+ Responder ao Tópico
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 20
  • Compartilhar Post
  • Ferramentas de Tópicos
    Data de Ingresso
    Oct 2006

Como calcular a demanda de energia de sua configuração.

Vejo inúmeros colegas do fórum solicitar auxílio na hora de definir qual a melhor fonte para determinada configuração. Essa pergunta passa forçosamente por outra, que é qual a potência que essa config irá demandar. A resposta muitas vezes passa por um aconselhamento a uma consulta ao site www.extreme.outervision.com declarando a sua configuração. Alguns colegas, não muito afeitos ao site, acabam mal declarando as suas configs resultando desse modo uma demanda quase sempre muito maior do que a realmente exigida. Não raramente também se vê comentários negativos ao site pois dele resulta uma demanda absurdamente alta, visivelmente não necessária para aquela config. Para facilitar aos que não dominam o site, segue uma visão breve de como bem utilizar o mesmo.

Ao acessar o site escolha a opção eXtreme Power Supply Calculator. Siga escolhendo (clicando) em Lite version. De modo geral agora você deverá colocar ai no site toda a sua configuração;

Use o bom senso. Preencha com todos os componentes de seu PC que poderão vir a demandar energia, inclusive fans de gabinete, dispositivos plugados efetivamente e constantemente na USB, menos teclado e mouse.

O erro mais comum do pessoal é julgar que um Core 2 duo, ou um AMD x2 é Dual processor e isso não é verdade. Dual processor é quando você tem dois processadores na placa mãe (dois soquetes) .

Com relação a CPU utilization, o próprio site coloca por default 85% visto que é muito difícil sua CPU trabalhar dissipando 100% de sua TDP, mas você pode mudar. Se a sua principal atividade no PC for a de renderização de imagens, por exemplo, quem sabe mereceria subir um pouco mais esse índice.

Se você for fazer OC, marque o check box relativo e preencha os campos com a freqüência que você vai operar seu OC e com qual tensão você vai deixar o Vcore da CPU para tal. Lembre-se que 1,4 volts tem que ser inserido 1.4 (um ponto quatro). A seguir pressione o botão Overclock para que o programa calcule a potência exigida com esse seu OC.

Se tiver video on-board deixe sem seleção a placa de vídeo. Se você tiver uma placa de vídeo, escolha tipo/modelo em Video Card e escolha Single Card no box Video Type. Com duas placas de vídeo, marque o tipo/modelo delas e em seguida escolha o tipo de operação que você faz com elas, se SLI ou Crossfire.

Existe um bloco com as principais PCI Cards possíveis. Se você tem, coloque ai. Faça um check box naquelas coisas que você tem e são alimentadas pela fonte. Uma regra muito simples... Se você nem entender algum dos elementos ali descritos, é muito provável que você não o tenha. Passe batido... Se sua placa espetada num slot PCI não for nenhuma daquelas declaradas, selecione em Additional PCI Card a quantidade delas que sua configuração possuir.

Se você tiver alguma placa PCI Express adicional à sua placa de vídeo coloque-a no item Additional PCI Express Cards. Só coloque ai se você tiver a placa espetada no slot, e se essa placa for adicional a(s) placa(s) de vídeo já declarada(s) anteriormente.

USB, Fire Wire... Somente os declare se eles tomam alimentação do sistema. Um controlador de jogo por exemplo.. É muito fácil de ver que ele toma alimentação de seu sistema (ou seu joystick tem um plug para ligar na tomada???). Se você tiver um joystick ligado em uma USB, de modo constante, declare 1 em USB, se tiver 2, declare 2. Se tiver uma câmera de vídeo na USB, se pergunte... Ela está sendo alimentada, tem um fio e plug para ser ligado na tomada de rede elétrica, ou ela tem pilhas??? se não, acrescente mais 1 dispositivo na USB. Não conte ai o mouse e o teclado mesmo que estiverem na USB, eles são tratados separadamente.

