+ Responder ao Tópico
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 95
    Data de Ingresso
    May 2006
    Poder de Reputação
    7

GUIA: Undervolting o processador de seu notebook

Esse é um tweak importante, e nunca achei um guia em português... Muitos nem sabem o que o undervolt e quais são seus benefícios. Bom então aqui vai um guia rápido e fácil, espero que ajude vocês:

O que é undervolt?

Os processadores requerem uma corrente de energia para funcionarem. Quanto maior a voltagem. Os fabricantes costumam setar os processadores para voltagens muito altas, mas como cada chip é diferente do outro, alguns conseguem rodar a voltagens menores.

Quais são as vantagens e os perigos de se fazer um undervolt?

vantagens:
    -Redução da temperatura do CPU
    -Aumento no tempo de bateria
    -Não há perda de performance

Desvantagens
    -Nenhuma! não tem como dar problema... você não estará dando Overclock, não há risco de queimar ou acontecer nada do tipo. Tudo é feito através de software, então se você não estiver feliz é só fechar o programa e volta tudo ao normal.

O que eu preciso para fazer o undervolt?

Vá em http://cpu.rightmark.org/ e baixe o programa RMClock

Vá em http://www.mersenne.org/freesoft.htm e baixe o programa Prime95

RM Clock é o programa que vamos usar para mudar as voltagens do processador, e o prime95 é para estressar o CPU, para sabermos se a voltagem selecionada é estável ou não.

Como fazer o undervolt?

1)Instale os dois programas acima (RMClock e Prime95)
    2)Abra o RMClock, va na aba "General" para ver as voltagens defaults
    3)Clique na aba "Management", se você usa chipset intel 855 ou 915 selecione "Run HLT command when the system is idle"
    4)Clique na aba "Profiles", e escolha "Performance on demand" para bateria e AC.
    5)Dentro da aba "Profiles" escolha o profile "Perfomance on demand" e selecione 'Use P-Station Transitions (PST)"
    6)Agora volte para a aba "Profiles", e selecione o primeiro index (0). Agora mude a voltagem (na barra de rolagem VID) para um passo menor. Normalmente todos os chips pentium M (que dão downclock automático) conseguem dar um undervolt mínimo de 0.700V. Se voce sentir que o computador nao está funcionando direito nesta voltagem aumente passo a passo até ficar normal.
    7)Agora vamos setar a voltagem mais alta. Abra o programa Prime95 e comece a fazer os calculos, deixe ele aberto minimizado.
    8)Agora volte para a aba "Profiles" escolha o profile "Perfomance on demand".
    9)Selecione o ultimo index (6) e deixe os outros descelecionados.
    10)Agora volte para a aba "Profiles", e selecione o último index (6). Selecione ele e mude a voltagem (na barra de rolagem VID) para um passo menor.
    11)Deixe assim por alguns minutos. Se nada acontecer, abaixe mais um passo. Repita até o copmutador travar, para achar o limite de voltagem do processador.
    12)Agora que você já saber a voltagem limite do seu CPU, escolha uma voltagem acima dela. Deixe o prim95 rodando por 12 a 24 horas para ter certeza absoluta que esta voltagem é 100% estável.
    13)Uma vez que você encontrou as voltagens máxima e mínima, vá para a aba "Management" e selecione "Run Automatically at Startup" e "Start Minimized to Tray."

Pronto! Agora é só ver os resultados!

Eu passei meu pentium M de 0.7000/1.308 para 0.700/0.972. A temperatura passou de 60C para 49C, e ganhei aproximadamente 25 minutos a mais de bateria!

Data de Ingresso
    Oct 2002
    Poder de Reputação
    16
    Maneiro, enquanto nao se cria baterias decentes ou peças com menos consumo o lance é fazer isso mesmo
    "O homem honesto não será desviado do que é digno por coisa nenhuma" Sêneca | "Por trás de cada crime há uma mulher" Provérbio Shogun
    AMD Phenom X4 965|Asus M5A97 Evo|Corsair XMS3 2x2 1600|Corsair HX850|MSI Radeon 6850 Cyclone Power Edition OC|Samsung T220 Sapphire 22|Samsung SH-S223F|Samsung SATA2 320GB|Seagate SATA3 1000GB|Logitech Momo Racing|Zalman VF2000 Led|Creative SB X-Fi|Akasa Pax-mat|Adsl 2048/500|Win7 U64|Canon PS SX20

Data de Ingresso
    Jun 2005
    Poder de Reputação
    10
    Excelente tópico Filippo, muito legal você ter postado isso aqui, pois tem muita gente que não sabe e como vc mesmo disse, sempre que achamos um tutorial sobre Undervolt ele está em inglês (assim como a maioria de tudo o que procuramos), parabéns pelo tutorial
    "Nada é mais forte que o coração e o companheirismo de um motociclista, porque ele é forjado no calor do asfalto, no frio do vento, na água da chuva e na saudade dos irmãos que perdemos"

www.maniacosdoasfalto.com.br

Data de Ingresso
    May 2006
    Poder de Reputação
    7
    upzinho? ninguem se interessou pelo guia que demorei um tempao pra escrever alem do enigma?

