| | | -
ae galera tudo certo?
entao, to montando um novo pc com a seguinte configuração:
GABINETE: Cooler Master CM 690 NVIDIA Edition
FONTE: Corsair VX550W
HD: Seagate 500GB 7200.12 RPM 16MB SATA 3.0Gb/s ST3500418AS
RAM: G.Skill 6GB Kit (3 x 2048MB) DDR3 1600MHz PC3-12800
PROCESSADOR: Intel Core i5 750 2.66GHz (LGA 1156, 2.5 GT/s, 8MB Cache) 95W
PLACA-MÃE: ASUS P7P55D LE (LGA 1156) Intel P55
PLACA DE VÍDEO: Sapphire ATI Radeon HD 5850 1GB GDDR5 256-bit PCI-E 2.0 x16
e keria um no-break só pra dar tempo de salvar tudo e desligar o pc no caso de falta de energia...
entao fui até uma loja aki da cidade e me indicaram esse: http://www.compumaq.com.br/site/2009...hes.php?id=534
o q vcs acham? eu to com receio q 600VA vai ser poko pra essa configuração 
então.. o q vcs acham? teriam algum outro pra me indicar na mesma base de preço? 
valeu -
Mais alguns anos se passaram e nada da APC fabricar filtros de linha pra 220V.     -
 Postado originalmente por pottermgo e keria um no-break só pra dar tempo de salvar tudo e desligar o pc no caso de falta de energia... Penso que devas saber que a adoção de um no-break trás a sua fonte as mesmas preocupações que um estabilizador trás. Todos as três porque um estabilizador atrapalha a fonte de seu PC estão presentes no no-break também, e mais quando esse assume a geração de energia para seu PC a forma de onda que ele apresenta não é das melhores também para a fonte. Só queria que você disso se lembrasse na hora de adotar um no-break.
Perguntarias... Mas então é proibitiva a adoção de no-break e desse modo é impossível que eu possa salvar as minhas aplicações na falta de energia???
Resposta: Não, não é impossível não. Basta adotar um no-break on line, de dupla conversão, que gera a energia de acordo, igual aquela entregue pela concessionária o tempo todo, que é a forma senoidal. Solução tem, basta quereres adotar...
No-break vagabundo = Solução igualmente e no mesmo nível vagabundo..
No-break barato = Acabas recebendo exato o que compras, uma semi-solução ruim e barata..
E finalmente.. Para dimensionares a fonte para teu PC escolheste uma belíssima fonte Corsair de 550 Watts. Agora, para escolher o no-break que haverá de segurar seu PC mais o monitor estás querendo escolher uma coisa ruim de 300 Watts??? Onde está a coerência e o bom censo nessa sua escolha??? Penso que vais colocar dinheiro fora... Economizar é comprar bem!! É saber comprar!! Mac Book Pro 8.2
HD 6750M -
 Postado originalmente por lfaller Penso que devas saber que a adoção de um no-break trás a sua fonte as mesmas preocupações que um estabilizador trás. Todos as três porque um estabilizador atrapalha a fonte de seu PC estão presentes no no-break também, e mais quando esse assume a geração de energia para seu PC a forma de onda que ele apresenta não é das melhores também para a fonte. Só queria que você disso se lembrasse na hora de adotar um no-break.
Perguntarias... Mas então é proibitiva a adoção de no-break e desse modo é impossível que eu possa salvar as minhas aplicações na falta de energia???
Resposta: Não, não é impossível não. Basta adotar um no-break on line, de dupla conversão, que gera a energia de acordo, igual aquela entregue pela concessionária o tempo todo, que é a forma senoidal. Solução tem, basta quereres adotar...
No-break vagabundo = Solução igualmente e no mesmo nível vagabundo..
No-break barato = Acabas recebendo exato o que compras, uma semi-solução ruim e barata..
