| | | -
Filtro de linha Clamper. Dúvidas!! Salve, salve, galera do ADRENALINE!  
Venho tentando encontrar um bom filtro de linha para usar com minha fonte Corsair VX 450 W para o novo computador que estou montando.
Li vários tópicos com as excelentes e esclarecedoras opiniões do Mestre Faller e do _rau_, entre outros que não me lembro o nome, sobre filtros de linha e é consenso que hoje, no Brasil, os filtros mais indicados para comprar são o Clamper Computer Protector Pro ou o UPSAI FHT 1200. As opções para mim são essas já que a rede daqui de casa é de 220V.
Observei as características desses dois filtros, optei pelo produto da Clamper. Tentei encontrá-lo em 3 lojas que trabalham com tal fabricante na minha cidade, mas eles não o vendem. Nas lojas online (Atera, DHCP e Waz) o produto está indisponível. Consegui diretamente com a Clamper, mas achei o preço bem diferente do que é normalmente cobrado:
O Clamper Computer Protector PRO G está R$ 157,65 e o PC Modem Protector PLus, R$ 128,09. Isso sem contar o frete de R$ 25,85.
Verifiquei que esse produto custava uns 79, 88 reais e agora não acho por menos de 100!!!! Por que será que ficou tão caro em menos de 2 meses??
O UPSAI também está nessa faixa de preço.
Será que está muito caro? Onde posso encontrar mais barato? Qual seria outro filtro recomendado e bom para minha rede? -
Realmente tá caro, há menos de 1 mes atrás numa loja em Brasilia tava custando 89,00 com desconto, sem desconto tava 109... mas compramos 5 unidades pra alimentar equipamentos numa empresa... -
Pois é, _rau_. Já encomendei o UPSAI FHT 1200 por causa do filtro para linha telefônica e tevê. Apesar da proteção elétrica do Clamper ser melhor.
Só uma dúvida. Quando ligo o computador aqui em casa, a imagem da tevê fica prejudicada em muitos canais. Será que colocando esse filtro da UPSAI esse problema pode ser amenizado? -
 Postado originalmente por Nando_Lancasther Só uma dúvida. Quando ligo o computador aqui em casa, a imagem da tevê fica prejudicada em muitos canais. Será que colocando esse filtro da UPSAI esse problema pode ser amenizado? Qual é a marca/modelo da fonte de teu PC?? Mac Book Pro 8.2
HD 6750M -
 Postado originalmente por lfaller Qual é a marca/modelo da fonte de teu PC??
Salve, lfaller!
A que está no pc atualmente é daquelas que vêm de brinde quando compramos o pc já montado. Uma da Pauta Connect. Muito vagab.....!!! 
Ela é genérica, mas estou com uma Corsair VX 450 W aqui só aguardando o filtro de linha chegar para usá-la, pois fico com um pouco de receio de conectá-la direto na tomada. -
 Postado originalmente por Nando_Lancasther Só uma dúvida. Quando ligo o computador aqui em casa, a imagem da tevê fica prejudicada em muitos canais. Será que colocando esse filtro da UPSAI esse problema pode ser amenizado? Quando você trocar de fonte, esse problema sumirá. PC:Athlon II X2 240 @ 800 ~ 2800 MHz - Biostar MCP6P M2+ - Samsung DDR2 800 2x 1GB DC- GeForce 6150E 256mb - 500 GB sata2 Seagate - OCZ 400w sXs - APC P6B 127v Note: Acer Aspire 3050 - AMD Sempron Mobile 3500+ @800 / 1800 MHz - DDR2 667 2 x 512 MB - ATi Radeon 1100 256MB - 80GB Sata Hitachi
-
 Postado originalmente por Nando_Lancasther Pois é, _rau_. Já encomendei o UPSAI FHT 1200 por causa do filtro para linha telefônica e tevê. Apesar da proteção elétrica do Clamper ser melhor.
Só uma dúvida. Quando ligo o computador aqui em casa, a imagem da tevê fica prejudicada em muitos canais. Será que colocando esse filtro da UPSAI esse problema pode ser amenizado?  Postado originalmente por Nando_Lancasther Salve, lfaller!
