| | | -
Qual hd é mais confiável ? (+ de 500gb) Estou para comprar um Hd de 500 gb pro meu novo pc, estive pensando no Seagate Barracuda 7200.12, mas li que os hds da seagate estão com muitos problemas, tem que pedir RMA direto.
Tenho 2 hds aqui, um de 10 anos e o outro com uns 7 anos, nunca tive problemas com eles, nem sei qual é o fabricante de cada um. Pensava que, como meus hds que são velhos aguentaram tanto tempo, os atuais aguentariam pelo menos uns 5 anos, não imaginva tantos problemas...
Agora não sei qual Hd comprar, já me decidi sobre todas as peças menos o Hd. Sei que a seagate dá 3 ou 5 anos de garantia, um ótimo tempo, mas pra mim não valeria muito a pena caso eu corresse sempre o risco de perder meus dados, ter que enviar para rma, ficar sem hd e depois receber outro que pode a qualquer momento dar problema, então venho aqui pedir a ajuda de vcs.
Qual fabricante de Hd é mais confíavel?
Alguém sabe se são só os de 500gb e 1 tb que estão dando problemas ou é qualquer um?
Um hd de 750gb está salvo dos problemas? Alguém já perdeu hd de 750 gb?
Por que Hds modernos duram tão pouco se comparados aos antigos?
-----
Espero que possam me ajudar! -
cara, qualquer hd pode dar problema e tbm pode ocorrer q vc tenha um hd q dure eternamente
se vc tem medo de perder arquivos importantes, faz um raid e não terá problemas | TV Philips 32" + 6870 1Gb + X6 1090T |
-
Concordo com a resposta acima sem dúvida não existe HD a prova de falhas, o jeito é fazer backups sempre que possível, um RAID também pode te dar mais segurança.
O RAID 1 (Mirroring) é um modo permite usar dois HDs, sendo que o segundo armazenará uma imagem idêntica do primeiro. Na pratica, será como se você tivesse apenas um disco rígido instalado, mas caso o disco titular falhe por qualquer motivo, você terá uma cópia de segurança armazenada no segundo disco. Este é o modo ideal se você deseja aumentar a confiabilidade do sistema.
Eu estou sem possibilidade de fazer um Raid no momento, o que eu faço é deixar os arquivos espalhados por vários HDs diferentes, se um deles falhar a perda é menor, mas faz muitos anos que tenho os meus e estão todos 100% aqui.
Última edição por Dickinson; 24-02-10 às 16:31.
System - Core i5 750 - Noctua NH-U12P SE2 - Asus P7P55D PRO - Corsair Vengeance 8GB - SLI EVGA GTX 460 768mb - X-fi Xtreme Music 7.1 - 2x SSD Intel X25-V 40Gb Raid 0 - 2x Seagate 500Gb Raid 0 - Razer Lycosa - Razer Mantis Speed - Razer DeathAdder - Logitech Rumblepad 2 - Corsair TX650W - Samsung 32 Full HD LN32b530 - Zalman ZM-MFC2 - Edifier e3100 - Sennheiser hd202 - CM690 Samsung Galaxy S2 + 32Gb - Asus EEE Tranformer -
Uso RAID de HDs Seagate há uns 10 anos!!! Nunca tive qualquer problema... nenhum... quanto a confiabilidade, já vi amigos perderem HDs da Samsung, Seagate e WD. Sempre usei um bom nobreak e fonte de qualidade acho que só com isso já te dá uma segurança maior.
Não tenho preferência por marca, só compro SEAGATE por causa de RMA que não precisa de nota fiscal e nada, só cópia de seus documentos.