E finalmente.. Para dimensionares a fonte para teu PC escolheste uma belíssima fonte Corsair de 550 Watts. Agora, para escolher o no-break que haverá de segurar seu PC mais o monitor estás querendo escolher uma coisa ruim de 300 Watts??? Onde está a coerência e o bom censo nessa sua escolha??? Penso que vais colocar dinheiro fora... Economizar é comprar bem!! É saber comprar!! hum.. valeu pela dica Ifaller... o problema é q nao entendo nada de elética ou afins e gostaria então que vc me indicasse algum no-break q fizesse akilo que voce me indicou:
"adotar um no-break on line, de dupla conversão, que gera a energia de acordo, igual aquela entregue pela concessionária o tempo todo, que é a forma senoidal."
e esse da marca APC (que vi vc falando que é uma ótima marca): http://produto.mercadolivre.com.br/M...f-garantia-_JM estaria errando tbm? -
Não tenho de cabeça nenhum código da APC do tipo ON-line. Terás que pesquisar..
De outras marcas posso te dar uma dica. Veja esse dai, por exemplo: http://www.5ti.com.br/p29729-no-brea...ss800-ext.html
Abraço... Mac Book Pro 8.2
HD 6750M -
Finalmente coloquei um filtro de linha da apc a frente do pc Phenom II X4 955 @ 3.6 + Hyper 212 Plus ECS A790GXM-AD3 Black Series 4 x 2 GB Markvision DDR3 @ 1500 EVGA GTX 570 2 x 500 GB Samsung RAID 0 (Seven Ultimate 64) 1,5 TB Samsung + 750 GB Seagate + 40 GB Seagate (Storage) SevenTeam 850 Z-AF V-Force Cooler Master RC-690 windowed + 5 Akasa 120mm + NZXT Sentry 2 LG W2252TQ Logitech Z523 Xbox 360 Controller Logitech Driving Force GT Virtua 10 MB PS3 Slim 160 GB Philips 40 PFL6615D Live: RicardoBR88 / PSN: Mumm-Ra88 / Battlelog  -
 Postado originalmente por lfaller valeu Ifaller
vou dar uma peskisada mesmo como vc falou
mas será q os no-breaks do tipo q vc me indicou variam todos nessa faixa de preço?
abraço -
Tenho uma dúvida....
Acabei de comprar uma fonte OCZ SXS 400w. Uso um estabilizador. No caso.. a fonte ocz tem PFC Ativo... o indicado seria nao utilizar mais o estabilizador, (concordo depois te ter lido esse topico). Mas aqui onde moro vive dando uns piques de luz, a energia vive oscilando, ja queimou uma geladeira e um estabilizador, etc... Como faria para me proteger dessas oscilações ? a fonte de PFC ativo seguraria o tranco ? ou seria melhor ficar com estabilizador para proteger a fonte? ou adquirir um filtro de linha ?
Parabéns pelo Tópico -
Proteção para surtos de tensão deve ser deixada a cargo dos protetores que são especificamente projetados e construídos para tal. Estabilizador, em sua imensa maioria, não protege coisa alguma...
Quanto a função de tentar estabilizar a tensão de entrada para ajudar a fonte com PFC ativo, veja ai o desempenho de uma fonte desse tipo face a variação da tensão AC. Nem o melhor dos estabilizadores vai conseguir a metade desse desempenho.. Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU
Só não esqueça de comprar uma boa proteção...
Proteção para 110 Volts: APC - P8T3V http://www.justshop.com.br/product_i...vbosan58hep2k7
Proteção para 220 Volts: Computer Protector Pró, da Clamper http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS FHT - 1200, da Upsai http://www.videosonic.com.br/produto...o_produto=AF07
Abraço... Mac Book Pro 8.2
HD 6750M -
 Postado originalmente por lfaller Já tinha visto esse filtro da clamper, mas a tensão de campling é um tanto MUITO alta, não? 
Já esse da upsai, soando leigo, mas "home theater filter" ... ? Alguém já comprou um desses e abriu pra ter uma idéia de que tenha uma filtragem decente e não meia boca? No site da dita empresa tem filtros de linha e esse 'home theater filter' separados.
edit: deixa, já vi no forumpcs. =D
Última edição por YukikazeBR; 13-01-10 às 16:20.
-
 Postado originalmente por YukikazeBR Já tinha visto esse filtro da clamper, mas a tensão de campling é um tanto MUITO alta, não? 
Já esse da upsai, soando leigo, mas "home theater filter" ... ? Alguém já comprou um desses e abriu pra ter uma idéia de que tenha uma filtragem decente e não meia boca? No site da dita empresa tem filtros de linha e esse 'home theater filter' separados.
edit: deixa, já vi no forumpcs. =D Duas informações importantes para o amigo...
