+ Responder ao Tópico
Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 47
  • Compartilhar Post
  • Ferramentas de Tópicos
    Data de Ingresso
    Nov 2009

Proteção pra Pc - Sistema Bifásico,Filtro de Linha e aterramento

Vou comprar a seguinte configuração:

Core i5 750
    Asus P7P55D PRO
    HD 5850 ou 5870
    2X2 OCZ Platinum DDR3-1333
    1 Hd 500GB Seagate Barracuda
    C3Tech 750W

Para proteger o pc foi feito o seguinte aqui em casa:

O Eletricista trocou os fios que vinham do poste da rua pra minha casa. Disse que eram velhos.O sistema era monofásico. O "relógio de força"(aquele negócio onde se ve o quanto gasta de energia) foi trocado (tinha quase 40 anos..) E foi colocado um sistema bifásico. Com 1 "rede"(Não sei o nome correto) de 50 âmpere (acho que é isso) só para o computador e o outro tbm de 50 âmpere para o restante da casa. A fiação foi trocada a uns 4 ou 5 anos ele disse estar em bom estado.

Isso mais foi feito por que quando se ficava 15 ou 20 minutos com o chuveiro ligado caia a força aqui (desligava o relogóio de força).

Então eu pensei. Se com o chuveiro isso acontece, talvez quando eu ligar o computador novo ele vá puxar muita energia e acabe desligando a força a cada 15/20 minutos ou acabe por estragar ou queimar a fonte do pc.

Então o eletricista disse pra trocar os fios (caso estivessem ruins) de casa, o que vem da rua, e o relógio de força. Aí ele colocou um sistema bifásico.

Até aqui ficou tudo certo, correto?

--
    Agora preciso saber qual o melhor filtro de linha para protege-lo e se precisarei fazer aterramento. Tbm queria saber se tem "tipos" de aterramento ou se é tudo igual.

Na conta de luz vem - Classificação : Residencial Normal Bifásico
    - Tensão Nominal :220/127 V

A tomada aqui da parede do meu quarto onde ligo o pc (velho) é igual a essa tirando apenas os botões e o fato de ser dupla (dá pra ligar duas tomadas nela):

http://www.botega.com.br/loja/images/2tp_tomada_cinza.jpg

Terei que troca-la?

Vlw!

Saber se ficou tudo certo, dificil dizer, mas posso dizer que 50A só pro computador é um MEGA exageiro e um erro tb, pq o correto é você equilibrar as cargas entre as fases ou seja, manter o máximo possível um consumo igual entre cada fase, pra isso deve se distribuir os equipamentos dentro de casa entre as fases de forma mais igual possível.

Basicamente sabe quando dá 50A em uma rede 127V? 6350W! Teu PC não vai gastar mais do que 1000W.

O chuveiro é 220V?

Aí é 220V - Fase/Fase (127/127V) e 127V - Fase/Neutro. Tudo que tiver em 220V, você pode ter certeza que cada fio é uma fase diferente.

Essa tomada aí já saiu de circulação, as novas tomadas permitidas hoje e provavelmente você só vai encontrar dessas agora, é assim:

Pelo tipo das tomadas, nota-se que sua casa não possui fio terra... Deveria! Além de Dispositivo DR no quadro de disjuntores.

Tente ver se encontra os filtros da APC.

Pra descargas atmosféricas e surtos causados por manobras e acidentes na rede elétrica, existem também protetores de quadro de força, chamado DPS. Podem ser instalados tanto externamente, na entrada elétrica, como nos quadros de disjuntores.

A proteção telefônica e de cabo coaxial dos filtros APC, dependem de um aterramento pra maior eficácia...
    Última edição por _rau_; 13-11-09 às 10:27.

Data de Ingresso
    Nov 2009
    Citação Postado originalmente por _rau_ Ver Post
    Saber se ficou tudo certo, dificil dizer, mas posso dizer que 50A só pro computador é um MEGA exageiro e um erro tb, pq o correto é você equilibrar as cargas entre as fases ou seja, manter o máximo possível um consumo igual entre cada fase, pra isso deve se distribuir os equipamentos dentro de casa entre as fases de forma mais igual possível.

Basicamente sabe quando dá 50A em uma rede 127V? 6350W! Teu PC não vai gastar mais do que 1000W.

O chuveiro é 220V?

Aí é 220V - Fase/Fase (127/127V) e 127V - Fase/Neutro. Tudo que tiver em 220V, você pode ter certeza que cada fio é uma fase diferente.

Essa tomada aí já saiu de circulação, as novas tomadas permitidas hoje e provavelmente você só vai encontrar dessas agora, é assim:

Pelo tipo das tomadas, nota-se que sua casa não possui fio terra... Deveria! Além de Dispositivo DR no quadro de disjuntores.

Tente ver se encontra os filtros da APC.

Pra descargas atmosféricas e surtos causados por manobras e acidentes na rede elétrica, existem também protetores de quadro de força, chamado DPS. Podem ser instalados tanto externamente, na entrada elétrica, como nos quadros de disjuntores.

A proteção telefônica e de cabo coaxial dos filtros APC, dependem de um aterramento pra maior eficácia...
    O que eu preciso te passar pra vc saber se ficou tudo certo?

50 A é um erro porque? Tem perigo de queimar alguma peça do computador? Eu pensava que quanto mais melhor. Mais protegido o pc ficaria.

Não sei se o chuveiro é 220 V...

"Aí é 220V - Fase/Fase (127/127V) e 127V - Fase/Neutro. Tudo que tiver em 220V, você pode ter certeza que cada fio é uma fase diferente."

Nossa, aqui eu não entendi nada. Pelo que o eletricista falou tinha ficado 110V pro computador que vai ficar no meu quarto, e 110V pro restante da casa.
    --
    O Eletricista disse que colocou um fio terra do lado do poste que tem aqui em casa (que fica no quintal), poste esse que é ligado ao fio da rua.

Preciso colocar outro aqui no quarto não é?
    --
    Vou comprar dessa tomadas.
    --
    Como eu sei se o disjuntor tem esse dispositivo Dr?
    --
    Pode me indicar um Filtro da APC?

--
    "Pra descargas atmosféricas e surtos causados por manobras e acidentes na rede elétrica, existem também protetores de quadro de força, chamado DPS. Podem ser instalados tanto externamente, na entrada elétrica, como nos quadros de disjuntores."

