Os chipsets AMD não tem suporte ao SLI simplesmente pra AMD não dar vendas pra nVidia, isso meio que "força" os usuários de AMD que querem usar multi-GPU à comprar VGAs da AMD.
SLI é um Pach da Nvidia, a AMD não tem nada haver com isso, quem não deixa o SLI funcionar em chipset AMD é a própria Nvidia, funciona assim, se tu compras uma Motherboard com chipset Nvidia ou Intel e esta tem 2 ou mais PCI-E, tu pagas pelos direitos de propriedade se esta tiver suporte, há placas com chipset intel que não aceitam SLI por conta disso, o fabricante da Placa deve adquirir os direitos para fabricar e com isso tu é quem paga.
Não é atoa que a MSI está investindo na série Fuzion. Seguindo sua linha de raciocino não seria possível placas para AMD com chipset Nvidia SLI.
Não é defendendo a AMD, longe disso, é apenas esclarecendo os fatos.
“Não estamos aqui para sobreviver e sim para explorar a oportunidade de vencer adquirindo o saber!" RdC
Não sei porque estou começando a desconfiar do Bulldozer, porque a postura da AMD diante da linha Phenom II não me agradou e to achando que eles não vão mudar. E explico porque sinto isso: acho que essa coisa de compatibilidade com produtos passados mesmo que seja mais simbólica e não que de fato os Bulldozer tenham semelhanças no projeto com a linha antecessora, me deixa meio sem esperança diante de uma renovação completa dos produtos da AMD. Eu quero ver os produtos intermediários com 8MB de Cache, quero ver processadores com bom aproveitamento do clock e não uns números absurdos porém pouco funcionais.
E eu na verdade acho que essa coisa da compatibilidade deixa muita gente confusa, aquelas confusões de AM2 com AM2+ e AM3... Eu vi muito no Infocentro aqui no Rio os consumidores fazendo perguntas sobre essa compatibilidade e com placas mãe incompatíveis com o processador que queria comprar, etc.
Eu quero concorência de verdade, porque eu comprei meu i5-760 há 2 meses por 425 reais, hoje, a mesma loja tá cobrando 478 reais. E sem concorrência meus amigos a Intel vai continuar enriquecendo às burras da AMD que não deixa clara a postura dela diante do mercado com essa nova linha Bulldozer e não deixa claro pra nós consumidores o que esperar exatamente dessa plataforma e como nós devemos nos comportar diante dos lançamentos recentes da Intel.
eu bem que teria interesse em usar um pc com uma plataforma tão boa que pode fazer concorrência real à INTEL
mas estou perdendendo a fé na AMD.
a nova geração de placas de video não é ruim. mas também não é nada assim muito gandes coisas, pelo menos eu acho que entendo bastante da parte técnica de placas de video, e não vi nada de especial nesta nova linha. ao menos eu esperava mais
e para que confundir todos os usuario com esta nova nomeclatura (57xx vira 68xx / 58xx vira 69xx ) - é só para vender um numero maior de vga´s em cima da gnorancia das pessoas ??
já há um bom tempo ATI tem placas de video com menor consumo de erngia, principalmente em IDLE/2d - e Nvidia é mais voltada para quem joga. e por isto prefiri placas da ati.
mas da forma como tudo está, que a AMD se lixe - meu proximo pc vais ter uma placa de video nvidia(mesmo com consumo 2d/IDLE maior..) e um sandy bridge @overclock !
Não se sabe se serão essas caixas mesmo, mas admito que ficou até que RoX, passou longe da chatisse que são as caixas de hoje. Detalhe que pros FX4000 são esperadas caixas diferentes, talvez referentes ao mercado diferente na qual eles estão destinados, o mid-end.
Só que ta parecendo bem fake tambem, olha direitinho os encapsulamentos das CPUs na caixa... aquilo é um LGA ... fico sem entender...
Seria um LGA com pinos no processador?
(fotos em .png, talvez por isso não abriu aqui ... e minha net ta tão lenta que deixo pro próximo upar elas pra algum site..)