1ª) Se você for usar o Computer Protector Pró na tensão de 220 Volts da rede elétrica saiba que seus varistores estão corretamente dimensionados. Não sei se você sabe que a tensão de 220 Volts apresenta um pico de 220 x raiz de 2 = 220 x 1,42 = 312 Volts e que a tensão pico a pico dessa rede, em sua especificação nominal, é de 624 Volts..
2ª) Quanto a sua pergunta de se alguém já abriu uma proteção da Upsai, faltou você, no post anterior, no qual eu recomendei a proteção, clicar em cima do link do nome da proteção. Isso fará com que você seja levado a uma análise de seu interior bem como a um mod para melhorar o que já é bom..
Acho que faltou atenção de sua parte ou você não está acostumado com hiperlinks..
Abraço...
Última edição por lfaller; 13-01-10 às 22:33.
Mac Book Pro 8.2
HD 6750M -
hm 
edit: deixa, já vi no forumpcs. =D
-
-
 Postado originalmente por dinodino
exatamente.
pode ligar direto na tomada mesmo, afinal, fontes foram feitas para serem usadas assim.
o filtro de linha é só um "opcional" Phenom II X4 955 @4Ghz by Corsair H100/2x2GB OCZ Gold DDR3 1333Mhz/Asus M4A88TD-V EVO/USB3/NVIDIA GeForce 9800GTX+/Corsair 450VX/HAF932/Edifier K580/250GB Samsung/160GB Samsung/ -
Galera, estou comprando um filtro de linha, vou comprar este: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS
Bom beleza, mas minha impressora e meu monitor são 120v, o que devo fazer? compro um estabilizador de voltagem simples só para eles e ligo no filtro de linha?
Valeu! /// Steam/Origin: ricardorbr /// BATTLETAG@DiabloIII: Ricardo#1189
/// CM690II Black // GIGABYTE H61M S2V // Core i3 2100 // VangeanceLP 8GB // EVGA GTX 550Ti SC // Samsung T220b // Seasonic 520w ///
/// Seagate Barracuda 500GB // Seagate Barracuda Green 2TB ///
/// Combo Razer Cyclosa abnt2 + Razer Abyssus 1800 /// -
 Postado originalmente por R1C8 Galera, estou comprando um filtro de linha, vou comprar este: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS
Bom beleza, mas minha impressora e meu monitor são 120v, o que devo fazer? compro um estabilizador de voltagem simples só para eles e ligo no filtro de linha?
Valeu!
Estabilizador?
NUNCA!
a impressora e o monitor também tem fontes, sabia?
Compre um transformador. Phenom II X4 955 @4Ghz by Corsair H100/2x2GB OCZ Gold DDR3 1333Mhz/Asus M4A88TD-V EVO/USB3/NVIDIA GeForce 9800GTX+/Corsair 450VX/HAF932/Edifier K580/250GB Samsung/160GB Samsung/ -
ae Faller acho q vou seguir sua dica e partir pra um fltro de linha
o que voce acha de um hd externo pra salvar os arkivos mais importantes e um filtro de linha? nao sairia muito caro eu acho
valeu -
 Postado originalmente por thiagoah Tenho uma dúvida....
Acabei de comprar uma fonte OCZ SXS 400w. Uso um estabilizador. No caso.. a fonte ocz tem PFC Ativo... o indicado seria nao utilizar mais o estabilizador, (concordo depois te ter lido esse topico). Mas aqui onde moro vive dando uns piques de luz, a energia vive oscilando, ja queimou uma geladeira e um estabilizador, etc... Como faria para me proteger dessas oscilações ? a fonte de PFC ativo seguraria o tranco ? ou seria melhor ficar com estabilizador para proteger a fonte? ou adquirir um filtro de linha ?
Parabéns pelo Tópico Aqui em casa tenho problemas com variação da energia duas vezes por semana, no mínimo. Tenho aquelas famosas "piscadas", onde geralmente apaga tudo. Pensei em adotar um no-break pra evitar o reset da máquina, mas depois que coloquei a 400 sxs aqui, passei por essas quedas algumas vezes: o monitor apaga, o modem reseta, e o PC permanece ligado.
