Boa madrugrada pra quem estiver acordado. Minha placa mãe é o modelo acima: Gigabyte GA-P35-DS3 rev 2.0, estou usando a BIOS original, pelo que sei o codec que ela usa pro processamento de som é o ALC889A. Comprei um home theater da Samsung, com intenção de usar a saída óptica digital (SPDIF OUT) da placa de som e liga na entrada óptica digital do home theater, assim ouvindo som 5.1 no home theater.

Minha surpresa que descobri hoje, até porque usei pouco o home, foi que o som que está sendo passado pra ele, é estéreo, eu não tinha percebido pois a função "Dolby Pro Logic II" do home theater, tem opções em que se simulam o aúdio 2.0 pra 5.1. Quando mudei pra stéreo no home theater, percebi que os filmes com som 5.1, estavam passando em stéreo, coisa que não deveria acontecer, se a fonte for 5.1.

Ao pesquisar na internet, eu baixei um codec "srs audio" e instalei-o no pc, ao configurar que queria o som da saída óptica e dizer que queria 5.1, ele deu um aviso dizendo que a saída escolhida só suporta 2 canais.

Alguém que possui essa placa pode me confirmar se realmente a saída óptica digital da placa só suporta 2 canais?

Se isso for verdade, eu me lasquei feio, pois vou precisar de outra placa que tenha saída óptica e que transmita som 5.1 por essa saída.

Caso seja necessária a aquisição de uma nova placa de som, quais modelos vocês recomendam (desde que seja no máximo entre R$150 e R$200, se possível menos)? Onde encontro essa placa?

Agradeço qualquer ajuda.