+ Responder ao Tópico
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 63
    Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    10

Ciência da Computação X Sistemas de Informação

Gostei da especificação dada a cada cusro e acho que ajuda muita gente a saber diferenciar, apesar de na prática estar meio "misturado", na minha opinião.

Vai:
    Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação tem como característica principal usar o computador como uma atividade fim, ou seja, desenvolver soluções computacionais através da aquisição de conhecimentos científicos e técnicos para que outros usuários possam utilizar estas soluções.

Ciência da Computação costuma ser um curso mais focado, abrangendo as principais áreas de ciências exatas como matemática e física e com uma formação teórica e profunda em computação.

O curso visa uma formação de desenvolvimento tecnológico, portanto, o curso não é voltado apenas para o mercado de trabalho imediato, mas também para a pesquisa científica, buscando o desenvolvimento de novas tecnologias.

O estudante de Ciência da Computação possui disciplinas de eletrônica e mecânica, habilitando-o a desenvolver não somente software, mas também, novos equipamentos (hardware), abrindo portas para o trabalho em empresas de criação e desenvolvimento de componentes eletrônicos.

Os alunos de Ciência da Computação são estimulados pelas faculdades a prosseguir seus estudos em nível de mestrado e doutorado.

Alguns exemplos de disciplinas do curso de Ciência da Computação:

* Algoritmos e Estrutura de Dados
    * Geometria Analítica e Algebra Linear
    * Mecânica
    * Eletrônica Básica
    * Técnicas de Programação
    * Sistemas Digitais
    * Cálculo Numérico
    * Eletromagnetismo
    * Sistemas Operacionais
    * Compiladores

Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação possui a computação como uma atividade meio, ou seja, visa a aplicação da computação na sociedade, através da organização e uso do conhecimento (informação).

Sistemas de Informação é considerado um curso multidisciplinar, classificado como uma Ciência Social Aplicada, devido às inte-relações com outras área de conhecimento, tais como Computação, Administração, Economia, Sociologia, Direito, Engenharia de Produção, Ciência da Informação, entre outras, diferente da Ciência da Computação, considerada uma Ciência Exata.

O curso visa uma formação abrangente, porém não profunda, na área teórica de ciência da computação e matemática, mesmo assim o curso de Sistemas de Informação possui uma ênfase maior nas áreas de Engenharia de Software, Redes de Computadores, Banco de Dados e Sistemas Operacionais e Distribuídos.

O tipo de trabalho previsto para um aluno em Sistemas de Informação abrange a administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização. Suas responsabilidades em uma empresa podem abranger o planejamento e organização do processamento, armazenamento, recuperação e disponibilização das informações. Este trabalho também abrange funções relacionadas a suporte aos usuários e infra-estrutura tecnológica.

No desenvolvimento de sistemas, o trabalho do Bacharel em Sistemas de Informação inclui gestão de projetos, levantamento de requisitos, análise, especificação, projeto/desenho (no sentido de design) do sistema, programação, testes, homologação, implantação e acompanhamento dos sistemas solicitados pelos seus usuários/clientes.

Alguns exemplos de disciplinas do curso de Sistemas de Informação:

* Interface Homem-Máquina
    * Banco de Dados
    * Direito e Legislação de Informática
    * Auditoria e Segurança de Sistemas
    * Estatística
    * Pesquisa Operacional
    * Economia e Finanças
    * Arquitetura de Computadores
    * Linguagens de Programação
    * Gestão da Inovação e do Conhecimento

Sistemas de Informação X Ciência da Computação

Qual curso é melhor? Qual oferece mais oportunidades de emprego? Essas são perguntas difíceis de responder, pois de certa forma, cada curso trilha um caminho diferente.

Sempre quis fazer Ciência da Computação, mas pela incompetência de não conseguir ingressar na faculdade através do vestibular em uma instituição federal concorrida, parti para o curso de Sistemas de Informação na faculdade particular e desde então tenho gostado muito.

