+ Responder ao Tópico
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 52
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Poder de Reputação
    32

Bravo Um chefe pode demitir a pessoa se ela se recusar fazer hora extra? (Leia com atençao)

Hoje fechou 18h quando é a hora de sair da empresa, logo em seguida o chefe chega pra mim e me fala que precisa fazer nao sei o que e sabe lá que horas vai terminar. Eu falei que me recuso, pois eu tenho isso e aquilo que fazer em casa. Ok, ele disse sem problemas.

Logo no inicio eu conversei com ele, ele diz que nao pagam hora extra....

Agora vem a pergunta:
    Um chefe pode demitir o funcionario por se recusar a fazer hora extra? Sabendo que nao vai receber pela hora extra?

Detalhe: É chefe, nao é dono.
    Sua avaliação é IMPORTANTE! Não/Gostou do meu Post? Não/Te ajudei? Qualifique-me abaixo, em "Qualificar Post"!
    Dragon Serie:
    AMD Phenom II 955 3.2Ghz B.E. - Zalman CNPS9900 - ASUS M4A79T-Deluxe - OCZ Gold 2x2Gb DDR1333 - Sapphire AMD 4890 Vapor-X 1GB GDDR5 - HD Seagate 160GB SATA II - HD Samsung 320GB SATA II - Seventeam 700W EAD - LCD LG Flatron E2350V LED - Case Chieftec BH - CoolerMaster Musketeer - Samsung DVD-R/RW 18x - X-Fi Xtreme Gamer Fatal1ty Pro - SO Windows Seven x64 - Logitech X-230 2.1 - Microsoft LX 3000 - Microsoft Wired KB 600 - Mouse A4Tech X7 - Logitech Rumblepad 2
    [ Adrenaline.com.br > Super Moderador ]

Data de Ingresso
    Nov 2005
    Poder de Reputação
    7
    caramba e pode NÃO pagar hora extra?

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    14
    se eles nem pagam hora extra e ta no seu contrato isso ele nao pode te obrigar... na duvida leia a clt ou procure um juizado do trabalho, com certeza eles vao poder te auxiliar melhor e devem ter um telefone pra tirar duvidas.

Data de Ingresso
    Nov 2002
    Poder de Reputação
    15
    1 - se ele não pediu antecipadamente ou se vc não quiser ou tiver outros compromissos ele NÃO pode te demitir

2 - não querer pagar extra só existe na cabeça dele
    Dell Vostro 3500
    Samsung série 5 LCD 40" Full HD + BR Player Samsung

Data de Ingresso
    Feb 2008
    Poder de Reputação
    14
    Poder demitir pode, só que NÃO vai ser por justa causa, e outra, se você trabalhar e não receber hora extra, é só ir na justiça do trabalho e dizer que eles não pagam hora extra

TV Philips 32" + 6870 1Gb + X6 1090T

Data de Ingresso
    Nov 2007
    Poder de Reputação
    7
    eeerr.. se te faz trabalhar até mais tarde é obrigado a pagar hora extra, gargulita.
    go hard or go home

Data de Ingresso
    Jun 2008
    Poder de Reputação
    0
    ele pode ficar puto e te chantagear e te demitir por outro motivo caso ele seja um ignorante, porem se voce ja tiver muito tempo de casa e for competente dificilmente te demitira...

Data de Ingresso
    Oct 2008
    Poder de Reputação
    0
    A jornada de trabalho prevista pela Constituição Federal, é de oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais. O empregado pode trabalhar duas horas a mais por dia (horas extras), que devem ser pagas com adicional mínimo de 50% sobre a hora normal.

Esta exigência apenas não se aplica às empresas que possuem banco de horas devidamente aprovado pela entidade sindical através de convenção ou acordo coletivo.

Bom se eles não pagam hora extra, você não tem obrigação nenhuma de ficar, eles não podem te demitir por isso, porque pela Constituição é obrigatório ser pago hora extra, afinal você esta ficando na empresa fora do seu horário, e se por acaso a pessoa que fica fora do seu horário e não recebe hora extra e sofre algum tipo de dano por isso, ela é assaltada você ainda pode processar a empresa por isso.
    Última edição por Lua de Cristal; 02-03-10 às 20:40.