Data de Ingresso
    Sep 2003
    Poder de Reputação
    10
    funciona pros sempronzitos tbm?
    Olá!

PSN: Sakaai-BR - Black Ops, MW3, BF3, GT5

Data de Ingresso
    Mar 2006
    Poder de Reputação
    6
    que interessante Filippo. Se undervolt não influencia na perfomance, diminui temperatura e economiza bateria. Porque não vem assim de fábrica?
    MNFPQP - Movimento Não Foi Papai Que Pagou

Data de Ingresso
    May 2006
    Poder de Reputação
    7
    Funciona nos semprons sim!

Citação Postado originalmente por xooris Ver Post
    que interessante Filippo. Se undervolt não influencia na perfomance, diminui temperatura e economiza bateria. Porque não vem assim de fábrica?
    Por que isso varia de chip para chip. O meu foi pra 0.972V, mas outro pode ir ate 0.9, e outro so ate 1.1

A fabrica usa uma voltagem padrao mais alto para que todos os chips passem no controle de qualidade, por exemplo, (isso eh um chute) digamos que 50% dos chips conseguem funcionar abaixo de 1V, mas 99.9999% conseguem funcionar abaixo de 1.38V, e por isso eles escolhem esta voltagem para todos

Data de Ingresso
    May 2006
    Poder de Reputação
    7

Data de Ingresso
    Oct 2002
    Poder de Reputação
    16
    Coloquei
    Galera poderia postar seus resultados aqui
    "O homem honesto não será desviado do que é digno por coisa nenhuma" Sêneca | "Por trás de cada crime há uma mulher" Provérbio Shogun
    AMD Phenom X4 965|Asus M5A97 Evo|Corsair XMS3 2x2 1600|Corsair HX850|MSI Radeon 6850 Cyclone Power Edition OC|Samsung T220 Sapphire 22|Samsung SH-S223F|Samsung SATA2 320GB|Seagate SATA3 1000GB|Logitech Momo Racing|Zalman VF2000 Led|Creative SB X-Fi|Akasa Pax-mat|Adsl 2048/500|Win7 U64|Canon PS SX20

Data de Ingresso
    Feb 2002
    Poder de Reputação
    11
    Vou fazer o teste no meu P4 2.4 que consome uma batera fudida.

Valeu pela dica.

Data de Ingresso
    Oct 2005
    Poder de Reputação
    7
    meu notebook tah xegando daki uns meses, mto bom isso ai, fiz no do meu pai
    Can't be touched, can't be stopped, can't be moved, can't be rocked.
    โชคดี =]

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    9
    To usando no meu pc da assinatura mesmo, meu Pentiun D roda com over e undervoltage desde o 1º dia que chegou aqui.
    Completamente estável.
    PC: Asus P5Q-E / Intel Q8400 / CM Hyper 212 / Seagate 1Tb .12 / HIS Ice-Q4 HD 4850 / 4gb OCZ Gold Edition / SL-8600EPS / Logitech X530 - Vx Nano - ClearChat Pro / LG 22 W2252TQ / GVT 15mb

"Na prática a teoria é diferente...."

Data de Ingresso
    Oct 2003
    Poder de Reputação
    9
    o meu semprom 3000+ tem uma coisa chamada "power now", que poe ele a 700mhz quando nao precisa dos 1800 mhz. vale a pena fazer mais alguma coisa pra reduzir temperatura, mesmo nos 700mhz? é que esse ze2410 da HP esquenta por demais :/
    tambem queria saber se da pra deixar o cooler dele ligado o tempo todo ..
    ================================================== ==========================

.

================================================== ==========================

Data de Ingresso
    Mar 2004
    Poder de Reputação
    8
    pode crer, comprei um note rpa dar pra minha mãe..ela nem vai usar toda a potencia do processador, vou fazer isso.

Abraços...

Mário
    Have a day!
    Blog Compra Estranha

Data de Ingresso
    Jul 2007
    Poder de Reputação
    0

Amd Chateado

Eu estou com um problema....
    Alguém poderia me ajudar? Nao estou conseguindo mexer nas voltagens pois elas estao fixas.
    Meu processador é um AMD turion tl-52...

