+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 17 de 17
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Poder de Reputação
    7

Você sabe de onde surgem os sons dos trovões?

Os trovões são as ondas sonoras realizadas pelo movimento das cargas elétricas na atmosfera.
    Resultado do aumento da temperatura do ar por onde o raio passa, os trovões podem ser perigosos, nas proximidades de onde o fenômeno acontece. Porém, muitas vezes causam apenas medo às pessoas mais sensíveis.

É uma onda sonora que é gerada pelo aquecimento do canal principal, durante a subida da descarga de retorno. O trovão atinge temperaturas entre 20 e 30 mil graus Celsius em 10 microssegundos (0,00001 segundos), através do ar aquecido, é gerado duas ondas:

1º - é uma violenta onda de choque supersônica, com velocidade várias vezes maior que a velocidade do som no ar e que nas proximidades do local da queda é um som inaudível para o ouvido humano.

2º - é uma onda sonora de grande intensidade a distâncias maiores.

Os meios de propagação dos trovões são o solo e o ar. A freqüência dessa onda sonora, é medida em Hertz, varia de acordo com esses meios, sendo maiores no solo.

O som que escutamos é a combinação de três momentos da propagação da descarga no ar:

1º - Um estalo curto.

2º - Um som intenso e de maior duração que o primeiro estalo.

3º - A expansão de sons graves pela atmosfera ao redor do canal do relâmpago.

A duração dos trovões é calculada através da diferença entre as distâncias do ponto mais próximo e do ponto mais afastado do canal do relâmpago ao observador. Com isso, nós escutamos o som em instantes diferentes, os trovões podem durar entre 5 e 20 segundos.

Data de Ingresso
    Dec 2004
    Poder de Reputação
    9
    Você sabe de onde surgem os sons dos trovões?
    Sim, eu aprendi na minha 8ª série.
    ||| Notebook Infoway N8635 Core2duo Centrino T6500 @ 2.1Ghz 2 mb cache / 4GB DDR2 @ 800mhz / HD SATA Samsung 300gb / 15'4 / Nvidia GeForce 9600m GS 512mb / 2mb Oi Turbo / Vivo 3g 1mb |||

Data de Ingresso
    Jun 2006
    Poder de Reputação
    17
    Citação Postado originalmente por DemonBlack Ver Post
    Sim, eu aprendi na minha 8ª série.
    Core i5 2500 3,3GHz by IceAge | MSI P67S-C43 B3 | EVGA GTX 460 1GB | 4x2GB DDR3 1333 Markvision | HD Sata II Seagate 3x 2TB | DVD-RW Asus DRW-2014L1T + LG GH20NS10 | Satellite 600W SL8600EPS | Chieftec CX-01 | Logitech X-530 5.1 | LG 23" Flatron W2353V
    Central Mídia PSN ID: DaniloSouza84 - Live Gamertag: DaniloSouzaRJ / DaniloSouza1

Data de Ingresso
    Oct 2002
    Poder de Reputação
    20
    Eu lí uma vez não sei aonde que existe uma maneira rústica de saber mais ou menos a distancia que o raio atingiu o solo de você, contando os segundos entre o clarão do raio até ouvir o som do trovão. Cada segundo era uma determinada quantidade de metros, mas eu não lembro a quantidade
    2º Capítulo em construção

Data de Ingresso
    Mar 2006
    Poder de Reputação
    6
    o trovão é uma obra de Deus

Resp: vem de Deus
    MNFPQP - Movimento Não Foi Papai Que Pagou

Data de Ingresso
    Jan 2006
    Poder de Reputação
    7
    Citação Postado originalmente por Future_Shock Ver Post
    Eu lí uma vez não sei aonde que existe uma maneira rústica de saber mais ou menos a distancia que o raio atingiu o solo de você, contando os segundos entre o clarão do raio até ouvir o som do trovão. Cada segundo era uma determinada quantidade de metros, mas eu não lembro a quantidade
    tbm já tinha lido sobre isso... =)

só que tbm não lembro a quantidade... =/

vou dar uma pesquisada no google pra ver se acho... =)

