| | | -
Filtro de linha 110v X Estabilizador bi-volt Pessoal, tudo tranquilo?
Bom , como eu vivo criando posts e mais posts atrás da resposta para minha dúvida e ainda não responderam, resolvi criar um tópico na esperança de sanarem minha dúvida. Eis o cenário:
Comprei (e ainda está lacrado) um filtro de linha APC e acabei descobrindo (depois da compra) que ele era 110V (eu sei, deveria ter pesquisado melhor), eu queria saber se eu ligar ele no meu estabilizador , se ele continuaria protegendo contra "surtos" da rede elétrica, alguém sabe?
Partindo do principio que o estabilizador iria efetuar um trabalho meramente de "transformador" nesse caso aí.
Pergunto isso porque eu comprei a pouco tempo um Xbox 360 e o mesmo é 110V e está atualmente ligado no meu estabilizador.
O que vocês acham?
Resumo:
Rede 220V, Estabilizador Bi-Volt, Filtro de Linha 110V. Protege? Sim ou Não?
Desde já agradeço a aqueles que por ventura possam me ajudar nessa causa.
Abraço. OriginTag: apelael @LAEL TEAM -
Protege sim.. Particularmente eu prefiro que o filtro de linha/proteção contra surtos seja o primeiro elemento em uma distribuição, logo após a tomada da parede, mas como você tem ai essa compra "deslocada", penso que podes operá-lo tranquilamente em 120 Volts..
Veja que se sua tomada não for polarizada corretamente, poderá explodir de cara os varistores Neutro-Terra de dentro da proteção..
Explico porque:
Veja esse esquemático ai de baixo: 
Veja o primeiro desenho. Nesse desenho é mostrada a maneira correta de se ter um autotransformador(ou estabilizador rebaixador) ligado a uma tomada com dois pinos + terra.
Veja que presumindo também que a tomada esteja correta, o fase sairá no mesmo pino destinado ao fase nas tomadas de saída do estabilizador..
Já o segundo desenho visa mostrar o que poderá acontecer se por alguma razão for invertidos os fios fase com o neutro na entrada do estabilizador ou do transformador rebaixador...
Na saída do estabilizador aparecerá 220 Volts entre o pino do neutro e o pino do terra.. Se ligares ai uma proteção, mo exato momento de energizar os varistores que fazem essa proteção, neutro-terra, explodirão com muita fumaça e uma sensação de que a proteção foi para o espaço... Cuide portanto com a inversão de fase neutro no plug de entrada.
Como e quando poderá acontecer essa inversão??
1) Em instalações mal feitas aonde o fase e o neutro não adotam as corretas posições que deve ser adotadas;
Visão da tomada corretamente polarizada: 
ou 
2) Quando se coloca um adaptador de 3 pinos para 2 pinos, desse modo permitindo que o usuário plugue de dois distintos modos na parede, sendo somente um deles o correto;
Cuido pois isso pode lhe custar uma proteção APC.. e um belo susto... Mac Book Pro 8.2
HD 6750M -
Lembra do meu casso faller?
O filtro APC começou a subir fumaça e eu igual um doido corri pra puxar o cabo da tomada, mas o varistor já tinha fritado! -
 Postado originalmente por _rau_ Lembra do meu casso faller?
O filtro APC começou a subir fumaça e eu igual um doido corri pra puxar o cabo da tomada, mas o varistor já tinha fritado! Lembro muito bem. Foi um filtro novinho da APC também, correto??
Pois é isso que comentei para o colega acima. A chance de dar errado é maior do que a chance de dar certo, portanto juízo ao fazer essa ligação.. Mac Book Pro 8.2
HD 6750M -
Primeiramente, agradeço aos amigos que estão me ajudando 
Mas eu sou beeem leigo no assunto e não entendi direito o que você quis me passar a respeito da posição da tomada.
O estabilizador em questão é um "módulo isolador" da microsol. Ele atualmente fica ligado na tomada de 220v aqui em casa (por ser bivolt) e eu iria plugar o meu filtro de linha da APC nele (por ser 110V) em qualquer das tomadas do microsol ( pelo que eu conferi aqui, só entra de uma forma no estabilizador) .
Você citou a posição errada da tomada em casos onde ela fica invertida, correto? Poderiam me confirmar se o estabilizador está com as entradas devidamente bem feitas? Queria evitar esse "show" de luzes aqui em casa 
Abraço! OriginTag: apelael @LAEL TEAM -
 Postado originalmente por TuK Primeiramente, agradeço aos amigos que estão me ajudando
Mas eu sou beeem leigo no assunto e não entendi direito o que você quis me passar a respeito da posição da tomada.
O estabilizador em questão é um "módulo isolador" da microsol. Ele atualmente fica ligado na tomada de 220v aqui em casa (por ser bivolt) e eu iria plugar o meu filtro de linha da APC nele (por ser 110V) em qualquer das tomadas do microsol ( pelo que eu conferi aqui, só entra de uma forma no estabilizador) .