Pra não ficar completamente sem proteção aqui, coloquei um filtro APC P6B (127v). E nunca mais quero saber de estabilizadores rsrs PC:Athlon II X2 240 @ 800 ~ 2800 MHz - Biostar MCP6P M2+ - Samsung DDR2 800 2x 1GB DC- GeForce 6150E 256mb - 500 GB sata2 Seagate - OCZ 400w sXs - APC P6B 127v Note: Acer Aspire 3050 - AMD Sempron Mobile 3500+ @800 / 1800 MHz - DDR2 667 2 x 512 MB - ATi Radeon 1100 256MB - 80GB Sata Hitachi
-
Opa Ifaller gostaria de tirar umas dúvidas com vc a respeito, tenho um PC GAMER core i5 com uma gtx 260 fonte 550w reais etc... e ja perdi varias fontes genericas antiga minha, ja perdi placa mae, processador (os antigos neh quando eu usava fonte generica) ai eu queria saber o seguinte
Estou pra pegar uma gtx 295 e acho q minha fonte de 550w nao vai aguentar, vou pegar uma c3 tech de 750w reais que foi recomendada pelo clube do hardware... qria saber se essa fonte eh boa e se eh melhor eu ligar direto na tomada a fonte aki na minha cidade é 220v e minha tomada o terra eh "aterrado" no neutro.... qria MUIIIITO sua ajuda se vc puder me adicionar no MSN eu agradeceria muito!! -
 Postado originalmente por DeathRock Opa Ifaller gostaria de tirar umas dúvidas com vc a respeito, tenho um PC GAMER core i5 com uma gtx 260 fonte 550w reais etc... e ja perdi varias fontes genericas antiga minha, ja perdi placa mae, processador (os antigos neh quando eu usava fonte generica) ai eu queria saber o seguinte
Estou pra pegar uma gtx 295 e acho q minha fonte de 550w nao vai aguentar, vou pegar uma c3 tech de 750w reais que foi recomendada pelo clube do hardware... qria saber se essa fonte eh boa e se eh melhor eu ligar direto na tomada a fonte aki na minha cidade é 220v e minha tomada o terra eh "aterrado" no neutro.... qria MUIIIITO sua ajuda se vc puder me adicionar no MSN eu agradeceria muito!! Não uso MSN para assuntos de fórum.. Mas a tua situação é muito fácil de se resolver...
Sim uma fonte de 750 Watts da C3 Tech é uma fonte boa, já com PFC ativo..
Ligar tudo ai na sua casa, direto em 220 Volts é uma ótima idéia..
Se quiseres proteger ainda mais seus equipamentos contra possíveis surtos de rede elétrica, quer gerados na própria rede ou por descargas atmosféricas adote uma boa régua de proteção, aqui no Brasil chamada de filtro de linha..
Vai ai duas boas indicações desses dispositivos para operar direto em 220 volts: Computer Protector Pró, da Clamper http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS FHT - 1200, da Upsai http://www.videosonic.com.br/produto...o_produto=AF07
Finalmente devo te dizer que a adoção de topologia de terra jumpeado direto no neutro, na tomada do PC definitivamente não é uma solução muito boa não.
Se puderes fazer uma fiação desde sua tomada do PC até a caixa de entrada de energia. lá sim podes interligar esse fio do terra da tomada ao fio do neutro, nessa caixa de entrada de energia, logo debaixo do relógio medidor (contador de energia) aonde deve existir um ponto de aterramento de referência ai para sua casa.. Ficaria muito melhor pois essa que te falo é uma topologia de aterramento recomendada até.. Chama-se topologia TN-S, Veja ai: 
Veja ai nitidamente o fio de aterramento passando por fora de toda a fiação e se unindo ao neutro lá na caixa de entrada...
R S e T são as três fases, o N é a fiação de Neutro e o que ai é chamado de massa é a fiação do terra, da tomada até a caixa de entrada.. Claro que a descrição de massa do equipamento você vai conseguir se ligar esse fio de aterramento ao terceiro borne da tomada, o borne especial para o aterramento, e sua fonte providenciará que o mesmo fique em contato com a massa (gabinete) do seu PC
Abraço...