O que é entrada elétrica? Como eu sei se o disjuntor daqui de casa tem esse protetor DPS?
    --
    Obrigado pela ajuda!

E desculpe por eu te responder copiando trechos do seu texto, eu não sei como intercalar as minhas mensagens com as suas quando dou quote.

Pra saber se tá tudo correto preciso saber:

- Divisão dos circuitos finais - quantos e pra onde vai cada um.
    - Amperagem dos disjuntores
    - "Bitola" da fiação em cada disjuntor
    - Como foi realizada as emendas
    - Se cada circuito final tem seu fio neutro proprio derivado do neutro principal que vem de fora, e não compartilhado com o neutro dos outros circuitos.
    - Se o fio terra parte do poste do medidor pros pontos finais, tomadas...
    - etc.

50A implica na necessidade de uma fiação de 10mm2 - bem grossa, não dá nem pra entrar no pino da tomada. Se tiver ligado um fio mais fino no de 10mm2 e tiver apenas o disjuntor de 50A protegendo esse circuito, na verdade ele não estará protegendo a porção mais fina do circuito, deveria haver um circuito final com disjuntor de menor amperagem...

O erro de se ter duas ou três fases e colocar por exemplo somente iluminação numa fase e o resto na outra, ou somente os computadores numa fase e o resto na outra, é que cria-se um desequilibrio de consumo entre as fases e como cada uma delas compartilha o mesmo neutro principal que vem do medidor, pode haver uma sobrecarga nesse neutro que não é protegido por disjuntores, nem deve ser, na maioria dos casos. O que acontece é que quando há um equilibrio de consumo entre as duas fases, a corrente que aparece no neutro é menor do que a soma do consumo das duas fases. Num circuito bifásico elas se anulam parcialmente quando equilibradas e num trifásico quando o consumo é igual em todas as fases, as correntes se anulam praticamente totalmente no neutro, ficando teoricamente, por assim dizer, um circuito Fase-Fase-Fase com o neutro apenas pro referencial de tensão monofásica em cada fase. Como o neutro tem a mesma "bitola" dos condutores fase, se o consumo entre fases tiver desequilibrado, as correntes não se anulam no neutro, elas se somam, podendo sobrecarrega-lo. No seu caso não creio que haverá sobrecarga, já que é só um PC e na outra fase o consumo não deve estar no limite ou seja, o que poderia provocar uma sobrecarga no fio neutro principal.

Qual poste você fala, o poste do medidor? Esse sempre tem um fio terra ligado numa haste abaixo dele, que aterra o neutro, mas o fio terra de proteção que vai às tomadas deve partir dai e ir pra dentro de casa, junto com as fases e o neutro, pras tomadas de três pinos. As suas são de dois pinos, então o fio terra não tá ligado em lugar algum. Você não precisa colocar outro fio terra no quarto, você deve puxar o fio terra pras tomadas do tipo apropriado. O fio terra deve partir do poste do medidor. NÃO é uma boa prática ter um aterramento separado do aterramento do poste do medidor... O erro de muitos eletricistas ruins é achar que pelo neutro estar aterrado, por si só a casa inteira tem um aterramento. Já vi cara que trabalha a muito tempo como eletricista dizer um absurdo desses.

O APC P8T3V, o PRO 8, O PT7... aqui vc acha, www.atera.com.br e www.justshop.com.br, mas parece que a APC, INFELIZMENTE, tá descontinuano alguns modelos no Brasil, espero pra que lancem outros!

Entrada elétrica é onde está o poste que fica o medidor, a caixa que fica o medidor ou qualquer ponto ao lado deste.

O DPS não fica no disjuntor, ele parece com um disjuntor sem alavanca, mas é independente dele. Proavelmente sua casa não tem DPS, ele só é instalado mediante pedido do cliente.
    Última edição por _rau_; 13-11-09 às 11:19.

Data de Ingresso
    Nov 2009
    Nossa cara, agora complicou tudo.

Mas pelo jeito o eletricista fez besteira..

"- Divisão dos circuitos finais - quantos e pra onde vai cada um.
    - Se cada circuito final tem seu fio neutro proprio derivado do neutro principal que vem de fora, e não compartilhado com o neutro dos outros circuitos.
    - etc."

Vou perguntar tudo isso pro eletricista. Sobre o etc, que mais teria pra perguntar? Vou chamar ele aqui hoje mesmo. Já queria ter tudo certo pra perguntar pra ele. Aí eu te passo pra vc ver se está tudo ok...

"50A implica na necessidade de uma fiação de 10mm2 - bem grossa, não dá nem pra entrar no pino da tomada. Se tiver ligado um fio mais fino no de 10mm2 e tiver apenas o disjuntor de 50A protegendo esse circuito, na verdade ele não estará protegendo a porção mais fina do circuito, deveria haver um circuito final com disjuntor de menor amperagem..."

Esse 50 A é do disjuntor. Chama : Disjuntor Unipolar Lorenzetti 50 AMP. Tem 2 desse. Vi agora aqui na nota fiscal. E pelo que eu entendi que ele fez , ele puxou um fio lá do poste que fica no quintal, ligou numa caixa que fica aqui em cima do forro que é ligada num fio que desce pra tomada aqui do quarto onde eu ligo o computador.

------------
    "Qual poste você fala, o poste do medidor? "

Não sei. ELe colocou um poste lá no quintal e puxou um fio que vem do poste da rua. Tinha um poste aqui em casa mas estava no telhado . Ele até disse que era proíbido ter esse poste lá em cima... Acho que é poste de força que fala.

"Esse sempre tem um fio terra ligado numa haste abaixo dele, que aterra o neutro,"

Deve ser isso mesmo. Ele colocou uma haste no chão.

"mas o fio terra de proteção que vai às tomadas deve partir dai e ir pra dentro de casa, junto com as fases e o neutro, pras tomadas de três pinos. "

Aqui eu não estou entendendo. Fio terra não é aquele cabo que fica enterrado no chão?Como que ele vai partir de onde ele está e vir pra dentro de casa?

"As suas são de dois pinos, então o fio terra não tá ligado em lugar algum. Você não precisa colocar outro fio terra no quarto, você deve puxar o fio terra pras tomadas do tipo apropriado. O fio terra deve partir do poste do medidor. "

Tem um fio terra lá do lado do poste do medidor. É o único aqui de casa. Mas esse fio terra que deve partir do poste do medidor ao qual vc se refere é o que? Algum fio? Deve partir algum fio do fio terra e adentrar a casa?

