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  1. #1
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    DLink DIR 600 rev. C1 - problemas com Wireless

    Boa noite galera, dei uma pesquisada no fórum e não vi ninguém com relatos parecidos, então abri esse tópico.

    Seguinte, comprei um DLink DIR 600 pra instalar na casa de um cliente, até aí beleza. O problema é que no outro dia após a instalação ele ligou dizendo que a internet não pegava no notebook, mas que no desktop (ligado por cabo) pegava. Fui lá, nada configurado errado. Apenas desliguei e liguei novamente o roteador e funcionou, aí pensei que resolvi o problema. Porém ele ligou mais outras duas vezes com o mesmo problema, e nas duas vezes repeti o mesmo procedimento. Até levei meu note pra ver se não era o notebook dele com problemas, mas confirmei que é o roteador. Peguei o roteador e trouxe pra casa pra testar, e acontece o mesmo. O problema é que não tem como trocar na loja mais, e acionar a garantia não vira, pois eles "consertam" o roteador apenas, não há trocas pelo que entendi. O duro é acreditar que vão arrumar uma coisa que já sai de fábrica com defeito, onde o defeito aparenta ser crônico dos DIR 600 rev c1. Andei pesquisando e vi muitas pessoas relatando o mesmo. Atualizei o firmware, e nada. Até pensei em instalar o DD-WRT, mas ele não aceita (hardware muito fraco).

    Alguém mais tem esse problema? Conseguiram resolver isso de alguma maneira? E mais, a internet do cliente é Virtua, há jeito de rotear o modem e deixar o roteador como ponto de acesso apenas?

    Detalhe: tenho um DIR 600 rev. B2 e não tenho problemas, já há mais de um ano.

    Obrigado!
    Avell Titanium B154: i5 3230M / Corsair Vengeance 2x4GB DDR3 1600MHz / HGST 1TB 7200rpm / GT650M 2GB GDDR3 / 15.6" FullHD Glossy + LG 23MP55HQ / Win8.1 Pro x64
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  2. #2
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    Bem, se atualização da firmware para uma versão mais recente não funcionar, então não há nada a fazer senão jogar no lixo.

    E fica a dica: fuja dos D-Lixos da próxima vez e compre algo que apresente uma melhor relação custo x benefício, como os modelos da TP-Link (de preferência, o TL-WR841ND para cima).

    Falouws
    Última edição por _EagleMan_; 28-01-12 às 11:59.
    Intel Core i5 750 @ 3.21GHz 1.04V | Cooler CM Hyper TX3 | Asus P7P55D Deluxe | 4x2GB Super Talent DDR3-1600 9-9-9-20 1.5V 1T | MSI Radeon R9 270X Twin Frozr IV Gaming OC 2GB | 2x A-DATA S599 64GB SSD Sandforce 1200 @ RAID-0 | 2x WD Caviar Green 1TB 5400RPM SATA-300 32MB/64MB | Seagate 1TB 7200RPM SATA-600 32MB | WD Caviar Blue 500GB 7200RPM SATA-300 16MB | Samsung DVDRW SH-S223B | Samsung TV UN32F5500 1080p HDMI | Corsair TX 650W | Cooler Master HAF 932 | TP-Link TD-8816 + TL-WR1043ND | Velox 10Mb / GVT 50Mb

  3. #3
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    Citação Postado originalmente por _EagleMan_ Ver Post
    Bem, se atualização da firmware para uma versão mais recente não funcionar, então não há nada a fazer senão jogar no lixo.

    E fica a dica: fuja dos D-Lixos da próxima vez (já e compre algo que apresente uma melhor relação custo x benefício, como os modelos da TP-Link (de preferência, o TL-WR841ND para cima).

    Falouws


    É f**a...DLixo mesmo, em vez de manterem o hardware anterior ou melhorarem, não, foram e pioraram.... me dei mal em não ter pesquisado também
    Reiniciando ele a primeira vez e deixando ligado direto, não fica 'bom' não? E outra, se deixar o roteador apenas como ponto de acesso e ligar no modem da net, não dá certo? Ou só uma máquina conseguirá ter acesso à internet?

    Valeu!