Ambos possuem disciplinas em comum em suas grades curriculares e estas variam muito de uma faculdade para outra, por isso fica difícil definir com precisão o que cada curso estuda em sua plenitude.

O pessoal que trabalha com informática normalmente diz que Ciência da Computação é aquele pessoal Nerd, que estuda fórmulas matemáticas complexas, sem nenhum tipo de aplicabilidade prática, enquanto o pessoal de Sistemas de Informação não quer saber de dureza e aprende matérias mais simples como administração e acaba não aprendendo nada mais direto ou profundo.

Discussões à parte, nada impede que um aluno de CC, utilize seus conhecimentos para gerir uma grande empresa ou comandar um equipe de tecnologia da Informação em alguma instituição. Da mesma forma, um estudante de SI, pode coordenar projetos científicos e desenvolver novas tecnlogias.

O aluno de CC normalmente desenvolve e constrói a máquina e o aluno de SI, determina onde e como ela deve ser usada.

Como alguns dizem , se você gostar de montar e desmontar coisas para saber como elas funcionam, você é um futuro aluno de Ciência da Computação, mas se você prefere estudar formas de fazer com que esta coisa funcione da forma mais eficiente e correta possível, você será um bom aluno de Sistemas de Informação.

Análise de Sistemas

Apesar de não conhecê-lo muito bem, acredito que o curso de Análise de Sistemas não deva ser algo muito diferente do Curso de Sitemas de Informação.

Segundo a Wikipédia, a Análise de sistemas é a atividade que tem como finalidade realizar estudos de processos a fim de encontrar o melhor e mais racional caminho para que a informação possa ser processada. O analista de sistema estuda os diversos sistemas existentes entre hardwares (equipamento), softwares (programas) e o usuário final, seus comportamentos e aplicações, desenvolvendo a partir de então soluções que serão padronizadas e transcritas da forma que o computador possa executar.

Os profissionais da área geram softwares (programas), que são executados em hardwares (equipamentos) operados por usuários (indivíduos), preparados e treinados em procedimentos operacionais padronizados, dotados de conhecimentos do software e hardware para seu trabalho. A partir de então a análise de sistemas é uma profissão, cujas responsabilidades concentram-se na análise do sistema e na administração de sistemas computacionais.

Comparações bestas à parte, espero que o texto possa ter esclarecido um pouco quem tem dúvidas em relação a qual curso fazer na área de informática.

Com o atual crescimento do setor de computação no Brasil, qualquer curso voltado para a área de tecnologia é uma grande aposta em um futuro promissor.
    If I ever leave this world alive,
    I`ll come back down and sit beside your feet tonight...
    Where ever I am you`ll always be... More than just a memory...

R...

Data de Ingresso
    Feb 2003
    Poder de Reputação
    19
    mas acho q o conteúdo varia muitooo de instituíçao para instituícao....

mas a diferenca é essa aí mesmo...

se fosse para escolher, eu escolheria ciencias da computaçao hehehe

to quase formando já em Telecomunicações....... alem de gostar muitoooooooooo dessa area, eu tbm escolhi ela pra fugir de programaçao heuheuehue

mas nao teve jeito.......tive q aprender a programar em C......foda, é um saco....

deve ser foda tbm é Inteligencia Artificial, q rola em Ciencias da Computaçao....... fora o tanto de outros tipos de programaçao...

cursos assim de tecnologia, tem q ser pra quem gosta mesmo....
    pq senao é $$ jogado fora, e a pessoa desiste no segundo semestre já......
    [ ATI Radeon HD 5870 @ Jogando de Tudo !!! ]
    [ Xbox 360 Go Pro 60GB JASPER @ LCD Samsung 32' ]
    [ GamerTag: BlackBurNbr | Steam: BlackBurNbr ]