"NÃO é uma boa prática ter um aterramento separado do aterramento do poste do medidor... "

Ele colocou o fio terra lá ao lado do poste e ia fazer outro aqui no meu quarto. Acho que seriam separados..

"O erro de muitos eletricistas ruins é achar que pelo neutro estar aterrado, por si só a casa inteira tem um aterramento. Já vi cara que trabalha a muito tempo como eletricista dizer um absurdo desses."

Não sei o que é esse neutro...

"O APC P8T3V, o PRO 8, O PT7... aqui vc acha, www.atera.com.br e www.justshop.com.br, mas parece que a APC, INFELIZMENTE, tá descontinuano alguns modelos no Brasil, espero pra que lancem outros!"

Melhor em comprar logo um, então.

"Entrada elétrica é onde está o poste que fica o medidor, a caixa que fica o medidor ou qualquer ponto ao lado deste."

Entendi.

"O DPS não fica no disjuntor, ele parece com um disjuntor sem alavanca, mas é independente dele. Proavelmente sua casa não tem DPS, ele só é instalado mediante pedido do cliente."

Onde ele fica?
    ---
    Peço desculpas pela minha ignorância no assunto...

Data de Ingresso
    Dec 2003
    O seu pc vai gastar uns 350-400W no maximo.
    Um chuveiro consome uns 3-6kW.

Mai nem aqui nem na china que ele vai desligar a caixa de força...
    Se bem que quando eu ligo o meu PC (da assinatura), que incrivelmente consome o mesmo da sua config ou mto proximo, a luz da uma "piscada".

Mas duvido muito que vá cair a chave de luz so com o seu pc ligado...
    Hoje em dia, PC nem consome taaaaaanto assim nao...
    Desktop - i5 750 @ 3.4GHz / Thermalright True Black + 2 Akasa Apache / XFX 5850 Stock / 2x2GB Corsair XMS3 1600 / 2x500GB Seagate RAID 1 / Corsair TX650 / CoolerMaster CM690
    13" MacBook Pro - C2D 2.26GHz / 2GB DDR3 / 160GB / 9400M
    Apple Iphone 32GB / MobileMe

www.adoteumgatinho.com.br

Essas coisas são difíceis de explicar sem ver o local, por isso seria bom contratar alguém que de fato saiba o que tá fazendo, mas vou tentar responder suas perguntas abaixo em azul.

Citação Postado originalmente por CarlosRavinov Ver Post
    Nossa cara, agora complicou tudo.

Mas pelo jeito o eletricista fez besteira..

"- Divisão dos circuitos finais - quantos e pra onde vai cada um.
    - etc."

Vou perguntar tudo isso pro eletricista. Sobre o etc, que mais teria pra perguntar? Vou chamar ele aqui hoje mesmo. Já queria ter tudo certo pra perguntar pra ele. Aí eu te passo pra vc ver se está tudo ok...

O "etc" seria algo que eu por exemplo visse no local que tenha sido executado de forma errada ou não tão boa. Agora não saberia especificar bem o que, mas a lista que fiz aí já dá pra dar uma boa verificada.

"50A implica na necessidade de uma fiação de 10mm2 - bem grossa, não dá nem pra entrar no pino da tomada. Se tiver ligado um fio mais fino no de 10mm2 e tiver apenas o disjuntor de 50A protegendo esse circuito, na verdade ele não estará protegendo a porção mais fina do circuito, deveria haver um circuito final com disjuntor de menor amperagem..."

Esse 50 A é do disjuntor. Chama : Disjuntor Unipolar Lorenzetti 50 AMP. Tem 2 desse. Vi agora aqui na nota fiscal. E pelo que eu entendi que ele fez , ele puxou um fio lá do poste que fica no quintal, ligou numa caixa que fica aqui em cima do forro que é ligada num fio que desce pra tomada aqui do quarto onde eu ligo o computador.

Me responde uma coisa, dentro de casa tem um quadro de disjuntores? Os fios que vêm da caixa do medidor passam antes pelo quadro de disjuntores dentro de casa antes de seguir pras tomadas?

Se na sua casa só tem esses disjuntores de 50A e nenhum outro a mais, está errado, com riscos de sobrecarga na fiação.

E outra coisa, esses dois disjuntores de 50A, suponho que seja um pra cada fase, o que novamente é errado, duas fases devem passar por um disjuntor do tipo bipolar e não dois unipolares! Depois das duas fases passarem pelo disjuntor bipolar, os fois fios devem passar por novos disjuntores que alimentação os circuitos finais, tomadas, iluminação, chuveiro, etc. Se tá tudo pendurado só nos disjuntores de 50A e nenhum a mais, chama outro eletricista cara, eu fugiria desse aí na hora, pq não tem competência pra realizar o serviço, não mesmo!

------------
    "Qual poste você fala, o poste do medidor? "

Não sei. ELe colocou um poste lá no quintal e puxou um fio que vem do poste da rua. Tinha um poste aqui em casa mas estava no telhado . Ele até disse que era proíbido ter esse poste lá em cima... Acho que é poste de força que fala.

E na sua casa não tem uma caixa de medição de luz não? Aquele "relógio" que fica girando? Onde fica o medidor? No Quintal??

Esse poste que o eletricista pos provavelmente é só pro ancoramento da fiação e nada mais, já que o poste do medidor, quando existente, só a CIA Elétrica do local pode instalar.

"Esse sempre tem um fio terra ligado numa haste abaixo dele, que aterra o neutro,"

Deve ser isso mesmo. Ele colocou uma haste no chão.

Colocou haste no chão e não puxou fio nenhum dela pra dentro de casa?? Pelo formato das suas tomadas pelo menos a ligação do fio terra dentro de casa não foi feita.

"mas o fio terra de proteção que vai às tomadas deve partir dai e ir pra dentro de casa, junto com as fases e o neutro, pras tomadas de três pinos. "

Aqui eu não estou entendendo. Fio terra não é aquele cabo que fica enterrado no chão?Como que ele vai partir de onde ele está e vir pra dentro de casa?

Basicamente sim, mas aterramento envolve certos conceitos que não caba entrar em detalhes, ou vai complicar demais sua cabeça.

