+ Responder ao Tópico
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14
  • Compartilhar Post
  • Ferramentas de Tópicos
    Data de Ingresso
    Sep 2005

Dúvida Como funciona o freio-motor(?) de motores elétricos?

Não consegui achar essa informação na net ainda. Então resolvi postar aqui.

Minha dúvida é:

Vamos supor um robô. seu braço está na vertical. Ele vai levantar seu braço até a posição horizontal.
    Para este trabalho o motor é acionado e o braço gira em torno do ombro até chegar a posição horizontal.
    Eis aqui a minha dúvida:
    Se o motor continuar energizado, o braço vai passar da posição horizontal. Se ele for desenergizado, o braço vai voltar a posição vertical por ação da gravidade.
    Como manter o braço parado?
    Outra dúvida. Como descer o braço em velocidade uniforme, e devagar por exemplo? Se o braço for solto ele desce acelerado e rápido...

Tome como outro exemplo um guindaste. Acionando o motor ele eleva o container de um navio por exemplo.
    E a descida? como que o container desce em velocidade constante.
    O motor é acionado com uma intensidade menor nesse caso, para que, ao inves de elevar a carga, ele consiga amenizar o efeito da gravidade, descendo a carga com velocidade constante, e portanto freiando?

É isso?
    desculpe o longo texto.
    abs
    A sua ajuda irá fazer toda a diferença -> PROTOPTIMUS - CNC ao seu alcance, no Catarse.me
    O PAPO É EMPREENDEDORISMO
    “Sucesso é quando criamos algo de que podemos ter orgulho” (Richard Branson)

Data de Ingresso
    Nov 2007
    Olha cara... creio eu q nao seria como um freio propriamente tido, que seria algo fazendo força para segura-lo... mas sim uma variação de carga q passa pelo metor

Por exemplo... um cooler de CPU... vc consegue faze-lo diminuir a rotação diminuindo a voltagem q passa por ele... se vc deixar 0%... ele para... e para conseguir tirar ele do repouso precisa de por exemplo uns 20%... ou seja... até 20% ele fica lá... parado... mas tem energia correndo por ele

Deve levar a mesma ideia... no caso da subida... sobe até o ponto q se quer... dai diminui a voltagem ou corrente ( sei lá uhauhuha ) até o ponto em q ele para de subir... mas terá corrente passando o suficiente para nao deixar descer
    | Intel Ivy 3570K @ 4.5 Ghz - 1.17v || Corsair H100 || ASRock Z77 Extreme 4 || Corsair Vengeance DDR3 8GB 1600 @ 2200 || msi nVIDIA GTX660 OC @ 1215mhz / 3250mhz |
    | HD Seagate 2TB || HD Externo 750GB Seagate || Fonte Corsair CX600 || HDTV/Monitor Samsung T24B350 || Asus Xonar DG || Home Theater 5.1 Philco |
    | X360 Controller USB || LG Nexus 5 @ Mahdi + ElementalX |

Data de Ingresso
    May 2009
    Citação Postado originalmente por jefersonbmx Ver Post
    Não consegui achar essa informação na net ainda. Então resolvi postar aqui.

Minha dúvida é:

Vamos supor um robô. seu braço está na vertical. Ele vai levantar seu braço até a posição horizontal.
    Para este trabalho o motor é acionado e o braço gira em torno do ombro até chegar a posição horizontal.
    Eis aqui a minha dúvida:
    Se o motor continuar energizado, o braço vai passar da posição horizontal. Se ele for desenergizado, o braço vai voltar a posição vertical por ação da gravidade.
    Como manter o braço parado?
    Outra dúvida. Como descer o braço em velocidade uniforme, e devagar por exemplo? Se o braço for solto ele desce acelerado e rápido...

Tome como outro exemplo um guindaste. Acionando o motor ele eleva o container de um navio por exemplo.
    E a descida? como que o container desce em velocidade constante.
    O motor é acionado com uma intensidade menor nesse caso, para que, ao inves de elevar a carga, ele consiga amenizar o efeito da gravidade, descendo a carga com velocidade constante, e portanto freiando?

