+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 17 de 17
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    14

Overclock: Asus P6T Deluxe, i7 920 D0 e G.Skill 3x2GB 2133MHz

Bom a uma semana chegou meu meu combo, e no momento estou enfrentando algumas dificuldades de se fazer overclock neste combo, opções que ainda não sei o real significado e para que elas servem.

Comecei a fazer OC a 3.6GHz 1.16v (voltagem mímina para tal clock), QPI Link 6496MT/s, DRAM 1443MHz (UCLK 2887) 8-8-8-20 1.64v, restante das opções AUTO para todas. Rodei o LinX usando toda a memória e foi tranquilo, segue a screen abaixo.

Até aí tudo bem, hoje pela manhã fiquei mais que 1h tentando somente aumentar o valor da DRAM Frequency para 1804MHz e não obtive sucesso, sempre deu boot, mas quando mostrava a área de trabalho, dava tela azul.

Somente tentei mexer nas latências para 9-9-9-24 (padrão delas), mantive 1.64v, QPI/DRAM fui desde 1.22500 até 1.37500v e não obtive sucesso. Tentei aumentar também os valores do PLL, IOH, ICH e também não deu certo. Tentei também colocar o QPI Link de 6496 MT/s para 7939 MT/s e não deu certo. Sempre dá boot, mas logo em seguida dá tela azul.

Alguém que tem LGA1366, sabe me dizer o que pode ser?

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    11
    Provavelmente vai ter que subir o vCore tb... soh o QPI nao adianta.
    ASUS P6T DELUXE V2 // Intel Core i7 920 D0 3845A687 @ 4.2Ghz w/ 1.28125v WaterCooled by Swiftech Apex Ultima XT // 3 x 2GB DDR3 PC3-12800 1600Mhz OCZ PLATINUM XTC 7-7-7-24 // NVidia Galaxy GTX 580 // TV LCD Samsung 32'' LN32A550 FULL HD // Sony SS-HT360 835W // Corsair HX1000W 80A // NoBreak APC 1300VA LCD // SSD OCZ Vertex 2 60GB + 3 x Seagate 500GB (Raid 0) + Seagate 1.5TB // Logitech G15 - G500 // Creative Labs Sound Blaster Audigy2 ZS 7.1 // Corsair Obsidian 700D // PS3 Slim 120GB // Origin ID: McB4ck3r // PSN ID: xMcBackerx

Corsair Obsidian 700D + Window - NVidia GTX 570 SLI Scaling

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    14
    Citação Postado originalmente por mcbacker Ver Post
    Provavelmente vai ter que subir o vCore tb... soh o QPI nao adianta.
    Certeza mesmo que irei de aumentar o vCore CPU também? Já que não tem muito haver voltagem de memória e processador, pelo menos no LGA775 era assim.

Data de Ingresso
    Oct 2002
    Poder de Reputação
    10
    Mandei MP....
    I7 2600K / I5 655K - GIGABYTE P67A-UD7-B3 / EVGA P55 CLASSIFIED - 3X2GB DDR3 2000 C7 CORSAIR DOMINATOR GT - SSD CORSAIR FORCE 3 120GB/KINGSTON HYPERX 120GB - HD WD 1TB - CHIEFTEC BA-01B - RAZER PRO TYPE - MX REVOLUTION - ENERMAX REVOLUTION 1050W - GRAVADOR BLU-RAY LG GGW-H20L http://www.hwbot.org/signature/u24108.png

