Cara, parabéns pelo tópico, muito bem ilustrado o passo a passo para os iniciantes.
Eu sigo uma sequencia de montagem bem parecida com a sua, mas particularmente só não coloco o plástico anti-estático encapando a lista telefônica para colocar a placa-mãe em cima, heheh.
Excelente tópico mesmo!
Eu até hoje apanho com os conectores da fonte, como não tenho muita experiência com montagem, tenho muito receio. Acho interessante você dar um enfoque nessa parte - nos encaixes da placa mãe, até do USB e outros, se possível, é claro.
No mais, parabéns mesmo, sei que dá um **** trabalhão fazer o tópico, ainda mais com fotos fora que deve ter muita coisa que você quer adicionar ainda.
Valeu aí.
"Em toda e qualquer cultura, imaginamos o Universo governado por algo parecido com nosso próprio sistema político. Poucos acham a similaridade suspeita" - Carl Sagan PC: Gigabyte GA-P35-DS3 | Intel C2D E8400 | Markivision 2x2GB DDR2 | ECS Geforce 9500GT | Seagate 7200.10 320GB | Zalman 460B-APS | Alessandro MS1i | LG W1952TQ Notebook: HP G42-230
Excelente tópico mesmo!
Eu até hoje apanho com os conectores da fonte, como não tenho muita experiência com montagem, tenho muito receio. Acho interessante você dar um enfoque nessa parte - nos encaixes da placa mãe, até do USB e outros, se possível, é claro.
No mais, parabéns mesmo, sei que dá um **** trabalhão fazer o tópico, ainda mais com fotos fora que deve ter muita coisa que você quer adicionar ainda.
Valeu aí.
Vlw pelo elogio
O problema de mostrar como conectar conectores como os do painel frontal, USB (nem tanto), audio e outros é que o padrão muda de placa mãe para placa mãe; audio é um pé... pois 99,9999% da vezes o indicado na placa mãe e no gabinete são completamente diferentes... Esse é o grande problema. Mas sempre que tiver duvidas em como conectar os cabos, post sua dúvida que alguém vai tentar ajudá-lo.
Nunca vi para vender separadamente... Talvez eles possam te fornecer numa loja de informática. Não é possivel soldar/unir o fio solto novamente?
Num da pq eu já joguei o speaker fora. Na verdade isso aconteceu faz mais de 6 mêses já, mas eu nunca tinha me interessado em saber onde conseguir outro, soh agora que eu to precisando, hehe!!
Valeu pela dica!
Postado originalmente por xdcastro
2$hady : Meu speaker veio junto com meu case , mas se você pedir em lojas de informática , como o cherojr falou , eles te arranjam até de graça
Tópico Completo , Parabéns
O meu também veio... eu vou ter que comprar pasta termica ai quando chegar lá vou ver se eles me dão um.
Primeiramente,parabens pelo topico.Vou compartilhar uma das minhas experiencias com montagem de micro,isso aconteceu quando troquei meu gabinete satelite lixo por um coolermaster elite 331:
Quando montei o meu,o cabo da fonte pego no cooler e eu usei o pc com o cooler totalmente PARADO.Funcionou normal na net,eu ate vi a temp q tva a 47°.Mais quando fui joga desligo de primeira.Reiniciou.Eu olhei la dentro e o cooler paradinho.Levei mo susto.Dpois dessa,tomo mais cuidado com a arrumaçao dos fios.Lol
> [ Immortality is for those who aren't afraid to die for their own kind, if you die for your loved ones you will rise as a dragon, if you don't, you will be born as a human. ] <
Primeiramente,parabens pelo topico.Vou compartilhar uma das minhas experiencias com montagem de micro,isso aconteceu quando troquei meu gabinete satelite lixo por um coolermaster elite 331:
Quando montei o meu,o cabo da fonte pego no cooler e eu usei o pc com o cooler totalmente PARADO.Funcionou normal na net,eu ate vi a temp q tva a 47°.Mais quando fui joga desligo de primeira.Reiniciou.Eu olhei la dentro e o cooler paradinho.Levei mo susto.Dpois dessa,tomo mais cuidado com a arrumaçao dos fios.Lol
Excelente observação. Add esse trecho:
Observe a disposição dos fios. Evite que os mesmos fiquem "livres, leves e soltos" pelo gabinete, prendendo-os de forma a ficarem não só organizados, mas distantes de qualquer ventoinha ou - principalmente - o cooler, uma vez que cabos e fios longos "soltos" pelo gabinete o risco é muito maior de que parem com o funcionamento de ventoinhas de extrema importância para o refrigeração do microcomputador.