    Avell Titanium B154: i5 3230M / Corsair Vengeance 2x4GB DDR3 1600MHz / HGST 1TB 7200rpm / GT650M 2GB GDDR3 / 15.6" FullHD Glossy + LG 23MP55HQ / Win8.1 Pro x64
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  4. #4
    tive um dir600 que durou 1 ano e 2 meses, quando fui ligar a luz azul ficou acesa e a do power o resto tudo apagado, dai comprei um tp-link,
    da uma revisada nas configs, talvez tenha algo que esteja travando o roteador, tenta trocar o canal, desliga alguma opção desnecessaria, aquele lance b.g.n ao invez de auto seta a compativel com o note

  5. #5
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    Citação Postado originalmente por caixaveloz Ver Post
    tive um dir600 que durou 1 ano e 2 meses, quando fui ligar a luz azul ficou acesa e a do power o resto tudo apagado, dai comprei um tp-link,
    da uma revisada nas configs, talvez tenha algo que esteja travando o roteador, tenta trocar o canal, desliga alguma opção desnecessaria, aquele lance b.g.n ao invez de auto seta a compativel com o note
    O que uso aqui em casa é um DIR 600 rev. B2, 1 ano e 6 meses já +- e tá firme e forte, já usei DD-WRT nele mas como dava pau na hora de acessar voltei pro FW da D-Link. O único problema é que tem que esperar ele bootar pra poder ligar o cabo do modem, de resto, suavão.

    Dei uma revisada e tá tudo certo, mudei algumas coisas pra ver se ele fica "menos carregado"e não trava mais. De qualquer modo, vou deixar ele ligado diretão pra ver se ele fica de boa. Se ficar normal, o esquema é deixar ele ligado direto.

    Valeu!
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  6. #6
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    Citação Postado originalmente por timrgt Ver Post


    É f**a...DLixo mesmo, em vez de manterem o hardware anterior ou melhorarem, não, foram e pioraram.... me dei mal em não ter pesquisado também
    Reiniciando ele a primeira vez e deixando ligado direto, não fica 'bom' não? E outra, se deixar o roteador apenas como ponto de acesso e ligar no modem da net, não dá certo? Ou só uma máquina conseguirá ter acesso à internet?

    Valeu!

    Era pra ficar, mas nem todo roteador, após reiniciar, volta a funcionar normalmente. Ele pode muito bem, depois de um tempo, apresentar o mesmo sintoma, infelizmente. Ficaria num ciclo vicioso que só acabaria após a troca do aparelho por outro mais robusto e de melhor qualidade, ou então depois de exterminar qualquer ação mais pesada que esteja exigindo demais do aparelho e, por consequência, causando o problema (geralmente torrent e jogos, ou qualquer outro programa que realize múltiplas conexões simultâneas).

    Por falar na perda de acesso à internet pelo wifi, ele acontece independente do uso que esteja sendo feito da internet ou só com algo mais específico? Você pode tentar configurar as opções do wifi para deixá-la menos abrangente e mais focada no hardware wireless existente no notebook do seu cliente; não é certo que vá funcionar, mas é uma alternativa antes de condenar o aparelho por defeito de hardware (que eu, nesse ponto, já o condenaria).

    Com relação ao modem da NET, se ele não for o modelo com função wireless embutida, infelizmente não há como roteá-lo, pois o mesmos só pode se unir com apenas um endereço MAC. Quando tinha Via Embromatel, peguei um switch antigo, liguei-o no modem e puxei 2 cabos do switch, sendo um pro meu pc e outro pro notebook e infelizmente uma das máquinas ficava sem acesso à internet, justamente pelo fato de que ele liberar as informações do servidor DHCP para apenas um endereço MAC específico Nesse caso, ele poderia ver com a NET se a mesma pode fornecer para ele um cable modem wifi, pois apesar de não ser uma solução excelente, amenizaria um pouco as perdas, e você poderia ligar o D-Lixo em uma das saídas LAN deste modem, para que ele recebesse os dados do servidor DCHP do modem e só tivesse o trabalho de repassá-los às máquinas conectadas a ele (seria uma espécie de switch com wifi). Eu sei que pela conexão cabeada dá certo, agora pelo wifi em si eu não sei por nunca ter feito tal teste Agora, se der certo, sem dúvida será possível conectar mais de um cliente pelo wireless.

