+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 8 de 8
  • Compartilhar Post
  • Ferramentas de Tópicos
    Data de Ingresso
    Mar 2008

Resolvido. Instalação eletrica - Do padrão ao quadro de distribuição.

Pessoal boa noite, gostaria de tirar uma dúvida com relação a Qual bitola de fio usar na instalação da casa.

eu poderia usar cabo 6mm vindo do padrão para o quadro de distribuição e continuar com cabo 6mm para:

chuveiro
    ar condicionado
    tomadas dos computadores (02)

as demais tomadas usarei cabo 4mm
    lampadas usarei 2.5mm

posso usar dessa forma ou o para utilizar o cabo 6mm nos dispositivos citados o cabo que vem do padrão tem como via de regra ser de bitola maior? tipo 10mm.

estou trocando a fiação daqui de casa e como tenho muito cabo 6mm, pensei porque não utilizar né mesmo.

agradeço a quem puder me dar umas dicas.

Boa noite
    Última edição por simbiaque; 21-02-10 às 20:51.
    VENDO - WATERCOOLER - PROCESSADORES 775 - VGA - MEMORIA DDR2 - XPERIA MINI

┌∩┐(◕‿‿◕)┌∩┐

A bitola a usar tem que ser calculada em cima da corrente prevista pro circuito. Um fio 6mm2 numa situação mediana, suporta 35A. Esse valor pode variar de acordo como fatores como comprimento do trecho da fiação, temperatura ambiente, queda de tensão admissível...

Data de Ingresso
    Feb 2008
    vc realmente tem mto fio de 6mm?
    aqui em casa é 6mm só que aqui é tri-fasico, vem 3 fios de 6mm + o fio negativo
    se tua casa for pequena e bi-fasica, 6mm é o suficiente
    agora se for grande, e tu tiver mto de 6mm, passa 2 cabos de 6mm por fase

A resposta do RAU é bem sensata.
    Outros aspectos são levados em conta num projeto elétrico. Por exemplo; para aqueles destinados aos pontos de tomadas.
    - Aquelas destinadas a chuveiros,torneiras e ar condicionados são de bitolas calaculadas, levando em conta a fiação toda embutida( aquecimento) portanto, alguma coisa que paressa que determinada bitola de fiação vá suportar, pode estar errada.
    Procura alguém do ramo com CREA e não faça besteira para se arrepender depois.:
    J.A.
    J.A.
    Venda e Assist. Técnica No-break´s / Estabilizadores Profissionais
    Baterias Seladas AGM /GEL/Telecon e Alcalinas Cabeamento Estruturado
    Proteção e Aterramentos Acionamentos Industriais

Data de Ingresso
    Nov 2008
    Pensando em uma casa pequena, dois ou três quartos, apenas um chuveiro de "baixa potencia" e só equipamentos necessários dentro de casa, sem exageros, eu faria assim: Viria do padrão com duas fases com fio de 6mm² mais neutro e terra, os dois de 6mm² também (disjuntos do padrão de 40A duplo). Para o chuveiro usaria fio de 4mm² (três fios, fase neutro e terra) (disjuntor de 30A), nas tomadas gerais usaria fio de 2,5mm², usar disjuntor de no máximo 20A nos circuitos de tomadas, dividir os circuitos por cômodos da casa, um para a sala, outro para o quarto, etc. Para seguir as normas faria mais dois circuitos para iluminação com fios de 1,5mm² e disjuntor de no máximo 15A um circuito para cada metade da casa. Sem esquecer do fio terra em nenhuma das tomadas da casa. Se tiver torneira elétrica instalar com fio de 4mm² e em um disjuntor separado, de preferência na fase onde não está o chuveiro. Para equipamentos de alto consumo, ar condicionado, fornos elétricos, etc, fazer um circuito separado e usar fios e disjuntores conforme indicado no manual. Isso tudo para redes de 220V.