O que esse eletricista deve ter feito é um aterramento isolado do terra do padrão de luz - onde fica o medidor - esse aterramento não é o tipo mais recomendado não. O mais recomendado pra uma residência é um aterramento equipotencializado com o neutro, onde o fio terra parte do aterramento do padrão de luz, onde tem (ou deveria) ter uma haste de cobre enficada lá.

Se esse eletricista não sabe o que é uma equipotencialização, novamente digo, FUJA DELE!

"As suas são de dois pinos, então o fio terra não tá ligado em lugar algum. Você não precisa colocar outro fio terra no quarto, você deve puxar o fio terra pras tomadas do tipo apropriado. O fio terra deve partir do poste do medidor. "

Tem um fio terra lá do lado do poste do medidor. É o único aqui de casa. Mas esse fio terra que deve partir do poste do medidor ao qual vc se refere é o que? Algum fio? Deve partir algum fio do fio terra e adentrar a casa?

Sim, é um fio que deve partir do mesmo ponto onde o neutro é ligado ao fio terra da caixa do medidor. No seu caso partiria 2 Fases, 1 Neutro e 1 Terra, 4 fios no total. Há critérios pra se executar isso, que devem ser respeitados, por isso considere a contratação de alguém que de fato entenda do que tá fazendo.

"NÃO é uma boa prática ter um aterramento separado do aterramento do poste do medidor... "

Ele colocou o fio terra lá ao lado do poste e ia fazer outro aqui no meu quarto. Acho que seriam separados..

Pois não permita isso!

E ele ia enterrar uma haste de aterramento dentro do quarto? Se sim, esse cara é um completo desinformado!

"O erro de muitos eletricistas ruins é achar que pelo neutro estar aterrado, por si só a casa inteira tem um aterramento. Já vi cara que trabalha a muito tempo como eletricista dizer um absurdo desses."

Não sei o que é esse neutro...

Onde você mora cara, tem uma comunidade no Orkut que você talvez encontre um eletricista que saiba o que tá fazendo pq até agora pelo que vc me explicou, esse cara não sabe. Mas não quero fazer um julgamento definitivo pq eu não to presente no local, nem sem as condições fisicas do local, só por texto é dificil visualizar tudo como deve tá sendo dificil pra vc visualizar o que to falando aqui, ainda mais sem alguns conhecimentos da sua parte. A comunidade lá no Orkut se chama, "Amantes da Eletricidade", frequentada por muita gente, mais de 7000 pessoas, tem engenheiros elétricos, eletro-técnicos, eletricistas, curiosos, etc.

"O APC P8T3V, o PRO 8, O PT7... aqui vc acha, www.atera.com.br e www.justshop.com.br, mas parece que a APC, INFELIZMENTE, tá descontinuano alguns modelos no Brasil, espero pra que lancem outros!"

Melhor em comprar logo um, então.

"Entrada elétrica é onde está o poste que fica o medidor, a caixa que fica o medidor ou qualquer ponto ao lado deste."

Entendi.

"O DPS não fica no disjuntor, ele parece com um disjuntor sem alavanca, mas é independente dele. Proavelmente sua casa não tem DPS, ele só é instalado mediante pedido do cliente."

Onde ele fica?

Fica aonde você instala-lo!

DPS = Dispositivo Protetor contra Surtos e pode ser tanto um filtro de linha bom como um DPS de quadro de energia. Existem várias classes de DPS, inclusive pra linhas telefônicas e linhas de comunicação em geral.

O DPS que tamos falando aqui vai no quadro de disjuntores dentro de casa ou dentro do quadro do medidor quando permitido pela CIA Elétrica do estado.

---
    Peço desculpas pela minha ignorância no assunto...
    Eu é quem peço desculpas por complicar um pouco nas explicações e digo novamente que de longe é dificil ficar passando indicações e dizer que isso ou aquilo tá errado, por isso a insistência minha em contratar alguém que entenda. Quando o assunto é eletricidade, não dá pra brincar e seguir receita de bolo. Tem que entender e estar no local.
    Última edição por _rau_; 13-11-09 às 19:54.

Data de Ingresso
    Nov 2009
    Citação Postado originalmente por |3ill_G@te$ Ver Post
    O seu pc vai gastar uns 350-400W no maximo.
    Um chuveiro consome uns 3-6kW.

Mai nem aqui nem na china que ele vai desligar a caixa de força...
    Se bem que quando eu ligo o meu PC (da assinatura), que incrivelmente consome o mesmo da sua config ou mto proximo, a luz da uma "piscada".

Mas duvido muito que vá cair a chave de luz so com o seu pc ligado...
    Hoje em dia, PC nem consome taaaaaanto assim nao...
    Bom cara, o chuveiro desligava. Ficava uns 20 minutos e desligava tudo. Lâmpadas, tv, geladeira, o que estava ligado desligava. Aí tinha que ir lá na caixa de força e ligar de novo....
    Queimei 3 fontes (genéricas, meu pc velho funciona de boa com uma dessas) por causa disso, segundo um técnico duma loja de informática. Ele me disse pra desligar o pc quando fosse usar o chuveiro. Eu fiz e parou de queimar fontes.

Por via das dúvidas resolvi chamar o eletricista pra dar um jeito.

O eletricista disse que a caixa de força era muito antiga. Tinha 40 anos. Rsrsrs
    E falou pra colocar uns disjuntor de 50 A pro meu quarto. Aí colocou um sistema bifásico.
    Última edição por CarlosRavinov; 14-11-09 às 06:02.

Data de Ingresso
    Nov 2009

Rui

"Essas coisas são difíceis de explicar sem ver o local, por isso seria bom contratar alguém que de fato saiba o que tá fazendo, mas vou tentar responder suas perguntas abaixo em azul."

O Eletricista que eu chamei trabalha na CPFL. ELe quem cuida aqui dos problemas da minha cidade.

"O "etc" seria algo que eu por exemplo visse no local que tenha sido executado de forma errada ou não tão boa. Agora não saberia especificar bem o que, mas a lista que fiz aí já dá pra dar uma boa verificada. "

Ok. Vou perguntar isso pra ele!.

"Me responde uma coisa, dentro de casa tem um quadro de disjuntores? Os fios que vêm da caixa do medidor passam antes pelo quadro de disjuntores dentro de casa antes de seguir pras tomadas?"

