| | | -
Orientações de OC nos Lynnfield Queria pedir a ajuda e a orientação dos mais experientes no uso da plataforma Nehalem, principalmente os Lynnfield, para que eu saiba se estou procedendo corretamente no processo de ajuste de estabilidade do meu overclock.
Costumo testar a estabilidade das memórias usando o programa Memtest86+ v4.00.
Para o restante do sistema estou usando o LinX v0.6.3, configurado em 64 bits, usando toda a memória disponível, executando inicialmente 5 passos, até estabilizar pela primeira vez. Depois, pra garantir, executo mais 25 passos.
Vou fixar como objetivo atingir um BCLK de 200 MHz usando uma mobo EVGA P55 FTW, um Core i5 750, e um kit 2 x 2 GB G.SKILL Ripjaws DDR3-2000, com as memos operando em stock.
O que fiz até o momento e funcionou foi:
1) Ajustei o clock e as latências das memórias para trabalharem em seus valores padrões.
2) Desabilitei os recursos de economia de energia e de virtualização do processador, incluindo a desativação do Turbo Mode.
3) Ajustei o multi da CPU para 15x e o VCore para 1.25 V, o que me deu estabilidade a 3.0 GHz.
4) Ajustei o BCLK para 200 MHz.
5) Ajustei o QPI para o valor mais baixo possível.
6) Ajustei as tensões do PCH para 1.05 V, do CPU PLL para 1.800 V, e das memórias para 1.65 V, que são os valores padrões desses ajustes.
7) Ajustei o CPU VTT para 1.20 V.
Nessas condições, o sistema passou em todos os testes que citei acima.
O que pude concluir, pelo menos para o meu sistema, e espero que vocês possam me dizer se me equivoquei ou não, é que, para esse valor de BCLK, não se torna necessário alterar as tensões do PCH nem do CPU PLL.
A tensão do CPU VTT só tem influência direta sobre o valor do BCLK e do QPI, portanto, ao se estabilizar o valor desejado, caso eu queira elevar apenas o multiplicador da CPU, não precisarei mais me preocupar com o VTT, concentrando minhas atenções apenas no vCore.
Minha linha de raciocínio e de procedimentos está correta?
Se não estiver, peço que me orientem onde estou errando e o que devo fazer para proceder corretamente.
Desde já, agradeço a todos que puderem me ajudar.
Um abraço! “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio Dele.” I João 4.9 http://ocolodopai.blogspot.com -
Ninguém pra dar um HELP? “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio Dele.” I João 4.9 http://ocolodopai.blogspot.com -
Cara esta tudo certinho por ae, se o pll e o pch estabilzou com seu valor padrão isso é um bom sinal, e pelo que pude perceber e bem comum isso acontecer nesta plataforma, pois para o meu i7 o pll e o ich tbm estão em stock.
O segredo deste over é vc não sobrecarregar o uncore e para isso respeite a condição abaixo:
Obs: Lendo pela rede o CPU VTT tem a mesma função do vQPI, logo: http://www.xtremesystems.org/forums/...2&postcount=17
Se vc substituir seus valores ficaria: 1.65v - 1.2v = 0.45v (esta no limite de stress).
Neste caso para diminuir o stress sobre o uncore eu tentaria ou diminuir a tensão da ram ou aumentar o cpu vtt.
Sobre a sua linha de raciocinio eu tbm concordco com ela, pois procedo da mesma maneira, ou seja, fixo a maioria das tensões "auxiliares" no valor minimo e depois trabalho em cima do vcore. A unica coisa que pode acontecer neste caso e vc deixar a placa mãe com as tensões muito baixas e precisar de mais vcore, mas isso é o que eu suspeito, pra concluir algo sobre isso, somente testando na pratica.
Última edição por Barney; 27-10-09 às 17:00.
i7 920 @ 4.2 GHz 1.3v | P6T DLX V2 + 6 GB DDR3 1600 MHz 1.65v + 2x 320 GB RAID 0 | GTX 295 + 22" WS | STACKER 830 + CMPSU 850TX WINDOWS 7 HOME PREMIUM x64 -
Grande Barney!
Rapaz, eu acho que essa questão da diferença de voltagem é mais intrínseca aos Bloomfield (1366).
Pelo que tenho visto, nos Lynnfield (1156) a coisa é mais flexível.