A que está no pc atualmente é daquelas que vêm de brinde quando compramos o pc já montado. Uma da Pauta Connect. Muito vagab.....!!!  
Ela é genérica, mas estou com uma Corsair VX 450 W aqui só aguardando o filtro de linha chegar para usá-la, pois fico com um pouco de receio de conectá-la direto na tomada. Os filtros que são colocados dentro das fontes tem como sua maior tarefa evitar que o chaveamento dos 310 Volts CC que se estabelecem sobre os capacitores de entrada, em uma frequência de 50.000 Hz, chaveamento esse em onda quadrada e consequentemente cheio de harmônicas e de alta potência, virem um verdadeiro "transmissor" como está acontecendo ai na tua casa provavelmente. Outra das precauções é "vestir" a fonte com uma capa metálica que tenha a função de blindar essa transmissão de interferência de dentro da mesma. Essa capa protetora, que é a caixa da fonte, é projetada para que fosse ligada ao terra (massa) e desse modo evitasse que a fonte como um todo não virasse uma antena transmissora..
Parece que tens ai a comunhão de alguns desse problemas:
- Uma fonte que pelo meu desconhecimento até posso julgá-la como genérica e desse modo para redução de custo sem filtragem nenhuma interna a fonte;
- Não tenho certeza de que tenhas ai aterramento, que poderia melhorar essa questão da interferência na TV...
A adoção de um filtro não vai ajudar em muito quanto a interferência pois esse tipo de filtro, para evitar que as harmônicas da fonte saiam por ai fazendo firula, deve estar dentro da caixa metálica da fonte e não do lado de fora como seria o filtro da UPSAI..
Uma boa fonte, como a esperada VX450, sim deverá resolver seu problema de interferência. Se não resolver então providencie aterramento caso não exista...
Abraço... Mac Book Pro 8.2
HD 6750M -
 Postado originalmente por lfaller - Não tenho certeza de que tenhas ai aterramento, que poderia melhorar essa questão da interferência na TV...
Uma boa fonte, como a esperada VX450, sim deverá resolver seu problema de interferência. Se não resolver então providencie aterramento caso não exista...
Abraço... Aqui tem aterramento, mas apenas para o cômodo em que o computador fica mais a televisão. Uso ele como escritório. O aterramento foi feito por um amigo que é funcionário da companhia elétrica que comentou que tal problema era gerado por falta de aterramento.
Confesso que o problema diminuiu consideravelmente após o trabalho, mas não acabou. Quando desligo o pc aqui, há uma melhora na imagem, mas sinto que o computador do vizinho esteja interferindo também.
Já realizei um teste e, quando o pc dele é desligado, aí a imagem fica excelente.
É interessante que o pc dele causa mais interferência que o meu. E não é só nas tevês aqui de casa, mas nas da casa dele também. -
É amigo, vizinhos também podem ter equipado seus PC´s com fontes genéricas. É um risco que corremos todos... Não conte com o filtro externo para resolver isso dai. Ou é solúvel na origem ou vai ficar como está.. Mac Book Pro 8.2
HD 6750M -
Fontes precisam estar em conformidades com exigência de emissões e compatibilidade eletromagnéticas e pra isso o aterramento tem parte importante nisso, mas fontes genéricas são os maiores problemas pq essas aí não respeitam nada mesmo.
Em minha casa o primeiro PC entrou em 1989, um Itautec 286 e essa bosta gerava um interferência do caramba nas TVs, era só ligar o dito cujo pra ficar um monte de linhas passeando na imagem, era a hora de ouvir minha mãe reclamando que tava atrapalhando a novela dela... Lembro do meu pai indo de loja em loja procurando por uma solução. Recomendaram vários estabilizadores diferentes e um filtro de linha, mas nenhum resolveu, até que ele leu numa revista sobre o aterramento e resolveu fazer um do jeito que ensinaram na época e o problema sumiu, mesmo com um aterramento feito meio que de qualquer jeito, mas pelo menos meu pai na época usou o tal do "aterragel" em volta da haste como foi orientado... Hoje entendo muito mais do assunto e nosso aterramento de casa é muito diferente do que usamos por muito tempo.