Então cara, não sei. Como é esse quadro?

Deixa eu te explica como era a situação aqui.
    Aqui na área da minha casa ficava a caixa de força. Toda fiação saia dela entrava pela parede e ia para as tomadas.
    O poste de força que recebe os fios do poste da rua ficava no telhado. Ele era ligado na caixa de força, tbm.

O eletricista disse que teria que trocar o relógio de força, os cabos que saiam dele. Por que era tudo velho. Tinham 40 anos. Ele até disse que os fios eram recobertos por pano... Foram trocados esses fios que vinham da rua, porque eram fracos.

Além do relógio. Precisaria tirar aquele poste lá do telhado. O único lugar aqui em casa pra colocar foi no quintal. Meu quintal é grande, tem uma parte dele que termina num muro que o separa da rua. Então foi colocado ali perto o poste. O medidor foi colocado ali perto tbm, com aquela caixinha que mostra quanto foi o gasto de energia pro lado de fora do muro, que dá pra rua. O aterramento foi feito com aste de cobre ao lado da caixa de força.

"Se na sua casa só tem esses disjuntores de 50A e nenhum outro a mais, está errado, com riscos de sobrecarga na fiação."

Aqui na nota fiscal, só fala desses 2 disjuntores. A não ser que a caixa que fica aqui em cima do forro seja esse disjuntor. O teto aqui é de madeira.

"E outra coisa, esses dois disjuntores de 50A, suponho que seja um pra cada fase, o que novamente é errado, duas fases devem passar por um disjuntor do tipo bipolar e não dois unipolares! Depois das duas fases passarem pelo disjuntor bipolar, os fois fios devem passar por novos disjuntores que alimentação os circuitos finais, tomadas, iluminação, chuveiro, etc. Se tá tudo pendurado só nos disjuntores de 50A e nenhum a mais, chama outro eletricista cara, eu fugiria desse aí na hora, pq não tem competência pra realizar o serviço, não mesmo!"

É, pelo que eu entendi, é cada um pra uma fase, e são unipolares pelo que diz na nota fiscal. Fase é a separação que ele fez, certo? Uma pro meu quarto e outra pro restante da casa. É isso, né?

Eu fui nesse eletricista por ele trabalhar na CPFL. Pensei que fosse bom.

"E na sua casa não tem uma caixa de medição de luz não? Aquele "relógio" que fica girando? Onde fica o medidor? No Quintal?? "

Tem sim. Foi colocado lá no quintal, dá num muro que fica pra rua. Antes ficava na área.

"Esse poste que o eletricista pos provavelmente é só pro ancoramento da fiação e nada mais, já que o poste do medidor, quando existente, só a CIA Elétrica do local pode instalar."

Esse poste foi colocado lá pra poder puxar os fios da rua pra casa. Ficava no telhado, era um postinho. Ele trabalha na Cia elétrica. Ele fez a parte dele como contratado, depois fez como trabalhador da Cia elétrica.

"Colocou haste no chão e não puxou fio nenhum dela pra dentro de casa?? Pelo formato das suas tomadas pelo menos a ligação do fio terra dentro de casa não foi feita. "

Acho que não. Não sei te dizer. Todas as tomadas aqui de casa são antigas. Vou ter que trocar todas ou só aqui do quarto onde ficará o computador?

"Basicamente sim, mas aterramento envolve certos conceitos que não caba entrar em detalhes, ou vai complicar demais sua cabeça.

O que esse eletricista deve ter feito é um aterramento isolado do terra do padrão de luz - onde fica o medidor - esse aterramento não é o tipo mais recomendado não. O mais recomendado pra uma residência é um aterramento equipotencializado com o neutro, onde o fio terra parte do aterramento do padrão de luz, onde tem (ou deveria) ter uma haste de cobre enficada lá.

Se esse eletricista não sabe o que é uma equipotencialização, novamente digo, FUJA DELE"

Ele colocou uma haste de cobre enfiada no chão. De acordo com a nota fiscal, chama : Haste terra cobreada 1/2' X 2.40 M.

"Sim, é um fio que deve partir do mesmo ponto onde o neutro é ligado ao fio terra da caixa do medidor. No seu caso partiria 2 Fases, 1 Neutro e 1 Terra, 4 fios no total. Há critérios pra se executar isso, que devem ser respeitados, por isso considere a contratação de alguém que de fato entenda do que tá fazendo. "

Aqui eu já não sei nem o que te responder.

"Pois não permita isso!

E ele ia enterrar uma haste de aterramento dentro do quarto? Se sim, esse cara é um completo desinformado! "

Não sei. ELe disse que isso servia mais pra quem mexia dentro do pc.

"Onde você mora cara, tem uma comunidade no Orkut que você talvez encontre um eletricista que saiba o que tá fazendo pq até agora pelo que vc me explicou, esse cara não sabe. Mas não quero fazer um julgamento definitivo pq eu não to presente no local, nem sem as condições fisicas do local, só por texto é dificil visualizar tudo como deve tá sendo dificil pra vc visualizar o que to falando aqui, ainda mais sem alguns conhecimentos da sua parte. A comunidade lá no Orkut se chama, "Amantes da Eletricidade", frequentada por muita gente, mais de 7000 pessoas, tem engenheiros elétricos, eletro-técnicos, eletricistas, curiosos, etc. "

Moro numa cidadezinha do interior do estado de SP....

Talvez seja eu que não estou conseguindo explica direito.

Vou tirar as dúvidas com ele, talvez hoje, vou perguntar tudo certo, daí te passo.

"Fica aonde você instala-lo!

DPS = Dispositivo Protetor contra Surtos e pode ser tanto um filtro de linha bom como um DPS de quadro de energia. Existem várias classes de DPS, inclusive pra linhas telefônicas e linhas de comunicação em geral.

O DPS que tamos falando aqui vai no quadro de disjuntores dentro de casa ou dentro do quadro do medidor quando permitido pela CIA Elétrica do estado. "

Se já tiver esse DPS num filtro de linha, eu preciso colocar outro no quadro de disjuntores ou no medidor?

Como é esse quadro de disjuntores?