Postado originalmente por gabolifal
Não sei porque estou começando a desconfiar do Bulldozer, porque a postura da AMD diante da linha Phenom II não me agradou e to achando que eles não vão mudar. E explico porque sinto isso: acho que essa coisa de compatibilidade com produtos passados mesmo que seja mais simbólica e não que de fato os Bulldozer tenham semelhanças no projeto com a linha antecessora, me deixa meio sem esperança diante de uma renovação completa dos produtos da AMD. Eu quero ver os produtos intermediários com 8MB de Cache, quero ver processadores com bom aproveitamento do clock e não uns números absurdos porém pouco funcionais.
E eu na verdade acho que essa coisa da compatibilidade deixa muita gente confusa, aquelas confusões de AM2 com AM2+ e AM3... Eu vi muito no Infocentro aqui no Rio os consumidores fazendo perguntas sobre essa compatibilidade e com placas mãe incompatíveis com o processador que queria comprar, etc.
Eu quero concorência de verdade, porque eu comprei meu i5-760 há 2 meses por 425 reais, hoje, a mesma loja tá cobrando 478 reais. E sem concorrência meus amigos a Intel vai continuar enriquecendo às burras da AMD que não deixa clara a postura dela diante do mercado com essa nova linha Bulldozer e não deixa claro pra nós consumidores o que esperar exatamente dessa plataforma e como nós devemos nos comportar diante dos lançamentos recentes da Intel.
Peço que voce seja mais claro quanto "a postura da AMD sobre os Phenoms", juro que não entendi onde voce quis chegar...
Muita gente tem um certo mito na mente: "Sempre que uma pinagem diferente é usada, ela é melhor"
Ou até outro mais grotesco ainda: "Quanto mais pinos, melhor será a comunicação do processador, melhorando sua performance."
Isso é totalmente FAIL.
Se a AMD decidiu seguir uma linhagem de soquetes que tem em torno de 940 pinos, é decisão dela.
É porque ela é capaz de criar CPUs eficientes o suficiente para se satisfazerem com aquela quantidade de pinos.
(e diga-se de passagem são pinos generosos, falando em padrões de CPUs claro.)
E outra, o Hyper transport é anos-luz mais eficiente que FSB, por isso ele ainda da conta tranquilo... pois até hoje não é usado nem a metade do desempenho do HT.
Intel fez a mesma coisa, FSB saiu de campo.
O socket que se usa, não afeta no desempenho, se afetasse, atrapalharia um projeto de anos...
e voce não gastaria milhões desenvolvendo um produto ... e no fim teria problemas com conexão e encaixe ... não se pode dar essa mancada né?
O problema da AMD é que a Nvidia ainda vende 50% das placas mae com chipsets próprios, o que diminui a arrecadação com chipsets.
A Intel se livrou da Nvidia mudando o socket a torto e a direito, a cada arquitetura nova desde os Nehalem ... é pra aumentar a arrecadação com os chipsets, simplesmente.
E como já disse, Intel não enriquece com Nehalem nem Sandy Bridge, mas com Atoms.
Mas é o que todo mundo espera: competição, competição, competição! preços baixos, preços baixos, preços baixos!
Postado originalmente por Duke.ruleZ
eu bem que teria interesse em usar um pc com uma plataforma tão boa que pode fazer concorrência real à INTEL
a nova geração de placas de video não é ruim. mas também não é nada assim muito gandes coisas, pelo menos eu acho que entendo bastante da parte técnica de placas de video, e não vi nada de especial nesta nova linha. ao menos eu esperava mais
e para que confundir todos os usuario com esta nova nomeclatura (57xx vira 68xx / 58xx vira 69xx ) - é só para vender um numero maior de vga´s em cima da gnorancia das pessoas ??
já há um bom tempo ATI tem placas de video com menor consumo de erngia, principalmente em IDLE/2d - e Nvidia é mais voltada para quem joga. e por isto prefiri placas da ati.
mas da forma como tudo está, que a AMD se lixe - meu proximo pc vais ter uma placa de video nvidia(mesmo com consumo 2d/IDLE maior..) e um sandy bridge @overclock !
Olha, no mundo da tecnologia, não é recomendado criar pensamentos como esses, prevalecendo marcas sobre marcas.
Há 4 anos atrás todo mundo não botava fé na Intel, pq sua Netburst (P4) era um cavalo que muito relinchava e não corria, frente aos Athlon64.