Data de Ingresso
    Mar 2005
    Poder de Reputação
    61
    Eles já não pagam hora extra, se te demitirem então é só ir na justiça do trabalho; além de terem que pagar seus direitos ainda a empresa poderá ser multada se comprovarem tal prática.
    [ Adrenaline.com.br > Administrador ]

Data de Ingresso
    Nov 2004
    Poder de Reputação
    9
    Ele não pode colocar isso como justificativa, claro, mas ele pode tornar sua vida bem mais difícil. Fale com jeito mas não ceda se não é seu objetivo ficar mais tempo, senão ele acostuma e você tá lascado.

Data de Ingresso
    Feb 2009
    Poder de Reputação
    7
    O Cloridrico tocou em um assunto interessante. Se o patrão for um bosta - quase 99% de chance - , ele poderá arrumar outros motivos para demití-lo. Trocando em miúdos: sabotar seu trabalho.
    .
    .
    Agora, ficar além do horário e não pagar hora extra é uma **** de uma sacanagem.
    .
    .
    Hoje em dia a hipocrisia é tamanha que, se o funcionário sair no seu horário, não aceitar fazer hora extra, ou recusar-se a fazer trabalhos que são distintos ao cargo contratado, é visto como um péssimo funcionário.
    .
    .
    O correto é trabalhar com cartão de ponto de horários, assim, o patrão não pode abusar do funcionário.
    Corsair Obsidian 700D Intel Core i5 750 ~ Corsair H50 @ 3.6GHz Asus P7P55D PRO Loading: Asus P7P55D-E PRO4x2GB Corsair Vengeance Black 1600MHz GTX 570 backplated SSD 64GB WD Loading: 2x OCZ Vertex 3 60GB | 4TB Corsair TX 750 Logitech X-540 + Asus Xonar DS + Philips SHP 2700 Philips 105S2 (3805) 40"

Data de Ingresso
    Aug 2005
    Poder de Reputação
    14
    Hora extra não é obrigatório pagar, pode ser banco de horas.

Não fazer hora extra não pode ser motivo pra dispensa por justa causa.
    "If you wanna make the world a better place, take a look at yourself and make a change." - Hail to the KING
    Powernote GT: P8600 - 4GB DDR2 800 - 9600m GT
    ASUS EeePC 1005HA
    XBOX360 Slim 250GB / XBOX360 Jasper - Gamertag: Hamud26 // Games, acessórios, etc: Play-Asia

Data de Ingresso
    Aug 2005
    Poder de Reputação
    32
    Citação Postado originalmente por Lua de Cristal Ver Post
    A jornada de trabalho prevista pela Constituição Federal, é de oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais. O empregado pode trabalhar duas horas a mais por dia (horas extras), que devem ser pagas com adicional mínimo de 50% sobre a hora normal.

Esta exigência apenas não se aplica às empresas que possuem banco de horas devidamente aprovado pela entidade sindical através de convenção ou acordo coletivo.

Bom se eles não pagam hora extra, você não tem obrigação nenhuma de ficar, eles não podem te demitir por isso, porque pela Constituição é obrigatório ser pago hora extra, afinal você esta ficando na empresa fora do seu horário, e se por acaso a pessoa que fica fora do seu horário e não recebe hora extra e sofre algum tipo de dano por isso, ela é assaltada você ainda pode processar a empresa por isso.
    Apesar do seu nome ser igual da minha EX, venho agradecer demais pela sua resposta, ela foi muito bem explicativa! +10 pontos de reputaçao para vc! Amanha acho que eu vou falar com o chefe sobre isso ou é melhor eu nem falar nada sobre?
    Sua avaliação é IMPORTANTE! Não/Gostou do meu Post? Não/Te ajudei? Qualifique-me abaixo, em "Qualificar Post"!
    Dragon Serie:
    AMD Phenom II 955 3.2Ghz B.E. - Zalman CNPS9900 - ASUS M4A79T-Deluxe - OCZ Gold 2x2Gb DDR1333 - Sapphire AMD 4890 Vapor-X 1GB GDDR5 - HD Seagate 160GB SATA II - HD Samsung 320GB SATA II - Seventeam 700W EAD - LCD LG Flatron E2350V LED - Case Chieftec BH - CoolerMaster Musketeer - Samsung DVD-R/RW 18x - X-Fi Xtreme Gamer Fatal1ty Pro - SO Windows Seven x64 - Logitech X-230 2.1 - Microsoft LX 3000 - Microsoft Wired KB 600 - Mouse A4Tech X7 - Logitech Rumblepad 2