"Eu é quem peço desculpas por complicar um pouco nas explicações e digo novamente que de longe é dificil ficar passando indicações e dizer que isso ou aquilo tá errado, por isso a insistência minha em contratar alguém que entenda. Quando o assunto é eletricidade, não dá pra brincar e seguir receita de bolo. Tem que entender e estar no local. "

QUe isso! Não precisa se desculpar, não! Vc está me ajudando muito!

Então, eu fui atras do melhor eletricista que encontrei. Inclusive por ele trabalhar ná própria força e luz eu o contratei...

--
    Mas como já disse, vou perguntar tudo pra ele depois posto aqui as respostas. Agradeceria muito se pudesse continuar me ajudando.

Sobre o filtro de linha. Qual dos três vc acha melhor, independentemente do preço? Já quero comprar, antes que parem de importar.
    --
    Se eu demorar pra responder, é por causa do meu monitor que está com problema. Tem hora que a tela fica toda branca e não aparesse nada. Talvez eu tenha que leva-lo pra arrumar... Mas continuarei postando aqui.

Obrigado pela ajuda!

---
    Digitei seu nome errado. Coloquei Rui. Desculpa, Rau...
    Última edição por CarlosRavinov; 14-11-09 às 06:07. Razão: Errei o nome do colega...

Bom cara, o chuveiro desligava. Ficava uns 20 minutos e desligava tudo. Lâmpadas, tv, geladeira, o que estava ligado desligava. Aí tinha que ir lá na caixa de força e ligar de novo....
    Queimei 3 fontes (genéricas, meu pc velho funciona de boa com uma dessas) por causa disso, segundo um técnico duma loja de informática. Ele me disse pra desligar o pc quando fosse usar o chuveiro. Eu fiz e parou de queimar fontes.

Por via das dúvidas resolvi chamar o eletricista pra dar um jeito.

O eletricista disse que a caixa de força era muito antiga. Tinha 40 anos. Rsrsrs

E falou pra colocar uns disjuntor de 50 A pro meu quarto. Aí colocou um sistema bifásico.
    A queima acontecia porque quando o disjuntor desliga com
    carga (consumo) nele, ele pode gerar um pico de tensão ("voltagem).

Bem, eu não to de acordo com esse disjuntor de 50A aí pro seu quarto, só se esse disjuntor tiver no quadro de força no poste do quintal e desse poste partir um fio de 10mm que é o fio correto pra um disjuntor de 50A. O problema é que fio 10mm2 não entra nos parafusos de uma tomada, então deve ser ligado um fio mais fino, de 2,5 a 4mm no máximo, só que tem um porém, um disjuntor de 50A protegendo um fio menor do que 10mm2 é errado, essa fiação mais fina não comporta 50A sem causar um derretimento e conseguentemente um curto-circuito, caso você um dia pendure 50A aí, o que duvido que aconteça por meio de uma tomada apenas, mas se houver mais tomadas nesse mesmo disjuntor de 50A e vc começar a ligar coisas e mais coisas, pode dar problema no futuro.

Ele instalou um sistema de duas fases, bifásico, no qual você pode distribuir pontos monofásicos pela casa e bifásicos em 220V, usando as duas fases ao mesmo tempo. No seu quarto por exemplo está sendo usado um ponto monofásico.

Se no quadro de força do poste tiver um ou dois disjuntores de 50A, isso significa que sua casa tem até 100A pra ser usado, o que é bastante coisa pra uma residência típica brasileira, então você tá com folga nessa parte, não tem mais razão pra nada desligar aí, se tudo tiver bem dimensionado. Minha única briga é se o cara da CPFL tiver usado no quadro de força do poste, dois disjuntores Unipolares de 50A ao invés de um Bipolar de 50A.

O Eletricista que eu chamei trabalha na CPFL. ELe quem cuida aqui dos problemas da minha cidade.

Aqui tem um cara da CEB (CIA Elétrica do DF), que tb realiza serviços a parte de instalações elétricas e já vi serviços do cara que fiquei com medo! Inaceitável pra um cara que trabalha numa CIA Elétrica...

Deixa eu te explica como era a situação aqui.
    Aqui na área da minha casa ficava a caixa de força. Toda fiação saia dela entrava pela parede e ia para as tomadas.
    O poste de força que recebe os fios do poste da rua ficava no telhado. Ele era ligado na caixa de força, tbm.

O eletricista disse que teria que trocar o relógio de força, os cabos que saiam dele. Por que era tudo velho. Tinham 40 anos. Ele até disse que os fios eram recobertos por pano... Foram trocados esses fios que vinham da rua, porque eram fracos.

Além do relógio. Precisaria tirar aquele poste lá do telhado. O único lugar aqui em casa pra colocar foi no quintal. Meu quintal é grande, tem uma parte dele que termina num muro que o separa da rua. Então foi colocado ali perto o poste. O medidor foi colocado ali perto tbm, com aquela caixinha que mostra quanto foi o gasto de energia pro lado de fora do muro, que dá pra rua. O aterramento foi feito com aste de cobre ao lado da caixa de força. [/COLOR]

Primeira vez que ouço falarem ou vejo um poste de força, onde fica o medidor de luz, o "relógio", fica no telhado! Como que faziam pra medir a luz todo mes?

Blz, a parte do poste do quadro de força do relógio, tá tudo correto, o local onde ele está é irrelevante. O aterramento foi feito correto também, do jeito que manda as norma da CIA Elétrica, nesse aterramento o neutro que vem da rua junto com as fases, é conectado nele. De dentro da caixa de força do medidor, no parafuso onde o neutro é ligado ao aterramento dentro da caixa, pode, E DEVE, ser puxado o fio terra de proteção pra dentro de casa, é essa parte que acho que não foi feita pq no Brasil, não sei pq razão, só é feita essa ligação, na maioria dos casos, mediante pedindo do cliente sendo que alguns eletricistas ainda teimam que isso é errado, que o aterramento de proteção deve ser feito numa haste independente do aterramento de proteção do poste do medidor de luz... Sim, depende do caso, mas não esse discutido aqui. Mas ai você pode se perguntar:

Se o neutro é aterrado no aterramento, eu já não tenho um aterramento? Bem, temos que dar nomes aos bois aqui e diferenciar cada coisa:

1 - Aterramento:

Basicamente é o ato de criar uma malha ou enficar haste(s) de cobre ou outro metal apropriado no solo e nessa malha ligar um fio que será utilizado para diferentes propósitos. Um dos sistemas que também usa uma malha de aterramento por exemplo, é o para-raios predial.