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    7
    como o nome do curso diz...CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO abrange um pouco de tudo desde desenvolvimento de sistemas até inteligência artificial e redes...não que isso seja bom...mas vc ira ver as coisas beeeeeeeeeeem por cima pois naum tem um foco de estudo...ja SISTEMAS DE INFORMAÇÃO é direcionado para analise e projeto de sistemas...o curso de ciência costumas ser de 4 anos já o de sistemas 2 anos...
    i5 2500K @3.3GHz + CoolerMaster Hyper 212 Plus Lapidado + Asus P8P67 Deluxe + 2 x 4GB G.Skill RipJaws X(11-11-11-30) 1.5v DDR 3 2133 + 1X 1.5 TB SATA2 64Mb Wester Digital + 1X 500GB Sata 2 32MB SeaGate + GIGABYTE GTX 570 + NZXT Tempest EVO + SeaSonic 620W S12II-620Bronze + Audigy 2 ZS + Edifier M3350 + Steel Series Siberia + LCD LG W2253V + LCD LG L01760TQ + Wacom Bamboo Fun CTE-450

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    10
    Eu faço computação. To no 6º (6!) e agora que estão começando a vir as matérias booooas mesmo

Lógica tem em todos os períodos. Na minha faculdade são 10 períodos, sem aulas aos sábados (Apenas 1 semestre).

Adoro, e é pesadíssimo, mas adoro.

R...

Data de Ingresso
    Feb 2003
    Poder de Reputação
    19
    tbm to ralando, mas mas tbm to adorando hehehe...

kaos (irmao do kaol ? heuhe)...... curso de sistemas de informaçao de 2 anos eu nunca vi, e sinceramente nao deve ser muito bom hehehe...

acho q o normal para Sistemas de Informaçao é no minimo 3 anos...

ou nao ?

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    9
    Eu vou fazer Sistemas de Informação, já me decidi faz tempo, até por ser menos pesado (pelo que ouvi falar, na ufpr, ao menos)
    PC: Athlon64 X2 5200+ / Asus M2N-E SLI / Markvision 2x2GB 800Mhz / XFX GeForce 8600GT 256MB XXX/ HD 160GB + HD Maxtor 320GB
    MEAMUE - Movimento Eu Amo Meninas com Uniforme de Escola

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    10
    Citação Postado originalmente por BlackBurN Ver Post

kaos (irmao do kaol ? heuhe)...... curso de sistemas de informaçao de 2 anos eu nunca vi, e sinceramente nao deve ser muito bom hehehe...

ou nao ?
    OFF: e ainda tem 2 kaos no forum

R...

Data de Ingresso
    Apr 2006
    Poder de Reputação
    7
    essa dúvida tá me deixando loco até uiaeuiaeh

mas acho que vou optar por ciência da computação mesmo, na facul que eu pretendo ingressar (ufla) tem matérias optativas de administração e talz... ai eu acho que fico mais legal, ver muito exatas pra depois ir em adm pra dar uma relaxada...
    Gigabyte GA-G31-S2 | C2D e7200@3,2ghz | Markivision 2gb@800mhz | Geforce 8600GT XFX DDR3 | HD Samsung 160gb@7200rpm + 40gb@5200rpm Maxtor@Backup | DVD-RW LG 4163B | Monitor Samsung T190 19" Red | Edifier x100 2.1|SonyericssonW610 | Canon A720IS
    Por vir: Mouse Logitech G5 + Pad Qck Mini + Fone Steelseries 4h + Teclado a4tech x7 G800

Data de Ingresso
    Mar 2005
    Poder de Reputação
    8

ou nao ?
    vc faz eng. de telecomunicaçoes ????.....O q acha do curso??mto dificil???...To pensando sério em fazer esse curso....
    P4 3.0HT /Samsung 120sata /2x512 samsung tccc /evga 6600gt /LG 4167b /mouse and teclado microsft /Asusp4c800 deluxe /LG Flatron t710sh //st 420w

Data de Ingresso
    Feb 2003
    Poder de Reputação
    19
    Citação Postado originalmente por edyomar Ver Post
    vc faz eng. de telecomunicaçoes ????.....O q acha do curso??mto dificil???...To pensando sério em fazer esse curso....

entao, eu faço é Tecnologia em Sistemas de Telecomunicacoes..... nao é curso de engenharia.....