Muito bom, agora pode ir anexando outras partes. Como Cooler não BOX, VGAs Dual Slot, Coolers de Gabinete. Placas PCI e PCIE.
P.S.: Gostei das Piadinhas.
C2D E8400 3.0@4.0Ghz - Cooler Master 212 - Asus P5E - Sapphire HD4870 512Mb - XFX 8800GT 512Mb (PhysX) - 2x2GB 800@888MHz Patriot - 1x 500Gb Seagate SATA2 - Corsair TX750 - Cooler Master Centurion 590 - Samsung T220 Blue 22" - Microsoft Comfort 3000 - Steelseries QCK - WD My Passport 250GB Follow Me on Twitter! - http://twitter.com/AndreFerraz_
Parabens pelo belo tópico aprende muinto com ele espero q melhore ainda mais.t+
Eu tbm espero...
Postado originalmente por paulonline
topico mt bom
parabens
Vlw
Postado originalmente por André Ferraz
Muito bom, agora pode ir anexando outras partes. Como Cooler não BOX, VGAs Dual Slot, Coolers de Gabinete. Placas PCI e PCIE.
P.S.: Gostei das Piadinhas.
As piadinhas que são o principal do tópico... "Zuera"
As idéias são boas, mas fica dificil pra mim providenciar tudo - principalmente VGA's Dual Slot. Então vamos ter que contar com a colaboração de outros users
Vlw
Cara,só o tenho de dar é os meus parabéns
pelo tópico !
Exelente,didático,e ja que com o tempo tu vai adicionando mais material
vai fica 10 !
Eu mesmo so um cara que é meio ''receioso'' (nem sei se esse palavra existe )
mas mesmo assim me aventuro ...e mesmo assim faço cagada aheuhaeuaehuaehauehaeuhea
Mas agora com essas orientações detalhadas
sem falar das malícia que ficaram muito comédia ,tópico ta demais cara,
Eu era receioso em montar do zero computador, maximo que fazia era trocar uma vga por outra , ou fonte mas fixar uma mobo nunca tinha feito ate ter que fazer na empresa, ai fiz com o MANUAL olhando oque tinha que fazer e foi tranquilo.
Nao sei das outros MOBO mas qdo montei a minha em casa, a asus vem com um conector master pra ligar/reset e luzes(QCONECTOR) ajuda bastante qdo se precisa pegar uma lupa e ficar lendo o que eh o que na placa mae.
Nunca me preocupei com a pasta termica que vem no cooler, sempre ficou na temperatura.
VOu olhar com carinho a proxima vez que for fazer algo, por sinal vou fazer uma limpeza na minha maquina e vou trocar a pasta termica.
PC 1: Bom pra jogar - exceto o BF3 (breve upgrade pra I5 2500) PC 2: Bom pra trabalhar - desde que nao exija mto dele, senão o coitado pede arrego. http://www.youtube.com/haluch
Cara,só o tenho de dar é os meus parabéns
pelo tópico !
Exelente,didático,e ja que com o tempo tu vai adicionando mais material
vai fica 10 !
Eu mesmo so um cara que é meio ''receioso'' (nem sei se esse palavra existe )
mas mesmo assim me aventuro ...e mesmo assim faço cagada aheuhaeuaehuaehauehaeuhea
Mas agora com essas orientações detalhadas
sem falar das malícia que ficaram muito comédia ,tópico ta demais cara,
Parabéns .
Vlw pelos elógios
Agora... só naum entendi muito bem a parte das "malícias"... Malícia? Onde?
Abçs
Postado originalmente por btk
Eu era receioso em montar do zero computador, maximo que fazia era trocar uma vga por outra , ou fonte mas fixar uma mobo nunca tinha feito ate ter que fazer na empresa, ai fiz com o MANUAL olhando oque tinha que fazer e foi tranquilo.
Nao sei das outros MOBO mas qdo montei a minha em casa, a asus vem com um conector master pra ligar/reset e luzes(QCONECTOR) ajuda bastante qdo se precisa pegar uma lupa e ficar lendo o que eh o que na placa mae.
Nunca me preocupei com a pasta termica que vem no cooler, sempre ficou na temperatura.
VOu olhar com carinho a proxima vez que for fazer algo, por sinal vou fazer uma limpeza na minha maquina e vou trocar a pasta termica.
Legal as considerações... Seguindo o "manu" , não há muito mais com o que se preocupar. O que se deve atentar (e muito) mesmo é o modo como se lida com essas peças, limpeza e organização... Pra não correr o risco de desmontar e "sobrar" uns parafusos...