Data de Ingresso
    May 2008
    Poder de Reputação
    4
    Citação Postado originalmente por _AntLion_ Ver Post
    Certeza mesmo que irei de aumentar o vCore CPU também? Já que não tem muito haver voltagem de memória e processador, pelo menos no LGA775 era assim.
    aew cara blz, com um combo desse tem q por logo 4,2ghz....
    faz assim pra 4200mhz:

mult.: 21
    bclk: 200
    ram 1600
    uncore 3200
    qpi link Auto

cpu volt. 1.30v
    cpu pll Auto
    qpi/dram 1.35v

ioh volt. 1.20..v
    o resto em Auto

dram volt. 1.65..v
    latency: 7/7/7/20 1T

tem algumas coisas pra ajustar no Cpu configuration tb...
    depois posta foto aih...flw
    Evga Classified 3 E770 ~ i7 980x @ 4,6Ghz WaterCooled by EK Supreme Full Nickel | 3x2Gb Corsair Dominator GT DDR3 2000Mhz CL8 |GTX 580| CM Silent Pro 1000w | CM HAF 932 |Windows 7 Ultimate x64

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    14
    Citação Postado originalmente por joe90br Ver Post
    Mandei MP....
    Respondi lá, mais a noite vo fazer mais alguns testes. Valeu.

Citação Postado originalmente por etoo Ver Post
    aew cara blz, com um combo desse tem q por logo 4,2ghz....
    faz assim pra 4200mhz:

mult.: 21
    bclk: 200
    ram 1600
    uncore 3200
    qpi link Auto

cpu volt. 1.30v
    cpu pll Auto
    qpi/dram 1.35v

ioh volt. 1.20..v
    o resto em Auto

dram volt. 1.65..v
    latency: 7/7/7/20 1T

tem algumas coisas pra ajustar no Cpu configuration tb...
    depois posta foto aih...flw
    Então valeu pela config, mas meu problema aqui, nem é subir o BCLK, aqui está tranquilo.

Problema aqui é a memória que não estou conseguindo subir, para 3.6GHz tem a opção de 1443MHz, até aí tudo bem, mas quando tento aumentar o próximo valor que é 1804MHz daí complica, dá boot, mas em seguida dá tela azul.

Já aumentei o QPI Link, QPI/DRAM, latências e nada.

Data de Ingresso
    Nov 2008
    Poder de Reputação
    6
    QPI/DRAM e Vcore. Não esqueça que agora vc tem um IMC, diferente dos s775, então a cpu faz parte da relação com as memórias, por isso o vcore entra no meio.

Digo em todo tópico que alguém reclama quando não tá subindo as memórias... o uncore sobe junto (é no mínimo o dobro da frequencia da ram, ex.: 2000 ram/ 4000 uncore) e acaba exigindo mais da CPU, por isso muita gente opta por deixar a memória ram em 1600mhz e uncore a 3200mhz, mesmo tendo pentes de 2000mhz ou mais. Manter ram/uncore alto exige aumento significativo das tensões o que acaba por vezes inviabiliziando o uso no dia a dia.

Data de Ingresso
    Oct 2005
    Poder de Reputação
    21
    Se for subir mais a memória vai ter que subir mais o processador.. a paridade entre ambos não pode ser grande, e é isso mesmo que o nicolas falou ai em cima... Por isso hoje tem uitos kits de 1600Mhz com latencia baixa.. vale mais a pena e é mais rápido do que um kit a +2000Mhz...
    I2I3 Impacta OC Team
    Avell Titanium T6160: I7 2630QM - 8GB 1600MHZ - GT 540M - 500GB 7200RPM - FullHD * . * Acer Iconia A500: Tegra2 @1.2Ghz - 16GB+32GB MicroSD - 10.1 - 1GB Ram / HTC Inspire 4G 32GB ICS4.0
    My Facebook - Vendo: MSI X79A-GD65/HD5850 1GB/Logitech G15/Kit 8GB 1600

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    14
    Citação Postado originalmente por nicolasm Ver Post
    QPI/DRAM e Vcore. Não esqueça que agora vc tem um IMC, diferente dos s775, então a cpu faz parte da relação com as memórias, por isso o vcore entra no meio.

