+ Responder ao Tópico
Página 1 de 37 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 361
  • Compartilhar Post
  • Ferramentas de Tópicos
    Data de Ingresso
    May 2006

Vamos falar (escrever) português corretamente!

Bom galera, agora que estamos em época de eleições, todo mundo gosta de reclamar, cobrar dos políticos melhorias em diversas áreas da administração pública, incluindo é claro, a educação.

No entanto, eu fico triste de ver como o povo brasileiro assassina o português quando está escrevendo na internet, em fóruns de discussão como o Adrena, no MSN, Orkut etc.

Eu mesmo tenho que admitir que por pura preguiça digito errado, mas isso é um hábito que estou tentando mudar, e sinceramente fico mais satisfeito quando vejo que o texto que eu escrevi está correto, com todos os acentos no lugar, frases que respeitam as regras de concordância, letras maiúsculas no começo das frases etc. O texto fica muito mais sério, parece que o que você escreveu tem mais credibilidade. Eu com certeza prefiro ler um texto onde o português é usado corretamente ao invés de uma série de erros como "maix vc num analizou?".

Aqui segue uma lista dos erros de português mais comuns (pelo menos são os que eu mais vejo) na internet:

CEM ERROS MAIS COMUNS NO NOSSO IDIOMA

1- Abreviações

Essa eu aposto que 99,9% dos freqüentadores do forum usam: vc ao invés de você. Tá certo que é mais fácil e mais rápido digitar "vc", mas vocês estão com pressa de quê? No meio de um jogo eu entendo, pois lá a intenção é transmitir o recado da forma mais rápida possível antes que alguém te mate, mas num fórum de discussão?

Tente trocar o "vc" por "você", "pq" por "por que/porque/porquê/por quê" etc.

2- Ortografia

Isso é um assunto que realmente me deixa nervoso. Eu não suporto quem escreve errado de propósito, do tipo "maix pq vc num dix pra ela?". Se você escreve errado de propósito, pense duas vezes no que está fazendo. Pra que escrever assim? Não crie este hábito, pois ele só trará malefícios pra você.

Eu prefiro acreditar que a maioria das pessoas que erram na ortografia de palavras, fazem isto sem querer. E erros acontecem, neste texto meu mesmo devem haver vários erros, eu nunca fui bom em português... Mas, é importante a gente tentar pelo menos buscar saber qual é a forma correta quando estamos em dúvida. Existem algumas maneiras simples de se fazer isso:

Pesquise a palavra num dicionário como este: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

Abra um documento de Word ou o editor de textos de sua preferência, e digite a palavra. Se houver erro de ortografia, a correção automática o consertará.

3- Pontuação

Essa é outra parte da língua portuguesa que é praticamente esquecida na internet. Porém, a pontuação correta pode mudar completamente o "tom" de uma frase, como:

"Ele é estudioso, mas não passará.

Ele é estudioso, mas ... não passará.

Ele é estudioso, mas não passará..."

Além de ditar o "tom" das frases, a pontuação é correta pois é mais fácil e mais agradável ao leitor ler um texto corretamente pontuado, pois nosso cérebro vê as vírgulas e pontos como pausas. Faça o teste você mesmo lendo este parágrafo novamente, agora sem pontuação:

"Além de ditar o tom das frases a pontuação é correta pois é mais fácil e mais agradável ao leitor ler um texto corretamente pontuado pois nosso cérebro vê as vírgulas e pontos como pausas faça o teste você mesmo lendo este parágrafo novamente agora sem pontuação"

4- Dúvidas clássicas

Aqui eu quis listar alguns dos erros mais comuns e dúvidas clássicas de escrita, como, a diferença dos porquês, "mais vs mas" entre outras.

Mais vs mas

Este é um erro muito comum, e fácil de lembrar a regra.

Mais = adição
    Mas = contradição

Ex. Mulheres trabalham mais, mas ganham menos.

O primeiro "mais" significa que as mulheres estão trabalhando mais horas, dá o sentido de adição. Após a vírgula, o "mas" dá o sentido de contradição, pode ser substituído por "embora" (respeitando as regras de concordância.

Por que, por quê, porque, porquê. (Tirado da UOL - FONTE )

Há basicamente dois casos em que se usa "por que". Num deles, pouco comum, temos a equivalência com as expressões "pelo/a qual", "pelos/as quais": "São indescritíveis os caminhos por que (= pelos quais) tivemos de passar"; "As teses por que (= pelas quais) luto nem sempre são compreendidas". No outro caso, o "por que" equivale a "por que razão", "por qual razão": "Por que (= por que razão, por qual razão) no Brasil não se consegue criar uma sociedade mais justa e equilibrada?"; "Faço questão de saber por que (= por que razão, por qual razão) você é tão áspero com ela".