Então SEAGATE, SAMSUNG, WD? Tanto faz... | PC1 | STRIKER II FORMULA :: C2Q 9650 :: Noctua nh-u12p :: SAPHIRE HD 4870X2 :: 4GB PATRIOT 1066 :: 2X500 GB (RAID 0) :: ASUS XONAR D2X :: CREATIVE INSPIRE 5200 :: L203WT :: G5 :: G25 :: XBOX360 GAMEPAD | PC2 | GA-EP43-DS3L :: C2D 6700 :: Thermalright si-128 :: HIS HD 4870 :: 4GB G.Skill Pi 1100 :: 320 GB :: ASUS XONAR D2 :: 22LG30R :: TIGER+PS2 GAMEPAD -
Eu fiquei preocupado quando li um tópico num outro forum onde o rbuass perdeu vários hds seagate... depois apareceram várias pessoas dizendo que tbm perderam...
--
Pelo que eu tinha lido se um hd estiver em raid e estragar ou queimar o outro hd tbm teria problemas....
--
Pensei em comprar 2 hds de 500 gb. Um seagate barracuda e um WD (mas não sei qual modelo dessa fabricante é bom, então se alguém puder me recomendar 1) e usa-los sem raid. Dados importantes eu copiaria nos 2 hds, ou passava pra dvd... Mas não sei se terei dinheiro pra comprar 2 hds... Por isso preciso de um bem confiável... Mas pelo jeito pra ter mais segurança só com 2 hds mesmo. -
É o seguinte no Raid 0
se você tem 2 HDs de 500Gbs eles são reconhecidos como um de 1Tb e neste caso o que é visado é a velocidade, e se um dos HDs der problema, você perde todos os dados.
Agora no Raid 1
ele visa segurança dos dados, com 2 Hds de 500gb ele reconheceria apenas 500Gb pois o segundo HD apenas faz a copia dos dados armazenados no primeiro HD, e neste se der problema em algum dos HDs os seus dados estão protegidos no outro HD entende?
Sobre os WD existem 3 tipos, os Green, Blue, e Black. http://www.wdc.com/en/products/index.asp?cat=3
Green é um HD ecologicamente correto, consome pouco e dizem ser bem confiável porém é mais lento.
Blue dizem ser tão rápido quanto os seagates e bem confiável também.
Black não sei bem acho que deve ser quase igual os Blue, porém mais caros.
Agora os Seagates vi muitos relatos de problema na serie 500Gb 7200.11, eu tenho 2 e nunca tive nenhum problema com eles, a seagate lançou a serie mais nova 7200.12 e alguns dizem que resolveram os defeitos e outros dizem que não.
Eu pessoalmente vou continuar confiando nesta marca pois tenho muitos HDs deles que nunca me trouxeram nenhuma dor de cabeça portanto não tenho motivo para trocar.
Veja só o que tenho de HDs Seagate.
IDE 20Gb, 80Gb, 120Gb, 320Gb
Sata 80Gb 2 de 500Gb, 1 Tb.
E estou para comprar mais 2 de 1Tb.
WD nunca tive nenhum HD e dificilmente vejo relatos de defeitos neles, mas leve em consideração que a seagate é mais popular aqui no Brasil do que a WD vende muito mais aqui e a taxa de HDs quebrados portanto é maior.
A unica marca de HD que não gosto e não compro nunca mais é Samsung pois já perdi dados neles, e na extinta Maxtor também perdi dados neles.
Acredito que tanto nos WD quanto nos Seagates você não terá muitos problemas, a garantia da Seagate também é ótima aqui no Brasil não precisa nem de Nota fiscal.
Agora nos WD você vai ter que enviar o HD para o pais onde é feito o RMA se der algum defeito.
Como eu disse nenhum HD é a prova de falhas.
Boa sorte!
Se você quiser saber mais sobre Raid recomendo ler http://www.gdhpress.com.br/hardware/....php?p=cap5-22 este texto pois explica direitinho.
Última edição por Dickinson; 24-02-10 às 17:52.