    Falouws
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  7. #7
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    Citação Postado originalmente por _EagleMan_ Ver Post
    Era pra ficar, mas nem todo roteador, após reiniciar, volta a funcionar normalmente. Ele pode muito bem, depois de um tempo, apresentar o mesmo sintoma, infelizmente. Ficaria num ciclo vicioso que só acabaria após a troca do aparelho por outro mais robusto e de melhor qualidade, ou então depois de exterminar qualquer ação mais pesada que esteja exigindo demais do aparelho e, por consequência, causando o problema (geralmente torrent e jogos, ou qualquer outro programa que realize múltiplas conexões simultâneas).

    Por falar na perda de acesso à internet pelo wifi, ele acontece independente do uso que esteja sendo feito da internet ou só com algo mais específico? Você pode tentar configurar as opções do wifi para deixá-la menos abrangente e mais focada no hardware wireless existente no notebook do seu cliente; não é certo que vá funcionar, mas é uma alternativa antes de condenar o aparelho por defeito de hardware (que eu, nesse ponto, já o condenaria).

    Com relação ao modem da NET, se ele não for o modelo com função wireless embutida, infelizmente não há como roteá-lo, pois o mesmos só pode se unir com apenas um endereço MAC. Quando tinha Via Embromatel, peguei um switch antigo, liguei-o no modem e puxei 2 cabos do switch, sendo um pro meu pc e outro pro notebook e infelizmente uma das máquinas ficava sem acesso à internet, justamente pelo fato de que ele liberar as informações do servidor DHCP para apenas um endereço MAC específico Nesse caso, ele poderia ver com a NET se a mesma pode fornecer para ele um cable modem wifi, pois apesar de não ser uma solução excelente, amenizaria um pouco as perdas, e você poderia ligar o D-Lixo em uma das saídas LAN deste modem, para que ele recebesse os dados do servidor DCHP do modem e só tivesse o trabalho de repassá-los às máquinas conectadas a ele (seria uma espécie de switch com wifi). Eu sei que pela conexão cabeada dá certo, agora pelo wifi em si eu não sei por nunca ter feito tal teste Agora, se der certo, sem dúvida será possível conectar mais de um cliente pelo wireless.

    Falouws
    Então, depois que reinicia ele funciona de boa. Usei por umas 3, 4h depois de reiniciado com torrent aberto e não travou.O cliente usa os computadores mais pra internet e office, downloads são só por HTTP e não usa isso direto, fica leve pro router isso, além de, pelo menos por enquanto, ser apenas um cliente wireless (notebook) e o desktop. Talvez o outro desk da casa seja ligado nesse router também, provavelmente por wireless. Usei ele ontem a noite e deixei ligado direto, estou usando ele agora e não tive problema nenhum (apenas no celular que a internet fica lenta, mas testei nos dois notes de casa e no desk e funcionou tranquilo, inclusive to com tudo ligado, o outro note com um video no youtube carregando e o desk transferindo um jogo pro meu note). O problema de hardware creio que seja evidente, já que muita gente que compra esse roteador reclama desse mesmo problema, certamente é um problema de fábrica. MAS, como todas as outras fabricantes, tem que enviar pra AT para "consertarem" (o que realmente acredito que não acontece, já que o produto sai de fábrica assim e não é de hoje, além do fato de a AT ficar em outra cidade). Já tive muitos problemas com AT, ainda mais sendo de outra cidade o que complicava mais ainda (no caso do meu ex-notebook RF411), por isso prefiro ficar com o router assim, e caso seja necessário eu compro outro novo para o cliente.

    O problema acontece independente do que se esteja fazendo, e acontece +- nos 10 minutos iniciais depois de ligado o roteador pela primeira vez. Via cabo funciona tudo normal, mas wireless não, a rede chega a não ser detectada. Depois do reinício fica tudo normal. Essa configuração menos abrangente e mais focada no wireless, como seria? Não entendi exatamente o que você quis dizer.