A origem do problema entretanto era a fonte que estava fora do padrões que hoje são exigidos e muitas fontes genéricas ainda não respeitam, elas deveriam funcionar sem interferir, mesmo sem fio terra.
Última edição por _rau_; 09-03-10 às 21:26.
-
 Postado originalmente por _rau_ Fontes precisam estar em conformidades com exigência de emissões e compatibilidade eletromagnéticas e pra isso o aterramento tem parte importante nisso, mas fontes genéricas são os maiores problemas pq essas aí não respeitam nada mesmo.
(...)
Hoje entendo muito mais do assunto e nosso aterramento de casa é muito diferente do que usamos por muito tempo.
(...)
A origem do problema entretanto era a fonte que estava fora do padrões que hoje são exigidos e muitas fontes genéricas ainda não respeitam, elas deveriam funcionar sem interferir, mesmo sem fio terra. É, _rau_... Estou na expectativa para o meu filtro chegar logo e instalar a fonte no computador novo. Creio que ele chegue amanhã. Nem tive tempo de testar a fonte aqui em casa ainda. Mesmo que direto na tomada...
Minhas esperanças de que algo melhore um pouquinho estão nela. Pode ser que ajude em alguma coisa, pois é um produto que parece ser de qualidade.
Outra coisa. Qual seria a melhor forma de se fazer um aterramento? O que deve e o que não deve ser feito nesse trabalho? Que tipo de materiais deve ter? -
Aterramento é um assunto cheio de questionamentos que gera confusão até entre alguns profissionais de instalação elétrica.
Existem vários padrões de aterramento, mas a escolha do tipo correto depende da situação. No geral o mais indicado é o padrão TN-C-S onde você recebe o neutro da CIA Elétrica, ele é aterrado perto do medidor de energia e desse mesmo ponto o fio terra parte para as tomadas em que os equipamentos requerem aterramento pelo motivo que for - geralmente proteção do usuário. Esse padrão tb pode ser chamado de TN-S quando consideramos apenas a porção da entrada até a tomada final, mas o TN-S verdadeiro é aquele que o fio terra já é entregue pro consumidor final desde o transformador, muito utilizado em locais onde o transformador está no subterrâneo da construção - prédios por exemplo ou em países onde a rede de distribuição pública é subterrânea. Enfim, mais detalhes sobre isso você pode encontrar em: http://forum.clubedohardware.com.br/...-aterra/659241
Basicamente o material que precisará é fio verde ou amarelo com faixa verde ("brasileirinho") de mesma bitola do fio fase e esse fio vai vir lá da entrada, da caixa do medidor - dependendo do local a CIA Elétrica precisa autorizar a abertura da caixa. Se não houver uma ou mais hastes locais, é bom adicionar só por precaução. Na impossibilidade de se adotar esse padrão, por qualquer razão, adota-se o esquema TT de aterramento no qual é(são) enterrada(s) haste(s) de cobre no solo e daí se deriva o fio terra pras tomadas. Mas esse padrão de aterramento não deveria terminar só nisso, mas muita gente por puro desconhecimento faz apenas isso e pronto. Devido N motivos explicados no link acima esse padrão de aterramento precisa de duas coisas básicas, que seja instalado um dispositivo chamado de DR no quadro de disjuntores e proteção contra surtos entre Neutro-Terra além de Fase-Neutro, tb no quadro de disjuntores - o impecilho aqui é que a maioria dos quadros nas residências são antigos, pequenos e sem espaço para colocar dispositivos novos recomendados nas ultimas atualizações de nossa norma brasileira de instalações elétricas. No topico acima há mais detalhes - preciso dar uma revisada nesse tópico confesso, mas dá pra pegar uma noção do assunto...
Tudo indicado ai acima tem procedimentos corretos a serem aplicados na instalação, não basta chegar colocar e pronto, há alguns pontos importantes a serem respeitados...
Permissões de Postagem