Data de Ingresso
    Oct 2005
    Poder de Reputação
    7
    notebook xegando dia 7, logo q ligar vou fazer isso ai
    muito bom
    tive resultados legais no note do meu pai
    Can't be touched, can't be stopped, can't be moved, can't be rocked.
    โชคดี =]

Data de Ingresso
    Sep 2007
    Poder de Reputação
    0
    Seguinte, estou tentando aqui no meu G1S, mas o vcore não baixa alem de 1.12, normal isso?
    E pra fazer o/c (sem aumento de vcore) rola?

Data de Ingresso
    Sep 2007
    Poder de Reputação
    0
    Olhe só os SS

Data de Ingresso
    May 2006
    Poder de Reputação
    7
    Gente, esse tópico é meio antigo. Recomendo baixar o notebook hardware control e fazer o undervolt por lá mesmo, é muito mais simples. É grátis também, baixe aqui: http://www.pbus-167.com/

Callan: É normal, eles travaram os Core Duos e os Core 2 Duos, então nesses CPUs é mais difícil de baixar muito a voltagem...

Data de Ingresso
    Jan 2005
    Poder de Reputação
    11
    otimo, meu notebook chega dia 21, eh um turion 64 x2 TL-58
    espero que funcione
    Intel Core 2 Quad 2.4GHz MOBO Intel DG35EC 2Gb ddr2 667mhz Corsair Geforce 285 GTX 1GB EVGA Windows 7 Ultimate 32-Bits 3D Vision Monitor Samsung 2233RZ 120 Hz 22" Fonte Corsair TX 750W
    Jogue os seus jogos com imersão total em 3D ! Conheçam a nova tecnologia Nvidia 3D vision !!
    Tópico com reviews e muitas informações com usuários da tecnologia:
    http://adrenaline.com.br/forum/pc/26...-review-3.html

Data de Ingresso
    Jan 2005
    Poder de Reputação
    8
    opa tenho um CCE vou testar e ver as temperaturas e tempo de bateria e desempenho dele

Data de Ingresso
    Jan 2005
    Poder de Reputação
    8
    Citação Postado originalmente por Filippo Ver Post
    Gente, esse tópico é meio antigo. Recomendo baixar o notebook hardware control e fazer o undervolt por lá mesmo, é muito mais simples. É grátis também, baixe aqui: Notebook Hardware Control (NHC) - Homepage, Downloads, Help, Docu, FAQ, News - www.pbus-167.com

Callan: É normal, eles travaram os Core Duos e os Core 2 Duos, então nesses CPUs é mais difícil de baixar muito a voltagem...
    opa aprovado o programa aprovado

a bateria durava 1:30 agora foi pra 2:15

o clock original é 1867mhz é um celeron nucleo yonah

467mhz claro que cai o desempenho esta com windows vista

temperatura de 58º foi para 35º

mas perfeitamente navegavel

100% APROVADO

Data de Ingresso
    Jun 2006
    Poder de Reputação
    8
    Nao consegui baixar a voltagem do meu note

alguem com um core2 duo conseguiu?
    HP-DM4 2050US 14''/ Corei3 2310M 2.1GHZ / 4GB DDR3 1333 / HD 640 GB / Windows 7 Home Premium 64bits
    HTPC - Athlon II 250 / ASUS M3A78-EM / 4GB DDR2 800 / HD Seagate 7200.12 500GB
    Microsoft Xbox 360 Arcade (Jasper) - HD 60GB + TV 42" LCD Full HD LG Infinita - 42LD650 / Apple iPhone 4 16GB
    Vamos Vamos Meu Timão, Não Para de Lutar!! Vai Corinthians !!

Data de Ingresso
    Jan 2005
    Poder de Reputação
    8
    bom o os core2duo ja tem um gerenciamento de energia para portateis
    agora se da pra baixar ou não e so testando

Data de Ingresso
    Mar 2005
    Poder de Reputação
    14
    Muito interessante mesmo! Eu estou agora com o EeePC 900 e ja fiz o mode de mexer no clock dele, então quando estou utilizando a bateria, coloco o clock dele em 630mhz... Só uso 900mhz com a bateria, se eu estiver executando algo mais pesado, ou varios aplicativos no mesmo momento.

Mais anoite eu vou testar e depois posto como foi minha experiência!
    Teclado Wireless Microsoft 3000 v2.0 Preto + Mouse Microsoft Wireless 5000 - NET Vitrua 1Mb + TP Link TL-WR541G - Epson Stylus CX 3500 - PenDrive Lost 8GB - PenDrive Sandisk Crusier 8GB - Western Digital My Passport Essential 320GB Preta - HTC Sensation 4G + Motorola S10-HD

Marcadores

Permissões de Postagem