2 - Fio Neutro:

Condutor geralmente ligado a uma malha aterrada por questões funcionais e de segurança do sistema elétrico, que conduz as correntes de consumo dos condutores Fase fechando um circuito elétrico. A diferença do neutro pro fio terra é mínima, a única diferença é que no fio neutro em si tem corrente passando e é parte funcional de um circuito de energia, já o fio terra não tem corrente passando, nem faz parte do circuito elétrico, apesar deles partirem (deveria) da mesma malha de aterramento.

3 - Condutor de proteção (Vulgarmente conhecido como: Fio Terra).

Esse fio serve para ligar no terceiro pino das tomadas - vc deve comprar tomdas com tres pinos - buraquinhos... Ele tem vários propósitos, mas o primordial é a proteção contra choques elétricos. O fio terra na maioria dos casos, deve ser ligado na mesma malha onde o neutro está aterrado, nesse caso, na haste que o cara da CPFL enterrou perto do poste do quintal. A ligação pode tanto ser feita diretamente na haste, como por dentro do quadro de força da CPFL. Se o Eletricista da CPFL se negar a fazer isso, dizer que é errado, pode ter certeza que ele está desatualizado com os preceitos da norma ABNT NBR5410:2004 e da norma da própria CPFL.

Deu pra entender melhor?

Aqui na nota fiscal, só fala desses 2 disjuntores. A não ser que a caixa que fica aqui em cima do forro seja esse disjuntor. O teto aqui é de madeira.

Pois é, o que me leva a crer que na sua casa, os únicos disjuntores que tão protegendo são esses aí, o que tá errado. Foram instalados sem os critérios de dimensionamento da norma NBR5410:2004.

É, pelo que eu entendi, é cada um pra uma fase, e são unipolares pelo que diz na nota fiscal. Fase é a separação que ele fez, certo? Uma pro meu quarto e outra pro restante da casa. É isso, né?

Eu fui nesse eletricista por ele trabalhar na CPFL. Pensei que fosse bom.

Como eu disse, sempre deve ser feito assim:

As duas fases passam juntas por um disjuntor Bipolar e daí vão pra disjuntores unipolares de menor capacidade que o disjuntor principal bipolar como por exemplo:

1 Disjuntor pro chuveiro
    1 Disjuntor pra cozinha
    1 pras luzes
    1 pro quarto
    e etc.

Essa divisão tem que ser feita, dentro de um quadro ou caixa de força que fique dentro de casa, que receberá os dois fios das fases, o neutro e o fio terra, caso seja puxado tb. Apenas as fases passarão pelos disjuntores.

Essa medida visa a proteção contra sobrecargas, curto-circuitos, maior seletividade caso o disjuntor caia e não desligue tudo e menores queda de tensão no circuito final.

Tem sim. Foi colocado lá no quintal, dá num muro que fica pra rua. Antes ficava na área.

Correto!

Esse poste foi colocado lá pra poder puxar os fios da rua pra casa. Ficava no telhado, era um postinho. Ele trabalha na Cia elétrica. Ele fez a parte dele como contratado, depois fez como trabalhador da Cia elétrica.

Entendi!

Acho que não. Não sei te dizer. Todas as tomadas aqui de casa são antigas. Vou ter que trocar todas ou só aqui do quarto onde ficará o computador?

É, tá claro até aqui q o fio terra em si não foi puxado do quadro de força da CPFL. Caso faça isso, vai ter que sim trocar todas as tomadas, tem que por tomadas 2P+T: 2 Pinos + Terra.

Não permite que enterrem uma haste do lado da casa ou no quintal, independente da haste da CPFL. Você deve puxar o fio terra que irá às tomadas, da haste da CPFL! Esse se chama de sistema TN-S de aterramento, que não vem ao caso agora, mas só pra constar.

Ele colocou uma haste de cobre enfiada no chão. De acordo com a nota fiscal, chama : Haste terra cobreada 1/2' X 2.40 M.

Blz, tá correto isso aí! E dessa mesma haste, ou de dentro da caixa de força da CPFL, onde o fio terra que vem da haste é ligado, deve ser derivado o fio terra que vai às tomadas, como já mencionei aí pra trás.

"Sim, é um fio que deve partir do mesmo ponto onde o neutro é ligado ao fio terra da caixa do medidor. No seu caso partiria 2 Fases, 1 Neutro e 1 Terra, 4 fios no total. Há critérios pra se executar isso, que devem ser respeitados, por isso considere a contratação de alguém que de fato entenda do que tá fazendo. "

Aqui eu já não sei nem o que te responder.

Ok, com a explicação que eu dei acima, creio, espero eu, que vc vai saber. Mas eu tenho 99% de certeza que isso não foi feito. Não se estresse porque essa prática não é incomum. 90% das casas são assim, ninguém quer gastar com fio, tomadinha diferente... Mas agora é lei, na verdade, desde 2006.

"Pois não permita isso!

E ele ia enterrar uma haste de aterramento dentro do quarto? Se sim, esse cara é um completo desinformado! "

Não sei. ELe disse que isso servia mais pra quem mexia dentro do pc.

|Percebe-se que ele não entende muito de aterramento.

Aterramento não tem haver com o que ele falou. "Pra quem mexe dentro do PC"... O aterramento do chuveiro, aquele fiozinho verde que quase sempre fica solto no ar, serve pra quem mexe dentro do chuveiro? Aquele fiozinho verde atrás do microondas, do fogão, da geladeira, da máquina de lavar... serve pra quem mexe dentro desses equipamentos? Santa ignorância!

Moro numa cidadezinha do interior do estado de SP....

Talvez seja eu que não estou conseguindo explica direito.

Vou tirar as dúvidas com ele, talvez hoje, vou perguntar tudo certo, daí te passo.

Interior é um pouco complicado mesmo... Não, acho que vc tá explicando direito sim, agora to começando a entender melhor a situação. mas creio que você ache algum cara que possa ir até aí ver a situação. Tem vários eletricistas de São Paulo nessa comunidade que citei...

Se já tiver esse DPS num filtro de linha, eu preciso colocar outro no quadro de disjuntores ou no medidor?

Como é esse quadro de disjuntores?

DPS é qualquer coisa que proteja contra picos de tensão ("voltagem") que são causados por diversos motivos, mas os mais danosos e fortes são causados por raios.