Você citou a posição errada da tomada em casos onde ela fica invertida, correto? Poderiam me confirmar se o estabilizador está com as entradas devidamente bem feitas? Queria evitar esse "show" de luzes aqui em casa
Abraço! A bronca tukinho é que o isolador ae, usa aquela entrada padrão de energia e fica praticamente impossível saber qual dos lados é o fase e o neutro, chama algum eletricista pra ver quem é quem e aproveita e muda a tomada da parede, compra uma de 3 pinos, dai nunca mais vais correr o risco de confundir o fase com o neutro.
E mais, se o isolador tiver ligado corretamente, como o filtro só liga de um jeito atrás do isolador, não vai ocorrer problemas.
A bronca toda tá na tomada. 50% de chance de dar "certo", 50% de dar "errado" EDIT
Editando rapidinho... Mesmo trocando a tomada para aquelas de 3 pinos, vai ficar impossível saber quem é fase/neutro pelo "macho" do isolador, já que ele usa aquele plug padrão (dois pinos roliços).
Nesse caso, não tenho idéia de como indentificar quem é fase/neutro na tomada do estabilizador/isolador. PII 955 @ 3.5Ghz - eVGA GTX 470 - 4Gb @ 1333Mhz - OCZ SxS 400w -
 Postado originalmente por TuK O estabilizador em questão é um "módulo isolador" da microsol. Veja como a falta de informações atrapalha uma análise. Lá no primeiro post falaste em estabilizador e ponto...
Agora falas em Módulo isolador estabilizado...
Embora ache esse equipamento uma verdadeira máquina de botar fora energia, desnecessariamente tenho que te dizer que a análise por mim feita se refere a estabilizador rebaixador, que absolutamente não tem nada a ver com o MIE.. Um estabilizador normal usa de autotransformadores e então vale os diagramas por mim expostos. Um MIE se baseia em transformador isolador e não autotransformador e desse modo não apresenta problema algum. Podes colocar o dispositivo de proteção da APC, de 110 Volts na saída do MIE sem o menor problema..O Transformador isolador não leva o referencial de terra do primário para o secundário, esqueça portanto do problema..
Não esqueça sim é de bem informar do que se trata ao perguntar... Estabilizador é muito diferente de módulo isolador estabilizado..
Ambos vão ser ruins para as fontes, mas o MIE não sofre do problema da necessidade da correta polarização da rede de entrada.....
Abraço... Mac Book Pro 8.2
HD 6750M -
 Postado originalmente por lfaller Veja como a falta de informações atrapalha uma análise. Lá no primeiro post falaste em estabilizador e ponto...
Agora falas em Módulo isolador estabilizado...
Embora ache esse equipamento uma verdadeira máquina de botar fora energia, desnecessariamente tenho que te dizer que a análise por mim feita se refere a estabilizador rebaixador, que absolutamente não tem nada a ver com o MIE.. Um estabilizador normal usa de autotransformadores e então vale os diagramas por mim expostos. Um MIE se baseia em transformador isolador e não autotransformador e desse modo não apresenta problema algum. Podes colocar o dispositivo de proteção da APC, de 110 Volts na saída do MIE sem o menor problema..O Transformador isolador não leva o referencial de terra do primário para o secundário, esqueça portanto do problema..
Não esqueça sim é de bem informar do que se trata ao perguntar... Estabilizador é muito diferente de módulo isolador estabilizado..
Ambos vão ser ruins para as fontes, mas o MIE não sofre do problema da necessidade da correta polarização da rede de entrada.....
Abraço... Cada vez aprendendo mais com o mestre. 
Só tira uma dúvida rapidinho, já que minha situação é a mesma da do dono do tópico.
É mais válido ligar a fonte do pc direto na tomada (220v, sem filtro de linha), no MIE (transformado em 110v) ou no caso, num possível filtro de linha 110v ligado no MIE?
Acredito que seja melhor no filtro de linha, mas tenho usado por uns 5 dias direto na tomada.
Obrigado desde já, abraços. PII 955 @ 3.5Ghz - eVGA GTX 470 - 4Gb @ 1333Mhz - OCZ SxS 400w -
 Postado originalmente por sLk Cada vez aprendendo mais com o mestre. 
Só tira uma dúvida rapidinho, já que minha situação é a mesma da do dono do tópico.
É mais válido ligar a fonte do pc direto na tomada (220v, sem filtro de linha), no MIE (transformado em 110v) ou no caso, num possível filtro de linha 110v ligado no MIE?
Acredito que seja melhor no filtro de linha, mas tenho usado por uns 5 dias direto na tomada.
Obrigado desde já, abraços.  A mim parece que a alternativa correta não seria nenhuma dessas ai. Com certeza absoluta te digo que a melhor tensão para alimentares teu PC é a própria tensão de rede (Fase-Neutro) da sua tomada... É assim que todo o mundo faz com tudo que é equipamento, desde Barbeadores elétricos até cadeiras elétricas...
