+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 8 de 8
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Poder de Reputação
    6

Review: Microboard Innovation I2323 (IN2xx).

Olá colegas de fórum!
    Esse é meu primeiro review. Não entendo muito bem de escrever reviews, mas fiquei bem animado depois da chegada da minha nova aquisição: Notebook Microboard Innovation.

Antes de mais nada, eu já possuo outro notebook: HP dv6232br. Mas fui um dos sorteados no problema da solda BGA do GPU. Portanto, apesar de belo, está parado aqui em casa esperando a transportadora vir buscá-lo (sinceramente pensei que a HP nem se importaria, daí eu entraria no Procon pra pegar minha grana de volta e pagar esse Microboard).

Então vamos começar!
    Embalagem
    Assim que chegou tirei algumas fotos pra vocês:

Detalhe do lacre:

Sistema operacional instalado (Kubuntu):

Especificações técnicas:

Uma coisa que achei ruim: nome do modelo.
    É um mistério! No site da Microboard constam vários IN2xx, mas como mostrei na etiqueta de especificações, o modelo aparece como I2323. Bom, isso não importa muito, mas confunde bastante! Pra deixar claro, usarei o I2323 como nome do modelo (até para o caso de eu ter que ligar para a garantia, como fiz com a HP).

Conteúdo

Manuais e CDs:

Sobre os manuais eu não posso dizer muito porque nem os li. Mas como podem ver na foto vem o Manual do Usuário, Certificado de Garantia (aquele que parece uma etiquetinha de calça jeans), especificação da placa wireless e guia do modem.

CD de recuperação do Linux Kubuntu:

CD contendo drivers do Windows XP e Vista x86:

Outra coisa, o CD de Drivers para Windows não funciona direito. Alguns Drivers instalam normalmente, mas outros parecem que foram corrompidos durante a gravação. O CD do Kubuntu eu não sei e é provável que nunca saiba. Só usei o Kubuntu no primeiro boot, tratei logo de instalar o Windows Vista Home Basic (uso a licença do meu HP caso alguém fique questionando).
    Por falar em Windows Vista, o mesmo foi instalado sem problemas e com praticamente o mesmo tempo de instalação no HP.

Notebook e todos seus “acessórios”:

Etiqueta da bateria:

Bom, só uma coisa que achei estranho nessa bateria de 6 células: 48000 mWh. No HP, a bateria também é de 6 células mas ele indica 66000 mWh. Achei que a cada +-11000 mWh indicava 1 célula... mas como dura mais de 2 horas usando Wireless e digitando esse review no Word.... então não vou reclamar sobre nada. Acredito que a minha falta de experiência com baterias tenha me deixado confuso.

Etiqueta da fonte:

Só uma coisa diferente que notei: LED na fonte. No HP não havia isso, mas achei interessante também (nele quem acendia era o conector de energia, ao redor tinha um anel luminoso).

Notebook

O notebook tem um bom acabamento com uma pintura preto fosco e um touchpad prata fosco. Como vocês podem ver, o design é bem quadrado, contrastando bastante com meu HP que tinha cantos arredondados e um design bastante moderno (parecido com os notebooks HPs atuais).
    Coloquei também duas fotos do logo da Microboard na tampa, pois ela acende à noite. É bem diferente, mas gostei bastante do efeito (a lá MacBook).
    O touchpad tem pintura fosca e é “baixo”. Como é um pouco “afundado” na carcaça do notebook, atrapalha um pouco na hora do uso (pra quem usou tanto tempo um HP) mas é questão de costume. A sensibildade é boa e a precisão é razoável (ainda prefiro o touchpad do HP). O fabricante é a Synaptics, mesmo da HP, mas como falei o problema é que o touchpad é “baixo”.
    O teclado me lembra muito os Itautecs. Não é tão bonito e nem robusto quanto o da HP, mas não “afunda” como um Itautec W7635 de um amigo meu. Ainda to me acostumando com ele, já que as teclas tem um desenho diferente e são ligeiramente menores que o que eu usava anteriormente.
    O HD é um Samsung. Tem 8MB de cachê e roda a 5.400rpm. Muito bom, silencioso e parece um pouco mais rápido que o HD de 80GB da Toshiba que está instalado no HP.
    As memórias funcionam em Dual Channel e tem chips da Kreton. Parecem ser muito boas.
    Uma coisa que achei legal é que a bateria e a placa-mãe são identificadas como sendo da MSI. Nem preciso comentar sobre a qualidade da MSI, não é?