Outro item que às vezes causa confusão são os fans. Não é necessário declarar os fans óbvios, tais como fan da fonte, da placa de vídeo, da CPU. Já não acontece o mesmo com os fans de gabinete. Ele não é um fan óbvio. Se eu afirmar que tenho um gabinete com fans ninguém conseguirá definir a quantidade o tamanho e o tipo desses fans. Declare-os portanto. Quanto ao cooler, se não for o cooler box original e sim um cooler especial... Essa diferença em corrente é geralmente pequena. Se você souber que essa diferença é grande pois você colocou um cooler que possui um fan com motor de "helicóptero", tente compensar colocando, a mais, um fan de alto rendimento... Veja que fans, mesmo de 12 cm, agregam normalmente de 0,25 a 0,75 Amperes, no máximo... Sua fonte, não raramente demandará uns 20 a 30 Amperes na tensão de 12 Volts.. A ponderação da diferença de um fan do box para um fan de um cooler especial não representará mais do que uns 2% da potência total... Não esquente a cabeça...

Outro item que causa confusão e não raramente aumenta a necessidade de potência de modo desnecessário é System Load. Ai também impera o bom senso. Se você tiver dois ou mais HD´s e não operar em RAID, você pode imaginar que enquanto um HD demanda toda a sua energia de pico, o outro possivelmente estará demandando muito menos energia, então pondere entre 70% e 90%. Com Raid, passe a 90%

Você deve imaginar o seguinte. Essa calculadora é uma grande base de dados com o consumo em corrente de cada tensão e conseqüentemente potência máxima de cada tipo de componente disponível para cadastramento.
    Quando você cadastra toda a sua configuração a calculadora irá aprovisionar para cálculo as potências máximas de todos esses componentes, como se eles estivessem todos operando a pleno ao mesmo tempo... Completamente irreal. Você é capaz de imaginar seus dois HD´s, seu drive de DVD, sua CPU e sua placa de vídeo dando o máximo de si em um mesmo instante... Impossível.. Ai um bom número, extremamente conservador,(vai lhe retornar uma demanda maior do que realmente é) seria de 80 a 90%, podendo operar até com 60 a 70% dependendo de quão leve é a sua aplicação. Tenho usado 85%, de sistem load para dimensionar e, testando após montada a máquina, com o Kill-a-watt, tem dado sempre uma exigência de potência menor que a especificada.

Capacitor Aging é uma maneira de você compensar o stress natural da retificação convencional em cima dos capacitores de entrada (esse tipo de retificação stressa todos os componentes envolvidos, principalmente os capacitores que com o tempo passam a ter suas capacidades diminuídas). Um bom número para ser usado ai é de 10 a 20% em casos de uso continuado de seu PC (se ele nunca desligar (365 dias x 24 horas) use 20%)
    Se sua fonte for um pouco mais moderna e contar com a suavidade da retificação com PFC ativo, no máximo dos máximos use 10%, para 365 x 24. Na prática nem tenho colocado aging em fontes com PFC ativo.

Ao final da inserção de dados, pressione em Calculate e terá um somatório da demanda em potência e nas diversas correntes relativas a configuração decladrada.

Pode confiar nessa calculadora se você for bem coerente e tiver bom senso na hora de detalhar a sua configuração. Dados que não são muito confiáveis são aquelas indicações dos fabricantes de placa de vídeo. Veja o problema deles: Fazer com que sua config não fique com potência a menor. Eles superestimam uma config, pois se eles errarem para mais vai funcionar com certeza, e quem paga a conta da compra da fonte é você. Eles não tem nada a perder. Além do mais eles não tem idéia da sua config. Se eles chutarem um valor médio podem errar, então eles não definem muito bem a que se refere a exigência de potência que eles estão declarando e declaram a mesma superestimada. As placas de vídeo modernas não são tão vorazes assim. Veja dois exemplos:

Placa: 7300GS
    Essa placa demanda no pico de seu uso:
    Na tensão de 3,3 Volts : => 1,5 Amperes
    Na tensão de 5 Volts => 0 Amperes
    Na tensão de 12 Volts => 1,2 Amperes
    Esse é o consumo real da placa... Sua potência deve girar em torno de uns 20 Watts.

Placa: 8800GTS
    Essa placa demanda no pico de seu uso:
    Na tensão de 3,3 Volts : => 1,8 Amperes
    Na tensão de 5 Volts => 0 Amperes
    Na tensão de 12 Volts => 8,5 Amperes
    Esse é o consumo real da placa... Sua potência máxima na pior dos carregamentos deve girar em torno de uns 107 Watts.

Só isso...Nada mais que isso.

Se você desejar ter a visão, além da potência necessária para a sua config, também as correntes em cada tensão de saída de sua fonte, há que migrar para a versão pro, nesse site, pagando pela licença de SW. Não é muito caro e justifica plenamente se você fizer uso continuado dessa ferramenta, como eu faço.

