+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 10 de 10
  • Compartilhar Post
  • Ferramentas de Tópicos
    Data de Ingresso
    Nov 2005

Itoken - como funciona?

Estava acompanhando meu irmão aqui fazendo movimento bancário via internet, no banco Itaú.

Não entendo muita coisa disso, mas fiquei impressionado com o tal ITOKEN, que gera uma senha única para acesso. O correntista tem uma senha que é digitada em um teclado virtual, mas não entra na conta se não inserir um código gerado imediatamente pelo ITOKEN.

Nada demais se não fosse a grande surpresa quando geramos 3 senhas e anotamos. Ao tentar entrar com a primeira e a segunda elas falharam. Já a terceira, ou seja, a última gerada apenas é que é funcional!

Encontrei uma explicação simples, mas que não me satisfez: http://blog.gustavopaes.net/2008/itoken-o-token-do-itau/

Como funcionam esses aparelhinhos? Há algum tipo de conexão direta com o sistema do banco, via satélite ou algo assim???
    Você pode ficar sem dinheiro correndo atrás de mulher, mas jamais ficará sem mulher correndo atrás de dinheiro !

Data de Ingresso
    Jan 2008
    o santander tem tamb´m eu acho, é bom bem seguro
    SMOKE THAT TUMBLEWEED

Data de Ingresso
    Nov 2005
    Edu, não sei quanto a segurança, mas o que que me intriga é como funcionam se a penúltima senha gerada não funciona, mas somente a última.

Será que existe algum tipo de conexão sem fio do aparelho para com o banco??? - PERGUNTA IDIOTA... ehhehehe... mas não vejo outra explicação...
    Você pode ficar sem dinheiro correndo atrás de mulher, mas jamais ficará sem mulher correndo atrás de dinheiro !

Ele tem uma sequencia lógica (não uma lista de números, mas algumas fórmulas para chegar até ele)de números, que só o seu aparelho tem. O banco tem o "numero de serie" do seu aparelho e sabe a sequencia logica dele. a cada, sei lá, 30 segundos ele renova.

Toda vez que voce usa no banco isso. Ele já aproveita pra "resincronizar" isso.

Pelo menos, tenho um cliente que eles usam esse token para colocar a senha para acessar remotamente o sistema e é assim que funciona.

Data de Ingresso
    Nov 2005
    Citação Postado originalmente por noslife Ver Post
    Ele tem uma sequencia lógica (não uma lista de números, mas algumas fórmulas para chegar até ele)de números, que só o seu aparelho tem. O banco tem o "numero de serie" do seu aparelho e sabe a sequencia logica dele. a cada, sei lá, 30 segundos ele renova.

Toda vez que voce usa no banco isso. Ele já aproveita pra "resincronizar" isso.

Pelo menos, tenho um cliente que eles usam esse token para colocar a senha para acessar remotamente o sistema e é assim que funciona.
    Deixa eu entender... quer dizer que o aparelho "ressincroniza" , ou seja, reconhece e troca informações com o aparelho somente quando o cliente visita a agência bancária?

Parece plausível e meu irmão vai até com muita frequência ao banco falar com o gerente da conta dele, mas por outro lado seria impraticável... será que o cliente que fica meses sem pisar na agência corre então o risco de perder a funcionalidade do aparelho?

Data de Ingresso
    Nov 2003
    Bixo, para de escrever as frases com outra cor. Não dá pra ler nada.

Vou tentar explicar.

Cada itoken tem um algoritmo com a criação de um sistema randômico de números baseados naquele algoritmo. Pode ter no algoritmo que a cada 1 minuto, ele não crie nenhuma sequência nova de números. Isso tanto o sistema do banco quanto o itoken já estão programados pra isso. Então, toda vez que voce entra no banco o "relógio" do servidor começa a rodar na hora que ele pede pela primeira vez o número. Por isso é meio sincronizado.

Pra descartar os códigos já usados o banco já sabe todas as combinações que tem no itoken. Como se fosse o cartão de segurança que era usado antes dele, só que com uma quantidade de combinações muito maior. No momento que ele pede uma sequência numérica, no servidor e no token essa sequência ja é descartada.

O esqueleto da idéia é esse, to com muito sono, dve ter coisa errada ai. Mas já da pra ter uma idéia.
    A man chooses, a slave obeys - Andrew Ryan

Rapaz, você está me fazendo ter ataques epilépticos com essa fonte amarela, te peço pelo amor que tem pelos seus irmãos do fórum, pare.

Citação Postado originalmente por EvO_BR Ver Post
    Rapaz, você está me fazendo ter ataques epilépticos com essa fonte amarela, te peço pelo amor que tem pelos seus irmãos do fórum, pare.
    [2]....é uma ***** de ler cara,se quer destacar coloca em negrito que é melhor
    i'm here what the fuck are you gonna do

Data de Ingresso
    Nov 2005
    Citação Postado originalmente por Vash Ver Post
    Bixo, para de escrever as frases com outra cor. Não dá pra ler nada.

Vou tentar explicar.

Cada itoken tem um algoritmo com a criação de um sistema randômico de números baseados naquele algoritmo. Pode ter no algoritmo que a cada 1 minuto, ele não crie nenhuma sequência nova de números. Isso tanto o sistema do banco quanto o itoken já estão programados pra isso. Então, toda vez que voce entra no banco o "relógio" do servidor começa a rodar na hora que ele pede pela primeira vez o número. Por isso é meio sincronizado.

Pra descartar os códigos já usados o banco já sabe todas as combinações que tem no itoken. Como se fosse o cartão de segurança que era usado antes dele, só que com uma quantidade de combinações muito maior. No momento que ele pede uma sequência numérica, no servidor e no token essa sequência ja é descartada.

O esqueleto da idéia é esse, to com muito sono, dve ter coisa errada ai. Mas já da pra ter uma idéia.
    Com sono ou não explicou bem! Agora entendi! Bastante simples e aumenta relativamente a segurança...

Tô usando essa fonte amarela porque aqui o layout do Adrena que antes era em fundo branco agora está em preto e cinza...

V-A-L-E-U

Data de Ingresso
    Nov 2006
    do itau?

simples:

guarda aquela bagacinha contigo.

quando for fazer qualquer movimentação online voce digita o numero que é mostrado no tamagochi da itau. pronto.

Marcadores

Permissões de Postagem