Minha ex placa-mãe Biostar faleceu ao queimar um mosfet (e a Hardplus safada não cobriu, mesmo na garantia). Com a placa nova (ECS Black Series), descobri que o meu HD semi-novo de 500Gb e lotado (Western Digital Caviar Blue WD5000AAKS) nem rodava o motor em qualquer dos cabos de energia para Sata. Perdi 500Gb de filmes HD, seriados, músicas e alguns documentários.

Não tenho a NF, uma vez que comprei no ML e sem a nota. Nele consta na etiqueta afirmando que o ano de fabricação é 2008. Ou seja, a garantia cobriria. Então eis as minhas dúvidas:

1 - Quais os possíveis defeitos que podem ter ocorrido, baseado em minha descrição?
2 - O que posso fazer para salvar o HD sem comprometer os dados nele?
3 - Supondo que não possa recuperar os dados, o que posso fazer para recuperar o HD? EStou em Salvador.
4 - Ví no site de suporta da WD que é preciso enviar HD + NF para ISS em uma caixa especial. Mas ví em inúmeros fóruns que a ISS depois de receber o HD, some. Alguém tem experiencia em enviar o HD para lá sem a Nota fiscal??
5 - É possível recuperar o HD sem ter que mexer nos dados que já estavam antes lá? Imagino que quando o HD volta a funcionar os caras formatam de propósito e querem que você pague a parte outro HD ou DVDs para colocar os dados e aumentar o lucro.
5.1 - Indicam algum grande expert cujo dificilmente falharia, sem cobrar absurdos? Um HD me custou apenas 100,00 e os lacres estão fechados..

6 - Eis o que um vendedor no mercado livre me respondeu. Gostaria que opnissem:

O hd parou de funcionar após a placa-mãe ter queimado um mosfet. Não gira o motor, não vibra. Placa-mãe nova. É um vestern digital caviar blue e tinha quase 500Gb de filmes baixados. Quero saber se é possível que volte a funcionar mantendo os mesmos dados que tinha antes.Se tiver que fazer backup para outros meios torna-se dispendioso demais e mais interessante baixar tudo novamente. Enfim... me façam uma previsão do que esperar em termos de hipóteses e custo.

23/02/2010 07:59 esse tipo de hd da western dificilmente da reparo na placa, então é feita apenas a recuperação de dados, +/- 400,00

Como assim Est[a querendo dizer que a placa l[ogica se foi? É o WD500AAKS Sata 2. A placa-mãe queimou e levou ele? Está certo que não há jeito?
23/02/2010 19:53 conforme lhe falei western dificilmente da reparo. Qualquer laboratório apenas ira recuperar seus dados. Se voce não tem necessidade dos dados melhor fazer um RMA com a western, demora um pouco mas eles trocam p/ voce.

HDs não podem serem recuperados sem comprometer dados?

23/02/2010 20:38 amigo, ja lhe expliquei 2 vezes, western digital dificilmente da para reparar a placa!

Ví que a ISS é responsável pela garantia no Brasil. Comprei sem NF aqui mesmo como pode ver em minhas qualificações de novembro. Sabe dizer se a nota é motivo para não troca? E se está empresa é problemática como dizem os fóruns?

23/02/2010 20:37 Não, a ISS não exige NF de usuário final, eles não são problemáticos, são é lerdos, lentos, por isso que falei que demora, pode esperar pelo menos 60 dias, mas é a unica que faz o RMA da Western.