    É , pesquisei sobre os modems da NET e não há como rotear mesmo. Sobre o modem Wifi é só para clientes com 10 ou 20Mb, e ele tem só 1Mb (saiu de Speedy 1Mb reclamando do valor e foi pra NET, mas contratou apenas 1Mb também..). Inclusive é um dos motivos de eu não gostar da NET, oferecem ultra velocidades mas limitam um monte de coisas, mas enfim...

    Vou conversar com o cara, explicar que se deixar ligado direto funciona tranquilo...não é a solução ideal, mas ao menos minimiza esses problemas por enquanto. Como disse, qualquer coisa depois se voltar a dar problema eu compro outro router.

    Obrigado pela ajuda cara, qualificado!

    Falows
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  8. #8
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    Então, depois que reinicia ele funciona de boa. Usei por umas 3, 4h depois de reiniciado com torrent aberto e não travou.O cliente usa os computadores mais pra internet e office, downloads são só por HTTP e não usa isso direto, fica leve pro router isso, além de, pelo menos por enquanto, ser apenas um cliente wireless (notebook) e o desktop. Talvez o outro desk da casa seja ligado nesse router também, provavelmente por wireless. Usei ele ontem a noite e deixei ligado direto, estou usando ele agora e não tive problema nenhum (apenas no celular que a internet fica lenta, mas testei nos dois notes de casa e no desk e funcionou tranquilo, inclusive to com tudo ligado, o outro note com um video no youtube carregando e o desk transferindo um jogo pro meu note). O problema de hardware creio que seja evidente, já que muita gente que compra esse roteador reclama desse mesmo problema, certamente é um problema de fábrica. MAS, como todas as outras fabricantes, tem que enviar pra AT para "consertarem" (o que realmente acredito que não acontece, já que o produto sai de fábrica assim e não é de hoje, além do fato de a AT ficar em outra cidade). Já tive muitos problemas com AT, ainda mais sendo de outra cidade o que complicava mais ainda (no caso do meu ex-notebook RF411), por isso prefiro ficar com o router assim, e caso seja necessário eu compro outro novo para o cliente.

    O problema acontece independente do que se esteja fazendo, e acontece +- nos 10 minutos iniciais depois de ligado o roteador pela primeira vez. Via cabo funciona tudo normal, mas wireless não, a rede chega a não ser detectada. Depois do reinício fica tudo normal. Essa configuração menos abrangente e mais focada no wireless, como seria? Não entendi exatamente o que você quis dizer.

    É , pesquisei sobre os modems da NET e não há como rotear mesmo. Sobre o modem Wifi é só para clientes com 10 ou 20Mb, e ele tem só 1Mb (saiu de Speedy 1Mb reclamando do valor e foi pra NET, mas contratou apenas 1Mb também..). Inclusive é um dos motivos de eu não gostar da NET, oferecem ultra velocidades mas limitam um monte de coisas, mas enfim...

    Vou conversar com o cara, explicar que se deixar ligado direto funciona tranquilo...não é a solução ideal, mas ao menos minimiza esses problemas por enquanto. Como disse, qualquer coisa depois se voltar a dar problema eu compro outro router.

    Obrigado pela ajuda cara, qualificado!

    Falows
    Mas o roteador, após apresentar o problema e ser reiniciado por causa disso, volta a apresentá-lo mesmo que depois de muitas horas de uso, ou mesmo dias? Porque se for, não há muito o que fazer nesse caso além de tentar atualizar a firmware caso ele não esteja usando a última versão, o que duvido, ou mesmo "jogar fora" (caso o cliente não ache que é cômodo ficar indo no roteador para reiniciá-lo quando o problema se manifestasse). Caso contrário, você pode recomendar isso mesmo para o seu cliente: manter o aparelho ligado, já que ele não gasta muita energia e caso a rede esteja devidamente protegida, é praticamente impossível de roubarem o sinal de internet dele.

    No tocante à configuração da wireless, o que quis dizer foi que você poderia limitar o acesso sem fio do roteador apenas para o padrão que os dispositivos de rede que seu cliente possui. Exemplo: se ele tiver apenas placas de rede que usam o padrão N, que você limitasse na configuração para que apenas dispositivos no padrão N acessassem o roteador via wifi. Você poderia também, caso fosse possível, reduzir a potência do rádio afim de reduzir o calor gerado pelo chip (que pode estar causando essa instabilidade, mas não é nada concreto) e, além disso, ir testando outras opções existentes para ver se o fato de deixá-las ativadas ou desativadas influenciariam na estabilidade da conexão sem fio.