Detalhe da trava da bateria:

Detalhe da chave pra soltar a bateria:

O interessante foi essa trava da bateria, uma vez que ela impede a retirada da mesma caso alguém “acidentalmente” puxe a trava de solta. Não tem muita utilidade pra mim, mas mostra uma boa decisão de projeto.

Detalhe do compartilhamento do modem interno 3G:

Calma galera... não tem modem 3G! Mas é legal ver que o projeto incluía um. Só pra acabar de vez com a alegria: não há slot para instalar um modem 3G interno (vi porque ao lado está instalada a placa de rede Wireless).

Detalhe do leitor de cartões:

Leitor de cartões padrão. Só uma entrada pra vários padrões. No EVEREST ele leu meu MicroSD de 2GB numa velocidade de 2,04 MB/s. Nada mal.
    Conectores de áudio e microfone embutido:

Bom, só tenho a lamentar que os conectores de áudio estejam na frente. Quando se usa o notebook no colo só é legal usar um microfone que tenha o plugue no formato L... e olha lá ainda!
    O microfone integrado eu não testei ainda, mas deve ser bom pra falar no Skype e MSN.

Detalhe da WebCam de 1.3MP:

A WebCam não tem nada de especial. Não se compara a outra de 1.3MP de um HP de um colega meu. Mas funciona direitinho. A marca me parece ser Bison, mas esse é o nome do software que é instalado pra fazer capturas. Aliás, o software serve pra capturar tanto vídeo quanto som.

Lateral direita:

Essa lateral me lembra muito os Itautecs. Muito parecido com o W7635. Atrapalha um pouco quando uso o mouse, mas tudo bem, só afastar um pouco.

Detalhe da Firewire, USBs e Slot ¾ ExpressCard:

Detalhe do Drive DVD-RW:

O drive de DVD-RW é da LG, não gravei nada até agora... só usei pra ler o CD de Drivers e o DVD do Vista, mas acredito que tenha uma boa qualidade (visto que também uso no Desktop).
    Não gostei da posição do drive ser na esquerda. Como sou destro, prefiro no lado direito. O botão também atrapalha de vez em quando, sendo pressionado acidentalmente. Nesse quesito o HP ganha de lavada (nunca acionei o botão sem querer)

Saída VGA, S-Video, USB e RJ-11 (modem):

Detalhe do botão da WebCam, Wireless e Power:

Esse botão da câmera (chama-se P1) serve pra ativá-la ou não. Mas pra capturar alguma coisa é preciso abrir o software de captura mesmo. Ele tem a mesma função que o botão Wireless (ativa/desativa).
    O botão Power tem um LED nele. Padrão em todos os notebooks (mas bem melhor que o do meu HP).

Detalhe do logotipo do Pentium Dual-Core:

O Pentium Dual-Core é muito bom. Mas como não faço uso de tantas aplicações rodando ao mesmo tempo, não percebi grandes vantagens em relação ao Turion64 MK-36 (2.0Ghz Single-Core).

LEDs Sleep, Bateria, Wireless e Bluetooth:

Mais uma vez calma galera! Como vários modelos compartilhar o mesmo desenho da carcaça, acredito que há alguns que possuam Bluetooth integrado. Nesse modelo, não.
    O LED da bateria fica alaranjado quando a mesma está carregando e fica verde quando está totalmente carregada e a linha AC está conectada. Fica apagado quando está usando só a bateria.

Comparação de tamanho com HP dv6232br:

Só pra comparar o tamanho entre os dois. Não dá pra perceber porque os notebooks de 14,1 pol. Se parecem muito com os de 15,4 pol.. A maioria, como eu, só percebe a diferença da hora de levar o notebook pra algum lugar.

Considerações gerais

Estou usando há apenas 2 dias. Estou gostando bastante do notebook. Tem um desenho mais quadrado que não agrada a todos.
    Não gostei muito do teclado. Depois que se usa o teclado do HP fica difícil gostar de outros teclados.
    O vídeo Intel X3100 é fraco até pro Pro Evolution Soccer 6. Não sei se é problema com drivers, mas não fica liso como quando rodava na GeForce 6150Go (640x480, Low). O jogo roda sem lags, mas em velocidade mais baixa. A tela é produzida pela Samsung. Tem ótimo brilho mas a imagem parece “cheia de areia”. Não sei como explicar, mas a imagem não é tão boa quanto ao HP. Também não sei dizer se isso depende da tela de LCD ou da placa de vídeo. Outra coisa que achei estranho foi a parte de baixo da tela esquenta bastante. Dá pra ver que a lâmpada fica lá (a luminosidade vem de baixo), mas não fica quente quando a luminosidade está no mínimo. Não sei se é o inverter do LCD ou a lâmpada que esquenta, mas enquanto não der problemas... talvez seja normal isso (nunca percebi isso no HP).
    Não joguei Counter-Strike 1.6 ainda. Mas se rodar igual ao GMA950, deve rodar bem aqui também.

