| | | -
Overclock: Asus P6T Deluxe, i7 920 D0 e G.Skill 3x2GB 2133MHz Bom a uma semana chegou meu meu combo, e no momento estou enfrentando algumas dificuldades de se fazer overclock neste combo, opções que ainda não sei o real significado e para que elas servem.
Comecei a fazer OC a 3.6GHz 1.16v (voltagem mímina para tal clock), QPI Link 6496MT/s, DRAM 1443MHz (UCLK 2887) 8-8-8-20 1.64v, restante das opções AUTO para todas. Rodei o LinX usando toda a memória e foi tranquilo, segue a screen abaixo. 
Até aí tudo bem, hoje pela manhã fiquei mais que 1h tentando somente aumentar o valor da DRAM Frequency para 1804MHz e não obtive sucesso, sempre deu boot, mas quando mostrava a área de trabalho, dava tela azul.
Somente tentei mexer nas latências para 9-9-9-24 (padrão delas), mantive 1.64v, QPI/DRAM fui desde 1.22500 até 1.37500v e não obtive sucesso. Tentei aumentar também os valores do PLL, IOH, ICH e também não deu certo. Tentei também colocar o QPI Link de 6496 MT/s para 7939 MT/s e não deu certo. Sempre dá boot, mas logo em seguida dá tela azul.
Alguém que tem LGA1366, sabe me dizer o que pode ser? -
Provavelmente vai ter que subir o vCore tb... soh o QPI nao adianta. -
 Postado originalmente por mcbacker Provavelmente vai ter que subir o vCore tb... soh o QPI nao adianta. Certeza mesmo que irei de aumentar o vCore CPU também? Já que não tem muito haver voltagem de memória e processador, pelo menos no LGA775 era assim. -
I7 2600K / I5 655K - GIGABYTE P67A-UD7-B3 / EVGA P55 CLASSIFIED - 3X2GB DDR3 2000 C7 CORSAIR DOMINATOR GT - SSD CORSAIR FORCE 3 120GB/KINGSTON HYPERX 120GB - HD WD 1TB - CHIEFTEC BA-01B - RAZER PRO TYPE - MX REVOLUTION - ENERMAX REVOLUTION 1050W - GRAVADOR BLU-RAY LG GGW-H20L http://www.hwbot.org/signature/u24108.png -
-
 Postado originalmente por joe90br Respondi lá, mais a noite vo fazer mais alguns testes. Valeu.  Postado originalmente por etoo aew cara blz, com um combo desse tem q por logo 4,2ghz....
faz assim pra 4200mhz:
mult.: 21
bclk: 200
ram 1600
uncore 3200
qpi link Auto
cpu volt. 1.30v
cpu pll Auto
qpi/dram 1.35v
ioh volt. 1.20..v
o resto em Auto
dram volt. 1.65..v
latency: 7/7/7/20 1T
tem algumas coisas pra ajustar no Cpu configuration tb...
depois posta foto aih...flw Então valeu pela config, mas meu problema aqui, nem é subir o BCLK, aqui está tranquilo.
Problema aqui é a memória que não estou conseguindo subir, para 3.6GHz tem a opção de 1443MHz, até aí tudo bem, mas quando tento aumentar o próximo valor que é 1804MHz daí complica, dá boot, mas em seguida dá tela azul.
Já aumentei o QPI Link, QPI/DRAM, latências e nada. -
QPI/DRAM e Vcore. Não esqueça que agora vc tem um IMC, diferente dos s775, então a cpu faz parte da relação com as memórias, por isso o vcore entra no meio.