Na real, abaixo de mau tempo, o máximo consumo que consegui fazer essa minha config demandar está lida ai no Kill-a-watt.

Entre o dimensionamento teórico e o valor real lido, uma folga da ordem de 27% se considerarmos o rendimento de 80% na minha fonte. Isso para mim reforça a credibilidade no site da calculadora, bem como os pesos percentuais por mim sugeridos.

Abraço...
    Mac Book Pro 8.2
    HD 6750M

Data de Ingresso
    Dec 2004
    Que tópico lindo, parabéns! Esclareceu MUITAS dúvidas minhas. O povo exagera em recomendar Huntkey 450w pra qualquer configo "meio-termo". Sei que marca importa nas qualidades dos componentes, mas exagerar nesses watts...

Queria saber sobre esses àmperes, eu tenho que necessariamente ter uma fonte com demanar maior que a necessária? Sou péssimo em elétrica, só passei em física no E.M. pelas minhas boas notas em óptica e mecânica.

Essas specs de àmperes, posso confiar nas fabricantes? (Tanto VGA quanto Fonte). Ou ignoro isso pois é proporcional a watts e etc (VGA e Fonte)?

Obrigado ^^
    Morra.

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Não sei se é permitido isso mais vai quebrar bem o galho do pessoal, tenho um site que calcula sozinho. =D

Ai vai pro pessoal

http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Abraços!

MIL DESCULPAS!
    Li o tópico agora e dei de cara com o site!
    Mais agora ja foi está ai mais uma vez. :/
    Eu tenho meus pontos de vista, se você não gostou, tenho OUTROS!

Data de Ingresso
    Dec 2004
    Agora que eu percebi, na própria carcaça da fonte tem indicações bem interessantes sobre ela mesmo. Sao de confiança? Porque as empresas sempre vao puxar a sardinha pra sí mesmas, óbvio! Pergunto o mesmo pras VGAs, aonde posso achar dados de confiança...

Porque como sabem, é fácil uma empresa rotular algo sendo melhor do que é (fonte) e dizer que uma VGA consume menos, necessita de menos poder, e quem se ferra somos nós.
    Morra.

Faller,

Tenho uma seventeam ST-550P-AG com PFC ativo e segundo a etiqueta, ela é capaz de prover 384w combinados na linha 12v. Segundo esse site que vc postou pra um sli de 8800gts de 640mb na minha configuração eu preciso de uma fonte com 480w reais. Posso confiar mesmo ? Segue a config futura:

quad q6600@3600 mhz (1,45v)
    2x8800gts de 640mb
    1 hd sata de 400gb
    02x1gb ddr2 800 (2,2v)
    1 grav dvd
    01 xtreme music
    4 fans de 80mm
    1fan de 120mm
    uns 4 dispositivos usb pendurados
    drive 1,44

Data de Ingresso
    Oct 2006
    Citação Postado originalmente por Sandro Gonçalves Ver Post
    Faller,

Tenho uma seventeam ST-550P-AG com PFC ativo e segundo a etiqueta, ela é capaz de prover 384w combinados na linha 12v. Segundo esse site que vc postou pra um sli de 8800gts de 640mb na minha configuração eu preciso de uma fonte com 480w reais. Posso confiar mesmo ? Segue a config futura:

quad q6600@3600 mhz (1,45v)
    2x8800gts de 640mb
    1 hd sata de 400gb
    02x1gb ddr2 800 (2,2v)
    1 grav dvd
    01 xtreme music
    4 fans de 80mm
    1fan de 120mm
    uns 4 dispositivos usb pendurados
    drive 1,44
    Não chequei o seu cálculo, e por isso vou considerá-lo como correto.
    Sua demanda seria de 480 Watts reais..
    Checando...

Ai está, 420 Watts.. e não 480 Watts... Costumo nessa fase da definição da fonte colocar, como exigência mínima de potência e corrente, que a demanda de sua config fique mais ou menos nos 70% da potência da fonte, para você trabalhar numa zona de alta eficiência...

Então:
    Potência mínima ideal para a fonte: 420/0,70 = 600 Watts
    Corrente mínima para a fonte = 29/0,7 = 41 Amperes

As fontes que te sugiro:
    1) Zalman 600HP;
    2) Satellite SL8600EPS, se a grana estiver curta...