Data de Ingresso
    Nov 2009
    Poder de Reputação
    10
    A empresa pode escolher por banco de horas: nesse caso, não pagam horas extras, mas você receberá isso na sua recisão (bata sempre o cartão).

Eles pode desde retaliar até demitir sem justa causa (pagando todos seus direitos), caso queiram sim. Mas tudo isso envolver o CCT do sindicato e a CLT; se no seu contrato existir algo que diga que algum momento você poderá ser chamado para estender suas horas, não tem o que reclamar.
    FUS RO DAH!
    Dovahkiin Dovahkiin, Naal ok zin los vahriin, Wah dein vokul mahfaeraak ahst vaal. Ahrk fin norok paal graan, Fod nust hon zindro zaan, Dovahkiin Fah hin kogaan mu draal!
    PC 1 i7 2600k @ 4.6 - H80 - 8 GB DDR3 2133 - SLI GTX 580 - MSI Big Bang - Somente Games!
    PC 2: PII 965 BE @ 3.8 - H50 - GB DDR3 1600 - 5870 - Crosshair III Formula - Delphi, .NET, MSSQL, Oracle
    Se eu morasse sozinho, minha casa seria um puteiro.

Data de Ingresso
    Nov 2004
    Poder de Reputação
    11
    Como a rapaziada falou, hora extra tem que ser paga. E na teoria ele não pode te demitir por isso, mas pode inventar outras desculpas para tal ou pode lhe prejudicar dentro da empresa de outras formas.

Cheers Mates!

Data de Ingresso
    Mar 2005
    Poder de Reputação
    8
    O pulo do gato é vc conseguir uma testemunha e levar na justiça do trabalho em caso de demisão!!

..
    HP Pavilion dv7-1020us NoteBook Intel Core 2 Duo P7350(2.00GHz) 17.0" Wide XGA+ 4GB Memory 320GB HDD 5400rpm Blu-ray Disc / Super Multi NVIDIA GeForce 9600M GT

Data de Ingresso
    May 2008
    Poder de Reputação
    11
    Como o amigo aí em cima disse, tem que ver se no seu contrato diz que se for chamado pra fazer extra tu tem que fazer.

Antes de ser demitido, a empresa que eu trabalhava pagava tudo direitinho no fim de cada mês com o salário e no contrato constava que se fosse necessário e eu fosse notificado sobre horas extras eu deveria fazer, mas claro, isso de acordo com a minha vontade de fazer ou não, ficava à minha escolha. Claro que se eu não fizesse, meu gerente já me olhava de cara feia no dia seguinte.

Mas que eu fico puto quando o gerente ou seja lá o que for chega no fim do expediente e pede pra fazer hora extra, isso eu fico. É a mesma coisa que chegar na sexta-feira na hora da saída e falar que precisaria que a pessoa trabalhasse no sábado.

Mas acho que não tem lei nenhuma que diz que você é obrigado a fazer horas extras mesmo sendo notificado das necessidades de se fazê-las, acho que temos a liberdade de escolher se queremos fazer ou não, pois, afinal, temos nossos compromissos particulares e como o trabalho toma todo o tempo do dia que temos, só podemos resolver quando não estamos trabalhando.
    Gigabyte GA-P67A-UD4-B3 \/ Intel i7 2600 @ 4.0 Ghz + V6 \/ Vengeance LP 8GB (4x2GB) @ 1600 mhz \/ OCZ Agility 3 Sata III 120 GB \/ Seagate Sata II 500 GB \/ LG E2250 21,5'' LED FHD \/ PNY GTX560 Ti Enthusiast Edition \/ OCZ Stealth X Stream 2 600w 12v x 4 64a \/ CM HAF 912
    Origin / BF3 Battlelog: Haggardbr ---------- Meu canal no Youtube: Haggardbr

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    8
    poder demitir ele pode, mas ai tem que te pagar as verbas rescisórias, pois nao haverá justa causa.

se ele nao pagar as verbas, voce entra na Justiça contra ele e destroi a vida, pedindo todas as horas extras que ele nao te pagou ao longo dos anos.