Digo em todo tópico que alguém reclama quando não tá subindo as memórias... o uncore sobe junto (é no mínimo o dobro da frequencia da ram, ex.: 2000 ram/ 4000 uncore) e acaba exigindo mais da CPU, por isso muita gente opta por deixar a memória ram em 1600mhz e uncore a 3200mhz, mesmo tendo pentes de 2000mhz ou mais. Manter ram/uncore alto exige aumento significativo das tensões o que acaba por vezes inviabiliziando o uso no dia a dia. -
Se for subir mais a memória vai ter que subir mais o processador.. a paridade entre ambos não pode ser grande, e é isso mesmo que o nicolas falou ai em cima... Por isso hoje tem uitos kits de 1600Mhz com latencia baixa.. vale mais a pena e é mais rápido do que um kit a +2000Mhz... -
 Postado originalmente por nicolasm QPI/DRAM e Vcore. Não esqueça que agora vc tem um IMC, diferente dos s775, então a cpu faz parte da relação com as memórias, por isso o vcore entra no meio.
Digo em todo tópico que alguém reclama quando não tá subindo as memórias... o uncore sobe junto (é no mínimo o dobro da frequencia da ram, ex.: 2000 ram/ 4000 uncore) e acaba exigindo mais da CPU, por isso muita gente opta por deixar a memória ram em 1600mhz e uncore a 3200mhz, mesmo tendo pentes de 2000mhz ou mais. Manter ram/uncore alto exige aumento significativo das tensões o que acaba por vezes inviabiliziando o uso no dia a dia. Entendi, então se quiser manter as memos em 1.800MHz terei de aumentar o vCore CPU também? Além da CPU, QPI/DRAM também terá de aumentar, certo?  Postado originalmente por Dinho Fatal1ty® Se for subir mais a memória vai ter que subir mais o processador.. a paridade entre ambos não pode ser grande, e é isso mesmo que o nicolas falou ai em cima... Por isso hoje tem uitos kits de 1600Mhz com latencia baixa.. vale mais a pena e é mais rápido do que um kit a +2000Mhz... Entendi Dinho, vou testar aqui depois, e ver como fica em 1800MHz se conseguir. Valeu.
Última edição por doze off; 14-03-10 às 18:21.
-
 Postado originalmente por _AntLion_ Entendi, então se quiser manter as memos em 1.800MHz terei de aumentar o vCore CPU também? Além da CPU, QPI/DRAM também terá de aumentar, certo?
Entendi Dinho, vou testar aqui depois, e ver como fica em 1800MHz se conseguir. Valeu. Memórias a 1800MHz implicam em um Uncore mínimo de 3600mhz que é um valor razoável. Tenha certeza de setar manualmente, mas acredito que isso vc saiba.
E é isso mesmo, vc vai ter que subir o Vcore e o QPI/Dram. Infelizmente muita gente paga caríssimo em memórias tops mas não sabe dessa dificuldade com o Uncore, depois acaba usando em 1600mhz em timmings apertados pq sai mais em conta (menos tensões) e tem um bom desempenho.
Suas memórias devem ter XMP.... é um profile semi-pronto que os fabricantes de memórias colocam para facilitar um pouco a vida. Procura na BIOS, é fácil de achar. Pra vc ter ideia, no XMP das Kingston HyperX 2000 ele joga o QPI/DRAM a 1.7v, para rodar a 2000mhz, e junto aumenta o BCLK, o que implica em aumento de vcore direta e indiretamente.
Vai depender também se seu chip (CPU) for bom ou não... se for bom pode precisar de menos voltagens, se for mediano ou ruim, de mais voltagens. Alguns precisam de 1.3+vcore e uma boa dose de QPI/Dram pra rodar com a ram alta e uncore também. Vc já pode imaginar que começa a esquentar pra caramba -
Erabom alguem que manja mesmo de over, criar um mini tutorial dessas nomenclaturas novas dos i5 / i7. Tipo:
PLL:
IOH:
ICH:
QPI Link:
BCLK:
Pq eu mesmo tenho uma noção de como fazer over, mas com essa snomenclaturas novas ai eu nem sei pra onde vai!!! " Malandro é Malandro...Mané é Mané " ...Como eu digo, na GL não tenho limites!!!MDFESF - Movimento Desligue o FRAPS e Seja Feliz !!! -
 Postado originalmente por nicolasm Memórias a 1800MHz implicam em um Uncore mínimo de 3600mhz que é um valor razoável. Tenha certeza de setar manualmente, mas acredito que isso vc saiba.
