoal aqui, gente da minha idade (16 anos), talvez um pouco mais, tendo visão que o povo daqui (Paraíba e redondezas hahahah) não tem.
    Finalmente vou ter um lugar para discutir isso!!

Abraços, ótima ideia!
    Q6600 @ 3.24 | Asus P5K-SE | 2x2GB Kingston + 2GB OCZ Platinum DDR2 800Mhz | XFX HD 6850 1GB GDDR5 | Corsair 500w | HD 160GB + 1TB
    [MacBook White | Logitech DFGT 900º | GVT 10mb | iPhone 4 32GB | Epiphone SG & Squier Telecaster | Xbox 360 (Gamertag: EduFPF)]
    Nikon D5000 + 18-55mm f/3.5-5.6G + 35mm f/1.8G + GoPro HD Hero

Acredito que no Brasil principalmente faltam investidores sérios

Google apareceu porque alguém investiu
    Facebook a mesma coisa
    Outros sites/empresas se não foram criados por pessoas já ricas eles tiveram injeção de $$ de investidores externos

Hoje eu tenho 2 sites bons e 1 com uma idéia genial na internet e o máximo que apareceu foi um "investidor" muito esperto que disse que iria investir em propaganda mas queria 50% do meu faturamento já de início, olha só que piada,
    na hora que falei que quando ele dobrasse meu faturamento ele teria os 50% ele não aceitou. Infelizmente é dificil.

Hoje eu trabalho em casa, só com meus sites, não preciso de trabalhar fora, faço visita a parceiros(semana que vem mesmo estou indo pra SP visitar varios e participar da EXPON 2011)
    Vivo muito melhor que muita gente da minha família que só pensa em emprego fixo. Sou formado em Engenharia Elétrica mas trabalho com Site na internet hehe

Data de Ingresso
    Sep 2005
    Acho que dependendo do valor do invetimento valeria a pena aceitar dividir 50-50 o faturamento logo de cara. Até por que, como você já tem o negócio e ele já gera lucro, fica muito mais fácil fazer um plano de crescimento de acordo com um valor investido.

Você chegou a ver o programa Minha Ideia Vale um Milhão do Buscapé? Eles iriam escolher uma ideia/plano de negócio/empresa para investir 300 mil e ter 30% de participação.

Tags para este Tópico

Marcadores

Permissões de Postagem