AI Tweaker ou Extreme Tweaker
AI Overclock Turner Manual
OC Turner Manual
CPU Ratio xx.x (o valor, no Ratio influencia o CPU Bus, DRAM Freq. ,NB Freq)
AMD Turbo CORE Technology Disabled
* O AMD turbo core Enabled Essa tecnologia habilita 3 núcleos, e os ajusta no multiplicador mais alto (de acordo o modelo do seu Phenom II, o meu é 16,5), quando vc roda algo q use 3 núcleos ou menos. Se vc tem alguma aplicação de hyper threading, como programas de edição de vídeo e etc, o turbo core vai ser desabilitado, rodando a aplicação no multiplicador mais baixo (diminuindo o clock final) e assim perdendo performance.
CPU Bus/PEG(FSB) Frequency 230 (o valor default é 200, vá aumentando valor de 15 em 15. Repare q o os valores em Target CPU aumentam em conjunto. O FSB influencia o Clock Final da CPU, DRAM Freq. e a NB Freq). *Não exagere colocando logo de cara 300 de FSB, aumente os valores e vá fazendo os testes, até descobrir o limite do seu hardware.
PCIE Frequency Auto (Não traz aumento significativo de desempenho, quando se icrementa a frequência, pode causar a queima do slot)
Memory Frequency ou DRAM Frequency xxxx (o valor, influencia o Clock Final da CPU, DRAM Freq e a NB Freq)
CPU/NB Frequency 2400 mhz (até essa frequência não é necessário aumentar a voltagem, se passar disso na manipulação do FSB e do ratio, é só ir colocando + 0,01 de voltagem. O máximo recomendado é 1.3v, pra 24/7)
HT Link Speed Auto Quando começar a fazer o over, tente deixar o mais próximo da velocidade padrão (2000mhz)
CPU Spread Spectrum *Ajuda a estabilizar o over em alguns casos.
PCIe Spread Spectrum *Só faz diferença em over, se você aumentar a PCIE Frequency.
EPU Power Saving (outra ferramenta de economia de energia)
DIGI+ VRM É micro controlador inteligente. Reduz as perdas de energia e aumenta a estabilidade do sistema. Promete cortar em até 50% as interferências eletromagnéticas, habilitando o VRM Spectrum. Essa opção eu costumo deixar em Enabled (VRM Spread Spectrum)
CPU Load Line Calibration (CPU LLC) Auto
Ajuda a diminuir o vdroop quando a cpu sai de idle pra load (Quando ativado, funciona com aumento de porcentagem)
CPU/NB Load Line Calibration Auto
Ajuda a diminuir o vdroop do controlador de memória
CPU Current Capability Auto (É possível a escolha da porcentagem de aumento da corrente para CPU)
CPU/NB Current Capability Auto (É possível a escolha da porcentagem de aumento da corrente para a NB)
CPU Power Phase Control Auto (Em "Manual", o aumento surte efeito no tempo de resposta da CPU)
CPU Voltage Frequency (Em "manual", substitui o VRM S.Spectrum)
VRM Spread Spectrum ou
VRM Fixed Frequency Mode CPU Power Duty Control Auto
- CPU & NB Voltage Mode CPU Manual Voltage (v1.45 é um valor seguro de voltagem. Rode testes de stress da sua preferência. Deixe o CPUZ aberto pra ver se em algum momento a voltagem passa de 1.5v. O valor de 1.55v, seria o limite seguro de voltagem. Para ajudar nas temperaturas e não aumentar o consumo (e a TDP) atoa, é bom ir diminuindo a voltagem da CPU)
CPU/NB Manual Voltage Auto (v1.2) (Como eu disse, se depois da manipulação da FSB, Ratio e etc; a frequência da NB não passar de 2400mhz, não é necessário incremento da voltagem)
Advanced Mode
>CPU Configuration
-
Cool nQuiet Disabled
O Cool N' Quiet costuma dar instabilidade no over então prefiro desabilitar também.
-
C1E Disabled
Outro recurso de economia de energia. Diminui a voltagem e a frequência da CPU, quando o sistema está ocioso
>CPU Core On/Off Function Serve pra habilitar núcleos escondidos (no caso de alguma cpus) ou desabilitar núcleos da CPU, é mais usado em overclock extremo. Para desabilitar é só escolher o núcleo Ex: Core#2 Disabled
*Nessa aba as opções que tem alguma relação com overclock são apenas essas acima.
Programas de Monitoramento:
HW Monitor
Core Temp (Uso o HW e Core Temp, pra tirar uma média na medição da temperatura máxima)
CPU-Z (Pra confirmar as mudanças feitas na BIOS)
MSI Afterburner (Pra over da GPU)
Programas de Teste de Estabilidade:
Prime 95
OCCT
LinX
Aida 64 Extreme Edition
Memtest
Site que mede a TDP da CPU
*Esse site é mais conhecido pelo pessoal, para fazer o cálculo do consumo do sistema e escolher a potência da fonte de alimentação ideal. Ele pode medir tambem a TDP da CPU, usando as informações abaixo:
System Type: ¹
1 phsycal CPU
Motherboard:
High End Desktop
CPU Brand:
AMD
CPU Socket:
AM3
CPU:
modelo do phenom q vc tem
CPU Utilization (TDP²): 95% ou 100%
Overclock my CPU (selecione essa opção)
Stock CPU speed (MHz) xxxxx
Stock Vcore (V) xxxxx
Overclocked CPU speed (MHz) clock desejado
Overclocked Vcore (V) voltagem do OC
[Overclock] Overclocked CPU Wattage: xxx TDP
clique nesse botão
OBS: Cada placa-mãe suporta uma TDP máxima (não me refiro a TDP da CPU que a MB suporta). Para saber a TDP máxima da sua MB, é só procurar benchmarks na net.
Peço pro pessoal q tem algum dos modelos X6 BE q já experimentaram over com eles, colaborem me mandando por MP ou postando os seus tweaks (pode ser foto) no tópico. Assim vou atualizando o tópico. A intenção é criar uma espécie de manual pra over, de cada modelo. *Eu sei q não pra ter 100% de precisão, mas vale a tentativa ^^. Vou editando os melhores overs num esquema de ranking.
Ex: X6 1055t x@Ghz (e outros detalhes) + Nome do usuário X6 1075t x@Ghz (e outros detalhes) + Nome do usuário e etc.... RANKING:
Marcadores