::
    Athlon II X2 250
    + CM HyperTX3 :: ASUS M3A78-EM :: 2x2GB DDR2 G.SKILL 1000Mhz :: ECS 9600GT 512m + 7600GT (pe) :: LCD LG 22'' Widescreen W2252TQ :: TT 430W TR2 :: Logitech MOMO Racing Force Feedback Wheel ::

Data de Ingresso
    Dec 2003
    Poder de Reputação
    0
    1 - Ele pode te demitir por qualquer motivo que ele quiser.
    2 - Ele so pode te demitir justa causa (voce nao ganha nada), por motivos previsto no estatuto do trabalhador.
    3 - O pagamento de horas extras varia de acordo com o acordo sindical da tua categoria na tua cidade.

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    8
    Citação Postado originalmente por Skyshade Ver Post
    1 - Ele pode te demitir por qualquer motivo que ele quiser.
    2 - Ele so pode te demitir justa causa (voce nao ganha nada), por motivos previsto no estatuto do trabalhador.
    3 - O pagamento de horas extras varia de acordo com o acordo sindical da tua categoria na tua cidade.
    Baila comigo mano! AIeuhaIEuha

E se nao houver acordo sindical?

Athlon II X2 250
    + CM HyperTX3 :: ASUS M3A78-EM :: 2x2GB DDR2 G.SKILL 1000Mhz :: ECS 9600GT 512m + 7600GT (pe) :: LCD LG 22'' Widescreen W2252TQ :: TT 430W TR2 :: Logitech MOMO Racing Force Feedback Wheel ::

Data de Ingresso
    Nov 2009
    Poder de Reputação
    10
    Citação Postado originalmente por Joe_Minhoca Ver Post
    Baila comigo mano! AIeuhaIEuha

E se nao houver acordo sindical?
    Sempre há um acordo sindical... que é revisto 1x por ano, onde define-se o (correção do Joe_Minhoca: dissídio)** dessídio, dentre outras coisas. Mas as possibilidades são:

1 - Haver perseguição (forçando você a perder as estribeiras);
    2 - Te demitirem (pagando os direitos, tudo bonitinho, aviso prévio etc);
    3 - Você fazer as horas e receber na rescisão ou até em um período (depende do acordo sindical).

Olha, em empresa sempre é assim: sempre vêem as cachaças que a gente toma, mas nunca os tombos que a gente leva. Fique 1 mes fazendo hora extra, ninguém fala nada. Chegue 1 dia 15 minutos atrasado, TODO MUNDO PERCEBE.

Então, saiba que, o dia que você precisar sair pra fazer algo, o seu chefe provavelmente vai dizer não....

** Vlw cara, sempre achei que era dessídio =D
    Última edição por dcvitoria; 02-03-10 às 23:35.
    FUS RO DAH!
    Dovahkiin Dovahkiin, Naal ok zin los vahriin, Wah dein vokul mahfaeraak ahst vaal. Ahrk fin norok paal graan, Fod nust hon zindro zaan, Dovahkiin Fah hin kogaan mu draal!
    PC 1 i7 2600k @ 4.6 - H80 - 8 GB DDR3 2133 - SLI GTX 580 - MSI Big Bang - Somente Games!
    PC 2: PII 965 BE @ 3.8 - H50 - GB DDR3 1600 - 5870 - Crosshair III Formula - Delphi, .NET, MSSQL, Oracle
    Se eu morasse sozinho, minha casa seria um puteiro.