E é isso mesmo, vc vai ter que subir o Vcore e o QPI/Dram. Infelizmente muita gente paga caríssimo em memórias tops mas não sabe dessa dificuldade com o Uncore, depois acaba usando em 1600mhz em timmings apertados pq sai mais em conta (menos tensões) e tem um bom desempenho.
Suas memórias devem ter XMP.... é um profile semi-pronto que os fabricantes de memórias colocam para facilitar um pouco a vida. Procura na BIOS, é fácil de achar. Pra vc ter ideia, no XMP das Kingston HyperX 2000 ele joga o QPI/DRAM a 1.7v, para rodar a 2000mhz, e junto aumenta o BCLK, o que implica em aumento de vcore direta e indiretamente.
Vai depender também se seu chip (CPU) for bom ou não... se for bom pode precisar de menos voltagens, se for mediano ou ruim, de mais voltagens. Alguns precisam de 1.3+vcore e uma boa dose de QPI/Dram pra rodar com a ram alta e uncore também. Vc já pode imaginar que começa a esquentar pra caramba  Sobre o Uncore que tem que dobrar o valor da memória sim, e tem XMP sim, mas já desisti de deixar as memos em valores altos, ainda estou testando o sistema, 3.6GHz mínimo que consegui foi 1.16v, 3.8GHz foi 1.224v, ainda vou tentar 4.0GHz.  Postado originalmente por jauperi Erabom alguem que manja mesmo de over, criar um mini tutorial dessas nomenclaturas novas dos i5 / i7. Tipo:
PLL:
IOH:
ICH:
QPI Link:
BCLK:
Pq eu mesmo tenho uma noção de como fazer over, mas com essa snomenclaturas novas ai eu nem sei pra onde vai!!! PLL é igual nos LGA775 (circuito responsável pelo muitiplicador).
IOH é o NB (northbridge) do LGA775.
ICH é chipset southbridge.
QPL Link define a tensão da parte Uncore do i7 (onde fica a controladora de memória).
BCLK é o FSB dos LGA775.
Última edição por doze off; 15-03-10 às 13:19.
-
Todo mundo que sai de um combo 775 e migra para x58, passa por isso que vc esta passando, como o nicolasm explicou. eu fui um infeliz que comprei memorias 2000mhz portanto rodo elas a 1600mhz 7-7-7-20 no dia dia, devido a controladora de memoria do x58, cheguei a usa-las a 2000mhz porem nessecita-se de vcore alto e mais QPI/DRAM. SEM PC!~ -
 Postado originalmente por PSICOTOXIC Todo mundo que sai de um combo 775 e migra para x58, passa por isso que vc esta passando, como o nicolasm explicou. eu fui um infeliz que comprei memorias 2000mhz portanto rodo elas a 1600mhz 7-7-7-20 no dia dia, devido a controladora de memoria do x58, cheguei a usa-las a 2000mhz porem nessecita-se de vcore alto e mais QPI/DRAM. Aqui como comprei as memos via ebay não saiu tão caro no valor final em R$.
Mas me fala como ficaram os valores @ 2000Mhz nas memos, QPI/DRAM e vCore se possível em seu sistema?
Valeu. -
 Postado originalmente por _AntLion_ Aqui como comprei as memos via ebay não saiu tão caro no valor final em R$.
Mas me fala como ficaram os valores @ 2000Mhz nas memos, QPI/DRAM e vCore se possível em seu sistema?
Valeu. Vcore - 1.38v
QPI/DRAM - 1,72v SEM PC!~ -
 Postado originalmente por PSICOTOXIC Vcore - 1.38v
QPI/DRAM - 1,72v QPI/DRAM somente esse valor ficou estável? -
 Postado originalmente por _AntLion_ QPI/DRAM somente esse valor ficou estável? sim, com o qpi e vcore nas alturas. SEM PC!~
Permissões de Postagem