Digo em todo tópico que alguém reclama quando não tá subindo as memórias... o uncore sobe junto (é no mínimo o dobro da frequencia da ram, ex.: 2000 ram/ 4000 uncore) e acaba exigindo mais da CPU, por isso muita gente opta por deixar a memória ram em 1600mhz e uncore a 3200mhz, mesmo tendo pentes de 2000mhz ou mais. Manter ram/uncore alto exige aumento significativo das tensões o que acaba por vezes inviabiliziando o uso no dia a dia.
    Entendi, então se quiser manter as memos em 1.800MHz terei de aumentar o vCore CPU também? Além da CPU, QPI/DRAM também terá de aumentar, certo?

Citação Postado originalmente por Dinho Fatal1ty® Ver Post
    Se for subir mais a memória vai ter que subir mais o processador.. a paridade entre ambos não pode ser grande, e é isso mesmo que o nicolas falou ai em cima... Por isso hoje tem uitos kits de 1600Mhz com latencia baixa.. vale mais a pena e é mais rápido do que um kit a +2000Mhz...
    Entendi Dinho, vou testar aqui depois, e ver como fica em 1800MHz se conseguir. Valeu.
    Última edição por doze off; 14-03-10 às 18:21.

Data de Ingresso
    Nov 2008
    Poder de Reputação
    6
    Entendi, então se quiser manter as memos em 1.800MHz terei de aumentar o vCore CPU também? Além da CPU, QPI/DRAM também terá de aumentar, certo?

Entendi Dinho, vou testar aqui depois, e ver como fica em 1800MHz se conseguir. Valeu.
    Memórias a 1800MHz implicam em um Uncore mínimo de 3600mhz que é um valor razoável. Tenha certeza de setar manualmente, mas acredito que isso vc saiba.
    E é isso mesmo, vc vai ter que subir o Vcore e o QPI/Dram. Infelizmente muita gente paga caríssimo em memórias tops mas não sabe dessa dificuldade com o Uncore, depois acaba usando em 1600mhz em timmings apertados pq sai mais em conta (menos tensões) e tem um bom desempenho.

Suas memórias devem ter XMP.... é um profile semi-pronto que os fabricantes de memórias colocam para facilitar um pouco a vida. Procura na BIOS, é fácil de achar. Pra vc ter ideia, no XMP das Kingston HyperX 2000 ele joga o QPI/DRAM a 1.7v, para rodar a 2000mhz, e junto aumenta o BCLK, o que implica em aumento de vcore direta e indiretamente.

Vai depender também se seu chip (CPU) for bom ou não... se for bom pode precisar de menos voltagens, se for mediano ou ruim, de mais voltagens. Alguns precisam de 1.3+vcore e uma boa dose de QPI/Dram pra rodar com a ram alta e uncore também. Vc já pode imaginar que começa a esquentar pra caramba

Data de Ingresso
    Mar 2010
    Poder de Reputação
    2
    Erabom alguem que manja mesmo de over, criar um mini tutorial dessas nomenclaturas novas dos i5 / i7. Tipo:

PLL:
    IOH:
    ICH:
    QPI Link:
    BCLK:

Pq eu mesmo tenho uma noção de como fazer over, mas com essa snomenclaturas novas ai eu nem sei pra onde vai!!!
    " Malandro é Malandro...Mané é Mané "
    ...Como eu digo, na GL não tenho limites!!!MDFESF - Movimento Desligue o FRAPS e Seja Feliz !!!

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    14
    Citação Postado originalmente por nicolasm Ver Post
    Memórias a 1800MHz implicam em um Uncore mínimo de 3600mhz que é um valor razoável. Tenha certeza de setar manualmente, mas acredito que isso vc saiba.
    E é isso mesmo, vc vai ter que subir o Vcore e o QPI/Dram. Infelizmente muita gente paga caríssimo em memórias tops mas não sabe dessa dificuldade com o Uncore, depois acaba usando em 1600mhz em timmings apertados pq sai mais em conta (menos tensões) e tem um bom desempenho.

