Resultados da Enquete: Você é Destro, Canhoto ou Ambidestro?

Votantes
109. Você não pode votar nesta enquete
  • Destro

    67 61,47%
  • Canhoto

    28 25,69%
  • Ambidestro

    14 12,84%
+ Responder ao Tópico
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 40
  • Compartilhar Post
  • Ferramentas de Tópicos
  1. #1
    Data de Ingresso
    Mar 2005
    Posts
    2.561

    Padrão Destros e Canhotos.

    Como os canhotos bem sabem, o mundo ainda é dos destros. Tesouras, abridores de lata, saca-rolhas, acessórios de computador, e até colheres tortas para bebês são feitas para a mão direita. Mas por que mais de 90% das pessoas preferem usar a mão direita? Na verdade, por que existe qualquer preferência pelo uso de uma das mãos, seja qual for?

    Não é preciso especular muito para achar uma vantagem para o uso preferencial de uma das mãos. Se não houvesse preferência, os dois lados do corpo, igualmente capazes, poderiam entrar em disputa na hora de começar a andar, alcançar a chave do carro, jogar a bola, ou pegar o lápis e escrever. Já imaginou ter que perder tempo decidindo com que pé chutar a bola de futebol que cai do céu redondinha, sozinha entre você e o gol? A preferência "automática" por um dos lados do corpo resolve esse problema, e assim você pode se concentrar em coisas mais importantes, como driblar a defesa se aproximando.

    Além de resolver o problema da escolha, a preferência por um dos lados do corpo é econômica: todos os esforços do treinamento podem se concentrar em uma só mão, braço, ou pé. O problema é que os efeitos benéficos da prática são específicos para o lado treinado, e por isso não seria muito econômico precisar treinar as duas mãos para fazer a mesma tarefa. Já pensou quanto tempo a gente passaria na escola se todo mundo precisasse aprender a escrever bem com as duas mãos? Ou aprendesse a tocar violão dos dois lados? Ou treinasse o saque ora com um braço, ora com o outro?

    Tudo isso justifica a lateralização, e não só no homem. De fato, outros animais que usam as mãos para comer ou manipular objetos, como aves, mamíferos, e até mesmo sapos, também têm preferência por uma das patas. A diferença é que a distribuição de preferências é mais democrática neles do que no homem. No camundongo, por exemplo, 50% dos animais preferem usar a pata esquera, e 50% preferem a direita. A questão realmente cabeluda é por que nos homens a preferência é 90% das vezes a favor do lado direito do corpo, controlado pelo lado esquerdo do cérebro.

    O que tem de tão especial no lado esquerdo do cérebro? Pra começo de conversa, tem a primeira função cuja localização no córtex cerebral foi descoberta: a linguagem. Em 96% das pessoas, é o lado esquerdo do cérebro que abriga a capacidade de produzir a fala. Será que o uso da mão direita pode ser apenas uma conseqüência da fala ser dominada pelo cérebro esquerdo?

    Sim e não. Sim porque, como seria de se esperar, a incidência de controle da fala pelo outro lado do cérebro é maior nos canhotos: 27% deles falam com o lado direito do cérebro, contra 15% dos ambidestros, e apenas 4% dos destros. Mas isso não pode ser tudo - senão, setenta por cento dos canhotos não deveriam ser canhotos...

    Qual é então a base para a preferência para a mão direita? Ainda não se sabe ao certo (oooooohh...), mas é certo que a explicação deve levar em consideraçnao uma série de fatores diferentes:

    1- a genética, já que é sabido que há famílias com alta incidência de preferência pela mão esquerda, muito acima dos 8-10% da população em geral. A chance de ter uma criança canhota é de 10% quando pai e mãe são destros, 20% quando ou o pai ou a mãe é canhoto (especialmente se for a mãe), e 26% quando ambos são canhotos. Exemplos famosos na história são a família real inglesa e o clã escocês dos Kerr - quem, inclusive, construiam em seus castelos escadas espirais ao contrário, no sentido anti-horário, que davam vantagem aos espadachins canhotos da família.

    2- hormônios, como a testosterona, que influenciam tanto a lateralização funcional do cérebro quanto a diferença entre os sexos, já que há mais canhotos (12.6% dos homens) do que canhotas (9.9% das mulheres) no mundo. Dita assim a diferença pode não parecer muita, mas fazendo as contas, há quase 30% mais homens canhotos do que mulheres canhotas! Uma das teorias mais aceitas reza que um aumento do efeito da testosterona no cérebro durante a gestação atrasaria o desenvolvimento do lado esquerdo do cérebro, dando vantagem ao lado direito.

