+ Responder ao Tópico
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 27
  • Compartilhar Post
  • Ferramentas de Tópicos
    Data de Ingresso
    Sep 2009

Nervosismo extremo

Criei esse tópico aqui no papo cabeça pq não quero opiniões "idiotas" sobre meu caso.

Bem, ficar nervoso em uma situação que a pessoa tenha medo é normal para qualquer um. Mas no meu caso, a coisa é meio exagerada...
    Hoje mesmo na faculdade, o professor me escolheu para responder um exercício no quadro (sempre detestei ir para frente da sala, desde quando eu fazia ensino fundamental). Fui até normal, mas quando cheguei lá na frente eu comecei a tremer, mas tremer mesmo, quase perdendo o equilíbrio do corpo. A folha que tava na minha mão parecia que estava em um ambiente com terremoto na escala 8.0, tremendo d+. Além de tudo, quando o nervosismo é muito grande, eu fico com a fisionomia parecendo que ta querendo chorar... vergonhoso d+. (Imagina o jeito que os palhaços da minha turma não riram de min na hora?)
    Semana passada foi a mesma coisa quando teve um seminário para apresentar. Fico do jeito que eu falei, meu corpo esquenta, meu coração deve chegar aos 200 BPM, meu peito fica doendo, (Não to exagerando).

Também tem momentos bestas que fico nervoso atoa. Agora eu num lembro bem quais são, mas por qualquer coisa eu fico tremendo, nervoso e com o coração acelerado.

Será que isso como a maioria fala pra min é psicológico? Tudo bem ficar nervoso, mas do jeito que eu fico será que não é nenhum problema não? Seria melhor procurar um médico?

Se isso realmente for só psicológico, um calmante me ajudaria nas horas de nervosismo?

Data de Ingresso
    Nov 2009
    Não, calmante não ajuda.

Você deve ter alguma "trava", proveniente de algo na infância (pai/mãe autoritários), ou ter vivido em um ambiente onde nunca pode expressar sua opinião. Ou então, você pode ser muito perfeccionista, e o medo de errar o torna assim, achando que erra em algo na frente dos outros é o fim do mundo. Parece aquele filme "Taxi", com a Queen Latifah (acho que é assim que se escreve), onde o policial não sabe dirigir, ou melhor, ele até sabe, mas o que ele exige de si mesmo é demais, e o deixa nervoso.
    Falar em público também não é para todos, e algum nervosismo é esperado. Mas se você consegue vir até aqui e explanar seu problema, provavelmente seja ou o problema do perfeccionismo / cobrança, ou algo relacionado a um autoritarismo na sua infância, que reprime de certa forma su capacidade de relacionamento em grandes massas quando é o centro das atenções.

O que pode te ajudar é trabalhar isso, aos poucos e devagar, como por exemplo, conversar mais com seus colegas de classe em uma posição mais autoritária (você de pé, eles sentados), e algumas outras atitudes que possa corroborar para o desenvolvimento de sua auto-confiança.

Lembre-se sempre, que você não está sendo julgado sempre, que você é um ser humano, e que esse nervosismo todo é criado somente por você mesmo, não tem ninguém te olhando e pronto para lhe crucificar. Aprenda a lidar com o erro, e pense que se não fosse você ali na frente, seria outra pessoa, e que errar é a melhor forma de aprender.
    i7 3770k 4.5-H2O920-MSI GD65-850TXM-7970 Lighting-8GB Patriot 2133-Corsair 800D-Vertex 4 256gb + 2.5TB 7200-LG 32 1080p
    Dell 15r Special Edition (i7 3632-8GB-7730 2GB-1TB + 32 GB SSD-Blu Ray-1080p)

Xbox One GamerTag: dcvitorianalive
    Se eu morasse sozinho, minha casa seria um puteiro.

Data de Ingresso
    May 2005
    dcvitoria falou muito bem e fica dificil acrescentar algo. Sem duvida que conversar com seus amigos pode ajudar nisso, mas seria bom voce começar a treiar "dar aula". Arranje uma lousa, e fale pra uma sala vazia. Nao, voce nao precisa ficar louco e achar que a sala fala contigo. =) Nao que voce queria dar aula, mas eh um exercicio que trabalha esse lado. Existem ainda livros e metodos para ajudar a falar em publico. Como tudo, sempre tem porcaria, mas tambem tem coisa seria.

Novamente parafraseando o colega acima, voce jah deu o primeiro passo. Nao pare. Siga em frente, sempre. Todos temos medo de errar. Conheci pouquissimas pessos que queriam ir a lousa pra fazer algo. É comum sentirmo-nos diminuidos com comentarios alheios, mas eu sigo uma ideia: eu ignoro. Ignoro completamente. Opinioes validas pra mim sao dos meus pais, da minha familia e dos meus amigos. Pessoas riem (nussa, isso mesmo?) ... errr, costumam rir de gente que vai a lousa pois eh um jeito de se defender do proprio medo. Rir do outro ou debochar de alguem, pq eh gordo, ou magro, ou geek, ou que usa oculos, eh uma fuga (covarde) de pessoas que nao enfrentam os proprios medos.