Já o "porque" ("junto") introduz explicação ou causa do que se afirma: "Não vou porque estou doente"; "Não voto nele porque seus projetos sociais são pífios".

E quando se coloca acento em "por que" e "porque"? É simples. No primeiro caso, basta que a oração termine ali: "Por quê?"; "Ele não vai, e ninguém sabe por quê". É "separado" porque equivale a "por qual razão" ("Por qual razão?"; "Ele não vai, e ninguém sabe por qual razão/por que razão"); é acentuado pelas mesmas razões que você viu no início do texto, quando da explicação do título da revista ("Você tem cheiro de quê?").

Para acentuar "porque" ("junto"), é preciso que essa palavra seja substantivo. Nesse caso, normalmente "porquê" acaba sendo sinônimo de "motivo", "causa": "Não entendemos o porquê (= motivo, a causa) da demissão do ministro"; "Ele não revelou o porquê (= o motivo, a causa) da renúncia".

Se você gosta de "curto e grosso", talvez seja possível resumir a história assim: quando equivale a "pelo/a qual", "pelos/as quais" ou a "por que razão", "por qual razão", grafa-se "por que" (com acento, se a oração terminar ali). Quando não, grafa-se "porque" (com acento, se for substantivo).

-----------

Bom por enquanto é isso, vou tentar atualizar o tópico quando possível, espero que vocês concordem que a boa comunicação é importante e passem a se regrar mais ao escrever na internet!

Data de Ingresso
    Apr 2005
    ..:::::::Maurivillas 2 Detected::::::::..

Intel I7 2600K @ 4.6ghz cooled by Antec Kühler 920 | Gigabyte GA-P67A-UD7-B3 | eVGA GTX 680 SC Signature | BenQ XL2410T 120hz
    2x4GB Corsair Dominator Platinum 1866mhz | Samsung SSD 840 EVO 250GB | Seventeam 850W Z-AF | AeroCool BX-500 Evil Black
    Plantronics Gamecom 780 7.1 USB | Ducky Zero Shine | Zowie AM-GS with Artisan Hayate | Virtua 100/10MB

Data de Ingresso
    Sep 2003
    Concordo mas não vamos exigir uma aula de portugues com direito a pontuações corretas e frases perfeitas, escrever o minimo compreensivel e corretamente já ajuda muito.
    AsRock Z77 Extreme4 | i5 3570K @ 4.2Ghz | Corsair Hidro H70 | 2x4Gb G.Skill DDR3 2133Mhz
    GTX 670 WF2 | SSD Samsung 840 | SataII HD103SJ-32 | Zalman ZM600-ST | Flatron E2250

Data de Ingresso
    Mar 2006
    Os gringos tambem usam essa "linguagem de internet" modificada do idioma deles.

EX: O pessoal dos EUA por exemplo, usam girias e "linguagem de internet" referente ao idioma deles e nem por isso deixam de ser uma potencia

Acredito que se soubermos escrever corretamente quando necessário não tem problema algum em usar essa linguagem mais fácil. Eu por exemplo sou digitador da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação da minha cidade. Sou eu quem faz os Memorandos e Ofícios entre outras correspondencias oficiais e quem exigem um português perfeito. E na internet uso abreviações e outras "mudanças" do português correto.

das pessoas que entraram aqui

10% vai mudar
    30% vai pensar em mudar
    50% nem lerá
    10% simplesmente ignorarão

margem de erro de 10% para mais ou para menos

Data de Ingresso
    Mar 2006
    Citação Postado originalmente por Myth7e Ver Post
    das pessoas que entraram aqui

10% vai mudar
    30% vai pensar em mudar
    50% nem lerá
    10% simplesmente ignorarão

margem de erro de 10% para mais ou para menos

***IBOPE DETECTED ***

Data de Ingresso
    Sep 2006
    Citação Postado originalmente por Kvalo Ver Post
    ***IBOPE DETECTED ***
    heheheh so tem doido!
    CH Vasconcelos

clima de eleição...

Data de Ingresso
    Nov 2004
    o problema é quando o cara vê aquelas aberrações...

"fas"
    "a dois dias atrás"
    etc, etc

se tem como entender a frase tá ótimo...
    sem "MiGuXêS" também por favor

Data de Ingresso
    Nov 2002
    Gostei da sua iniciativa e concordo.

Marcadores

Permissões de Postagem