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    8
    Citação Postado originalmente por dcvitoria Ver Post
    Sempre há um acordo sindical... que é revisto 1x por ano, onde define-se o dessídio, dentre outras coisas. Mas as possibilidades são:

1 - Haver perseguição (forçando você a perder as estribeiras);
    2 - Te demitirem (pagando os direitos, tudo bonitinho, aviso prévio etc);
    3 - Você fazer as horas e receber na rescisão ou até em um período (depende do acordo sindical).

Olha, em empresa sempre é assim: sempre vêem as cachaças que a gente toma, mas nunca os tombos que a gente leva. Fique 1 mes fazendo hora extra, ninguém fala nada. Chegue 1 dia 15 minutos atrasado, TODO MUNDO PERCEBE.

Então, saiba que, o dia que você precisar sair pra fazer algo, o seu chefe provavelmente vai dizer não....
    parei no DESSÍDIO.

Athlon II X2 250

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    7
    Você pode ser demitido até por usar um corte de cabelo estranho. Ele só não vai poder te demitir por justa causa. Se o cara ficar com raiva de vc por isso, ele vai te demitir, e mesmo que não queira admitir que foi por isso, ele pode dar "n" desculpas.

Por exemplo: "Estamos reestruturando e vc não é mais necessário". E pimba. Rua.
    O tópico virou site: http://www.papoecarro.com.br/

NOTE: Samsung RF411 (i5-2410M, 6Gb, GT540M 1Gb)
    CAM: Nikon D3100 (Nikkor 18-55mm / Nikkor 55-300mm / Nikkor 35mm 1.8)
    GAME: PS3 (FAT, 60Gb)

Data de Ingresso
    Aug 2005
    Poder de Reputação
    0
    Vamos por partes:

1) Se vc foi chamado a fazer horas extras, é porque seu trabalho é valorizado e importante para a empresa. Isso deveria ser fator motivador para você e não o contrário.
    2) Se vc foi chamado a colaborar e não tem tempo livre para fazer horas extras, ninguém poderá obriga-lo, mas certamente essa sua falta de colaboração será lembrada quando você precisar da empresa.
    3) Se você não ganha horas extras, vc pode usar do banco de horas, que nada mais do que compensar as horas a mais que vc faz, com horas a menos em outros dias, até mesmo deixando de comparecer um dia ou dois para balancear.

Agora, antes de ir atrás de conselhos radicais, reveja sua postura dentro da empresa, e pense nas consequências dos seus atos.

Acate o conselho do velho aqui: em todos esses anos já vi muita gente processar empresas e até ganhar algum dinheiro com isso. Em alguns casos houve merecimento, noutros não. Alguns estavam fazendo o certo pois lidavam com patrões safados, que jamais iriam lhe pagar o que lhes era devido. Por outro lado já vi muito malandro querendo se dar bem, e quanto a esses, alguns até conseguiram, mas a vida dá voltas, e gente medíocre, mais cedo ou mais tarde, acaba perdendo. Todos os mediocres continuam sendo medíocres, sem excessão.

Olhe-se no espelho e faça uma autocrítica; Se pergunte, se vc é medíocre ou não.

Fazer horas extras não vai lhe deixar rico. Nem vai deixar seu patrão rico. Mas pode segurar seu emprego, e pode segurar a empresa que vc trabalha no mercado.

Pense a respeito. Se puder colaborar, colabore. Compense fazendo banco de horas.

Não vá ser um pelego trouxa, mas não queira se portar como um sindicalista radical. Pense nas oportunidades que vc irá perder se se queirmar no mercado (e grevistas e aqueles que processam ex-patrões se queimam mesmo).

Se vc puder colaborar de vez em quando, de uma força. Não vai lhe fazer mal, pelo contrário, pode até lhe fazer bem.

Data de Ingresso
    Aug 2005
    Poder de Reputação
    32
    Daqui a pouco eu estou saindo para o trampo e lá já vou falar com o Chefe sobre, quero ver como vai ficar a posiçao dele. Preciso achar agora um ponto de vantagem. Só vou conseguir dizer o que rolou depois das 18h. Entao, respiro fundo e lá vou eu gente, valeus!
    Dragon Serie:

Marcadores

Permissões de Postagem