Data de Ingresso
    Apr 2005
    Poder de Reputação
    8
    porra hj deu um trovao aki q foi ducaralho altos grave hahaha quero um subwoofer q reproduza isso
    Intel Core 2 Duo E8400 cooled by Thermalright Ultra 120 Extreme ~ OCZ Platinum 2x2GB DDR2 ~ Gigabyte P35-DS3 ~ Seagate 1TB 7200.12 ~ Pioneer DVR-212D ~ XFX HD 5850 1GB ~ XFX 650W XXX Edition Modular ~ LG Flatron 23" W2353V ~ Logitech G25
    Apple MacBook Pro 13" Later 2010 w/ Seagate Momentus XT 500GB
    Apple iPhone 4 16GB Black

Data de Ingresso
    Dec 2004
    Poder de Reputação
    9
    A cada segundo, o som percorre 330m, ae é só contar quantos segundos levou, e fazer a conta.
    ||| Notebook Infoway N8635 Core2duo Centrino T6500 @ 2.1Ghz 2 mb cache / 4GB DDR2 @ 800mhz / HD SATA Samsung 300gb / 15'4 / Nvidia GeForce 9600m GS 512mb / 2mb Oi Turbo / Vivo 3g 1mb |||

Data de Ingresso
    Feb 2005
    Poder de Reputação
    0
    alguem lembra da formula pra saber a distancia exata de onde esta caindo os raios?

eu esqueci

Data de Ingresso
    Dec 2004
    Poder de Reputação
    9
    DS=330.t

t (em segundos) é o tempo de atraso para a chegada do som, e DS (em metros) será a distância que o raio caiu.

Data de Ingresso
    Mar 2007
    Poder de Reputação
    5
    O som que ouvimos "de um trovão" não acontece "necessariamente" pelo aumento da temperatura do ar, e sim pelo FATO do DESLOCAMENTO de ar causado por uma determinada carga (+) ou (-) ao cruzar o ar.
    Cruzar o ar com boa densidade automaticamente o aquece devido o atrito. O aquecimento é consequência e não ação.

Essa informação acima, esta sem harmonia na explicação do fenómeno...

Data de Ingresso
    Feb 2005
    Poder de Reputação
    0
    DS=330.t

t (em segundos) é o tempo de atraso para a chegada do som, e DS (em metros) será a distância que o raio caiu.
    não era essa que eu tinha.

vou tentar lembrar....

Data de Ingresso
    Dec 2004
    Poder de Reputação
    9
    Citação Postado originalmente por subzirow Ver Post
    não era essa que eu tinha.

vou tentar lembrar....
    Mas essa eh fácil...

aliás, nem precisa fórmula, eh soh multiplicar o 330 pelo numero de segundos...

Data de Ingresso
    Feb 2005
    Poder de Reputação
    0
    Mas essa eh fácil...

aliás, nem precisa fórmula, eh soh multiplicar o 330 pelo numero de segundos...
    sim, mas tem uma formula completa. queria lembrar
    uhauhauhauhauha

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    9
    Tem uma do Cyanide&Happines mas não vou postar pra não me complicar
    PC: Athlon64 X2 5200+ / Asus M2N-E SLI / Markvision 2x2GB 800Mhz / XFX GeForce 8600GT 256MB XXX/ HD 160GB + HD Maxtor 320GB
    MEAMUE - Movimento Eu Amo Meninas com Uniforme de Escola

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    7
    ah nem sei viu....só sei que agora aqui na minha cidade eles tão surgindo de nuvens avermelhadas e assombrosas....bleh.....soh sei que os graves são muito bons mesmo

Data de Ingresso
    Sep 2006
    Poder de Reputação
    0
    O som não é "inaudível" pra quem está perto do local da queda, muito pelo contrário. Uma vez um raio caiu entre dois edifícios do condomínio em que eu morava há uns anos atrás, disparou alarmes de todos os carros que estavam estacionados (foi uma p.u.t.a.r.i.a até todos irem aos seus carros), e o som foi como se algo estivesse "rasgando" e em seguida uma "bomba".
    O clarão foi espetacular. Eu estava tentando fotografar alguns raios, e quando ocorreu o que descrevi acima deu pra ver cores azuis e vermelhas antes do clarão "principal".

Marcadores

Permissões de Postagem