+ Responder ao Tópico
Página 1 de 14 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 136
  • Compartilhar Post
  • Ferramentas de Tópicos
    Data de Ingresso
    Oct 2007

[Review] HP dv4-2112br.

Nova BIOS F.18

Olá pessoal!

Meu segundo review! Já fiz um do Microboard IN2323 (IN200), mas achei que faltaram muitas informações. Copiando o estilo da maioria dos reviews, decidi criar alguns tópicos e discutir acerca deles.

Antes, só um breve histórico sobre a minha experiência com notebooks, por ordem cronológica:

HP dv6232br: Problema na solda BGA do chipset. A garantia extendida da própria HP consertou e funciona até hoje (troquei num PS3, mas tenho contato com o dono).
    Microboard: Comprei pra substituir o HP quando o mesmo quebrou. Assim que a HP consertou o dv6232br, vendi esse notebook. Funciona até hoje sem problemas.
    Lenovo Y430: Excelente notebook, não teria trocado por nenhum outro se esse modelo (e muitos outros da Lenovo) não sofresse com um problema crônico na tela LCD. Muitos usuários relatam o mesmo problema que o meu (a tela fica tremendo e apresenta faixas verticais coloridas). Pedi e consegui o reembolso pela própria Lenovo (demorou bastante, mas consegui).
    Acer Aspire 5532-5146: Esse foi o que menos tive contato: 40 dias. Apesar de um bom acabamento, o som era meio fraco e o processador idem. Apareceu uma oportunidade de trocar num PSP + verdinhas. Troquei na hora.

Compra
    Comprei o meu dv4-2112br na loja física da Colombo, na cidade de Maringá/PR. Apesar do preço da etiqueta ser de R$1.999,00, o vendedor acabou de dando um desconto e ficou no mesmo preço do site da própria loja, portanto, R$1.799,00, mas somente porque foi à vista.
    Fiquei balançado pelo Acer 4736z e 4540. Esse último, inclusive, com a mesma configuração que o HP. Mas esse HP realmente me chamou a atenção. Fazia tempo que eu tava namorando esse modelo.

Configuração
    Processador: Athlon II M320 2.1GHz com cache L2 de 1MB (2x512KB)
    Memória: 3GB DDR2 (2 DIMM).
    HD: 320GB 7200RPM 16MB de cache.
    Chipset: ATI RS880M.
    Tela: 14.1" Diagonal WXGA HD HP BrightView Widescreen Display (1280x800).
    Áudio: Altec Lansing com SRS Premium Sound.
    Vídeo: AMD M880G com ATI Mobility Radeon HD 4200 Graphics
    Drive: LightScribe SuperMulti 8X DVD±RW com Suporte Double Layer.
    Rede: Realtek 10/100BASE-T.
    Webcam: VGA.
    Wireless: Broadcom b/g e Bluetooth.
    Sistema Operacional: Windows 7 Home Basic.
    Conexões: 3 USB 2.0 (3rd compartilhada com a porta eSATA), 1 VGA , 1 RJ-45 (LAN), eSATA Combo, 2 Fone de ouvido, 1 Microfone, Expansion Port 3, Consumer IR e HDMI.
    Teclado: ABNT2.
    Mouse: TouchPad.
    Alimentação: 6 células de lítio.
    Conteúdo da embalagem: Notebook, manuais, controle remoto, tampa do SmartBay, cabo e bateria.
    Peso: 2,3kg.

Acabamento
    O acabamento é ótimo! O notebook tem acabamento black piano (obviamente não embaixo) e vários desenhos de círculos prateados. Muito bonito mesmo!

Teclado
    Sempre elogiei o teclado da HP/Compaq. Com esse não é diferente. Muito bom: silencioso, rápido e possui as teclas levemente abauladas. Infelizmente é o mesmo modelo de teclado de notebooks mais antigos da empresa (os teclados dos novos Acer são bem mais bonitos). No geral, gostei bastante.

TouchPad
    Com certeza é a parte que mais chama atenção: Todo cromado. No entanto, na configuração padrão ele é meio esquisito, parece que acelera demais quando passa o dedo muito rápido. Vários usuários tem reclamado que o dedo fica prendendo, mas com o tempo você acostuma. Uma configuração que ajuda bastante é ir em Painel de Controle -> Mouse -> Toque  Sensibilidade do toque; daí você ajusta de acordo com o gosto.

