+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 7 de 7
  • Compartilhar Post
  • Ferramentas de Tópicos
    Data de Ingresso
    Dec 2010

Como testar se o hd esta defeituoso?

Aconteceram dois casos curiosos que me deixaram na duvida como dar certeza se o problema era no HD.

Primeiro, um amigo com uma gaveta USB, pra hd de 3,5" sata, me disse que ao longo do uso alguns arquivos se corrompiam, que o windows pedia pra fazer chkdsk no HD... ele testou em outra gaveta USB, e seguia o problema... porem, eu peguei o hd pra testar, testei no meu PC e nao havia nenhum badblock, formatei, transferi bastante coisa pro HD, e em nenhum momento apresentou problemas.

E tambem, uma amiga me chamou para ver o notebook dela. '../CONFIG/SOFTWARE' corrompido. OK, arquivo de chave do registro faltando, peguei da pasta da restauraçao do sistema o ultimo backup deste arquivo, restaurei, perfeito.

No dia seguinte, o note travava naquela barrinha branca (a qual muitas vezes nao se ve), que aparece antes do logotipo do windows xp, dizendo que nao conseguiu ler o hd...

Eu fui la ver, tentei ligar e ligou perfeitamente. Limpei quase 100 mil temporarios com o ccleaner, desfragmentei, e achei que talvez estivesse com dificuldade de acessar o sistema de arquivos em funçao da alta fragmentaçao e tantos temporarios.

Funcionou mais um pouco e voltou o problema. Para mim parece HD com problema, porem eu gostaria de ter certeza.

Nesses casos, como voces agiriam, e que programa eu poderia usar pra testar se o HD esta perfeito ou nao nesses casos?

Obrigado

Data de Ingresso
    Jun 2005
    HD Tune (trial ja serve). de uma olhada na aba SMART, procure por altos numeros em Reallocated Sector Count ou Pending Sector Count = Bad Block! Spin Retry Count / Calibration Retry Count alto tambem é sinal de problema iminente (principalmente se for alto)!
    D
    Mas pelo relato, em ambos os casos te recomendaria rodar o MemTest86+, provavelmente problema na memoria RAM!
    PC: Athlon II X4 640 | ASUS M4A88TD-M | 2 GB KINGSTON DDR3 1333 | 2x HD Sata2 Samsung + 1x HD WD Caviar Blue Sata2 500Gb | BD-RW LG | Radeon HD 7770 1 GB | Corsair 450w | Gabinete Cooler Master Elite | Teclado Microsoft Wired 600 | Razer DeathAdder 3G | Microsoft X360 Controller | Samsung T19B300 Plus 19' |
    STEAM ID: blacknose - LIVE ID: MuerteBR

Data de Ingresso
    Dec 2010
    mas o hd nao pode estar perdendo dados sem estar dando badblocks ?

Data de Ingresso
    Dec 2010
    que outros tipos de teste se pode fazer em um HD? que outros programas, alem de desempenho como hdtach ?

seagate tools
    | Intel i7 2600k@4.7Ghz | Asus P8P67 Pro | GTX 770 WindForce 3X | 8Gb GSkill Trident X 2400Mhz | SSD Mushkin Enhanced Chronos Deluxe - 240Gb | Sound Blaster X-Fi Titanium Fatal1ty Pro | Corsair TX850w | Venomous-x | LG 3D 42LM6200 |

Data de Ingresso
    Nov 2005
    Citação Postado originalmente por raphahxb Ver Post
    seagate tools
    Teste de superfície, smart de desempenho. Cada fabricante tem o seu software específico para teste e desempenho do HD. Como citado, a seagate tem o seagatetools.

No caso específico de perder a pasta ".../CONFIG/SOFTWARE" Eu já tive problemas com vírus em máquina de cliente e acontecia exatamente isso que você descrevia.
    abraços,

Juninh0

Data de Ingresso
    Jun 2005
    Citação Postado originalmente por EstudanteDeHardware Ver Post
    mas o hd nao pode estar perdendo dados sem estar dando badblocks ?
    Memoria defeituosa ou com timmings incorretos podem fazer um bom estrago!

N problemas pode ter nas memorias:

timimings incorretos levam a memoria nao conseguir ser atualizada no tempo correto!

ja em defeito, os dados da celulas adjacentes pode se corromper, causando desde arquivos nao existentes na inicializaçao, downloads corrompidos e afins!
    PC: Athlon II X4 640 | ASUS M4A88TD-M | 2 GB KINGSTON DDR3 1333 | 2x HD Sata2 Samsung + 1x HD WD Caviar Blue Sata2 500Gb | BD-RW LG | Radeon HD 7770 1 GB | Corsair 450w | Gabinete Cooler Master Elite | Teclado Microsoft Wired 600 | Razer DeathAdder 3G | Microsoft X360 Controller | Samsung T19B300 Plus 19' |
    STEAM ID: blacknose - LIVE ID: MuerteBR

Marcadores

Permissões de Postagem