Se for rede 127V use fios de 10mm² para as fases, neutro e terra entre o padrão e quadro de distribuição. O resto manteria os mesmos fios, mas ligaria os chuveiros, torneira elétrica, ar condicionado e outros equipamentos de alto consumo em 220V fazendo ligação fase-fase.

Chuveiro de até 6800W em 220V pode ser ligado sem problemas em fios de 4mm², se for mais que isso use fios de 6mm². Ar condicionados podem ser instalados com fios de 2,5mm², salvo indicação contraria no manual. Os PCs podem ser ligados nos circuitos de tomadas de uso geral, e com fios de 2,5mm².

Claro que "cada caso é um caso" o ideal é que se faça um levantamento de todos os equipamentos elétricos e seu consumo aproximado para dimensionar corretamente a bitola dos fios e a quantidade e distribuição dos circuitos elétricos.

Se quiser mais ajuda nos diga o que tem dentro da sua casa, a tensão da rede e quantas fases há disponíveis.

Data de Ingresso
    Mar 2008
    Pessoal obrigado pelas respostas.

Citação Postado originalmente por LeonardoHartmann Ver Post
    Pensando em uma casa pequena, dois ou três quartos, apenas um chuveiro de "baixa potencia" e só equipamentos necessários dentro de casa, sem exageros, eu faria assim:
    é justamente essa as caracteristicas da minha casa.

Citação Postado originalmente por LeonardoHartmann Ver Post
    Claro que "cada caso é um caso" o ideal é que se faça um levantamento de todos os equipamentos elétricos e seu consumo aproximado para dimensionar corretamente a bitola dos fios e a quantidade e distribuição dos circuitos elétricos.

Se quiser mais ajuda nos diga o que tem dentro da sua casa, a tensão da rede e quantas fases há disponíveis.
    Bom, o meu padrão é mono, já foi solicitado a Concessionária de Energia a mudança para Bifásico (por conta do AC 220V)

quanto ao consumo da casa, tenho aqui:

Chuveiro básico (aqueles lorenzetti + secador de cabelos)
    cozinha (Geladeira pequena, freezer, micro-ondas, ferro de pasar e liquidificador)
    02 quartos (01 tv pequena + ventilador e radio relogio + ventilador
    sala (02 pc's da aasinatura + 03 GTS 250 + impressora laser + tv 29 crt + equipamento de som) chegando um split 12k
    tenho no total 10 lâmpadas, 22 tomadas

é +- isso ai

ps. hoje troquei o fio de 2,5 que alimentava meu ar de janela por um de 6mm, feito isso descobri o porque o ar estav desligando de tempos em tempos, no caso do split sei que é exagero usar o cabo 6mm mas como tenho o cabo vou deixar esse mesmo, ou então vou tentar trocar pelo menos 100mt de 6mm por outra coisa que esteja precisando.

abraços e obrigado a todos

┌∩┐(◕‿‿◕)┌∩┐

Data de Ingresso
    Nov 2008
    Citação Postado originalmente por simbiaque Ver Post
    Pessoal obrigado pelas respostas.

é justamente essa as caracteristicas da minha casa.

Bom, o meu padrão é mono, já foi solicitado a Concessionária de Energia a mudança para Bifásico (por conta do AC 220V)

quanto ao consumo da casa, tenho aqui:

Chuveiro básico (aqueles lorenzetti + secador de cabelos)
    cozinha (Geladeira pequena, freezer, micro-ondas, ferro de pasar e liquidificador)
    02 quartos (01 tv pequena + ventilador e radio relogio + ventilador
    sala (02 pc's da aasinatura + 03 GTS 250 + impressora laser + tv 29 crt + equipamento de som) chegando um split 12k
    tenho no total 10 lâmpadas, 22 tomadas