Liga o F pra esses caras!! Motive-se! Crie autoconfiança para admitir que quem tenta pode errar, mas que nao tenta JÁ errou (odeio essas frases, mas as vezes fazem sentido...).

Data de Ingresso
    Jul 2008
    Malandro, até o 1º ano do Ensino Médio eu tinha o mesmo problema q vc. Tremia mais q vara verde na hora de apresentações pra turma, esquecia constantemente oq tinha q ser dito etc, etc, etc... mas como na écpoca apresentações eram constantes, tinha q arrumar um jeito de vencer isso. Tinha um amigo meu q era bastante desinibido para apresentações em público e eu tentava copiá-lo, no começo foi dificílimo, mas com o passar do tempo já apresentava naturalmente e até fazendo piada (qdo cabia). É questão de treino, qto mais oprtunidade tiver, mais rapidamente vencerá isso, se não for patológico.

Obs- Um ponto crucial em sua empreitada é num primeiro momento, ignorar o comentário do pessoal. Vc não pode perder tempo se preocupando com oq estão falando ou pensando de vc, caso contrário vai ficar muito complicado. Lidar com isso requer maturidade q vc vai adquirir praticando, então num primeiro momento apenas ignore.

flw
    Última edição por WillKhan; 16-03-10 às 15:58.
    Agente é do FBI. Concerto é musical.
    Geito, concerteza, excessão, descente, exelente => FAIL

Data de Ingresso
    Mar 2007
    Cara nao tem jeito, vc tem que perder timidez e ser mais descontraído,

uma boa solução eh vc pensar que se errar nao vai acontecer nada demais,
    tente criar um cenario em sua mente que vc controle seu medo, de risada e tente fixar o olhar para alguem da "plateia" que vc confie
    ou converse bastante, embora isto seja muito errado numa apresentaçao e afins eh um bom começo para vc se libertar.

eu era pior, mais se vc nao enfrentar vc tera problemas nas empresas e ai eh critico.

abraços e boa sorte.

200 bpm? lesk, jah cheguei a 250... sim, eu pratico esporte.

Data de Ingresso
    Jan 2009
    Cara pra evitar esse tipo de coisa conversa com seus professores, explica que tem vergonha e talz.
    Tomar calmante não resolve, mas uma psicologa talvez resolva ^^
    Montor LG 23" W2353V Intel I5 760 Box HD Western Digital Caviar Green 1tb ECS 8600GT 256mb GigaByte P55-UD3P Memória DDR3 2gb Kingston

Se Não Puder Ajudar...Atrapalhe. Pois o Importante é Participar!

CNAGC - Campanha NÃO Ajude o Gustavo_Cruzeta

Sei nao meu amigo acho que isso se chama ataque cardia .. tenho Fobia social .. tenho o mesmo sintomas que vc em lugares publicos mas me da enjoo e dor de barriga .. me da uma caganera *** .. e as veses fico vomitando .. , uma ves fui na casa da minha vo que fica numa otra cidade comesei a fica nervoso , pelo lugar ser publico , seila . me deu dor de barriga uma tremedera do carai , e quando cheguei minha vó nem tava em casa .. puts dai fiquei lah . passando mau , dai nao me aguentei , e caguei num baude que tinha atras da casa dela .. hauishuiahsiauhsiua , é de da rissada . mas é foda passa por isso , toda vida , quando fico em anbiente com muita gente , ou lugares estranhos , da isso , espero que so seja uma fasse sua .. abraço

Data de Ingresso
    Sep 2009
    Vlw pessoal pela força.
    Realmente, isso deve ser psicológico. Os piores sintomas acontece quando eu sou o centro das atenções. Se tiver 5+ pessoas prestando atenção em min, pronto! Acontece tudo isso daí.
    Esqueci de falar outra coisa: Assim como o Kleiner, eu tenho um poco de Fobia Social. Me sinto totalmente desconfortado quando estou em lugares com muitas pessoas que eu não conheça, mas desde que ninguém fique prestando atenção em min, eu fico calmo.

Outra coisa que não comentei: eu tenho Arritmia cardíaca de acordo com um exame que eu fiz um tempo atrás. Acho que isso faz minha sensação de nervosismo aumentar mais ainda, já que eu sinto uma dor no peito quando eu fico assim.

Cara acho que vc deveria procura um medico o para ver dessa seu problema da aretimia cardiaca . pois seu problema psicológico pode aumentar muito os batimentos do coração ..

abraço cara
    Última edição por Kleiner; 17-03-10 às 00:50.

Marcadores

Permissões de Postagem