Veja o que o Alexandre Ziebert escreveu num review lá no FórumPCs:
Pode-se atingir os 205MHz com todos os ajustes de tensão em AUTO, porém (como sempre) estes são um tanto exagerados, elevando o vcore para 1.4v e a tensão do Uncore/VTT para 1.35v. Pode-se utilizar a mesma configuração com apenas 1.25v no VTT e este Core i5 750 pode operar a 3.4GHz com apenas 1.25v (valor obtido ajustando o vcore para 1.325v, com o Load Line Calibration desligado), uma boa configuração para uso diário.
De qualquer modo, quanto mais contribuições aparecerem por aqui, melhor.
Afinal, tá todo muito muito verde ainda no quesito OC em Lynnfield.
Vc é um dos pioneiros na plataforma, Hal, não estranhe poucos comentários.
Se quiser tomar como base o Bloomfield, PLL não dá ganho algum no OC, o ideal é deixar 1.80v mesmo pra não correr riscos desnecessários. VTT só se faz necessário quando se faz OC no Uncore, e VNB, idem. Pra estabilizar BCLK alto é bom aumentar um pouco o VQPI.
Quanto de vcore foi necessário para estabilizar a 4 Ghz?
[]´s -
 Postado originalmente por japamd Vc é um dos pioneiros na plataforma, Hal, não estranhe poucos comentários.
Se quiser tomar como base o Bloomfield, PLL não dá ganho algum no OC, o ideal é deixar 1.80v mesmo pra não correr riscos desnecessários. VTT só se faz necessário quando se faz OC no Uncore, e VNB, idem. Pra estabilizar BCLK alto é bom aumentar um pouco o VQPI.
Quanto de vcore foi necessário para estabilizar a 4 Ghz?
[]´s Fala, japinha!
Valeu aí pela força.
O motivo de eu ter aberto esse tópico é exatamente identificar se tem algo que eu possa fazer para estabilizar o OC do meu processador com vCores menores, pois os valores que tô precisando usar aqui aparentemente tão bem acima da média dos outros i5.
Não tô podendo fazer testes mais precisos no momento porque tive que tirar o Noctua e tô usando cooler box até o adaptador chegar. Mas, quando tava com ele montado, precisei de 1.376 V (CPU-Z) para estabilizar 3.8 GHz, e tava já nos 1.45 V (CPU-Z) tentando estabilizar a 4.0 GHz, mas, desisti porque as temperaturas dos núcleos tavam barrando os 90 ºC no Linpack.
O que eu queria me certificar é se a estabilidade do BCLK independe do clock da CPU. Por exemplo, eu estabilizei o BCLK de 200 MHz junto com as memos em 2000 MHz, usando PLL em 1.8 V (padrão), PCH (acredito que seja o equivalente do NB) em 1.05 V (padrão), o vDIMM em 1.65 V (padrão) e o CPU VTT em 1.20 V na BIOS, isso usando multi da CPU em 15x, o que deixava ele em 3.0 GHz.
Rodei Memtest86+ uma noite inteira, 25 passos do LinX usando toda a memória disponível, e não houve um errinho sequer, o que na minha concepção garante que a config está estável.
Aí, digamos que eu agora queira mexer apenas no multi da CPU, todo o resto vai ficar exatamente como já estava no teste anterior. Nesse caso, se eu elevar o multi pra 20x, levando a CPU a 4.0 GHz, a única voltagem com que terei de me preocupar agora é o vCore? Esse é o ponto onde tô querendo chegar.
hall tente fazer uma coisa. coloque o PCH em 1.20v e seta 200Mhz BLK... 20x e com 1.35v/1.35v no bios.. e ve se estabiliza... -
Você fala 1.35 V no CPU VTT e 1.35 V no vCore?
Pior que nem posso testar isso agora, Dinho, porque tô usando cooler box, aí o negócio fica tenso.
Demora da porra pra esse adaptador da Noctua chegar, e o foda é que nenhuma loja nesse chiqueiro de país que a gente vive tem ele pra vender. “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
Não, não.. 1.35v no boot e no referencia no vcore... eu usei 1.20v no PCH para estabilizar em 4Ghz e até 4.2Ghz sem precisar de mais vcore... -
realmente, quem estava acostumado a fazer over nos soketes 775, migra para x58 apanha um pouco mesmo, estou na mesma situacao, com cooler box esperando chegar algo melhor para tentar a 4ghz, mas coloquei 3.8ghz com 1.20 de vcore, porem os nucleos chegaram a 90C. SEM PC!~ -
 Postado originalmente por Dinho Fatal1ty® Não, não.. 1.35v no boot e no referencia no vcore... eu usei 1.20v no PCH para estabilizar em 4Ghz e até 4.2Ghz sem precisar de mais vcore... Ah, saquei.