System - Core i5 750 - Noctua NH-U12P SE2 - Asus P7P55D PRO - Corsair Vengeance 8GB - SLI EVGA GTX 460 768mb - X-fi Xtreme Music 7.1 - 2x SSD Intel X25-V 40Gb Raid 0 - 2x Seagate 500Gb Raid 0 - Razer Lycosa - Razer Mantis Speed - Razer DeathAdder - Logitech Rumblepad 2 - Corsair TX650W - Samsung 32 Full HD LN32b530 - Zalman ZM-MFC2 - Edifier e3100 - Sennheiser hd202 - CM690 Samsung Galaxy S2 + 32Gb - Asus EEE Tranformer -
Atualmente só indico WD e Seagate, FUJA dos Samsung e Hitachi. ASUS G73SW-A1 + XBOX_360_Elite_120GB
SAMSUNG 7200 (1TB) + ICE BOX EXTREAM \ 2 WD_Blue 500GB + Dualcase Welland \ Seagate 7200.12 (2x 1TB) + Dual case Mtek \ Edifier x750 \ Notebook Cooler Zalman ZN-NC2000 \ Mouse OCZ EQUALIZER Laser \ Modem D-Link 500B \ Roteador Linksys WRT54G2BR \ No-break APC 1300LCD \ EPSON T50 \ CANON SX210 IS -
Dickinson
Obrigado pela explicação e pelo link, li e entendi bem as diferenças.
--
Milanbee
Ficarei longe desses hds. Vlw.
---
Bom, por via das dúvidas, vou economizar em alguma coisa pra comprar 2 hds. 2 Seagate Barracuda 7200.12 de 500 gb, mas não vou usar RAID, acho melhor deixar os dois "separados". Arquivos importantes eu gravo nos dois, arquivos menos importantes deixo só em um, depois passo pra dvds. Acho que fico seguro assim.
--
Agora uma pergunta de leigo, quando eu for instalar o Windows eu tenho que instalar nos 2 hds?
--
Obrigado pela ajuda! -
Alguém poderia me ajudar? -
1° - quando for instalar o Windows, vc só precisa instalar em um único HD, via de regra naquele que estiver na porta SATA1 (não é obrigatório, mas recomendável )
2° - pq dois HD's de 500Gb? Se pretende gravar dados realmente importantes, jamais o faça na mesma partição/HD onde o Windows estiver instalado.
3° - não seria mais interessante adquirir um único HD de 1Tb/1,5Tb e particioná-lo ou mesmo um HD de 500Gb ou tamanho menor só para o OS mais programas e um outro de maior capacidade para todos os seus dados?
Boa sorte, abçs -
 Postado originalmente por cherojr 1° - quando for instalar o Windows, vc só precisa instalar em um único HD, via de regra naquele que estiver na porta SATA1 (não é obrigatório, mas recomendável  )
2° - pq dois HD's de 500Gb? Se pretende gravar dados realmente importantes, jamais o faça na mesma partição/HD onde o Windows estiver instalado.
3° - não seria mais interessante adquirir um único HD de 1Tb/1,5Tb e particioná-lo ou mesmo um HD de 500Gb ou tamanho menor só para o OS mais programas e um outro de maior capacidade para todos os seus dados?
Boa sorte, abçs 1-E se por exemplo desse problema no 1º Hd e eu tivesse que envia-lo pra loja para troca-lo ou pra RMA, não teria como eu usar o 2ºHd sem o 1º?
2-Porque arquivos importantes eu deixaria no 1º hd e faria uma cópia desses arquivos no 2º Hd. Já os arquivos menos importantes (músicas, vídeos, episódios) deixo só em um ou no outro, depois passo pra dvds.
3-Queria dois hds, mesmo. Assim, caso um hd desse problema eu teria uma cópia de arquivos importantes no outro e colocava o 2º como 1º até o 1º voltar do conserto/troca.
Gostei da idéia de pegar um Hd menor, mas aí não daria algum problema na performance por ter hds de diferentes tamanhos?
--
Obrigado pela ajuda! -
 Postado originalmente por CarlosRavinov 1-E se por exemplo desse problema no 1º Hd e eu tivesse que envia-lo pra loja para troca-lo ou pra RMA, não teria como eu usar o 2ºHd sem o 1º?