a unica diferenca é q meu curso é mais voltado para a pratica e tals..

a engenharia tem apenas mais teoria...... muito mais calculo e fisica.....

eu até tava pensando em depois fazer 1 em meio a mais, para pegar as materias e formar como Engenharia Eletrica com Enfase em Telecomunicacoes...

ao menos por aqui em brasíía, só tem isso......Engenharia Eletrica com Enfase em Telecomunicações....... engenharia mesmo de telecomunicações eu nunca vi..

o curso é muito....... se vc gosta da area, vai adorar...ao menos o meu, to aprendendo tudo como funciona telefonia fixa, movel, redes de computadores, codificaçao, compressao, e etc......

ps: ''tudo'' é mania de falar, pq nessa vida é impossivel saber de tudo hehehe.........ainda mais na faculdade, nao da pra ficar estudando só o q o professor fala em sala.......tem q procurar mais conhecimento em outros lugares.

Data de Ingresso
    May 2006
    Poder de Reputação
    15
    Eu faço ciência da computação, e posso dizer que a grade que está ai varia muito mesmo de instituição para instituição, eu mesmo faço praticamente as duas grades, tirando coisas como economia.

Só uma coisa eu tenho à dizer, é complicado o curso, ainda mais se você não souber programar nada e pegar um professor que não ensina, você desanima na hora. Mas se você gosta pode ir em frente
    "Com coragem e esforço, nada pode impedir um verdadeiro humano."
    Buster Machine March SteamID: yaesir Wii: 2794 0312 9470 1110

Data de Ingresso
    Nov 2005
    Poder de Reputação
    7
    Tava cursando C. da Computação, fiz só o 1º periodo na UFPB e gostei bastante, pra quem gosta da parte de Exatas e de MUITO cálculo, lógica e coisas pra quebrar a cabeça, esse é o seu curso.

Meio do ano eu tranquei pra estudar pro vestibular, esse ano eu presto UFPE, UPE e Unicamp( Fazer para Engenharia da Computação ) Acho que passo nas 3. Queria passar na Unicamp e morar lá em SP mesmo, até porque tem o melhor curso do Brasil se nao me engano, melhor até que o do ITA.

Resolvi mudar o curso porque quero seguir outro caminho, parte mais de Hardware ( Eletrônica, Elétrica ... Mexer com Hardware afinal, sonho um dia trabalhar numa Intel ou AMD da vida ) apesar da C.C. dar uma base boa para atuar nesse setor, a Engenharia da uma base muito melhor dando mais cadeiras de Física e tal. E engenharia é um curso muito amplo também, podendo até chegar nas áreas de administração ( mas nada tão profundo ).

Espero poder me dar melhor nesse novo curso hauahuah e tomara que não tenha Matemática Elementar que eu paguei no 1º período ehehhe geral toda rodava nessa cadeira, malditos matemáticos loucos.

Minha opinião ae

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    7

ou nao ?
    Sistemas de Informação tem duração média de 2 anos em tecnologos(nunca vi bacharel em S.I)...
    Formado em CdC desde dezembro de 2006 na quase 10
    |FearEffects| = Kaos => Clã CSS Rules!!!
    i5 2500K @3.3GHz + CoolerMaster Hyper 212 Plus Lapidado + Asus P8P67 Deluxe + 2 x 4GB G.Skill RipJaws X(11-11-11-30) 1.5v DDR 3 2133 + 1X 1.5 TB SATA2 64Mb Wester Digital + 1X 500GB Sata 2 32MB SeaGate + GIGABYTE GTX 570 + NZXT Tempest EVO + SeaSonic 620W S12II-620Bronze + Audigy 2 ZS + Edifier M3350 + Steel Series Siberia + LCD LG W2253V + LCD LG L01760TQ + Wacom Bamboo Fun CTE-450

Data de Ingresso
    Feb 2003
    Poder de Reputação
    19
    Citação Postado originalmente por Vanucci Ver Post
    Tava cursando C. da Computação, fiz só o 1º periodo na UFPB e gostei bastante, pra quem gosta da parte de Exatas e de MUITO cálculo, lógica e coisas pra quebrar a cabeça, esse é o seu curso.