Última edição por lfaller; 10-02-10 às 00:13.
Mac Book Pro 8.2
HD 6750M -
Intel Core i5 750 @ 3.8ghz - CNPS 10X Extreme Zalman -- MOBO MSI P55-CD53 -- 2x2gb DDR3 1600 Gskill Ripjaws -- Fonte 700w Superflower Aurora -- XFX Gtx 295 -- 500gb Sata 2 samsung -- 22" 1680x150 LG -- Gabinete CM 690 Nvidia Edition -
Deixa aproveitar o conhecimento do amigo Lfaller.
Claro, nem sempre preço alto significa bom produto, mas, sabemos que os famosos "filtros" baratos são vagabundos, isso é praticamente unânime.
Então, sob este aspecto, dei uma olhada no site da Videosonic e encontrei um filtro da SMS mais caro que o Clamper e o Upsai.
Conhece algo dele mestre Lfaller???? http://www.videosonic.com.br/produto...oduto=F8&ord=0
A perceber pelo nome do modelo, parece que tentam imitar a APC!!!
Outra questão, este: http://www.videosonic.com.br/produto...to=AP095&ord=0
É um bom nobreak? Ou razoável ao menos?
Valeu mestre.
Última edição por GVSPFC; 10-02-10 às 10:37.
Vendas realizadas: -Intel Corei7 920 para chantal2007
- KIT G.Skill 2x1Gb DDR2 800MHz. VENDIDA para (Top)_Gui
- MSI GTX 260 OC 896mb - VENDIDA para Fins
- AuzenTech AZT-XPCINE 7.1 Channels PCI Interface X-Plosion 7.1 Cinema - VENDIDA para Terror_Inc.
- HD5870 Vendida para chantal. -
 Postado originalmente por lfaller
Sim, outra pergunta, ai eu vou ter q colocar a chave atras da minha fonte pra 220v ne... pq TODOS os PCS daki de casa desde sempre q TODAS as fontes as chaves tao SEMPRE em 110vi, tem problema nao ne? eu boto a chave da fonte pra 220v e ligo direto no filtro de linha correto?? Mas meu monitor eh 110v ai vo ter q usar um transformador pra ele ne? COmo eu nao entendo nada disso como eu olho as especificaçoes do monitor pra comprar um transformador adequado pra ele? E depois q ligar no transformador eu ligo o transformador no filtro de linha tb???
Mais um vez muito obrigado pela atenção e pelas dicas!! Intel Core i5 750 @ 3.8ghz - CNPS 10X Extreme Zalman -- MOBO MSI P55-CD53 -- 2x2gb DDR3 1600 Gskill Ripjaws -- Fonte 700w Superflower Aurora -- XFX Gtx 295 -- 500gb Sata 2 samsung -- 22" 1680x150 LG -- Gabinete CM 690 Nvidia Edition -
Galera saiu um teste do IMETRO no fantastico sobre filtro de linha (nao sei se vcs ja viram e ja comentaram se ja me desculpem) no qual a marca UP SAI ta incluinda como reprovada entao so sobra akela outra marca que o Faller indicou ne?? http://fantastico.globo.com/Jornalis...-15607,00.html Intel Core i5 750 @ 3.8ghz - CNPS 10X Extreme Zalman -- MOBO MSI P55-CD53 -- 2x2gb DDR3 1600 Gskill Ripjaws -- Fonte 700w Superflower Aurora -- XFX Gtx 295 -- 500gb Sata 2 samsung -- 22" 1680x150 LG -- Gabinete CM 690 Nvidia Edition -
 Postado originalmente por DeathRock Qual desses 2 eh o melhor? Eu to dando preferencia ao 1200 pq ele tem 8 entradas de tomada !!  Cada um deles tem prós e contras e a adoção de um ou outro vai depender das necessidades do usuário. De modo bem resumido: Computer Protector Pró da Clamper: Prós:
- Filtro com topoogia LC (bobina + Capacitor) o que configura um filtro com curva de rejeição mais abrupta, o que pode ser melhor
- Proteção térmica dos Varistores, o que torna a proteção mais interessante
- Elemento série de proteção ressetável e não fusível.. Contras:
- Tem somente 4 tomadas;
- Não tem chave liga/desliga;
- Não tem dispositivos de proteção adicionais como telefone e cable. FHT - 1200 da Upsai: Prós:
- Tem inúmeras tomadas (8);
- Tem dispositivos de proteção adicionais para telefone (linha discada e ADSL) e cable (Virtua)
- Tem chave liga/desliga. Contras:
- Topologia de filtragem com capacitor somente;
- Elemento série de proteção com fusível e não resetável;