Hoje é o inverso, com a AMD no caso com seu K10.5 e a Intel com seu tik-tok...
O futuro é incerto, não vale a pena se privar criando opiniões de onde a gente não têm capacidade de ver o que acontece.
Portanto vou me ater apenas tecendo esse comentário, pra não prolongar o OFF.
E sobre as placas de vídeo, falando rapidamente, essa geração que estamos começou a ser gerada numa época de crise na AMD/ATI (em 2008-2009), portanto o foco era criar produtos extremamente competitivos, e não ultra-inovadores, visto que o que se tinha que fazer era desafogar um grupo de empresas.
Eu não vejo problemas com as novas placas de vídeo (tanto ATI quanto Nvidia), pois se pelo menos, as programações em jogos fossem decentes, teríamos em torno de 20-40% a mais de desempenho com placas de gerações atuais.
O Hardware está muito a frente do software.
Só que ta parecendo bem fake tambem, olha direitinho os encapsulamentos das CPUs na caixa... aquilo é um LGA ... fico sem entender...
Seria um LGA com pinos no processador? ...
São PGAs mesmo, só a tampinha que protege o Die que ficou mais bonitinha...rs...
Chega daquela quadradona feiosa.
Postado originalmente por Duke.ruleZ
Isso é apenas Cultura do Brasileiro, ele simplesmente compram marca e acham que a qualidade do produto está atrelada à marca.
Ex: Quem nunca sonhou em ter uma [Ferrari => I7-980x]?, mas quantos sabem que Ferrari é uma marca FIAT? e porque será que os mesmos torcem o nariz ao comprar um UNO se tem um pelo 26.000,00 se o Gol fosse o mesmo preço? se este soubesse que a Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, Chrysler, Jeep, Dodge, entre outras menos conhecidas, são marcas FIAT, talvez mudassem de idéia e comprasse aquela carroça com rodas chamada UNO achando que está levando um Enzo para casa.
Última edição por Jonny.br; 12-03-11 às 17:53.
“Não estamos aqui para sobreviver e sim para explorar a oportunidade de vencer adquirindo o saber!" RdC
Caraca, quanta ignorancia (no bom sentido - se é q existe :p)
A nvidia fez uma arquitetura que nem era possivel de ser vendida com o todos os processadores ativados pq foi projetada ás pressas para tentar competir com as série 5000 da amd que já haviam sido lançadas um bom tempo atras, tem q ser muito fanboy pra dizer q nvidia é melhor; ou pior; Se os recursos ofecidos pelas Radeon agradam mais, ótimo, encha o cofre da AMD, se não, encha os da Nvidia, pq querendo ou não, o maximo de diferença que vc vai ter é de 5 ou 6 fps (!!!!) quando se gasta a mesma coisa
Voltando ao tópico, aqueles supostos testes que vazaram dizem que os FX 8000 tem 50% a mais de desempenho que os X6 1075 e que os i7 920; levando em conta que os 2600 aposentaram os 920, o desempenho aferido pela AMD foi conforme eu (muito otimistamente) falei anteriormente bem superior aos 990X
Existe um outro dado menos otimista que foi divulgado (se eu não me engano pelo fuzilla) que cada módulo (2 nucleos com funções compartilhadas) do Bulldozer tem 80% do desempenho de um dual core convencional, o que levaria o FX6000 a ter um desempenho próximo ao do 2600 e os FX8000 a ser próximo ao do 990X
Eu ainda acredito que os 50% são de ganhos em Phenoms de especificações parecidas, como: quad-core para dual-modulares (4 threads).
É possivel? É, pois o Phenom era um núcleo repleto de limitações de desempenho, superando essas limitações (como mostrado nas diversas análises de arquitetura) cria-se uma CPU mais eficiente.
Creio eu que tende a dar certo o negócio, pq AMD não quer dar 2 mancadas seguidas, rs.
Isso dos 80% é verdade, pq cada módulo é capar de fazer um HyperThreading invertido ... gerando 2 cores com aproveitamento de 80%, frente ao da intel que gera até 15% de aproveitamento.
