Bom pessoal, segue ai um pequeno tutorial de overclock de 4.0Ghz a 4.5Ghz para as mobos Asrock Z68. Por favor, se alguém tiver alguma informação a acrescentar, fiquem a vontade. Espero que gostem.
Aqui eu coloquei a 4.5Ghz.

Na primeira tela: Vamos ajustar os valores que vamos realmente precisar mecher ok. Os Demais, podem colocar igual a screen da uefi.
CPU RATIO SETTING: Manual
MAX RATIO: De acordo com o over pretendido, nesse caso, vamos usar 45, já que o Host Clock Override mais conhecido como BCLK vai estar sempre em 100mhz. Assim teremos um over de 4.5ghz.
INTERNAL PLL OVERVOLTAGE: Deixamos desabilitada, essa opção geralmente se habilita para overs acima de 4.6Ghz, já que a voltagem do pll vai influenciar no gerador de clock final, quanto mais alto, mais voltagem geralmente se precisa. * Caso tenha uma tela preta ao iniciar o Windows, ative essa opção e verifique os resultados.
INTEL SPEED STEEP TECNOLOGY: Deixe habilitado para economia de energia, caso pretenda usar seu processador em velocidade máxima o tempo todo, desabilite a mesma.
TURBO BOOST POWER LIMIT: Manual
Short Duration Power Limit: 200
* Long Duration Power Limit: 200
* Long Duration Maintained: 3
Additional Turbo Voltage: Auto Pode ser que um incremento de 0.005 te traga mais estabilidade em testes de estabilidade. Esse pequeno incremento, faz com que a voltagem suba um pouco quando o cpu está sob carga em testes sintéticos. Seja cauteloso.
Core Current Limit: 200
* *Essas opções definem manualmente o limite de energia do turbo boost. Um valor mais alto te da uma potência total maior de energia, no caso em watts. Quanto maior o over, maior será o valor, mais consumo você terá. Eu deixo todos em 200, isso não influência diretamente no over, não nesse clock de 4.0 a 4.5ghz. 200 é mais que suficiente. Aumente caso o over pretendido seja acima de 4.6 e caso tenha algum tipo de instabilidade. (Recomendo uma leitura mais aprimorada) HOST CLOCK OVERRIDE (BCLK): 100
SPEED SPECTRUM: Disable Caso deixe habilitado, pode ocorrer uma pequena interferência no BCLK, trazendo o mesmo para frequência de 99.8mhz no Windows.
DRAM CONFIGURATION: Aconselho a colocar o valor padrão de cada memória. Over em memória somente depois de estabilizar o over no processador. Explicarei no final.
CPU CORE VOLTAGE: Aqui nos temos as opções em auto, fixed e offset.
Auto: A mobo ajusta sozinha os valores, recomendado apenas para aqueles que não querem over.
Fixed: Como o nome diz, fixo, vcore fixo, você escolhe o vcore que vai usar.
Offset: Modo escolhido aqui nesse tutorial, esse modo permite ajustar o vcore de acordo com a carga de trabalho e as economias de energia quando as mesmas (c1e e speed step) estão ativadas. Esse ajuste vai requerer do user paciência, recomendo para começo, deixar em +0.020. Sair da uefi e entrar novamente, verifique depois desse procedimento, qual o valor que o vcore se encontra, a partir dai você ajusta para mais ou para menos. Aqui eu usei -0.090, isso me da um vcore de 1.23v na uefi, 0.89v sem carga no Windows e 1.25v em carga no Windows. Esse valor vai variar de acordo com o LLC escolhido (Vamos ver mais abaixo.)
CPU LOAD LINE CALIBRATION (LLC): Aqui temos desde o level 1 ao level 5. Quanto menor o level, mais forte o llc, ou seja, menos variação no vcore terá em relação ao vcore na uefi e no Windows. Recomendo que o user teste cada um deles assim como eu fiz, já que em carga poder haver uma maior variação do vcore de um level para outro. Aqui eu usei o level 3, porque? Porque é o valor que me deixa mais perto do vcore na uefi (1.23v) com o vcore em carga no Windows (1.25v~1.26v) com 4.5Ghz.
DRAM VOLTAGE: 1.50V Ajuste de acordo com as especificações de sua memória. Não recomendado acima de 1.65v.
PCH VOLTAGE: 1.059V - Ajuste padrão da mobo, coloquei apenas o valor em manual. Não tem necessidade de subir esse valor. Para quem não sabe essa voltagem principal do chipset, responsável por alimentar os multiplicadores de clock dentro do chip.
CPU PLL VOLTAGE: 1.70~1.75v (para 4.0~4.5GHz). PLL é a tensão de clock do processador. Quanto mais alto o clock, mais necessário pode requerer seu aumento.
VTT VOLTAGE: 1.051v Voltagem padrão que a mobo permitiu para clocks de memória até 1600mhz. Poder ser necessário um pequeno aumento acima de 1600mhz para garantir estabilidade, recomendo prudência ao subir essa voltagem, quanto maior a voltagem mais calor o processador gera. VTT é a voltagem do controlador de memória integrado no processador.
VCCSA VOLTAGE: 0.925 Voltagem padrão, não se deve mexer nessa voltagem. Essa voltagem é responsável em alimentar o controlador PCI Express integrado, o controlador de memória e a porção 2D do controlador de vídeo.
AJUSTE DA MEMÓRIA E DEMAIS AJUSTES:
Recomendo o user a colocar de acordo com suas necessidades e memórias utilizadas. Para ajustes maiores do que a frequência padrão de cada memória, recomendo a fazer esses ajustes depois que estabilizar o over.
Nas screens acima e abaixo, usei as especificações recomendadas para minhas memórias.
CPU CONFIGURATION:
CONSIDERAÇÕES FINAIS: - Overclock para 4.0~4.5Ghz
- Tutorial feito para overclock na ASRock Z68 extreme 4 gen3 ( serve para qualquer mobo Asrock Z68)
- OVERCLOCK é sempre um risco, portanto faça por sua conta e risco.
- Os ajustes feitos nesse tutorial trouxe estabilidade para mim, não quer dizer que vá trazer para você também, já que cada caso é um caso e cada máquina é uma máquina, portanto o ponto de partida está ai, cabe a você achar o melhor. E caso ache, por favor, venha postar aqui ok, afinal temos muito o que aprender um com o outro.
- Deixo aberto a qualquer user, qualquer tipo de informação a acrescentar nesse tutorial, bem como correções para termos que foram usados, ajustes, etc.
- Para overclocks acima de 4.5Ghz, recomendo a leitura e visão da uefi do Onurb666
Espero que todos curtam e que tenham sucesso no seu overclock, qualquer dúvida que eu possa ajudar, só perguntar ok, mas antes, leiam o tópico com calma, todo ele pois foi assim que fiz e assim consegui chegar nessas informações que estou compartilhando.
Grande abraço
Fred77.
Marcadores