E, Dinho, pra estabilizar esses clocks, como fica o teu CPU VTT?
Valeu aí pela força que você tá dando. “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
1.20v no VTT.. 1.25v para 4.2Ghz e 1.30v para 4.5Ghz....
Eu nem cheguei a testar o PCH em 1.05... pode ser ai a diferença, pode ser o ponto de ajuste para conseguir uma voltagem no processador menor..
Opa, magina ^^ -
Hum, quer dizer que quando se aumenta o clock da CPU se torna necessário aumentar também a tensão do PCH?
Depois testa aí com o PCH em 1.05 V e vê se ocorre isso mesmo.
Valeu! “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
Só pra atualizar.
Hoje chegou finalmente o adaptador para soquete 1156 que me foi enviado gratuitamente pela Noctua.
A postagem foi feita no dia 17/9, um dia após eu ter feito a solicitação, mas, só veio chegar hoje, dia 29/10.
Com o NH-U12P montado adequadamente, voltei aos testes de OC, e não tem jeito, o chip que peguei é complicado mesmo.
O limite dele parece ser mesmo os 3.8 GHz.
Estabilizei em 20 x 190 MHz, com PLL em 1.80 V, PCH em 1.05 V, VTT em 1.20 V, e vCore em 1.352 V no CPU-Z.
Aumentei o PCH para 1.20 V e o VTT para 1.25 V, e fui testar se dava pra reduzir o vCore, mas, bastou diminuir um único passo pelo E-LEET e o LinX já acusou erro.
Como as temperaturas estão sob controle, já que o máximo que um dos núcleos chegou aqui foi a 80 ºC no LinX, concluí que de fato eu não preciso mais mexer em PCH ou VTT, a bronca está mesmo no vCore.
Pelo que estou vendo, para estabilizar a 4.0 GHz eu iria precisar de 1.40 V pra cima, e sendo assim, tô fora.
O desgaste das peças, o maior consumo, e as temperaturas mais altas não iam compensar um ganho ínfimo, se existente, que eu teria ao passar de 3.8 GHz para 4.0 GHz.
O que vou me concentrar em fazer agora é encontrar o clock mais baixo que posso usar sem que haja perda de performance nos jogos.
O objetivo com isso é reduzir as temperaturas e tensões, e zelar pelo bichinho que é danado de bom de performance.
Bem, foi uma madrugada inteira até chegar no ponto de equilíbrio, mas, finalmente consegui.
Como já comentei aí em cima, para os jogos aqui, 3.6 GHz foi o valor mágico.
Daí pra cima só ganhei maiores tensões e temperaturas.
Tendo identificado o clock ideal, fui buscar a configuração que menos estressasse os componentes, e depois de muito labutar, fiquei com a BIOS configurada da seguinte maneira. Frequency/Voltage Control *** Memory Configure DRAM SPD [Standard]
DRAM Frequency [1333 MHz (2:10)]
tCL [9]
tRCD [9]
tRP [9]
tRAS [27]
tRFC [88]
tRRD [6]
tFAW [63]
tRTP [6]
tWR [10]
tWTR [6]
Command Rate [2]
Back-to-Back CAS Delay [Auto]
CHA Round Trip Latency [Auto]
CHB Round Trip Latency [Auto] *** *** CPU Configuration Hardware Prefetcher [Enabled]
Adjacent Cache Line Prefetch [Enabled]
MPS and ACPI MADT ordering [Modern ordering]
Max CPUID Value Limit [Disabled]
Intel(R) Virtualization Tech [Disabled]
Execute-Disable Bit Capabili [Enabled]
Active Processor Cores [All]
A20M [Disabled]
C1E Support [Enabled]
Intel(R) SpeedStep(tm) tech [Enabled] Intel(R) TurboMode tech [Disabled] Intel(R) C-STATE tech [Enabled]
C3 State [Disabled]
C6 State [Enabled]
C State package limit setting [Auto]
C1 Auto Demotion [Enabled]
C3 Auto Demotion [Enabled] *** Dummy O.C [Disabled]
CPU Multiplier Setting [20]
CPU Frequency Setting [180]
PCIE Frequency Setting [100]
QPI Frequency Selection [4.270 GT/s]
MCH Strap [Auto]
Extreme Cooling [Disabled]
EVGA VDroop Control [With VDroop]
Bootup CPU VCore [1.31250 V]
Eventual CPU VCore [1.31250 V] DIMM Voltage [1.40 V]
Bootup CPU VTT [1.175 V]
Eventual CPU VTT [1.175 V]
PCH [1.050 V]
CPU PLL [1.800 V]
Demais ajustes em Default.