    3- a influência sócio-cultural como a repressão do uso da mão esquerda ou mesmo a conversão forçada.

    4- fatores mecânicos, como a posição do feto no útero, que influenciam o desenvolvimento da lateralização funcional no cérebro antes mesmo do nascimento, já que ao nascer o cérebro já tem assimetrias, e já existem diferenças no movimento das duas mãos.

    5- patologias ou problemas no parto que perturbam o desenvolvimento normal da lateralização funcional do cérebro. Complicações no parto são mais comuns entre canhotos (nos filhos, não nas mães!), e são associadas a vários problemas também tradicionalmente relacionados à preferência pela mão esquerda: autismo, epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, nascimento prematuro, estrabismo, e até esquizofrenia. ATENÇÃO: isto não quer dizer que canhotos tendem a ter esses problemas, e sim que pessoas que têm esses problemas são canhotas mais frequentemente do que as outras.

    6- o simples uso das mãos e do cérebro, estimulando e direcionando a lateralização funcional, já que o grau de preferência por uma das mãos aumenta com a idade.

    Já deu pra sentir que deve haver várias maneiras de se tornar destro ou canhoto, não é? Para piorar a vida dos pesquisadores, provavelmente vários desses fatores interagem entre si, uns compensando ou exacerbando o efeito dos outros... Por isso, na opinião de alguns cientistas, não há uma única forma de ser canhoto, mas ao menos quatro: o uso preferencial da mão esquerda pode ser hereditário, inato sem ser herdado (ou seja, congênito), aprendido, ou resultar de danos ao cérebro.

    Independente do que causa a preferência manual, alguma diferença deve haver entre o cérebro de destros e canhotos. De fato, há diferenças anatômicas e funcionais. Nos homens destros, o sulco central - aquela fenda que atravessa o alto do cérebro de uma orelha à outra - é mais profundo no lado esquerdo do que no lado direito do cérebro; nos homens canhotos, essa assimetria é menor, ou é invertida. Mas não há nenhuma diferença entre o sulco central de mulheres destras ou canhotas... Uma outra estrutura, chamada plano temporal - aquela que dizem que era maior no cérebro do Einstein -, é assimétrica nos destros (maior do lado esquerdo), e simétrica nos canhotos. Mas descobrir o que isso quer dizer são outros quinhentos...

    As diferenças funcionais conhecidas estão na representação das sensações e dos movimentos das mãos, como era de se esperar. No córtex motor, a região do cérebro que dá a ordem de se movimentar, há mais células para cuidar dos movimentos da mão direita nos destros, e da mão esquerda nos canhotos - o que provavelmente garante movimentos mais precisos na mão preferida de cada um. No córtex somatossensorial dos destros, a região que recebe os sinais da mão direita é maior do que a esquerda. Mas apenas na metade dos canhotos a representação da mão esquerda é maior do que a da direita - o que por um lado é curioso, mas por outro ajuda a explicar por que os canhotos usam melhor a mão direita do que os destros usam a esquerda...

    O problema é que todas essas diferenças podem perfeitamente ser o RESULTADO de ser destro ou canhoto, e não a causa! Já se sabe, há alguns anos, que o so modifica a representação das sensações e dos movimentos no cérebro - e provavelmente é por isso que a sensibilidade e as habilidades melhoram com a prática. Nos violinistas profissionais, por exemplo, a representação no cérebro dos dedos da mão esquerda, extremamente exercitados no dedilhado, é muito maior do que a dos dedos da mão direita, que apenas seguram o arco. E ninguém acredita seriamente que esses violinistas já nasceram assim. Principalmente porque quanto mais anos de prática eles têm, maior é a representação da mão esquerda...

    Sinto muito se isso deixa alguns leitores desapontados, mas por que alguns de nøes preferem a mão direita e outros a mão esquerda continua sendo um mistério. Quer dizer, mais um mistério, no rol das preferências humanas, ao lado de por que uns preferem café e outros chá, uns preferem gatos e outros, cachorros... Mas prometo que assim que descobrirem alguma coisa, eu aviso!

    Enquanto isso, o mundo vai continuando na mão dos destros. A não ser, é claro, na opinião dos últimos três presidentes dos EUA, homens de extrema influência sobre o destino dos homems. Ronald Reagan, George Bush, e Bill Clinton são canhotos...


