-
Quantas horas por semana devemos trabalhar, por lei ?
boa tarde...
pessoal aqui na empresa aumentaram 45 minutos de trabalho
quero saber, esta correto, totalizando 8:45 por dia, nao trabalho fds, trabalho em uma distribuidora, na area de vendas,
oque esta correto ?
qual lei fala sobre isso, para eu ter argumentos com a administradora ?
Obrigado !
-
40 horas semanais eu acho
ou 44...
-
Ela não anda, ela desfila, Ela é top, capa de revista!
Onde ele chega rouba a cena deixa os muleque babando
Na boca do bico arruma buchicho e os invejosos xingando
-
http://www.mte.gov.br/ouvidoria/duvi...abalhistas.asp
Jornada de Trabalho
O que se considera jornada normal de trabalho?
A jornada de trabalho normal será o espaço de tempo durante o qual o empregado deverá prestar serviço ou permanecer à disposição do empregador, com habitualidade, executadas as horas extraordinárias. Nos termos da CF, art. 7º, XIII, sua duração deverá ser de até 8 horas diárias, e 44 horas semanais.
O que se considera horas extras?
Horas extras são aquelas trabalhadas além da jornada normal de cada empregado, comum ou reduzida.
O empregado pode recusar-se a trabalhar horas extras?
Sim. A recusa será legítima, salvo em caso de força maior ou dentro de limites estritos, quando a necessidade for imperativa. Para que o empregador possa, quando legitimamente exigir trabalho em horas suplementares, deverá haver acordo escrito entre as partes ou norma coletiva.
De que forma deverá ser remunerada a hora extra?
Por determinação constitucional (CF, art. 7º, XVI), deverá a hora extra ser remunerada, no mínimo, em 50% acima do valor da hora normal, percentual esse que poderá ser maior, por força de lei, de acordo individual ou sentença normativa.
Poderá ser dispensado do acréscimo de salário?
Será dispensado do acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.
-
8hr por dia + sabado de manha fechando 44hrs ou 8:48 e nao trabalha sabado
I7 930@3.8 / 6GB OCZ / MSI GTX670 2GB PE / GA-EX58-UD3R / SSD Corsair 64GB / 2x1TB Seagate /Corsair 650W / HAF 922 / Dell U2311H
origin: noxxsan
-
Deixa eu ver se eu entendi. Você não trabalha no final de semana?
Se é o caso, saiba que se não estou enganado, tem que totalizar 44 horas semanais. Com 8 horas semanais, trabalhas 40. Com 8:45, 5 dias por semana, trabalhará 43:45 horas.
Se for assim, não vi nada de errado. Eu trabalhava das 08:00 às 12:00 e das 13:12 às 18:00 durante a semana.
-
44 horas semanais, mas as empresas podem colocar menos carga. Aqui eu trabalho das 08:15 as 11:45 e 14:15 as 18:00, segunda a sexta. Em compensação, viajo bastante, e vira e mexe, fico trabalhando no hotel para adiantar as coisas, mas tudo devidamente anotado em banco de horas.
i7 3770k 4.5-H2O 920-MSI GD65-850TXM-7970 Lighting-8GB Patriot 2133-800D-Vertex 4 256gb + 2.5TB 7200-LG 32 1080p Dell 15r Special Edition (i7 3632-8GB-7730 2GB-1TB + 32 GB SSD-Blu Ray-1080p)
Se eu morasse sozinho, minha casa seria um puteiro.
-
Se a sua convenção coletiva não tiver nenhum acordo de compensação de horas e vc não assinou nenhum acordo assim eles devem te pagar 45min de horas extras por dia.
Se algo do que eu citei acima existir, então tá certo.
iPhone 4S; Macbook Air 13" Late-2010
Razer Orochi
-
Tem que totalizar 44 semanais, ou pagar horas extras ou compor banco de horas.
As horas do dia contam da hora de entrada até a hora de saída, descontando intervalo do almoço.
Se não picar cartão no almoço, subentende 1 hora por padrão.
Se vcs faziam 8 horas e agora fazem 8:45 está dentro da lei e ainda estão devendo 3 minutos por dia.
-
 Postado originalmente por Soro
Tem que totalizar 44 semanais, ou pagar horas extras ou compor banco de horas.
As horas do dia contam da hora de entrada até a hora de saída, descontando intervalo do almoço.
Se não picar cartão no almoço, subentende 1 hora por padrão.
Se vcs faziam 8 horas e agora fazem 8:45 está dentro da lei e ainda estão devendo 3 minutos por dia.