Essa é uma estratégia pra poupar energia, pois é dificílimo uma cpu alcançar o uso de 100% de seus componentes internos ... e como alguns componentes agora são compartilhados entre os threads (ou núcleos), terminam os 80% sendo bem eficientes na prática.
Pra saber até onde os FX vão chegar e vão concorrer, vamos fazer umas contas bem incertas e fanboyzistas-like, mas com o que temos de dados:
FX4000: 4 núcleos x 0,8 = 3,2 ... 3,2 x 1,5 = 4,8 núcleos de K10.5 (equivaleria no máximo a um Phenom II de 4,8 núcleos)
FX6000: 6 núcleos x 0,8 = 4,8 ... 4,8 x 1,5 = 7,2 núcleos de K10.5 (equivaleria a no máximo um Phenom II de 7,2 núcleos)
FX8000: 8 núcleos x 0,8 = 6,4 ... 6,4 x 1,5 = 9,6 núcleos K10.5 (equivaleria no máximo a um Phenom II de 9,6 núcleos)
São calculos baseados no que temos, ou seja, coloquem uma margem de erro equivalente a previsão do tempo
@ Hekinho O que eu quero dizer cara é que por exemplo, se você procurar no mercado os Phenom II x4 você vai ver normalmente sei lá 8 processadores dessa série. Sendo que desses 8, 6 deles são absolutamente idênticos apenas variando o clock, ou seja, eles têm a mesma quantidade de cache, os recursos são os mesmos e a única coisa que muda é o bendito clock. E se você for para outras séries o pensamento vai ser o mesmo: você vai ter um monte de processador igual apenas variando o clock. Quero dizer, tem necessidade de você ter 925, 945, 955, 965, 970 e 975? A intel tem 2 processadores quad core com 8MB de cache apenas um tendo o clock maior que o outro(i5 750 e 760), e dois i7 que são quad core também porém com um recurso a mais que é o hyper threading. Você tem os dual core com HT(i5) e os dual core sem HT(i3). É tudo muito bem claro e definido.
A AMD claramente lançou um 970 e um 975 pra entrar na concorrência com o i5 760, mas eles não trazem recursos suficientes que façam usuários AMD migrarem de um 955 pra um 975 por exemplo. Agora, um usuário da Intel tem um argumento muito bom pra migrar de um i5 760 pra um i7 870, porque ele vai ganhar mais clock e mais performance em aplicativos que pedem um HT da vida.
Isso que eu quero que a AMD faça com o Bulldozer, que tenha produtos bem definidos, com postura clara no mercado, bom planejamento na hora de lançar, etc. Porque se ela sair com essa postura dos Phenom e sair lançando um produto atrás do outro pra tentar saturar o mercado, se lançar triple core que vira quad core, dual core que vira triple core e deixar a linha de produto deles, mais bagunçada com essa compatibilidade com um socket antigo e tudo mais, acho que eles vão perecer diante da competição.
São estratégias de marketing e planejamento, suficientes pra tornar a AMD uma concorrência definitiva no ramo de processadores para desktops.
EDIT: Quero dizer, até mudar a pinagem, mesmo que seja pra ter mais lucro com chipset e coisa do tipo, é necessário fazer esse tipo de jogada, renovar o mercado e fazer o consumidor ter mais fé na inovação do produto que ele tá adquirindo. A AMD tem que balançar o mercado, tem que chocar e trazer bons motivos pra um consumidor de um AM3 virar um AM3+. Talvez o Bulldozer vá fazer isso, mas eu preciso de mais informações pra decidir.
A intel faz dois Chips por Núcleo, ou seja, Nehalem tem dois chips, o normal e o EE, Lynnfield é um único chip, Sandy Bridge é um único chip, o que faz aparecer I5, i3, Pentium e Celerons são os chamados "Defeitos" ou posicionamento no mercado. A intel pode vender o i6-2600K pelo preço do Pentium 840 que mesmo assim sairia lucrando, este nada mais é do que um i7-2600k com seus recursos capados ou para lucrar vendendo mais chips ou para lucrar sem ter que jogar fora chips com defeito.
O interessante disso foi o monte de Yorkfield virando Pentium E5000 logo depois de descontinuar o LGA775.