2-Porque arquivos importantes eu deixaria no 1º hd e faria uma cópia desses arquivos no 2º Hd. Já os arquivos menos importantes (músicas, vídeos, episódios) deixo só em um ou no outro, depois passo pra dvds.
3-Queria dois hds, mesmo. Assim, caso um hd desse problema eu teria uma cópia de arquivos importantes no outro e colocava o 2º como 1º até o 1º voltar do conserto/troca.
Gostei da idéia de pegar um Hd menor, mas aí não daria algum problema na performance por ter hds de diferentes tamanhos?
--
Obrigado pela ajuda! 
Vc esta preocupado demais com a segurança dos seus dados, além de não querer ficar sem o OS um único minuto...
Bem, o Dickinson postou infos sobre RAID1 para vc: acho que seria a melhor opção para ti pela preocupação que demonstra ter com seus arquivos.
Assumindo que vc vá mesmo trabalhar com 2 HD's idênticos, minha sugestão é o RAID1, independente de serem dados com um menor ou maior grau de importância. Vc particiona em dois ou três, uma partição fica para o OS, outras para dados menos relevantes, outra partição para dados realmente importante. O RAID1 vai te dar a segurança de não perder nenhum dos dados muito menos perder tempo reinstalando o Windows caso haja falhas num dos HD's e vc tenha que ficar sem um deles. A peformance fica um pouco comprometida, mas a segurança é maior.
Outra opção é manter cópia dos dados num HD externo ligado via USB ou eSATA e dentro do micro os mesmos 2 HD's, mas aquele que vc não for usar OS, vc deixa um pequena partição - o suficiente para que vc possa fazer uma nova instalação do Windows sem ter que se preocupar com os arquivos das outras partições... (ficou meio confuso essa parte, mas acho que não esta difícil entender ).
Abçs -
 Postado originalmente por cherojr 
Vc esta preocupado demais com a segurança dos seus dados, além de não querer ficar sem o OS um único minuto...
Bem, o Dickinson postou infos sobre RAID1 para vc: acho que seria a melhor opção para ti pela preocupação que demonstra ter com seus arquivos.
Assumindo que vc vá mesmo trabalhar com 2 HD's idênticos, minha sugestão é o RAID1, independente de serem dados com um menor ou maior grau de importância. Vc particiona em dois ou três, uma partição fica para o OS, outras para dados menos relevantes, outra partição para dados realmente importante. O RAID1 vai te dar a segurança de não perder nenhum dos dados muito menos perder tempo reinstalando o Windows caso haja falhas num dos HD's e vc tenha que ficar sem um deles. A peformance fica um pouco comprometida, mas a segurança é maior.
Outra opção é manter cópia dos dados num HD externo ligado via USB ou eSATA e dentro do micro os mesmos 2 HD's, mas aquele que vc não for usar OS, vc deixa um pequena partição - o suficiente para que vc possa fazer uma nova instalação do Windows sem ter que se preocupar com os arquivos das outras partições... (ficou meio confuso essa parte, mas acho que não esta difícil entender  ).
Abçs Não que eu esteja muuuuito preocupado com a segurança dos meus arquivos, até porque tenho pouco arquivos realmente importantes, coisa que eu passaria pra pen drive tranquilamente. O Ruim é dar problema em algum hd e eu perder tudo o que tenho, imagina perder uns 300 ou 400 gb? Meu hd aqui tem 30, uma vez deu pau aqui e eu pensei que perderia tudo, quase chorei. Rsrsrsrss. Imagina centenas de gb... 
O Ruim do Raid1 é que eu perderia os outros 500 gb do 2º Hd. Não tem como eu simplesmente deixar 2 hds. O 1º com o SO instalado, o 2º como slave e ir gravando coisas importantes nos 2?
O hd externo não dá. Aí ficaria mais caro ainda...
Vlw -
 Postado originalmente por CarlosRavinov Não que eu esteja muuuuito preocupado com a segurança dos meus arquivos, até porque tenho pouco arquivos realmente importantes, coisa que eu passaria pra pen drive tranquilamente. O Ruim é dar problema em algum hd e eu perder tudo o que tenho, imagina perder uns 300 ou 400 gb? Meu hd aqui tem 30, uma vez deu pau aqui e eu pensei que perderia tudo, quase chorei. Rsrsrsrss. Imagina centenas de gb...