- Não tem proteções térmicas para os Varistores
Cada um escolhe as características que mais o auxiliem ou menos atrapalhem..  Postado originalmente por GVSPFC Quanto a proteção da SMS, nunca a vi por dentro, não saberia bem lhe informar.. Posso citar a análise feita de uma proteção da SMS, montada nessa mesma base, (semelhante eu diria), porém sem as proteções de telefone e cable. Pode ser que o lado proteção elétrica seja o mesmo e pode ser que não. Só como referência portanto: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=246736
Quanto ao no-break sim penso que poderia ser até um meio termo aceitável, pois acaba resolvendo a questão da forma de onda mas não resolve a questão estabilizador, que, por não ser on-line de dupla conversão, não gera energia o tempo todo e sim somente ao faltar a rede primária. Por não gerar o tempo todo, é equipada com um estabilizador interno para corrigir e que não necessita ser corrigido se tens uma boa fonte.. Meio termo.. Não é a solução completa...  Postado originalmente por DeathRock Sim, outra pergunta, ai eu vou ter q colocar a chave atras da minha fonte pra 220v ne... pq TODOS os PCS daki de casa desde sempre q TODAS as fontes as chaves tao SEMPRE em 110vi, tem problema nao ne? eu boto a chave da fonte pra 220v e ligo direto no filtro de linha correto?? Mas meu monitor eh 110v ai vo ter q usar um transformador pra ele ne? COmo eu nao entendo nada disso como eu olho as especificaçoes do monitor pra comprar um transformador adequado pra ele? E depois q ligar no transformador eu ligo o transformador no filtro de linha tb??? Certeza que seu monitor é somente 110 Volts??? Deve ser muito antigo então.. A maioria deles vem atualmente com faixa ampla de alimentação, que em sua etiqueta traseira aparece como sendo INPUT 100~240 VAC Confira!!!
Caso somente aceite 110 volts, descubra a potência exigida pelo seu monitor e peça um autotransformador de 220 para 110 que consiga segurar essa potência dai, com ou pouco de folga.. acredito que um autotransformador de 100 VA deva ser suficiente.. Veja ai somente como referência, pois autotransformadores se compra o mais perto possível da gente, pelo peso e alto custo de transporte. Na elétrica, na ferragem, na madeireira, no supermercado e, se duvidar até na pet-shop tem para vender... http://www.eletronicasantana.com.br/...?ProdutoID=242 http://www.eletronicasantana.com.br/...ProdutoID=1502 http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=TRAFO209  Postado originalmente por DeathRock Galera saiu um teste do IMETRO no fantastico sobre filtro de linha (nao sei se vcs ja viram e ja comentaram se ja me desculpem) no qual a marca UP SAI ta incluinda como reprovada entao so sobra akela outra marca que o Faller indicou ne?? http://fantastico.globo.com/Jornalis...-15607,00.html Cuide quando interpretas, quando lês, decifras uma notícia. Conteste, verifique antes de fazer nascer teses absurdas...
Veja ai o relatório do INMETRO sobre esse teste: http://www.inmetro.gov.br/consumidor...ltro_linha.pdf
Repare bem na página 6 a descrção do filtro da Upsai que foi testado:
Lá diz: UPSAI Sistemas de Energia - Filtro de linha de 3 tomadas
Repare na página 20 a foto do filtro da UPSAI que foi reprovado... Te ajudo... 
Repare abaixo a foto do filtro da Upsai que recomendei: 
Veja e deduza se se trata do mesmo equipamento!!!
Desse modo, como dizia um amigo meu... Cuide ao interpretar se alguém lhe pedir que lhe dê sua "funda", para não acabar entregando nada errado...
Abraço...
Última edição por lfaller; 10-02-10 às 23:28.
Mac Book Pro 8.2
HD 6750M
Permissões de Postagem