Meio do ano eu tranquei pra estudar pro vestibular, esse ano eu presto UFPE, UPE e Unicamp( Fazer para Engenharia da Computação ) Acho que passo nas 3. Queria passar na Unicamp e morar lá em SP mesmo, até porque tem o melhor curso do Brasil se nao me engano, melhor até que o do ITA.

Resolvi mudar o curso porque quero seguir outro caminho, parte mais de Hardware ( Eletrônica, Elétrica ... Mexer com Hardware afinal, sonho um dia trabalhar numa Intel ou AMD da vida ) apesar da C.C. dar uma base boa para atuar nesse setor, a Engenharia da uma base muito melhor dando mais cadeiras de Física e tal. E engenharia é um curso muito amplo também, podendo até chegar nas áreas de administração ( mas nada tão profundo ).

Espero poder me dar melhor nesse novo curso hauahuah e tomara que não tenha Matemática Elementar que eu paguei no 1º período ehehhe geral toda rodava nessa cadeira, malditos matemáticos loucos.

Minha opinião ae
    bom, eu acho q vc ta no caminho certo........... se realmente ta afim de mexer mais com hardware........... fez bem em trancar o curso de ciencias de computaçao..... e tentar alguma engenharia e tals..

é isso aí

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Poder de Reputação
    7
    engenharia da computação é uma boa tbm.

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    0
    Citação Postado originalmente por elemenohpee Ver Post
    engenharia da computação é uma boa tbm.
    Cara você fez?
    To querendo fazer Engenharia da Comutação, li muito a respeito gostei muito.

Mas to em duvudia entre Engenharia da Comutação e Engenharia Elétrica haeuah.

abraço

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Poder de Reputação
    7
    não, pois eu sou eng. mecatrônico, mas conhecia muita gente que fez eng. da computação e estavam enchendo o bolso de dinheiro programando plc.

Data de Ingresso
    Feb 2007
    Poder de Reputação
    0
    Queria saber é a diferença de c. da computação x analise de sistemas.

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    7
    Citação Postado originalmente por v1r3d Ver Post
    Queria saber é a diferença de c. da computação x analise de sistemas.
    Analise de Sistemas = Sistemas de Informação!!!

Data de Ingresso
    Dec 2006
    Poder de Reputação
    6
    Citação Postado originalmente por |FearEffects| = Kaos Ver Post
    como o nome do curso diz...CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO abrange um pouco de tudo desde desenvolvimento de sistemas até inteligência artificial e redes...não que isso seja bom...mas vc ira ver as coisas beeeeeeeeeeem por cima pois naum tem um foco de estudo...ja SISTEMAS DE INFORMAÇÃO é direcionado para analise e projeto de sistemas...o curso de ciência costumas ser de 4 anos já o de sistemas 2 anos...
    Errou um pouco ai... Conheço ciencias 4 anos integral... noturno são 5 anos.

Eu faço Sistemas de Informação noturno são 4 anos, que alias termino esse ano, mais precisamente em 30 dias \o/

Tecnologia em processamento de dados é 2/3 anos.

Ciencia da computação, meus amigos que fazem e fizeram falam um monte de coisa, que nao aprende nada para se trabalhar em empresas e tal... Bem na minha opniao é um curso para um futuro academico mesmo (o proprio nome diz.. "ciencia")

Sistema de informação abrange bem mais engenharia de software e programação, ou seja um curso com foco no mercado de trabalho.