A "coisa/pasta/epox" que acompanham a maioria dos cooler BOX Intel/AMD realmente dá sim conta de manter a temperatura. Problema maior é na hora de retirar: se vc não ligar alguns minutinhos antes de fazer a retirada do cooler, aquela "coisa" fica tão dura (huuummmm ) que na hora da remoção do cooler, as chances de se remover processador+cooler (como se fosse uma peça só) são maiores - aumento o risco de danificar a trava do processador tbm (difícil acontecer, mas acontece) e de entortar alguns pinos do processador (ou da própria placa mãe - soquete 775).
Disquete de 3½ / Drive de disquete / Floppy Drive - Instalação
"Ele (ainda) não morreu..."
Elvis??!!?
.
.
.
Disquete de 3½ / Drive de disquete / Floppy Drive
- Instalação -
Obs: Não irei repetir novamente todas aquelas "regras" de limpeza e organização novamente... Vocês já estão "grandinhos" demais para isso...
Entretanto, não custa salientar que valem aqui também.
"-Disquete?? Putz... Isso daí é passado"
Concordo, um passado ainda presente em muitas máquinas, incluso a minha que é equipada com um PII... Mas sempre surge um "loko" solicitando o backup de seus antigos disquetes numa pen drive que acabou de adquirir, alguns servidores de compartilhamento Linux que rodam a partir de disquetes, máquinas de produção da época do "bolinha" rodando alguma aplicação bastante simples e que não requer um Core 2 Duo ou Quad pois ainda esta no Windows 98... A lista é extensa, então é valido adicionar ao tópico como se instalar corretamente o floppy drive.
Como tudo na vida (e outras coisas ), essa é a ponta que você deve encaixar (e encaixar com cuidado - alguma coisa pode entortar como os pinos da parte de dados) no drive de disquete, preste bem atenção ao formato. à parte invertida (não vou entrar em detalhes técnicos, mas é invertida pelo modo como os dados são transferidos) quase no meio do cabo e a cor diferenciada que servirá como guia também indicando o "pino 1" - ou seja - a parte referente ao "pino 1" do cabo deverá ser plugada no pino 1 do drive e pino 1 da placa mãe.
NOTA: Indicação da pinagem: os cabos sempre vem indicado onde fica o pino 1, tanto no cabo quanto no conector. No cabo é indicado por um fio de cor diferente do resto. Na placa tem uma marcação, ou está marcado "1" no "cantinho" do conector, ou tem um retangulo desenhado em volta dele com um dos cantos em "negrito". O que estiver diferente é o pino 1. Sempre conectar o pino 1 do cabo ao pino 1 do conector.
Agora que vocês viram a ponta (que será deve ser ligado ao drive), observem a "traseira", ou melhor, outra ponta: a ponta que deverá ser ligada à placa mãe.
"Apresento-lhes" ao drive de disquete:
Lembrando que nos gabinetes comuns padrão ATX, tal drive é instalado (em 99,99% da vezes) com o LED indicador e botão voltados para baixo.
Visão traseira, lateral e frontal de um drive de disquete (ângulos para todos os gostos )
Observem a traseira (do disquete) e notem uma parte branca e outra preta: na parte preta é onde deverá ser encaixado o cabo de dados e, para ajudar ainda mais os inexperientes (), observe que há um chanfro logo abaixo (no cabo, há um "relevo"), fazendo que haja apenas uma maneira de encaixar corretamente o cabo. Porém, não são todos os cabos a vir com tal "relevo". Por isso é importante também se basear no "guia", o fio no cabo com cor diferenciada.
Na parte branca é encaixado o cabo de energia vindo da fonte: esse dificilmente há como errar o encaixe. Tem esse formato: ] (mais ou menos) e uma espécie de trava para ajudar na fixação e não permitir que se solte facilmente.
Observem na placa mãe: duas IDE"s e a conexão para o floppy cable esta logo ao lado, sendo bem parecido com os IDE"s, mas de menor tamanho. Também há um chanfro permitindo a ligação do cabo de uma única maneira apenas, você também pode verificar na placa mãe o pino 1 do conector floppy e ligá-lo ao "1" do cabo (fio com cor diferenciada ).
Drive já instalado dentro do gabinete - a instalação varia de gabinete para gabinete.
Observem o "relevo" no cabo e chanfro na placa mãe. Forçar algo diferente do que é possível não é legal...
Agora é só plugar o cabo à placa mãe (o lado que não tem a "inversão") - a parte "colorida" do cabo esta ligado ao "pino1" da placa mãe e o "relevo" do cabo só permite que ele seja corretamente instalado de acordo com o chanfro no conector da placa mãe.
Vou demonstrar a ligação dos cabos no drive com o mesmo fora do gabinete facilitando a visualização.