    Fonte: Lorin's Left-Handedness Site (http://duke.usask.ca/~elias/left)



  2. #2
    Data de Ingresso
    Mar 2005
    Posts
    2.561
    Como num tópico, bastante gente tava comentando sobre destros e canhotos, e eu tinha um texto aki guardado sobre isso, resolvi postar.
    Axo esse texto bem interessante...e ta aí pra vcs lerem.

    Abraços.
    | What if I got it wrong |
    And no poem or song
    | Could put right what I got wrong |
    Or make you feel I belong

    (What If - Coldplay)

  3. #3
    Data de Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    DF - Brasilia
    Posts
    629
    Eu faço tudo com a mão direita.

  4. #4
    Data de Ingresso
    Jan 2005
    Localização
    Brasília
    Posts
    8.610
    Eu não digo que sou ambidestro...mas consigo manejar até bem as coisas com a mão esquerda

  5. #5
    Data de Ingresso
    Jul 2004
    Localização
    Joinville - SC
    Posts
    1.167
    tem bastante canhoto aqui

  6. #6
    Data de Ingresso
    Dec 2004
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    2.408
    Escrevo com a mão esquerda.

    Dou soco, arremesso bola de basquete/handball com a mão direita
    chuto com o pé direito
    abro tudo com a mão direita
    uso controle da tv e tudo o mais com a mão direita

    assinalei o CANHOTO pq escrevo com a esquerda, e com a direita não escrevo muito bem além de ser lerdo (não que minha letra seja bonita mesmo com a mão esquerda).

    Ah, toco violão como destros tb...
    sou o mais confuso :S
    Morra.

  7. #7
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Localização
    Death Star
    Posts
    104
    Escrevo com a mão esquerda.

    Dou soco, arremesso bola de basquete/handball com a mão direita
    chuto com o pé direito
    abro tudo com a mão direita
    uso controle da tv e tudo o mais com a mão direita

    assinalei o CANHOTO pq escrevo com a esquerda, e com a direita não escrevo muito bem além de ser lerdo (não que minha letra seja bonita mesmo com a mão esquerda).

    Ah, toco violão como destros tb...
    sou o mais confuso :S
    WTF ? Cara, vc é meio esquisito, não tanto pois conheço um cara que tem as mesmas "paradas" que você.

    "I am in the shade of the black side"
    New Olders Flooder Team
    ®



  8. #8
    Data de Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Debaixo da ponte
    Posts
    639
    Por favor,alguém:

    Nem Li!
    2014 - Vai ter Carnaval, Copa & Eleição, não é TV da CCE mas vai ser um fiasco!

  9. #9
    Data de Ingresso
    Dec 2004
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    2.408
    Citação Postado originalmente por Arahilion Ver Post
    WTF ? Cara, vc é meio esquisito, não tanto pois conheço um cara que tem as mesmas "paradas" que você.

    huahuauha
    é, só escrevo com a esquerda, o resto é tudo com a direito
    já me disseram que sou destro pq chuto com o pé direito e tals e escrevo com a mão esquerda por "bobera"... vai entender :x

    minha irmã escreve com a mão esquerda e chuta a bola com o pé esquerdo e tudo o mais, apenas toca violão como os destros
    Morra.

  10. #10
    Data de Ingresso
    Dec 2004
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    2.408
    UMA PERGUNTA:

    então eu uso os dois lados do cérebro pra coordenação e blablabla? Oõ
    huaahuauh sou fera, exercito os dois lado do cérebro enquanto a maioria só um






    como se isso ajudasse em algo -.-'
    Morra.



Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  • BB Code está Ligado
  • Smilies estão Ligados
  • Código [IMG] está Ligado
  • Código HTML está Desligado



  
ANÁLISES Ver lista completa VIDEOS Ver lista completa NOTÍCIAS Ver lista completa COLUNAS
carlos 
joaogan 
kerber 
subzero 
kerber 
Ver lista completa

CANAIS: TECNOLOGIA | TELECOM | INTERNET | SEGURANÇA | GAMES |

SEÇÕES: NOTÍCIAS | REVIEWS | ENTREVISTAS | COLUNISTAS | COBERTURAS | DOWNLOADS | VÍDEOS | PODCAST | ENQUETES | BIBLIOTECA | PROMOÇÕES | FÓRUM | RSS

A EMPRESA | EQUIPE | PARCEIROS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | CONDIÇÕES DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

COPYRIGHT © 2001 - 2013 ADRENALINE.COM.BR. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. ADRENALINE É UMA MARCA REGISTRADA DA ADRENALINE FRANQUIAS.