Por fim é isso. Estou gostando bastante do notebook e gostei principalmente dos fabricantes dos dispositivos do notebook (todos são muito confiáveis). Comprei na Americanas.com por R$1.799 (graças ao meu pai...valeu Pai!) em 12x sem juros. Até o momento parece que subiu pra R$1.999, mas outras lojas oferecem pelo mesmo preço (até menos) que eu paguei.

Então é só. Espero que tenham gostado e que esse review ajude aqueles que estão decidindo a compra de um notebook leve (2,2kg) com bons componentes, mas que não jogue muito.
    AMD Athlon64 X2 4400+|ASUS M2N-SLI Deluxe|4GB DDR2-800|9800GT|HDD 320GB|CoolerMaster Elite 360/Hyper 101/Power 400W|
    Lenovo Z460
    PSTwo + 2x Logitech Cordless Precision
    PS3 FAT 40GB + DualShock3 + SIXAXIS
    Motorola Defy

Data de Ingresso
    Jan 2008
    Poder de Reputação
    10
    Muito bom o review, e devo dizer que eu não sabia que tem notebooks aqui no brasil que vem com Kubuntu/Ubuntu, achava que só vinham com os linux porcaria.
    Desktop - Core i5 2500k@4.2ghz | Gigabyte ga-p67a-ud3-b3 | 8gb DDR3 1600mhz Gskill | EVGA GTX560Ti FPB | HD 1tb Samsung F3 | Seasonic S12II 620w
    CM 690 II Advanced | A4tech x-748k | Razer Goliathus Standard Control | Microsoft Wired 600 | Logitech x-230 | Dell u2311h

Sony Vaio SA35GB 13.3" - Core i5 2430m@2.4ghz | 6gb ram DDR3 | HD6630 | HD 640gb
    Windows 7 Professional | Zalman ZM-NC2000 | Virtua 10mbps

Data de Ingresso
    Apr 2006
    Poder de Reputação
    6
    O que mais me surpreende é que eles continuam lançando notes com o LCD que reflete.
    -- C2D E4500 @ 3.0GHz - Abit IP35-E - 2x 1gb OCZ Platinum Rev2 800 + 2x 1gb Kingston 667 @ 800 - XFX 8800GTS G92 Alpha Dog - Huntkey 550W --
    -- Logitech G5 Mouse @ Razer eXactMat - Seagate 500gb 32mb - Clone Action Game - Samsung SyncMaster 931BW + LG 37LC3R --

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Poder de Reputação
    6
    É verdade. Se não fosse o LCD, teria tirado mais fotos dele de frente (não queria aparecer nas fotos). Mas por ser um notebook de "baixo custo" não esperava um LCD tão bom.....

Dante003, valeu pelo elogio!

[]s
    AMD Athlon64 X2 4400+|ASUS M2N-SLI Deluxe|4GB DDR2-800|9800GT|HDD 320GB|CoolerMaster Elite 360/Hyper 101/Power 400W|
    Lenovo Z460
    Motorola Defy

Data de Ingresso
    Sep 2008
    Poder de Reputação
    5
    Cara, parabens ae pelo review. Ficou bem legal.

So nao entendi essa do 3g =P

[]'s

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Poder de Reputação
    6
    Obrigado! Coloquei muitas fotos e em tamanho grande porque é isso que eu gosto de ver nos reviews também...

Então, esse negócio do 3G é o seguinte: não tem e não dá pra instalar nesse modelo (falta o slot na placa-mãe). Mas o compartimento tá lá. Imagino que, em outros modelos que usem o mesmo "gabinete" mas possuam o slot PCI-E (ou PCI) na placa-mãe, seja possível instalar o tal modem interno (deve ser muito parecido com a placa de rede wireless).

[]s
    Lenovo Z460
    Motorola Defy

Data de Ingresso
    Sep 2008
    Poder de Reputação
    5
    Ah tah, entendi.

Eh o barebone mesmo q tem o slot mas eles nao colocaram nada. Normal.
    Tenho um note da daten q o barebone tem coisa pra bluetooth mas o meu modelo nao tem, mas fica la na parada do wireless um simbolo....hehhe

[]'s

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Poder de Reputação
    6
    Pois é! Nesse notebook, como você deve ter visto, tem o LED do Bluetooth mas não há o hardware! rsrsrs

[]s
    Lenovo Z460
    Motorola Defy

Marcadores

Permissões de Postagem