O Ruim do Raid1 é que eu perderia os outros 500 gb do 2º Hd. Não tem como eu simplesmente deixar 2 hds. O 1º com o SO instalado, o 2º como slave e ir gravando coisas importantes nos 2?
O hd externo não dá. Aí ficaria mais caro ainda...
Vlw
Então... ai vc cai na segunda opção que eu já havia sugerido antes:]  Postado originalmente por cherojr Outra opção é manter cópia dos dados num HD externo ligado via USB ou eSATA e dentro do micro os mesmos 2 HD's, mas aquele que vc não for usar OS, vc deixa um pequena partição - o suficiente para que vc possa fazer uma nova instalação do Windows sem ter que se preocupar com os arquivos das outras partições... (ficou meio confuso essa parte, mas acho que não esta difícil entender  ). Um HD com Windows e dados menos relevantes e o outro com uma pequena partição (suficiente para instalação de um novo OS caso necessário) mais dados importante...
Abçs -
 Postado originalmente por cherojr Então... ai vc cai na segunda opção que eu já havia sugerido antes:]
Um HD com Windows e dados menos relevantes e o outro com uma pequena partição (suficiente para instalação de um novo OS caso necessário) mais dados importante...
Abçs Sim, é mesmo. Então acho que vou ficar com um hd de uns 320 gb e um de 500 gb como secundário.
Vlw -
Para HD desktop eu recomendo os modelos Samsung de fabricação nacional (etiqueta amarela). São os HDs mais confiáveis e com melhor projeto que tenho utilizado.
Pessoalmente não gosto do "head ramp" usado nos HDs WD. Isso é bastante útil em HDs de notebook, mas desnecessário e até mesmo problemático nos modelos desktop.
Seagate atualmente só anda fazendo bons trabalhos nas linhas para notebook. Procure evitar os novos 7200.12 pois já vi vários relatos de problemas prematuros com essa série. _- -
 Postado originalmente por DuoLEd Para HD desktop eu recomendo os modelos Samsung de fabricação nacional (etiqueta amarela). São os HDs mais confiáveis e com melhor projeto que tenho utilizado.
Pessoalmente não gosto do "head ramp" usado nos HDs WD. Isso é bastante útil em HDs de notebook, mas desnecessário e até mesmo problemático nos modelos desktop.
Seagate atualmente só anda fazendo bons trabalhos nas linhas para notebook. Procure evitar os novos 7200.12 pois já vi vários relatos de problemas prematuros com essa série.
Mas os seagate 7200.11 tbm estão tendo problemas prematuros, fora os problemas com firmware ... -
 Postado originalmente por CarlosRavinov Sim, é mesmo. Então acho que vou ficar com um hd de uns 320 gb e um de 500 gb como secundário.
Vlw Será que a diferença de valores entre um HD de 320Gb e outro de 500Gb é tanta que não valeria mais a pena adquirir dois de 500Gb??
Abçs -
Como nenhum HD é a prova de falhas, eu iria de pelo menos Raid 1(se for para apenas 2 HDs) ou Raid 5 para mais de 2 HDs.
Quanto a marca, iria de seagate mesmo pela garantia de 5 anos. -
 Postado originalmente por cherojr Será que a diferença de valores entre um HD de 320Gb e outro de 500Gb é tanta que não valeria mais a pena adquirir dois de 500Gb??
Abçs Não sei, preciso ver quanto fica. Mas acho que fica uns 50 reais de diferença. Mas é que toda economia agora é bem vinda. O pc passou muito da quantia que eu tinha pra gastar... -
Caso você for optar pelo Raid, veja se sua motherboard suporta RAID pois alguma não suportam ou apenas suportam alguns tipos de Raid ok?