Com isso eu pude usar a CPU a 3.6 GHz, as memos em 1800 MHz com suas latências originais, porém precisando apenas de 1.40 V ( ) para ficarem estáveis, e ainda utilizando os recursos de economia de energia ativados.
Sistema em idle Sistema em load
Fica aí a dica. “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
http://www.xtremesystems.org/forums/...=235075&page=7 http://www.xtremesystems.org/forums/...d.php?t=236281
tópico para ajuda, com essa placa mãe um user conseguiu 4.6 ghz em um i5 porém falou que fica instável, e ele tava usado WC hahahaha -
 Postado originalmente por R.Hellmann Valeu, R.Hellman!
Só nessa página do i5 eu já vi que tem outras pessoas na mesma situação que eu, encontrando um limite aceitável de 3.8 GHz, e identificando que 3.6 GHz é o mais recomendado.
Acima de 3.8 GHz as temperaturas e as voltagens começam a crescer de forma desproporcional.
Tem que dar sorte para pegar um chip que não tenha essas mesmas limitações. “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
 Postado originalmente por HalJordanGL2814 Fala, japinha! Valeu aí pela força. O motivo de eu ter aberto esse tópico é exatamente identificar se tem algo que eu possa fazer para estabilizar o OC do meu processador com vCores menores, pois os valores que tô precisando usar aqui aparentemente tão bem acima da média dos outros i5. Não tô podendo fazer testes mais precisos no momento porque tive que tirar o Noctua e tô usando cooler box até o adaptador chegar. Mas, quando tava com ele montado, precisei de 1.376 V (CPU-Z) para estabilizar 3.8 GHz, e tava já nos 1.45 V (CPU-Z) tentando estabilizar a 4.0 GHz, mas, desisti porque as temperaturas dos núcleos tavam barrando os 90 ºC no Linpack. . Rodei Memtest86+ uma noite inteira, 25 passos do LinX usando toda a memória disponível, e não houve um errinho sequer, o que na minha concepção garante que a config está estável. . Um abraço! bom prieiro eu tenho reparado muita gente reclamando das temperaturas ,em nenhum teste que eu notei temperaturas excessivas e já foram usadas mais de 1.5v com air,será que a superficie não é concava?
pelo menos aqui eu fiz o teste do carimbo e da gilete e as minhas cpus são perfeitas. O que eu queria me certificar é se a estabilidade do BCLK independe do clock da CPU. Por exemplo, eu estabilizei o BCLK de 200 MHz junto com as memos em 2000 MHz, usando PLL em 1.8 V (padrão), PCH (acredito que seja o equivalente do NB) em 1.05 V (padrão), o vDIMM em 1.65 V (padrão) e o CPU VTT em 1.20 V na BIOS, isso usando multi da CPU em 15x, o que deixava ele em 3.0 GHz eu não vi nenhuma citação entre a relaçãoa VTT/memo no seu tópico,então vai a dica,essa voltagem ajuda a estabilizar tanto o bclk como o clock das memos ,no caso do Lynnfield a controladora é bem menos complexa pois trabalha apenas com dual channel e sendo assim usa muito menos voltagem,mas isso pode variar de cpu para cpu ,pois existem controladoras boas e ruins
para entender o uso do VTT nos Lynnfields eu aconselho a testar varias configuracoes primeiro com bclk baixo e depois com bclk @ 200MHz ,apenas use outros divisores para atingir 2000MHz de ram
depois teste apenas o bclk e neste caso use divisor baixo para memo
vcs irao reparar que as memos pedem mais VTT (na maioria esmagadora dos casos) do que o bclk e como essa eh uma voltagem que pode ser muito prejudicial em excesso entao as vezes nao compensa usar memo com 2000MHz e um alto vtt Aí, digamos que eu agora queira mexer apenas no multi da CPU, todo o resto vai ficar exatamente como já estava no teste anterior. Nesse caso, se eu elevar o multi pra 20x, levando a CPU a 4.0 GHz, a única voltagem com que terei de me preocupar agora é o vCore? Esse é o ponto onde tô querendo chegar ja que vc ta jogando muito porque nao usa o turbo mode?
ele eh o meio que extressa menos a cpu ,pois apenas um dos cores estara trabalhando com 4GHz ou ateh mais
PcC Criminal Cafe FURIA INDEPENDENTE HSG Mojo Family ------ B I O S T A R ------ -
o que seria o turbo mode e o q exatamente ele faz e pra que serve??