Observem a ligação do cabo flat para o floppy (pota com a parte "invertida"): o fio com cor diferenciada que vocês vêem a sua esquerda geralmente segue (para não dizer sempre) o lado onde esta o botão frontal do drive.
Observem o conector de energia que deverá ser ligado no drive: só há uma maneira correta de fazê-lo. Dica: fio amarelo acompanha a direção do "guia" (fio com cor diferenciada do flat).
Agora, dentro do gabinete:
Com o drive corretamente instalado no gabinete e conectado à placa mãe e à fonte, basta configurá-lo corretamente na BIOS (vide o manual para isso).
Créditos - NOTAS: André_F
Observações:
- LED acesso constantemente no drive (com ou sem disquete no drive) é sinal de que algo foi incorretamente ligado - geralmente cabo flat invertido
- "Disquetes não são lidos/não consigo acessá-los. Meus disquetes foram pra casa do KCT? Drive arriou?"
Bem, problemas podem não ser os disquetes nem propriamente o drive... mas o cabo flat: a ponta que deveria estar ligada ao drive pode estar ligada na placa mãe e vice-versa / cabo pode estar danificado - interessante trocar por outro...
Última edição por cherojr; 10-10-09 às 19:28.
Razão: revisão 1.5
Primeiramente, 10 pela iniciativa, 11 pelo tópico, e 12 pela paciência para com esses malas...
TODOS os pcs que eu montei até hoje, eu montei dentro do gabinete. A partir de hoje, monto fora. Mérito do tópico. Muitíssimo verdade que na teoria é tudo perfeito, já na prática...
O SENAC me ensinou a montar o micro dentro já e eu nunca tinha parado pra ponderar sobre o assunto... é o costume da gente né?
Vou sugerir 2 coisas:
1º- Sempre usar as luvas de látex (de cirurgião) quando for manusear o hardware. Nosso corpo possui eletricidade estática. A chance de darmos uma descarga elétrica numa placa por apenas segurar ela nos lugares errados é muito pequena, mas como, de fato, EXISTE a possibilidade disso acontecer, então porque não usar as luvas?
2º- O método que eu uso pra espalhar a pasta térmica é a seguinte:
EU acho mais eficiente, agora cada um, cada um.
Chero, respondendo à tua pergunta no MP, eu sou de Porto Alegre e costumo fazer os meus serviços por aqui.
Aliás, (não sei se isso é permitido ou não... má vá lá) quem tiver com alguma dificuldade pra instalar algo no PC ou quizer montar um PC novo e precisa de ajuda... e mora em Porto Alegre, me manda um MP!
Ficam aí as dicas... parabéns novamente pelo tópico, chero!
Última edição por Mchawk; 30-09-09 às 23:15.
Razão: 3Up!
se ele existisse a 2 anos atrás teria me ajudado muito
Vlw
@ Mchawk
Vlw pelos elogios, cara. Vc entrou pra história do Adrena, cara.
O modera podia ir acertando o tópico conforme forem surgindo as soluções e métodos postados...
Vou ver se coloco num dos posts iniciais suas dicas.
Assim como vc não montava fora, eu tbm não uso luvas, já me recomendaram todo tipo de coisa, a mais "sensata" - não que as luvas não sejam - foi aquela puseirinha anti-estática... No mais, ótimas dicas.
Edit: Porto Alegra. é... fica dificil arranjar mprego assim... rsrs
Vlw
Vou sugerir 2 coisas:
1º- Sempre usar as luvas de látex (de cirurgião) quando for manusear o hardware. Nosso corpo possui eletricidade estática. A chance de darmos uma descarga elétrica numa placa por apenas segurar ela nos lugares errados é muito pequena, mas como, de fato, EXISTE a possibilidade disso acontecer, então porque não usar as luvas?
Amigo eu provavelmente não sô a pessoa mais indicada pra falar isso pois não tenho intimidade o suficiente para saber os termos técnicos. Mais luva de látex não protege os equipamentos da eletricidade estática pois ela tambem se acumula nesse material você só vai estar protegendo a suas mãos de um choque é as placas da oleosidade da sua pela nada mais. Para se precaver contra a energia estática é melhor usar uma pulseira anti estática ou luvas anti estáticas.
Em caso de duvida cria um topico lá na aba energia que os amigos com mais embasamento te explicarão melhor
Amigo eu provavelmente não sô a pessoa mais indicada pra falar isso pois não tenho intimidade o suficiente para saber os termos técnicos. Mais luva de látex não protege os equipamentos da eletricidade estática pois ela tambem se acumula nesse material você só vai estar protegendo a suas mãos de um choque é as placas da oleosidade da sua pela nada mais. Para se precaver contra a energia estática é melhor usar uma pulseira anti estática ou luvas anti estáticas.