É isso?
    desculpe o longo texto.
    abs
    No caso do guindaste, não seria um sistema pneumático ou no caso hidraulico?
    Diablo 3 (Pingo#1325)
    Volkswagen Fusca DSG
    Cruzeiro Esporte Clube

Data de Ingresso
    Sep 2005
    Citação Postado originalmente por Pingo. Ver Post
    No caso do guindaste, não seria um sistema pneumático ou no caso hidraulico?
    eh... ai depende.
    nao me expressei direito, mas eu me referia ao sistema que puxa/solta o cabo de aço. nesse caso deve ser motor elétrico ou a combustão... nao sei.
    pense em uma ponte rolante.

mas há sim sistemas pneumáticos, hidráulicos. mas nesses ainda assim se faz uso de um motor (elétrico/combustão), que por sua vez aciona uma bomba hidráulica. Esta sim gera a pressão no sistema hidráulico.

Mas daí eu penso. se um braço desse (pneumático) é suspenso. pra ele se manter nessa posição, ou ainda pra descer com velocidade constante, é necessário uma pressão no sistema hidráulico. essa pressão é mantida pelo funcionamento do motor, correto?

o motor em funcionamento (seja ele elétrico ou a combustão) funciona como um freio, nao deixando o braço/cabo de aço descer aceleradamente.

meio confuso rsrs.
    abs
    A sua ajuda irá fazer toda a diferença -> PROTOPTIMUS - CNC ao seu alcance, no Catarse.me

Data de Ingresso
    Nov 2007
    Aaaa... mas perai... a questao de pneumatico ou hidraulico é diferente.... ele tem sim o motor pq eh ele q vai gerar a pressao para o sistema... para se manter parado uma valvula solenoide faz com q va para determinado ponto o q esta em pressao... para parar... bom... fecha a valvula... e nada se move

Ai vc pode perguntar "mas o motor fica ligado direto... como nao sobe ou desce?" Simples... a pressao que esta sendo gerada é desviada de volta ao reservatorio (se for hidraulico) ou liberada para o ar (pneumatico)

Tenta ver se vc consegue algum material pela net mesmo do senai sobre comandos pneumaticos e hidraulicos... lah ensina mta coisa... eu fiz o curso no senai... soh nao to achando aki as apostilas hahahaha
    | Intel Ivy 3570K @ 4.5 Ghz - 1.17v || Corsair H100 || ASRock Z77 Extreme 4 || Corsair Vengeance DDR3 8GB 1600 @ 2200 || msi nVIDIA GTX660 OC @ 1215mhz / 3250mhz |
    | HD Seagate 2TB || HD Externo 750GB Seagate || Fonte Corsair CX600 || HDTV/Monitor Samsung T24B350 || Asus Xonar DG || Home Theater 5.1 Philco |

Data de Ingresso
    Sep 2005
    Citação Postado originalmente por LeBaldi Ver Post
    Aaaa... mas perai... a questao de pneumatico ou hidraulico é diferente.... ele tem sim o motor pq eh ele q vai gerar a pressao para o sistema... para se manter parado uma valvula solenoide faz com q va para determinado ponto o q esta em pressao... para parar... bom... fecha a valvula... e nada se move

Ai vc pode perguntar "mas o motor fica ligado direto... como nao sobe ou desce?" Simples... a pressao que esta sendo gerada é desviada de volta ao reservatorio (se for hidraulico) ou liberada para o ar (pneumatico)

Tenta ver se vc consegue algum material pela net mesmo do senai sobre comandos pneumaticos e hidraulicos... lah ensina mta coisa... eu fiz o curso no senai... soh nao to achando aki as apostilas hahahaha
    ok, vou ver se eu acho.
    me diz uma coisa entao, só pra eu ver se eu entendi. no caso de sistema hidráulico/pneumático, o motor fica funcionando em 100% o tempo todo certo? dai o controle de sobe de desce fica por conta de valvulas e tals, como vc disse pelo q eu entendi, q aumenta ou alivia a pressão. certo?

vlw aew
    abs

Data de Ingresso
    Nov 2007
    Isso... eh assim mesmo.. tem alguns casos principalmente dos pneumaticos q eles tem grandes reservatorios... dai se coloca um medidor de pressao nele e um starter para quando chegar a um nivel critico o motor ligar... encher o reservatorio e desligar

Mas o q controla mesmo sao as valvulas

Data de Ingresso
    May 2009
    O que o Lebaldi falou foi exatamente o que eu disse...
    Diablo 3 (Pingo#1325)
    Volkswagen Fusca DSG
    Cruzeiro Esporte Clube

Data de Ingresso
    Sep 2005
    vlw galera. tirou minha dúvida.
    abs

10. O assunto é um pouquinho mais complexo. Vou dar uma pincelada bem rápida pra resumir. Robos usam servomotores ou motores de passo. Ambos tem características bem diferentes de motores industriais usados em guindastes, sendo que guindastes hidráulicos também usam motores, mas apenas para acionar as bombas.