    É, o fato de ele assinar somente 1Mb limita muito as opções dele. Não sei se é por falta de dinheiro, mas ele sem dúvida poderia pagar um pouco mais para conseguir ao menos 5Mb ou até mesmo 10Mb, caso fizesse o combo da NET (onde a internet fica mais em conta).

    Falouws
    Intel Core i5 750 @ 3.21GHz 1.04V | Cooler CM Hyper TX3 | Asus P7P55D Deluxe | 4x2GB Super Talent DDR3-1600 9-9-9-20 1.5V 1T | MSI Radeon R9 270X Twin Frozr IV Gaming OC 2GB | 2x A-DATA S599 64GB SSD Sandforce 1200 @ RAID-0 | 2x WD Caviar Green 1TB 5400RPM SATA-300 32MB/64MB | Seagate 1TB 7200RPM SATA-600 32MB | WD Caviar Blue 500GB 7200RPM SATA-300 16MB | Samsung DVDRW SH-S223B | Samsung TV UN32F5500 1080p HDMI | Corsair TX 650W | Cooler Master HAF 932 | TP-Link TD-8816 + TL-WR1043ND | Velox 10Mb / GVT 50Mb

  9. #9
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    Mas o roteador, após apresentar o problema e ser reiniciado por causa disso, volta a apresentá-lo mesmo que depois de muitas horas de uso, ou mesmo dias? Porque se for, não há muito o que fazer nesse caso além de tentar atualizar a firmware caso ele não esteja usando a última versão, o que duvido, ou mesmo "jogar fora" (caso o cliente não ache que é cômodo ficar indo no roteador para reiniciá-lo quando o problema se manifestasse). Caso contrário, você pode recomendar isso mesmo para o seu cliente: manter o aparelho ligado, já que ele não gasta muita energia e caso a rede esteja devidamente protegida, é praticamente impossível de roubarem o sinal de internet dele.

    No tocante à configuração da wireless, o que quis dizer foi que você poderia limitar o acesso sem fio do roteador apenas para o padrão que os dispositivos de rede que seu cliente possui. Exemplo: se ele tiver apenas placas de rede que usam o padrão N, que você limitasse na configuração para que apenas dispositivos no padrão N acessassem o roteador via wifi. Você poderia também, caso fosse possível, reduzir a potência do rádio afim de reduzir o calor gerado pelo chip (que pode estar causando essa instabilidade, mas não é nada concreto) e, além disso, ir testando outras opções existentes para ver se o fato de deixá-las ativadas ou desativadas influenciariam na estabilidade da conexão sem fio.

    É, o fato de ele assinar somente 1Mb limita muito as opções dele. Não sei se é por falta de dinheiro, mas ele sem dúvida poderia pagar um pouco mais para conseguir ao menos 5Mb ou até mesmo 10Mb, caso fizesse o combo da NET (onde a internet fica mais em conta).

    Falouws
    Então, aparentemente não...no período que testei, +- 15 horas ele ligado direto, não deu nada. Até abri o torrent pra dar uma carregada nele, e ficou de boa. O firmware é a última versão, o estranho é que não tem no site da Dlink...um usuário postou em um fórum e instalei, e é muito melhor que os anteriores. Antes, até mesmo para abrir as páginas de configuração era lento, mas com esse vai rapidinho. Já recomendei isso, mas ainda não instalei lá denovo. Talvez essa semana dê para eu ir lá e fazer o serviço.

    Ah agora entendi o que você quis dizer já mexi nas configurações e deixei a potência de transmissão em médio e a wireless em b/g mode, já que mesmo estando com o modo n ativado também, maioria das vezes conecta em modo g, então deixei sem essa opção.

    Quanto à isso não sei também, mas para ele 1Mb já atende, 90% do uso da Internet é para ver sites de notícias, facebook, jogos online, nada muito pesado.

    Mas beleza, valeu pela ajuda cara!

    Abraços!
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