Não necessariamente você precisaria de um externo, a diferença é que esses de quadro de força são de maior capacidade, suportam uma energia muito mais elevada, principalmente a induzida por raios. Mas pode ter certeza que pra maioria dos casos, um bom filtro protetor, te dará proteção pra 90% das incidências de disturbios que gerem picos de tensão. Os 10% seriam os gerados por raios e mesmo assim dependerá da intensidade de energia que entrar nos fios, se não for alto demais, um bom filtro é capaz de segurar tb.

Um quadro de disjuntores é geralmente uma caixinha quadrada ou retangular que fica na parede dentro de casa, alguns instalam num canto mais discreto dentro de casa, num corredor, alguns gostam de por na cozinha... Ex de quadros de disjuntores:

Sem tampa:

Antigo e bagunçado, com disjuntores velhos:

Moderno com DPS - em vermelho + Dispositivo DR (esse é o da minha casa):

:

Com tampa:

Existem de varios tamanhos...

QUe isso! Não precisa se desculpar, não! Vc está me ajudando muito!

Então, eu fui atras do melhor eletricista que encontrei. Inclusive por ele trabalhar ná própria força e luz eu o contratei...

--
    Mas como já disse, vou perguntar tudo pra ele depois posto aqui as respostas. Agradeceria muito se pudesse continuar me ajudando.

Ok!

Sobre o filtro de linha. Qual dos três vc acha melhor, independentemente do preço? Já quero comprar, antes que parem de importar.

Os da marca APC, sem erro!

--
    Se eu demorar pra responder, é por causa do meu monitor que está com problema. Tem hora que a tela fica toda branca e não aparesse nada. Talvez eu tenha que leva-lo pra arrumar... Mas continuarei postando aqui.

Obrigado pela ajuda!

---
    Digitei seu nome errado. Coloquei Rui. Desculpa, Rau...
    Sem problema! T+

ATUALIZAÇÃO:

Fui no site da CPFL dar uma olhada nos documentos técnicos deles e no ítem 10 do documento:

http://www.cpfl.com.br/LinkClick.aspx?fileticket=vGpMpgQWAGY%3d&tabid=1526&mid=2230

10.*ATERRAMENTO*

10.1.Condições*Gerais

10.1.1. A entrada consumidora deve possuir um ponto de aterramento destinado ao condutor neutro do ramal de entrada e da caixa de medição, quando for metálica.

10.1.2. Nas instalações onde o condutor de Proteção PE, chega somente até o quadro de distribuição interna do cliente, o barramento de proteção deve ser interligado com o barramento de neutro (sistema PEN  NBR 5410).
    O condutor de proteção PE, destinado a proteção da instalação interna do cliente, pode ser interligado à haste de aterramento da entrada consumidora, no ponto de conexão neutro / terra, no interior da caixa de proteção (sistema PE  NBR 5410).

10.2.*Dimensionamento
    *
    Indicado*na*tabela* 1* em* função* da* categoria* de* atendimento* que* a* instalação* do* cliente*se*enquadrar.*

10.3.*Montagem*

10.3.1.*Deve* ser*feita*sob*a*caixa*de*medição*e*distanciada*a*0 ,5*m*de*acordo*com*os*desenhos*12* 1/4,*12*2/4,*12*3/4*e*12*4/4.*No*caso*de*padrão*compacto*a*haste*de*
    terra*é*fixada*junto*a*base*do*poste*em*ponto*já*d isponível.*

10.3.2.*O*condutor*de*aterramento*deve*ser*fio*ou* cabo*de*cobre*nu*ou* isolado,*sem* emenda*e*não* ter*dispositivo*que*possa*causar* sua* interrupção.*No*caso*de*padrão*
    compacto*este*procedimento*é*desnecessário,*uma*ve z*que*o*aterramento*é*integrado*com*a*ferragem*int erna*do*poste.*Vide*NBR*5410.*

10.3.3.* O* condutor* de* aterramento* deve* ser* protegido*mecanicamente* por* meio* de*eletroduto.*No*caso*de*padrão*compacto*este*pro cedimento*é*desnecessário,*uma*vez*
    que*o*aterramento*é*integrado*com*a*ferragem*inter na*do*poste.

10.3.4.*Os*tipos*de*hastes*devem*ser*de*acordo*com *o*item*11.6*e*instalados*conforme*desenho* 12.* No* caso* de* padrão* compacto* deverá* ser* utilizada* a* haste* de* aço**
    cobreada,*diâmetro*½,*e*comprimento*de*1,20*m,*co nforme desenho*12.*

10.3.5.*O*ponto*de* ligação*do*condutor*de*aterramento*à*haste*deve*es tar*protegido*com*massa*calafetadora*e*ser*acessív el*por*ocasião*da*vistoria*do*padrão*de*entrada.*
    Somente* depois* de*aprovada* a*montagem* da* entrada*consumidora,* a* haste* poderá*ser* coberta,* visando* reconstituir* o* piso.* No* caso* de* padrão* compacto* este*
    procedimento*é*desnecessário.*

10.3.6.*O*condutor*neutro*deve*ser*aterrado*junto* ao*parafuso*da*caixa*(aterramento)*sem*ser*seccion ado.*O*rabicho*do*neutro*deve*ser*derivado*da*medi ção*(conectado*ou*emenda*estanhada)**do*condutor** neutro*de*entrada.*A*bitola*do*neutro*deve*ser*igu al*à*das*fases,*enquanto*que*a*bitola*do*fio*de*at erramento*deve*obedecer*às*
    tabelas*1*A*e*1*B.*

Essa ilustração abaixo, retirada do manual da CIA Elétrica daqui, ilustra bem a ligação do fio terra, condutor de proteção (PE). Não achei uma ilustração tão boa quanto a essa no site da CPFL, então to postando a da CEB:

Detalhe da ligação dentro do quadro de força da CIA:

------------

Nesse documento tem todos detalhes contrutivos e de dimensionamento, que sugiro dar uma olhada. Inclusive imprima esse documento ou parte dele, se possivel, pra caso o eletricista disser que é errado puxar o fio terra (Condutor de proteção - PE) da caixa da CPFL. Ou imprima os diagramas e fala, eu quero desse jeito...
    Última edição por _rau_; 14-11-09 às 16:05.

Marcadores

Permissões de Postagem