"Quanto maior o orgulho, maior a queda"
    AMD Phenom II X6 Black Edition 1100T - HyperTX3 RR-910-HTX3-GP - ASUS M4A88TD-M/USB3 AM3 - 2x CORSAIR DDR3 1333Mhz 4GB - 2x WD 250Gb Raid 0 - 8600GT (up soon) Corsair 600W

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    7
    Citação Postado originalmente por 4gotten Ver Post

Eu faço Sistemas de Informação noturno são 4 anos, que alias termino esse ano, mais precisamente em 30 dias \o/

Ciencia da computação, meus amigos que fazem e fizeram falam um monte de coisa, que nao aprende nada para se trabalhar em empresas e tal... Bem na minha opniao é um curso para um futuro academico mesmo (o proprio nome diz.. "ciencia")

Sistema de informação abrange bem mais engenharia de software e programação, ou seja um curso com foco no mercado de trabalho .

bom..até hoje só vi tecnologo em SI...e existem facus q o curso de SI são 2 a 3 anos(pelo menso na facu q fiz era assim)!!! e como eu disse SI tem foco especifico(projeto e desenvolvimento de sistemas!!!)

Data de Ingresso
    Feb 2005
    Poder de Reputação
    8
    Vou fazer vestibular pra sistemas
    aqui em floripa é 5 anos o curso, e ciencias da ocmputacao tambem
    Ciencias da computacao tem que gostar de calculos, logica e essas coisas, é um curso pesadissimo, tenho uns 5 amigos meus que comecaram e nao passaram do 1 semestre, alguns foram pro curso de sistemas e gostaram muito.. Aí tem que ver mais no que tu se encaixa... eu gosto mais dessa area de gerencia de projetos, analise de sistemas essas coisas..

Data de Ingresso
    Nov 2005
    Poder de Reputação
    7
    entao, eu faço é Tecnologia em Sistemas de Telecomunicacoes..... nao é curso de engenharia.....

a unica diferenca é q meu curso é mais voltado para a pratica e tals..

a engenharia tem apenas mais teoria...... muito mais calculo e fisica.....

eu até tava pensando em depois fazer 1 em meio a mais, para pegar as materias e formar como Engenharia Eletrica com Enfase em Telecomunicacoes...

ao menos por aqui em brasíía, só tem isso......Engenharia Eletrica com Enfase em Telecomunicações....... engenharia mesmo de telecomunicações eu nunca vi..

o curso é muito....... se vc gosta da area, vai adorar...ao menos o meu, to aprendendo tudo como funciona telefonia fixa, movel, redes de computadores, codificaçao, compressao, e etc......

ps: ''tudo'' é mania de falar, pq nessa vida é impossivel saber de tudo hehehe.........ainda mais na faculdade, nao da pra ficar estudando só o q o professor fala em sala.......tem q procurar mais conhecimento em outros lugares.
    tem o curso de engenharia de redes de comunicação na UnB, se não for a mesma coisa, eh o mais próximo (eu acho)

Data de Ingresso
    May 2006
    Poder de Reputação
    0
    sou formado em CdC pela ufpr.. é um curso beeem dificil e voltado mais a area academica..
    sistema de informação é voltado mais a pratica, a vida empresarial por assim dizer..
    mas muitos recrutadores da area de TI preferem os que fizeram CdC pq os acham mais versateis devido a profundidade teorica q a pessoa teve.. algo do tipo: tá aí a ferramenta, se vire!

claro que varia de facu para facu, mas tem cada anta que só ve C++, delphi, java na faculdade daí no mercado pedem algo diferente já se perdem inteiramente, pois não tem a base teorica, no qual a linguagem de programação não passa de uma ferramenta..
    Asus K8N Semprom64 3000+@2450MHz, Nvidia 6800GS@6800Ultra, 256+512 DDR Samsung, Hd 160GB + HD 80GB Seagate
    Fuji s6000fd + 1GB XD + filtros UV e PLC + 8 pilhas sony
    Canon A510 "de bolso"...

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    10
    Citação Postado originalmente por 4gotten Ver Post

Sistema de informação abrange bem mais engenharia de software e programação, ou seja um curso com foco no mercado de trabalho.

Não concordo, como abrange bem mais programação se no meu curso de DEZ períodos os DEZ tem programação?

realmente não concordo. Como 2 anos podem ser mais intensos que 5?

R...

Marcadores

Permissões de Postagem