Suas memórias devem ter XMP.... é um profile semi-pronto que os fabricantes de memórias colocam para facilitar um pouco a vida. Procura na BIOS, é fácil de achar. Pra vc ter ideia, no XMP das Kingston HyperX 2000 ele joga o QPI/DRAM a 1.7v, para rodar a 2000mhz, e junto aumenta o BCLK, o que implica em aumento de vcore direta e indiretamente.

Vai depender também se seu chip (CPU) for bom ou não... se for bom pode precisar de menos voltagens, se for mediano ou ruim, de mais voltagens. Alguns precisam de 1.3+vcore e uma boa dose de QPI/Dram pra rodar com a ram alta e uncore também. Vc já pode imaginar que começa a esquentar pra caramba
    Sobre o Uncore que tem que dobrar o valor da memória sim, e tem XMP sim, mas já desisti de deixar as memos em valores altos, ainda estou testando o sistema, 3.6GHz mínimo que consegui foi 1.16v, 3.8GHz foi 1.224v, ainda vou tentar 4.0GHz.

Citação Postado originalmente por jauperi Ver Post
    Erabom alguem que manja mesmo de over, criar um mini tutorial dessas nomenclaturas novas dos i5 / i7. Tipo:

PLL:
    IOH:
    ICH:
    QPI Link:
    BCLK:

Pq eu mesmo tenho uma noção de como fazer over, mas com essa snomenclaturas novas ai eu nem sei pra onde vai!!!
    PLL é igual nos LGA775 (circuito responsável pelo muitiplicador).
    IOH é o NB (northbridge) do LGA775.
    ICH é chipset southbridge.
    QPL Link define a tensão da parte Uncore do i7 (onde fica a controladora de memória).
    BCLK é o FSB dos LGA775.
    Última edição por doze off; 15-03-10 às 13:19.

Data de Ingresso
    Mar 2004
    Poder de Reputação
    8
    Todo mundo que sai de um combo 775 e migra para x58, passa por isso que vc esta passando, como o nicolasm explicou. eu fui um infeliz que comprei memorias 2000mhz portanto rodo elas a 1600mhz 7-7-7-20 no dia dia, devido a controladora de memoria do x58, cheguei a usa-las a 2000mhz porem nessecita-se de vcore alto e mais QPI/DRAM.
    SEM PC!~

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    14
    Citação Postado originalmente por PSICOTOXIC Ver Post
    Todo mundo que sai de um combo 775 e migra para x58, passa por isso que vc esta passando, como o nicolasm explicou. eu fui um infeliz que comprei memorias 2000mhz portanto rodo elas a 1600mhz 7-7-7-20 no dia dia, devido a controladora de memoria do x58, cheguei a usa-las a 2000mhz porem nessecita-se de vcore alto e mais QPI/DRAM.
    Aqui como comprei as memos via ebay não saiu tão caro no valor final em R$.

Mas me fala como ficaram os valores @ 2000Mhz nas memos, QPI/DRAM e vCore se possível em seu sistema?

Valeu.

Data de Ingresso
    Mar 2004
    Poder de Reputação
    8
    Aqui como comprei as memos via ebay não saiu tão caro no valor final em R$.

Mas me fala como ficaram os valores @ 2000Mhz nas memos, QPI/DRAM e vCore se possível em seu sistema?

Valeu.
    Vcore - 1.38v
    QPI/DRAM - 1,72v
    SEM PC!~

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    14
    Citação Postado originalmente por PSICOTOXIC Ver Post
    Vcore - 1.38v
    QPI/DRAM - 1,72v
    QPI/DRAM somente esse valor ficou estável?

Data de Ingresso
    Mar 2004
    Poder de Reputação
    8
    QPI/DRAM somente esse valor ficou estável?
    sim, com o qpi e vcore nas alturas.
    SEM PC!~

Marcadores

Permissões de Postagem