Video
    O vídeo é um show à parte! A HD4200 é excelente! Não fica longe da HD3200, o desempenho é semelhante. Sem muitos comentários, até porque existem muitos reviews na Internet sobre esse vídeo onboard.

Som
    A qualidade do som me impressionou positivamente. Tem uma altura boa e saem sons limpos, sem distorções. Mas esse modelo não tem subwoofer, sinceramente me faz uma falta.

HD
    Esse também foi uma surpresa. Fabricado pela Seagate e pertencendo a família Momentus, ele tem capacidade de 320GB (até aí nada demais), mas roda a 7.200rpm e possui 16MB de cache. Acredito que, pela alta rotação, ele contribua com as vibrações que tem nesse notebook e a baixa duração da bateria.
    Um recurso que ele possui, mas fica pouco à mostra é o HP 3D Guard. Faz basicamente o mesmo que aqueles DELLs com sensor de queda. Testei aqui e não vi muita diferença (muita gente reclamava desse recurso da DELL). Só percebi que o LED do HD fica alaranjado quando, por exemplo, coloco o notebook em cima da mesa.

Conexões
    Sem muitas novidades. O legal é que tem HDMI e eSATA. HDMI hoje em dia é essencial pra quem quer ligar facilmente o notebook à TVs mais novas. O eSATA compartilha uma porta USB, ou seja, dispositivos USB e eSATA são conectados na mesma porta. Fiquei meio confuso na hora, mas encaixou beleza o meu pendrive.

Bateria
    Bom, aqui o DV4-2112BR peca bastante. Apesar de ser de 6 células, a bateria é bem fraca. Estou pra dizer que a HP está para baterias assim como a Motorola (pelo menos até o último Motorola que tive, Motorola V9). Não deve durar mais que 2,5 horas, mas não sei dizer com exatidão porque, assim como o dv6232br, não é exibido o tempo restante de bateria (me acostumei tanto que acho ruim quando não tem).

Temperatura
    Essa é uma questão importante que afasta muitos potenciais compradores desses notebooks HP com processador AMD.
    Apesar do processo de fabricação ter evoluído nesses Athlon e Turion II (baseados no Phenom e Athlon II do desktop) devo admitir que a temperatura é meio alta. Apesar de estarmos perto do inverno, com temperaturas bem amenas, jogando a temperatura no diodo chega fácil aos 70ºC. No verão essa temperatura deve chegar aos 90ºC, provavelmente.

Na BIOS tem uma opção que permite deixar o FAN ligado o tempo inteiro. Claro que a deixei ligada pra não ter dores de cabeça com temperatura. Mas ainda assim, quem estiver muito paranoico com temperaturas, melhor procurar um notebook com plataforma Intel (de preferência com a família Core ix).
    Digitando esse texto e ouvindo música, a uma temperatura de 17ºC, o núcleo está a 49ºC e o HD a 40ºC. Nada quente, mas onde está o HD está morninho e o barulho do FAN me incomoda um pouco. Quando chega uns 75ºC no diodo, o FAN acelera bastante, mas nada extraordinário. O Lenovo Y430 era bem mais barulhento quando ficava bem quente e o dv6232br parece que nunca acelerava. Eu até diria que esse notebook é mais silencioso que o meu PS3 Fat de 40GB.

Conclusão
    Assim que abri a caixa e peguei o notebook, troquei um dos módulos de memória pra totalizar 4GB de RAM e logo formatei e instalei o Windows 7 Ultimate x86. Até o momento não houve perda de desempenho e o sistema operacional roda com bastante agilidade, no entanto, o S.O. só reconhece 3,5GB de RAM (antes só reconhecia 2,75GB). Mas isso é normal, mesmo que se instale um sistema 64 bits, acredito que a quatidade de memória reconhecida será a mesma. Essa parte que falta parece reservada ao video onboard.

Muitos que lerem esse review com certeza me criticarão por ter comprado um HP com processador AMD, ainda mais por eu ter sido dono da infame série DV6000. Eu mesmo tinha essa ideia quando estava pensando sobre um novo notebook. Mas vejam bem, apesar de notebook não serem plataformas ideias pra jogos, eu queria um notebook que tivesse design em alto estilo e um desempenho de vídeo excelente. Pelo preço que paguei, acho que fiz um bom negócio (até porque retirei na loja física, cada vez mais difícil hoje em dia). Ainda outros dirão que fiz mal em não comprar um notebook todo Intel, mas é que toda a autonomia da bateria não me importa muito, já que minhas aulas estão cada vez mais raras, esse notebook ficará mais na tomada e em casa do que andando por aí.