é +- isso ai

ps. hoje troquei o fio de 2,5 que alimentava meu ar de janela por um de 6mm, feito isso descobri o porque o ar estav desligando de tempos em tempos, no caso do split sei que é exagero usar o cabo 6mm mas como tenho o cabo vou deixar esse mesmo, ou então vou tentar trocar pelo menos 100mt de 6mm por outra coisa que esteja precisando.

abraços e obrigado a todos

Seu chuveiro deve ser 127V, o que não gosto nem um pouco. A corrente exigida por ele é muito alta, acaba precisando de fio de 10mm² e um disjuntor de 50A para o circuito dele.
    Se você irá passar a rede para bifásico aproveite e troque o chuveiro por um 220V. Se usar um chuveiro de 5500W em 220V pode fazer o circuito dele com fios de 4mm² e disjuntor de 30A. Se for usar chuveiro de 6800W ou mais (o máximo é 7500W) use fios de 6mm² e disjuntor de 35A. O disjuntor para o chuveiro deverá ser duplo (dois simples comprometem a segurança) e o fio terra é muito importante.

Faça um circuito para as tomadas de cada cômodo, use fios de 2,5mm² e disjuntor de 15A. Para a cozinha pode ser disjuntor de 20A para evitar que desarme com a alta corrente de partida do motor da geladeira.
    De acordo com as normas brasileiras as lâmpadas devem estar em circuito separado das tomadas, não lembro/sei ao certo quais as vantagens em dividir lâmpadas de tomadas, não considero isso tão importante, mas posso estar errado, acho que outros colegas podem responder melhor.

Para o ar condicionado de 12000BTU pode fazer um circuito separado do restante das tomadas, com fio de 2,5mm² e disjuntor de 20A, ele provavelmente será 220V, então o disjuntor deverá ser duplo. Nos casos de equipamentos 220V fase-fase nunca esqueça do aterramento para garantir segurança ao usuário.

Tendo circuitos separados para cada cômodo da casa não há necessidade de separar os computadores, ligue-os nas tomadas do circuito do cômodo, no seu caso, da sala.

Para levar energia até o quadro de distribuição use fios de no mínimo 10mm².
    Tente distribuir o melhor possível os circuitos entre as fases. O AC e o Chuveiro usarão as duas, o restante tente dividir igualmente.

Não use fios mais finos para o neutro ou terra, os três fios devem ser da mesma bitola.
    No padrão use disjuntor de 50A.
    Dê preferência ao aterramento do tipo TN-C (há tópicos aqui no fórum que falam sobre o assunto) e se desejar proteção contra surtos de tensão use DPS no padrão.
    É recomendável instalar um dispositivo DR no quadro de disjuntores para diminuir riscos de choque elétrico.
    O aterramento deve ser único para toda a casa, nada de aterramento exclusivo para o computador ou para o chuveiro, isso só aumenta os riscos, tanto de choque elétrico quanto de danificar os equipamentos, principalmente computadores em rede.
    A bitola dos fios que recomendei são as mínimas, isso não impede que você use fio mais grosso, mas exagerar não trará muita vantagem.
    Evite emendas de fios, faça só quando necessário, enrole um pedaço grande dos fios, procure dar no mínimo 5 voltas nos fios. Se possivel solde as emendas.

Acho que falei o mais importante, qualquer coisa pergunte. Lembre-se que o ideal é ter um acompanhamento de um eletricista qualificado.
    Última edição por LeonardoHartmann; 21-02-10 às 20:37. Razão: Complementar conteúdo

Data de Ingresso
    Mar 2008
    Leonardo sem comentários, excelente post tirou muitas dúvidas e me abriu os olhos para uma instalação correta. fico muito agradecido, é bom ver pessoas dispostas a ajudar.

muito obrigado mesmo, já ate imprimi para não perder de vista as informações.

forte abraço

Moderação pode fechar o tópico, agradecido.

┌∩┐(◕‿‿◕)┌∩┐

Marcadores

Permissões de Postagem