Abraço...
    Mac Book Pro 8.2
    HD 6750M

Data de Ingresso
    Oct 2006
    Citação Postado originalmente por LFK Ver Post
    Agora que eu percebi, na própria carcaça da fonte tem indicações bem interessantes sobre ela mesmo.
    Saiba mais sobre elas... http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=169303
    Abraço...
    Mac Book Pro 8.2
    HD 6750M

Obrigado cara!

Data de Ingresso
    Aug 2005
    Estranho, o site calculou que somente meu processador @2500Mhz consumiria 159W, meu PC completo, incluindo monitor e periféricos consome 216W segundo o software do NoBreak...

Mas fiquei feliz com uma coisa, finalmente uma informação oficial sobre o que sempre falo e poucos dão atenção:

"The recommended total Power Supply Wattage gives you a general idea on what to look for BUT it is NOT a crucial factor in power supply selection! Total Amperage Available on the +12V Rail(s) is the most important, followed by the +5V amperage and then the +3.3V amperage. "
    "If you wanna make the world a better place, take a look at yourself and make a change." - Hail to the KING
    Powernote GT: P8600 - 4GB DDR2 800 - 9600m GT - Projeto SFF em andamento...
    ASUS EeePC 1005HA
    XBOX360 Slim 250GB / XBOX360 Jasper - XBox Live: Hamud82 ***NOVA***// Games, acessórios, etc: Play-Asia

Data de Ingresso
    Oct 2006
    Citação Postado originalmente por [Wolverine] Ver Post
    Estranho, o site calculou que somente meu processador @2500Mhz consumiria 159W, meu PC completo, incluindo monitor e periféricos consome 216W segundo o software do NoBreak...

Mas fiquei feliz com uma coisa, finalmente uma informação oficial sobre o que sempre falo e poucos dão atenção:

"The recommended total Power Supply Wattage gives you a general idea on what to look for BUT it is NOT a crucial factor in power supply selection! Total Amperage Available on the +12V Rail(s) is the most important, followed by the +5V amperage and then the +3.3V amperage. "
    Wolverine amigo. Isso dai é uma questão de entendimento.. Nem vamos entrar em conflito para saber se o site calcula certo ou seu no-break é quem mede certo... Até acho que o site calcula um pouco de modo conservador, isso é, lhe informa um pouco a maior, por segurança...Calcular somente o processador e deu 159 Watts, com determinado OC ou não é uma coisa. A ponderação dessa potência no somatório geral é outra. O próprio site está aconselhando a colocar somente 85% como ponderador dessa potência. Ela aparece ali inteira, mas somente será ponderada no somatório com 85% (ou com outro ponderador a escolher)

Eu sei que você tem razão, as configs modernas principalmente, estão cada vez mais enxutas e consumindo menos, proporcionalmente ao desempenho prestado...

Outro fator importante e que muitos esquecem nessa hora, é que o real consumo de seu PC inteiro, medido pelo no-break, implicará em uma demanda menor ainda, pois a eficiência da fonte faz com que esses dois parâmetros sejam diferentes... Vamos no exemplo..

Seu Monitor fora, ligado direto, por fora do no-break. Imagine que você consiga colocar ai toda a sua config no maior pau, o máximo que você consegue fazê-la demandar.. Vamos supor que nessa condição a leitura de potência demandada, feita pelo no-break, fosse de digamos 200 Watts...
    Essa ainda não seria a potência exigida pela config, e sim pela fonte, que vamos supor, tenha uma eficiência de 80%... A exigência do PC seria de 200 x 0,80 = 160 Watts... A fonte é quem pediria 160 / 0,80 = 200 Watts...

A calculadora, com todos os acertos necessários (ponderações) haverá de relatar perto dos 160 Watts, no exemplo hipotético... Tenho visto na prática às vezes, que para os números casarem há que se fazer System Load de 70% ao invés dos 90% sugeridos pelo site... Não os faço para tomar uma medida conservadora...

Tenho feito muitas dessas checagens, não pelo no-break, mas sim com as medidas tomadas por mim através do Kill-a-Watt, rico aparelhinho pelo qual posso medir Volts, Watts, VA, Amperes, FP, KWh, Frequência...

Abraço...
    Mac Book Pro 8.2
    HD 6750M

Marcadores

Permissões de Postagem