A AMD como não dispõe de tanto recurso, faz apenas um ou 2 chips, temos o Regor que vira Sargas se houver defeito de fabricação ou se o Sargas faltar no mercado, temos o Deneb que vira Propus, Rena, Calisto, Heka e se brincar até Regor, Sargas e Athlon 64 5000+ que não lembro o nome do núcleo, estes foi o destino dado pela AMD para os primeiros Deneb AM2+, sem suporte a DDR3.
A questão do clock é apenas um UP para não deixar as vendas cairem e atingir principalmente o mercado de OEMs pois estes não podem fazer Overclock.
Eu não sei o porque ainda a AMD continua fazendo as pinagem desse jeito acho que seria muito melhor fazendo iqual a os opteron da serie mais moderana iqual Intel.
Só acho que não tem o porque de tanta demora pra colocar no mercado o processador.
Phenom II x6 1090t 3.2/ M4A785TD V- EVO/ Gskill Rapjaws red 1600Mhz/ Velociraptor 300Gb/ Samsung 1Tb/ Geforce 9800gx2/ Windows Server Enterprise SP2 32x/Samsung Xl2370
@gabolifal, cara voce ta notando uma coisa que sempre existiu. AMD e Intel sempre fizeram isso, elas destinam chips mais instáves a mercados mais baixos, para não perder dinheiro. A Intel é ainda mais descarada e cobra bem mais por isso, um chip que teria o mesmo preço de um Pentium é vendido como um Core i7.
E não fica definido no caso da Intel, pq quem compra um i7 acha que vai abafar, mas quando vê um i5 ultrapassando seu processador (até mesmo em stock) fica sem saber por que. É uma "linearidade na linha de produtos" que ela não se preocupa em fazer, e AMD tambem, lógico.
Sobre o socket, eu não vejo pq essa confusão, porque será a mesma coisa que foi de AM2/AM2+ ...
É que estamos ficando acostumados com a absurda ação da Intel de mudar toda vez a sua plataforma.
É realmente necessário um investimento de 60% para ter um retorno de 20% a mais de desempenho?
Ah vá.
@Hunt3r, mudar de BGA pra LGA não muda em nada no desempenho. Portanto é melhor continuar BGA e facilitar a retrocompatibilidade.
Ninguem sente diferença de BGA pra LGA. Quando o CPU ta funcionando não da pra ver isso mesmo, rs.
E os atrasos ocorreram pq quem vai fazer os chips, não tinha um processo maduro de fabricação, a GF.
Sendo assim, surgiram mais 3 meses de espera.
================
O site passou as fotos para .jpg, então aqui estão as fotos das supostas caixas para os novos processadores:
A família inicial de microprocessadores da AMD FX-série baseada em Bulldozer de micro-arquitectura inclui quatro modelos com oito, seis ou quatro núcleos e 95W ou 125W de potência do projeto térmico (TDP).
A primeira raça da AMD FX8000, FX6000 e FX4000 actualmente conhecida sob o nome-código do Zambeze terá suporte completo a todos as vantagens que o Bulldozer micro-arquitetura é suposto para trazer, incluindo os novos Flex unidade de processamento de ponto flutuante FP. Os novos chips em configurações máximas de oito núcleos são projetados - por documentos internos da AMD - oferecerá cerca 50% de melhoria de desempenho sobre processadores Phenom II em aplicações multimídia.
A família AMD FX série terá dois modelos de oito núcleos, um seis núcleos, bem como uma versão quad-core. Os chips terão suporte à memória DDR3 1866MHz em Dual-Channel, Turbo Core {tecnologia de aceleração dinâmica}, soquet AM3+ e TDPs entre 125W e 95W. A "leva" de de chips Bulldozer irá incluir quatro microprocessadores inicialmente.
Ainda continua a expectativa quanto ao Clock nominal deste chips....
@ Hekinho A necessidade não é medida pelos meus ou os seus parâmetros, e sim de quem tem a verba pra investir e precisa desses 20% a mais de performance.(E no caso de algumas aplicações bem mais que 20%) Se um sujeito usa um computador para jogos, passar de um i5 pra um i7 é um investimento bobo, porque o ganho pra ele não vai valer o dinheiro gasto. Agora para uma amiga minha por exemplo que usa computador para rodar aplicações que precisam espremer a última gota de performance e precisa do maior número de núcleos possível, vale à pena sim. É papo de entrar no CPU usage e Memory usage e ver os dois a 100%.