Bom, é isso! Espero que tenham gostado e qualquer dúvida, por favor, me perguntem e terei prazer em ajuda-los.

Fotos do notebook

Controle remoto (controla slides também)

Tampa do SmartBay

SuperPi

CPU-Z

GPU-Z

3DMark 2001SE e 2003

3DMark 2005

wPrime 32M

Windows Experience Index (WEI)

Faça Undervolting no seu processador!

Galera, ainda preocupado com a excessiva temperetura do Athlon II (que saudades do meu T3400!), pesquisei um pouco e achei um post no CdH do usuário ricardo_xploid explicando como fazer o undervolting no Turion II M500 (que vale perfeitamente pro Athlon II M320). Quero que fique claro que foi ele quem achou os valores pra essa solução e só estou reproduzindo a mesma.

Primeiro, baixe o programa K10STAT.

Depois, é só seguir o modelo da figura, lembrando que o Athlon II possui menos P-States, portanto só mude os que são possíveis e deixe exatamente como a figura abaixo (não precisa alterar nenhum dos valores do FID, por exemplo, basta clicar na "bolinha" na frente do Px, onde x é o nº do estado):

Pronto! Dê um OK e está feito! Rápido e fácil!

Agora vamos criar um meio do programa inicializar junto com o Windows. Quase todo mundo sabe que pode ser por registro ou por "Inicializar" do menu Todos os programas, mas a solução do ricardo_xploid achei bem interessante:

1º Vá em Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Ferramentas do Sistema -> Agendador de Tarefas.
    2º Clique em "Criar Tarefa..." no painel de acesso rápido à sua direita.
    3º Deixe tudo como nas figuras abaixo:

Última edição por Neo_GDY; 12-08-10 às 12:32. Razão: Acrescentar tutorial de Undervolting.

Falto um 3dmark2006
    [CORE I5 750 4,2GHZ HYPER 212 PLUS] [ASUS SABERTOOTH I55] [2X4 XMS3 1333 DHX] [CORSAIR TX 850] [2X WD CAVIAR BLUE 500GB + 1X SEAGATE BARRACUDA 1TB ] [CROSSFIRE 5850] [XL2370 SAMSUNG ] [GRAVADOR SAMSUNG] [TT AMOR VHS 6000] [LOGITECH Z5500]

[ATLHONX2 5200+] [M2N32 SLX] [2X2 XMS 800 DHX] [SATELLITE 500WATTS] [SAMSUNG 320GB HJI] [8500GT 512MB LOADING GTX 280] [AOC 19 WS LOADING P2270HN SAMSUNG ] [GRAVADOR SAMSUNG] [X-BLADE SILVER] [SUBWOOFER 2.1 SATELLITE AS-878]

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Citação Postado originalmente por jefferson_itu2006 Ver Post
    Falto um 3dmark2006
    Adendo importantíssimo. Muito obrigado.

Poxa, belo review, belíssimas fotos... obrigado.
    Exemplos de posturas que podem modificar nosso próprio meio: http://*******/m9T07l

No que você vem acreditado ultimamente? http://*******/90cep1

A Maior Fraude da História. A verdade sobre os Bancos Centrais: http://*******/layoSH ou http://*******/3SKUpe

O Windows é 64 Bits?

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Citação Postado originalmente por geckobr Ver Post
    O Windows é 64 Bits?
    Não.... é 32 bits.

[]s

Data de Ingresso
    Jun 2006
    HP + AMD me da muito medo e tristes lembranças....

Belo note
    -

Oi

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Citação Postado originalmente por jberg Ver Post
    HP + AMD me da muito medo e tristes lembranças....

Belo note
    Pois é rapaz... pra mim n~eo muiuto diferente! Mas resolvi arriscar mesmo assim, vamos ver no que dá.

[]s

tenho um deste, e estou felizão...
    ta de parabens pelo review.

Data de Ingresso
    May 2007
    Tenho um 1520BR, vem com um intel no lugar do AMD, eu estou gostando dele, será que vale à pena eu fazer um review dele com testes para comparar com esse seu AMD?

Tags para este Tópico

Marcadores

Permissões de Postagem