Em caso de duvida cria um topico lá na aba energia que os amigos com mais embasamento te explicarão melhor
Existem luvas anti-estática? A pulseira já sabia... Outra coisa que recomendam é tocar no gabinete antes de se mexer com as peças, uma vez que a pulseira fica ligada ao gabinete... então tem um poko de lógico nisso.
> [ Immortality is for those who aren't afraid to die for their own kind, if you die for your loved ones you will rise as a dragon, if you don't, you will be born as a human. ] <
Vou desmontar meu PC esses dias para trocar meu E8400 por um Q9550, dai eu tiro a HD4870 e tiro Foto da Instalação de VGA Dual Slot. Só que meu Gabinete é Tool Free, então não vai ficar completo. Posso também tirar fotos da colocação do Cooler Master 212, que é bem maix complexa que o Cooler Box, dai você pode colocar no tópico.
Os Coolers de Gabinete quem sabe eu tenha de trocar 2 ou 3, que não giram mais, dai também coloco fotos.
C2D E8400 3.0@4.0Ghz - Cooler Master 212 - Asus P5E - Sapphire HD4870 512Mb - XFX 8800GT 512Mb (PhysX) - 2x2GB 800@888MHz Patriot - 1x 500Gb Seagate SATA2 - Corsair TX750 - Cooler Master Centurion 590 - Samsung T220 Blue 22" - Microsoft Comfort 3000 - Steelseries QCK - WD My Passport 250GB Follow Me on Twitter! - http://twitter.com/AndreFerraz_
Vou desmontar meu PC esses dias para trocar meu E8400 por um Q9550, dai eu tiro a HD4870 e tiro Foto da Instalação de VGA Dual Slot. Só que meu Gabinete é Tool Free, então não vai ficar completo. Posso também tirar fotos da colocação do Cooler Master 212, que é bem maix complexa que o Cooler Box, dai você pode colocar no tópico.
Os Coolers de Gabinete quem sabe eu tenha de trocar 2 ou 3, que não giram mais, dai também coloco fotos.
Se vc puder fazer isso... excelente, cara.
Só quero ver se o modera vai se predispor a organizar tudo isso...
Massa o tópico Ajuda bastante quem tá iniciando.
Dei uma passada de olho por cima, e acho que ta faltando umas dicas gerais de montagem:
- Geralmente as coisas só se encaixam de uma maneira, boa parte dos encaixes vem com o famoso "mata-burro". Ou um cantinho curvo, um pino faltando, um buraco tampado, sempre tem alguma coisa que impede voce ligar do jeito errado.
- Os coolers de gabinete: o importante a saber é que o vento sai pro lado que tem a grade de proteção com o adesivo da marca em cima.
- Na hora de encaixar, tenha certeza que ta tudo bem encaixadinho. Olhe de lado pra ver se um lado do conector nao ta mais pra dentro que o outro. Na hora de apertar os cabos (principalmente ide e fonte) com a placa mãe parafusada no gabinete use as duas mãos: os dedos indicadores fazem o apoio embaixo da placa mãe e os polegares pressionam o conector. Assim não enverga a placa mae.
- Cabos de força "molex": sempre foram dificeis de tirar, principalmente nas fontes antigas que nao tem as "biribinhas" pra apertar e desencaixar. Segure o conector pelas laterais com o polegar e o indicador, e com os outros 3 dedos envolva o cabo contra a palma da mão. Assim voce tem 2 pontos de tração, facilitando a remoção do cabo.
- E por fim: se o negocio (cabo, placa, peça) não está encaixando/desencaixando, OLHE bem antes de forçar, geralmente tem alguma trava, proteção ou parafuso evitando o encaixe/desencaixe. Ou simplesmente você ta tentando encaixar uma coisa aonde não deveria heheheh
O que me veio na cabeça foi isso, se eu lembrar de mais alguma coisa eu posto de novo. Se puder, ache algum lugar pra encaixar essas dicas (se ja nao tiver) no seu texto Acredito serem de grande valia
Ah, faltou uma coisa:
- Indicação da pinagem: os cabos sempre vem indicado onde fica o pino 1, tanto do cabo quanto do conector. No cabo é indicado por um fio de cor diferente do resto. Na placa tem uma marcação, ou tá escrito "1" no cantinho do conector, ou tem um retangulo desenhado em volta dele com um dos cantos em "negrito". O que tiver diferente é o pino 1. Sempre conectar o pino 1 do cabo no pino 1 do conector.
Marcadores