+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 4 de 4
    Data de Ingresso
    Sep 2007
    Poder de Reputação
    0

Química Vs Engenharia Química!

Olá!
    Minha irmã está em dúvida entre Química e Engenharia Química.
    Vocês poderiam dar uma luz? Agradeço!

Data de Ingresso
    Jul 2002
    Poder de Reputação
    10
    Olá. Química e Engenharia Química realmente estão bem relacionadas. É importante conhecer a estrutura de cada currículo para escolher certo. Vou fazer uma breve (muito breve mesmo) descrição de cada uma delas.

1) Química: Licenciatura, Bacharelado e Bacharelado com atribuições Tecnológicas. a) Licenciatura: É de formação para ministrar aulas em nível de segundo grau. b) Bacharelado: Opção para uma formação do aluno que pretende investir numa pós-graduação e também para atuar em indústrias em desenvolvimento de produtos, pesquisa e mesmo laboratório de análises, p. ex. c) Bacharelado com atribuições tecnológicas : Tem, normalmente, a formação do bacharel com mais algumas disciplinas que constam normalmente do currículo do Engenheiro Químico. É um "intermediário" entre o Bacharel e o Engenheiro Químico.

2) Engenharia Química: Normalmente tem um currículo, digamos, comum com o Bacharel em Química ( na maior parte dos Cursos uma carga horária de Química menor que do Bacharel). Tem um elenco de disciplinas que não constam dos cursos de bacharelado, principalmente no sentido de Instalações Industriais, Operações Unitárias, ou seja, de processos em nível industrial. Da mesma forma que para a formação de Bacharelado, há oportunidade para atuação em industrias e formação em nível de pós-graduação.

Para resumir a atuação em industrias: O CRQ-Conselho Regional de Química é o orgão que regulamenta a profissão. Há um elenco de 15 ( posso estar enganado nesse número, mas é algo parecido) itens relativos a atuação do Químico. Em cada item está especificado onde cada profissional pode atuar. Em face da formação e do currículo de cada Universidade o CRQ "autoriza" o profissional registrado a exercer funções, digamos de 1 a 10, ou de 1 a 15. Normalmente os Engenheiros Químicos podem exercer todas, enquanto o Bacharel e o Bacharel com atribuições Tecnológicas um número menor, que depende das disciplinas dos currículos cursados. Para ter informações completas pode acessar os sites dos Conselhos Regionais de Química.

Espero ter ajudado. O importante antes de tudo é "escolher uma boa escola".
    Última edição por roberto; 11-02-10 às 19:53.
    Gabinete Centurion + Antec 620W - MSI P55-GD65 + Intel i5 750 - Seagate 1,5 TB SATA II - 2x2GB G-SKILL DDR3 1600 - Powercolor 4850 - LCD950B

Data de Ingresso
    Aug 2009
    Poder de Reputação
    0
    Basicamente depende do que você quer:

Se você quer administrar, empresa, indústria e tal relacionada a isso, um negócio bem 'física'.. Engenharia Química.

Agora se você quer "explodir laboratório", Química.

Entende o que eu quero dizer?

Data de Ingresso
    Sep 2007
    Poder de Reputação
    0
    Opa, obrigado pelas respostas!
    Vou mandar apra minha irmã e esperar que tenha ajudado.
    Até

Marcadores

Permissões de Postagem