No caso de motores de passo, é possível manter o motor parado com torque ou sem torque (torque é a principal característica quando se especifica um motor de passo, pois é o indicador da força girante que ele pode produzir ou reter). Isso se através do driver que controla o motor de passo. Quando está parado, ou subindo, ou descendo, o que vai garantir que ele não despenque é seu torque nominal, e vai depender de se analizar sua curva torque x frequência. A frequência enviada para o motor pelo drive é que determina sua velocidade. Todo motor de passo de um característica chamada PPR ou Passos Por Rotação, que nada mais é do que o número de passos que ele dá por volta (normalmente 200), sendo que alguns drivers podem subdividir esses passos (chamado de micro-passo), tornando o movimento menos quadrado. Os drivers também possuem uma forma de manter o motor parado com torque, o que possibilita manter os braços robóticos na posição em que estão, seja qual for, contanto que o esforço não seja maior do que o motor pode suportar.

Já os servomotores são bem mais caros e tem características diferentes. Enquanto os motores de passo se aplicam a rotações mais baixas (até 2000 rpm em média), os servos se aplicam a rotações de baixas até mais altas (em torno de 6000 rpm). A principal diferença diz respeito a resposta. Um motor de passo, como o próprio nome indica, gira de passo em passo (digital), enquanto um servo gira continuamente (analógico - na verdade servos são quase motores de passo com um número de passos por rotação muito elevado), o que não quer dizer que não possa ficar parado, estático. Através do drive que controla o servo pode se estabelecer sua posição exata, da mesma forma que num motor de passo, mas no caso dos servos, é preciso sempre ter um sistema que retorne a posição para o driver (usa-se encoders), para que este saiba a todo momento que está na posição que deveria estar (chama-se sistema de malha fechada, enquanto no caso do motor de passo, podemos trabalhar num sistema de malha aberta, ou seja, sem sinal de retorno - feedback).

Um exemplo seria o chuveiro. Você abre a torneira duas voltas e percebe se a temperatura está boa. A partir dai abre um pouco mais se ainda estiver quente, ou fecha um pouco se estiver fria. Sua mão faz papel de um robo num sistema de malha fechada, onde o termometro é você, e o controlador é seu cérebro. Se fosse um sistema de malha aberta, você abriria duas voltas e boa.

Robos sempre trabalham em sistema de malha fechada, embora seja possível se fazer robos simples (manipuladores) em malha aberta.

Voltando a falar dos servos, eles podem ser ajustados para torque ou velocidade. Isso quer dizer o seguinte: você pode determinar um torque e ele vai procurar manter esse torque, ou você pode determinar uma velocidade e ele vai mante-la.

Por exemplo, num bobinador, é importante que se tenha a velocidade constante. No entanto conforme se enche a bobina, o diametro do enchimento aumenta, e por isso a bobina precisa ser desacelerada para que a velocidade de entrada do fio continue a mesma. Isso pode ser feito por um servo. (Na verdade hoje em dia da pra fazer isso tranquilamente com motores AC comuns, operados com inversores de frequência, o que é bem mais barato)

Existem servos CA e CC, e assim como os motores de passo, a caracteristica mais importante na hora de especificar é o torque nominal.

Outra característica importante a se notar nos dois casos é a inércia do sistema contra a inércia do motor. Principalmente no caso de motores de passo em sistemas de movimento intermitente, a inércia da carga não pode ser maior (via de regra) que 10x a inércia do motor, sob pena do motor "perder torque" (ficar patinando, aos trancos, sem conseguir acionar o eixo).

Guindastes por seu lado, tem características bem diferentes dos robos, não se aplicando a comparação. As cargas se elevam e se mantém por sistemas de freios conjugados ao motor.

Quanto ao freio-motor elétrico, pode ser fazer usando servosl, ou motores CC ou AC comuns, porém é preciso projetar o sistema de carga (normalmente banco de resistores) para dissipar a energia absorvida na frenagem (em algumas aplicações se realimenta baterias, que vão conservar a energia para uso em outra parte do sistema. Também pode-se aquecer caldeiras, etc).

Marcadores

Permissões de Postagem