Alguem pode me dizer tb o q seria cada denominação usada aqui? o que eh VTT? o q eh uncore? etc -
aproveitando o topico, vou comprar esse mes um i7 860 (Lynnfield) e to com umas duvidas, será que da pra colocar ele em 4.3ghz usando uma maximus III formula (LGA 1156) e um thermalright 120 black? mais ou menos como uso meu quad atualmente... to querendo saber se esses processadores sao mais quentes, iguais ou mais frios que os quads e se sao mais faceis ou dificeis pra fazer over acima de 4ghz | Intel i7 2600k@4.7Ghz | Asus P8P67 Pro | ASUS GTX 580 DirectCU II | 4Gb GSkill Ripjaws X 2200Mhz | SSD RevoDrive x2 - 240Gb | Sound Blaster X-Fi Titanium Fatal1ty Pro | Corsair TX850w | Venomous-x | Samsung T240HD | -
Eu achei essa arquitetura uma bela de uma porcaria, pois esquenta demais e sobre os 1156 vc vai ter trabalho pra deixar em 4.0GHz, pois nessa primeira revisão os processadores estão necessitando de muito vcore.
Mas eu iria de 1156 e pegaria uma mobo com usb 3.0 e uma controladora sata melhorada ... i7 920 @ 4.2 GHz 1.3v | P6T DLX V2 + 6 GB DDR3 1600 MHz 1.65v + 2x 320 GB RAID 0 | GTX 295 + 22" WS | STACKER 830 + CMPSU 850TX WINDOWS 7 HOME PREMIUM x64 -
 Postado originalmente por Barney Eu achei essa arquitetura uma bela de uma porcaria, pois esquenta demais e sobre os 1156 vc vai ter trabalho pra deixar em 4.0GHz, pois nessa primeira revisão os processadores estão necessitando de muito vcore.
Mas eu iria de 1156 e pegaria uma mobo com usb 3.0 e uma controladora sata melhorada ... que mobo seria essa? to pegando essa asus pq sempre tive asus e nunca me decepcionei
edit.
achei essa http://www.newegg.com/Product/Produc...82E16813128410
esse sata 3 funciona com hds sata 2, certo?
Última edição por raphahxb; 04-11-09 às 14:17.
| Intel i7 2600k@4.7Ghz | Asus P8P67 Pro | ASUS GTX 580 DirectCU II | 4Gb GSkill Ripjaws X 2200Mhz | SSD RevoDrive x2 - 240Gb | Sound Blaster X-Fi Titanium Fatal1ty Pro | Corsair TX850w | Venomous-x | Samsung T240HD | -
mas é asus mesmo, caracas fui procurar e não achava mais, pensei que tivesse surtado, mas segue o link abaixo: http://info.abril.com.br/noticias/ti...9102009-18.shl i7 920 @ 4.2 GHz 1.3v | P6T DLX V2 + 6 GB DDR3 1600 MHz 1.65v + 2x 320 GB RAID 0 | GTX 295 + 22" WS | STACKER 830 + CMPSU 850TX WINDOWS 7 HOME PREMIUM x64 -
 Postado originalmente por Barney dessa ai nao achei na newegg
sobre o usb 3.0, ele melhora o desempenho de coisas que sao usb 2.0, ou só comprando coisas que ja vem com usb 3.0? | Intel i7 2600k@4.7Ghz | Asus P8P67 Pro | ASUS GTX 580 DirectCU II | 4Gb GSkill Ripjaws X 2200Mhz | SSD RevoDrive x2 - 240Gb | Sound Blaster X-Fi Titanium Fatal1ty Pro | Corsair TX850w | Venomous-x | Samsung T240HD | -
por logica pra desfrutar dessa banda vc teria que plugar um pen drive usb 3.0, mas da uma martelada ae no google que tu acha mais infos, pq eu não sei ao certo.
Última edição por Barney; 04-11-09 às 15:20.
i7 920 @ 4.2 GHz 1.3v | P6T DLX V2 + 6 GB DDR3 1600 MHz 1.65v + 2x 320 GB RAID 0 | GTX 295 + 22" WS | STACKER 830 + CMPSU 850TX WINDOWS 7 HOME PREMIUM x64
Permissões de Postagem