E de qualquer maneira, se são os 20% a mais que um sujeito precisa pra trabalhar ou coisa do tipo, ele vai gastar o necessário. É assim que as empresas ganham dinheiro, cobrando caro em cima de uma necessidade específica que ninguém mais oferece. Entendeu?
@ Hekinho A necessidade não é medida pelos meus ou os seus parâmetros, e sim de quem tem a verba pra investir e precisa desses 20% a mais de performance.(E no caso de algumas aplicações bem mais que 20%) Se um sujeito usa um computador para jogos, passar de um i5 pra um i7 é um investimento bobo, porque o ganho pra ele não vai valer o dinheiro gasto. Agora para uma amiga minha por exemplo que usa computador para rodar aplicações que precisam espremer a última gota de performance e precisa do maior número de núcleos possível, vale à pena sim. É papo de entrar no CPU usage e Memory usage e ver os dois a 100%.
E de qualquer maneira, se são os 20% a mais que um sujeito precisa pra trabalhar ou coisa do tipo, ele vai gastar o necessário. É assim que as empresas ganham dinheiro, cobrando caro em cima de uma necessidade específica que ninguém mais oferece. Entendeu?
Realmente, nesses casos 20% de diferença é uma diferença grande, sua amiga faz muito certo, pois esses 20% ajudariam ela até mesmo na conta de energia. Nada de errado contra esses casos, são investimentos válidos e de ganhos reais.
Eu falo isso pra aqueles fanáticos em jogos (programações mal feitas) e users comuns que gastam 60% do investimento do combo atual, pra pegar um mais novo que só oferece 20% a mais de desempenho e até mesmo consomem mais... say, what?
É nisso que eu direciono esse questionamento, mas da mesma forma, quem tem dinheiro gasta com o que quer.
abs cara, continua aparecendo por aqui pra a gente debater, hehe.
O clock não interessa muito, interessa mais a eficiência por clock.
Se tiver 4Ghz e ser um lixo não faz muito bem, se tiver 2Ghz e ser bang for fuck vai ser admirável.
Mas claro, sempre é esperado mais eficiência por clock que a geração anterior.
Tipo um PHII X4 a 3.8Ghz ser equivalente a um FX4000 a 2.8Ghz.
Acho que esse esse FX-8130P vai vir com 3.2Ghz, como ela sempre faz quando lança uma série de processadores, o mais forte sempre tem esse clock.
O clock não interessa muito, interessa mais a eficiência por clock.
Se tiver 4Ghz e ser um lixo não faz muito bem, se tiver 2Ghz e ser bang for fuck vai ser admirável.
Mas claro, sempre é esperado mais eficiência por clock que a geração anterior.
Tipo um PHII X4 a 3.8Ghz ser equivalente a um FX4000 a 2.8Ghz.
Acho que esse esse FX-8130P vai vir com 3.2Ghz, como ela sempre faz quando lança uma série de processadores, o mais forte sempre tem esse clock.
Já eu acho que o FX-8130P vai ser de uns 3.6Ghz e o FX-8110 3.2GHz
ECS A785GM-M 2x2GB DDR3 1333Mhz(DC) kingston Phenom II X6 1075T@3.0GHz LG E2260 GTX 560TI Zotac OC EditionAerocool E80-700Windows 7 Ultimate Service Pack 1 64bit Home Theater leadership System Techno Western Digital Caviar Blue+ Toshiba Canvio 500Gb Velox 15Mb
Se meu post ajudou, qualifica
uma dúvida essas mobos AM3+ vai pegar SLI sem gambiarra?
ECS A785GM-M 2x2GB DDR3 1333Mhz(DC) kingston Phenom II X6 1075T@3.0GHz LG E2260 GTX 560TI Zotac OC EditionAerocool E80-700Windows 7 Ultimate Service Pack 1 64bit Home Theater leadership System Techno Western Digital Caviar Blue+ Toshiba Canvio 500Gb Velox 15Mb
Marcadores