Se a tensão dai é de 220 Volts Fase-Neutro na tomada, o correto é alimentar seu PC com essa tensão. O resto é invenção...
Sabendo-se que essa é a tensão mais indicada, esse problema está resolvido, passamos a outro...
É visível que se necessita de inúmeras tomadas para ligar os diversos equipamentos que orbitam o PC. Ligá-los em uma sucessão de "T" seria o fim da picada...
Nessa hora absolutamente não necessita comprar estabilizador, módulo isolador, nem no-break (só porque eles tem diversas tomadas a disposição)
Adote um bom dispositivo de proteção para seu PC, que consiga trabalhar na tensão da rede, e acabou-se. Resolvidos mais dois problemas, aquele da disponibilidade de inúmeras tomadas e da lambuja outro que é a proteção contra surtos de tensão a todos os equipamentos que nessa tomada serão ligados...
Resta mais algum problema???
Não vou analisar as suas alternativas pois elas não são lógicas, partem de inserção de módulo isolador sem justificativa plausível, ou partem de proteções na saída dos equipamentos e não na entrada como deve ser, ou sem proteção alguma... Podes sim ligar sem proteção alguma, sem problema nenhum, vai funcionar, vai operar, mas jamais poderei dizer que ela é melhor que alguma outra solução por exemplo a correta, que é de colocar a proteção antes de tudo... Quem sabe até lá no quadro de disjuntores...
Proteções contra surtos para colocação nos quadros de disjuntores... 
Desse modo, só tente curar doenças elétricas que comprovadamente se tenha ou de alta probabilidade de se ter...
Leia: As doenças Elétricas e seus Remédios
Abraço... Mac Book Pro 8.2
HD 6750M -
 Postado originalmente por lfaller A mim parece que a alternativa correta não seria nenhuma dessas ai. Com certeza absoluta te digo que a melhor tensão para alimentares teu PC é a própria tensão de rede (Fase-Neutro) da sua tomada... É assim que todo o mundo faz com tudo que é equipamento, desde Barbeadores elétricos até cadeiras elétricas...
Se a tensão dai é de 220 Volts Fase-Neutro na tomada, o correto é alimentar seu PC com essa tensão. O resto é invenção...
Sabendo-se que essa é a tensão mais indicada, esse problema está resolvido, passamos a outro...
É visível que se necessita de inúmeras tomadas para ligar os diversos equipamentos que orbitam o PC. Ligá-los em uma sucessão de "T" seria o fim da picada...
Nessa hora absolutamente não necessita comprar estabilizador, módulo isolador, nem no-break (só porque eles tem diversas tomadas a disposição)
Adote um bom dispositivo de proteção para seu PC, que consiga trabalhar na tensão da rede, e acabou-se. Resolvidos mais dois problemas, aquele da disponibilidade de inúmeras tomadas e da lambuja outro que é a proteção contra surtos de tensão a todos os equipamentos que nessa tomada serão ligados...
Resta mais algum problema???
Não vou analisar as suas alternativas pois elas não são lógicas, partem de inserção de módulo isolador sem justificativa plausível, ou partem de proteções na saída dos equipamentos e não na entrada como deve ser, ou sem proteção alguma... Podes sim ligar sem proteção alguma, sem problema nenhum, vai funcionar, vai operar, mas jamais poderei dizer que ela é melhor que alguma outra solução por exemplo a correta, que é de colocar a proteção antes de tudo... Quem sabe até lá no quadro de disjuntores...
Proteções contra surtos para colocação nos quadros de disjuntores...
Desse modo, só tente curar doenças elétricas que comprovadamente se tenha ou de alta probabilidade de se ter...
Leia: As doenças Elétricas e seus Remédios
Abraço... Obrigado pela explicação/opnião/etc.
Se não me engano, já recebi uma recomendação parecida, sua mesmo, em algum outro tópico (há muito tempo atrás. hehe).
Só perguntei (e dei as opções), pq no ATUAL momento, eram as opções que restavam aqui. Mas tentarei conseguir uma boa proteção (220v) pra usar aqui, a bronca é que em lojas físicas, só acho aquelas 'bombas' da clone de 12~20 reais e comprando na internet, por eu morar no NE, o frete acaba saindo no mesmo preço do produto.
Sobre proteção no quadro de disjuntor, tenho em mente algo pra adicionar isso, já que vai ser feita uma mudança total em tudo relacionado a energia na minha casa.
E só pra adicionar mesmo, aqui nunca tivemos problemas com nada, nunca queimou nada, nunca tive problemas com nenhum eletrodoméstico nem nada do tipo.
Mais uma vez, obrigado pela atenção. PII 955 @ 3.5Ghz - eVGA GTX 470 - 4Gb @ 1333Mhz - OCZ SxS 400w
Permissões de Postagem