Justo. É exatamente isso.
E o Soro sabe. Empresário safado.
-
Boa noite pessoal...
entao, ouvi que depende de como a empresa esta registrada, e como estamos sendo empregados,
existe isso ?
em qual eu como vendedor, me encaixaria ?
la eu preciso ligar para os clientes, mas tudo dentro do predio...
Obrigado !
-
bosalla, como o Labrada disse, se tiver acordo para compensação de horas ou banco de horas previsto em acordo coletivo, eles estão certos de cobrar as 4 horas, que complementam as 44, durante a semana.
Se não tiver nenhum tipo de acordo coletivo sobre isso, eles tem que pagar hora extra, o horário normal de trabalho são 8 horas por dia, mais 4 horas, em outro dia (geralmente sábado), não existe essa de trabalhar além das 8 horas diárias pra não ter que ir no sábado, sem hora extra, se não tiver acordo sobre isso - para instituir banco de horas no trabalho.
Obs: cuidado quem diz que pode ir ultrapassando as 8 horas diárias para compor as 44 semanais sem nenhum tipo de acordo ou pagamento de hora extra.
Última edição por P3dRo h3nR1qUe; 24-11-10 às 01:41.
Desktop: MacMini Late 2012 !i! Core i7 @ 2,3Ghz !i! 4Gb Ram !i! 1Tb HD !i! Intel HD Graphics 4000 !i! OS: Mac OSX 10.8.3
Notebook: Acer Aspire 1410 !i! Celeron U2300 (dual core) @ 1,2GHz !i! 3Gb Ram !i! 250Gb HD !i! Intel GMA 4500M !i! 11,6" LCD !i! OS: Win 8 Pro
-
Realmente há coisas que não considerei.
Mas como ninguém postou, vamos lá (peguei direto da CLT):
Art. 58 - A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.
Porém:
Art. 59 - A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.
Imagino que a sua empresa não tenha "corrido for fora", mas isso só você que pode verificar. Lembro que minha jornada de trabalho que citei era acordo entre empregado e empregador (devidamente assinado).
-
Bom dia...
entao pessoal, mas como nao trabalhamos sabado e nem domingo, o certo é 8 por dia, e mais 4 horas na semana ?
Obrigado !
-
 Postado originalmente por bosalla
Bom dia...
entao pessoal, mas como nao trabalhamos sabado e nem domingo, o certo é 8 por dia, e mais 4 horas na semana ?
Obrigado !
A primeira coisa a fazer é saber se tem acordo de compensação de horas ou algo disso em sua convenção/acordo coletiva(o). Depois de feito isso, a gente pode dizer o que é certo ou não.
Art. 7º, CF. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
(...)
XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;
Súmula 85 TST
Regime de Compensação de Horário Semanal - Pagamento das Horas Excedentes
I - A compensação de jornada de trabalho deve ser ajustada por acordo individual escrito, acordo coletivo ou convenção coletiva.
II - O acordo individual para compensação de horas é válido, salvo se houver norma coletiva em sentido contrário.
III - O mero não-atendimento das exigências legais para a compensação de jornada, inclusive quando encetada mediante acordo tácito, não implica a repetição do pagamento das horas excedentes à jornada normal diária, se não dilatada a jornada máxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional.
IV - A prestação de horas extras habituais descaracteriza o acordo de compensação de jornada. Nesta hipótese, as horas que ultrapassarem a jornada semanal normal deverão ser pagas como horas extraordinárias e, quanto àquelas destinadas à compensação, deverá ser pago a mais apenas o adicional por trabalho extraordinário.
Complementados pelos artigos da CLT que o colega postou acima, o artigo da Constituição que eu postei e a Súmula 85 TST tratam bem do assunto.
iPhone 4S; Macbook Air 13" Late-2010
Razer Orochi
-
Quem não trabalha no sábado tem sim que fazer 48 minutos a mais diluidos na semana, ou faz 8h diárias + 4h no sábado total = 48h semanais.
A não ser que seja definido por contrato, ou acordo coletivo...
Muita gente NÃO trabalha no sábado porque o empregador DOA as horas pros empregados.
Sempre trabalhei no sábado, e quando nao trabalhei, fazia 30~~60 minutos a mais durante a semana pra compensar...
core i5 2500k cooled by venomous-x // gigabyte z68ma d2h-b3 // (4gb) 2x2gb kingston // gigabyte windforce gtx 660 ti 2gb // 1.5tb // powered by SevenTeam V-Power 850W
3D VISION USER
Permissões de Postagem