Falou! System - Core i5 750 - Noctua NH-U12P SE2 - Asus P7P55D PRO - Corsair Vengeance 8GB - SLI EVGA GTX 460 768mb - X-fi Xtreme Music 7.1 - 2x SSD Intel X25-V 40Gb Raid 0 - 2x Seagate 500Gb Raid 0 - Razer Lycosa - Razer Mantis Speed - Razer DeathAdder - Logitech Rumblepad 2 - Corsair TX650W - Samsung 32 Full HD LN32b530 - Zalman ZM-MFC2 - Edifier e3100 - Sennheiser hd202 - CM690 Samsung Galaxy S2 + 32Gb - Asus EEE Tranformer -
 Postado originalmente por Dickinson Caso você for optar pelo Raid, veja se sua motherboard suporta RAID pois alguma não suportam ou apenas suportam alguns tipos de Raid ok?
Falou! Oi Dickinson
Minha mobo é igual a sua. Uma Tpower i55. Pelo que eu lembro do que eu "li" no manual dela, ela aceita RAID.
T+ -
Então tá bem servido sim System - Core i5 750 - Noctua NH-U12P SE2 - Asus P7P55D PRO - Corsair Vengeance 8GB - SLI EVGA GTX 460 768mb - X-fi Xtreme Music 7.1 - 2x SSD Intel X25-V 40Gb Raid 0 - 2x Seagate 500Gb Raid 0 - Razer Lycosa - Razer Mantis Speed - Razer DeathAdder - Logitech Rumblepad 2 - Corsair TX650W - Samsung 32 Full HD LN32b530 - Zalman ZM-MFC2 - Edifier e3100 - Sennheiser hd202 - CM690 Samsung Galaxy S2 + 32Gb - Asus EEE Tranformer -
Aprendi a ñ confiar em HD apanhando, ou seja, perdendo todos os meus arquivos com esse bug de firmware da Seagate. Pelo fato de sempre ter confiado em HD, eu nunca procurei me informar muito sobre Raid. Inclusive ignorei totalmente isso na época que comprei essa minha pl-mãe (que ñ suporta Raid).
É até meio ridículo eu que mexo com informática há algum tempo ñ saber dos benefícios de cada tipo de Raid. Em resumo, eu desconhecia completamente o Raid 1. Se conhecesse, teria feito uso disso e me livrado dessa perda irreparável que tive. Como são as coisas né... Até tô pensando em trocar a pl-mãe e comprar 2 hds de 1tb pra fazer Raid 1.
Sobre o tópico, fica difícil confiar na Seagate depois do problema que tive com ela. Eu agora só compro WD. -
Bom galera vo uaproveitar o topico.
To querendo comprar um HD de 1TB pro meu pc novo q to montando. Vou mandar trazer da newegg.com, minah duvida é a seguinte, comprei a placa mae Maximus III formula (1156) e ela é sata 3.0 G/s. O HD que estou namorando é um Caviar Balck 64mb Bbuffer, so que ele é 6.0 G/s. Alguem sabe se a atualizaçã oda bios da placa mae torna possivel a utilização de sata 6.0 G/s????
E esse 64 mb buffer é muito diferente de 32mb de buffer???
Obrigado abraços - CPU: Core I5 750 2.67@ 4.0Ghz 1.28v + CM V8 - MOBO: Maximus III Formula - RAM: 2x2GB G.Skill ECO 1.600 1.35v - HD: WD Black 1TB SATA II - 32 MB - VGA: Zotac GTX 480 AMP! Edition - MONITOR: Samsung P2370 23" FullHD - GABINETE: CoolerMaster HAF922 - SO: Win 7 Ultimate X64 Fonte: Corsair 750TX - Joystick: XBOX360 Controller - MOUSE/KEYBOARD: Logitech G500/G110 PSN ID: guto_cas(Demon`s Souls / RDR / MGS4 / InFamous / MAG / KZ2 / Fifa11 / KZ3) Steam ID: gutosesso(BF:BC2 / M&B: Warhand / Global Agenda / Borderlands)
Permissões de Postagem