| | | -
Dúvida em Overclock Phenom II X4 965 BE C3 Bom pessoal, nunca fui de fazer OC nem nada, mas agora começou a me dar uma vontade...
Pois bem, eu li bastante a respeito, mas tudo ficou muito vago pra mim (salvo a ajuda do rbuass e do Dupas).
O Dupas me ajudou a chegar aqui (apenas coloquei o multiplicador em 18x) 
Será que eu conseguiria chegar a 3.8 ou 4.0 com esse conjunto? Aumentar o VCore, li, li, mas não entendi patavinas... o que seria isso (o que eu entendo é que seria a voltagem por core, seria isso? Qual o máximo suportado?)
Fico no aguardo de alguma ajuda pra poder chegar bem com esse Phenom, e estabilizado.
Obrigado!
Link da Validação do CPUZ: http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1065009
PS: Favor algum modera mover para area de Overclock, estava com duas guias do FF abertas aqui...
Última edição por dcvitoria; 09-03-10 às 01:38.
FUS RO DAH! Dovahkiin Dovahkiin, Naal ok zin los vahriin, Wah dein vokul mahfaeraak ahst vaal. Ahrk fin norok paal graan, Fod nust hon zindro zaan, Dovahkiin Fah hin kogaan mu draal! PC 1 i7 2600k @ 4.6 - H80 - 8 GB DDR3 2133 - SLI GTX 580 - MSI Big Bang - Somente Games!
PC 2: PII 965 BE @ 3.8 - H50 - GB DDR3 1600 - 5870 - Crosshair III Formula - Delphi, .NET, MSSQL, Oracle Se eu morasse sozinho, minha casa seria um puteiro. -
 Postado originalmente por dcvitoria Bom pessoal, nunca fui de fazer OC nem nada, mas agora começou a me dar uma vontade...
Pois bem, eu li bastante a respeito, mas tudo ficou muito vago pra mim (salvo a ajuda do rbuass e do Dupas).
O Dupas me ajudou a chegar aqui (apenas coloquei o multiplicador em 18x)
Será que eu conseguiria chegar a 3.8 ou 4.0 com esse conjunto? Aumentar o VCore, li, li, mas não entendi patavinas... o que seria isso (o que eu entendo é que seria a voltagem por core, seria isso? Qual o máximo suportado?)
Fico no aguardo de alguma ajuda pra poder chegar bem com esse Phenom, e estabilizado.
Obrigado!
Link da Validação do CPUZ: http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1065009
PS: Favor algum modera mover para area de Overclock, estava com duas guias do FF abertas aqui...
Blz dcvitoria!
Cara, é o seguinte... 3.8ghz é bem dificil... 4ghz na minha opnião é impossível... A não ser que vc tivesse um acompanhamento de alguém que realmente entenda do assunto ( RBUASS)... To te dizendo isso por experiência própria... A galera fala tudo em código... ninguém explica detalhadamente... Não sou um grande entendedor da arte... mas posso te passar o pouco que aprendi... adiciona ai.... ( leandrobarela@hotmail.com ) Abraço! -
existe um topico pra isso, da uma lida la, dai tu vai a passar a entender melhor os ajustes. http://adrenaline.com.br/forum/overc...r-sistema.html Loading new config... -
Li e re-li esse tópico, mas pra mim precisa ser algo mais simples... sinceramente, fiquei perdido dentro do tópico, sem entender muito bem. FUS RO DAH! Dovahkiin Dovahkiin, Naal ok zin los vahriin, Wah dein vokul mahfaeraak ahst vaal. Ahrk fin norok paal graan, Fod nust hon zindro zaan, Dovahkiin Fah hin kogaan mu draal! PC 1 i7 2600k @ 4.6 - H80 - 8 GB DDR3 2133 - SLI GTX 580 - MSI Big Bang - Somente Games!
PC 2: PII 965 BE @ 3.8 - H50 - GB DDR3 1600 - 5870 - Crosshair III Formula - Delphi, .NET, MSSQL, Oracle Se eu morasse sozinho, minha casa seria um puteiro. -
 Postado originalmente por dcvitoria Li e re-li esse tópico, mas pra mim precisa ser algo mais simples... sinceramente, fiquei perdido dentro do tópico, sem entender muito bem. Cara, tipo tá dando a entender que você está querendo uma receita pronta e overclock não é bem assim.
Cada hardware se comporta de maneira própria, processadores iguais se comportam de forma diferente.
Um acerto que funciona pra mim, muito provavelmete não vai funcionar com você.
Overclock é uma arte e demanda paciência, leia o tópico do Phenom II que já te falaram, vai te ajudar a entender melhor o que significa os pricipais ajustes.
Só pra você ter uma noção do que é overclock, estava com meu Phenom II 955 a uns 3 meses a 3.6Ghz totalmente estável, 10 horas de Prime Blend e 10 horas de Prime Small FFT's, semana passada no espaço mais ou menos de dia sim dia não , começou a dá uma tela listrada.
Estou digitando uma mensagem no fórum, coisa simples e dá a tela listrada trava tudo, tenho que resetar no botão. Nunca deu essa tela listrada jogando ou fazendo coisa pesada, sempre é navegando na internet ou curtindo uma música, enfim, coisas leves. Meu Win 7 RC começou resetar de 2 em 2 horas aí formatei o computar e instalei um Win 7 64bits definitivo e agora vou atrás do que pode está causando essa tela listrada, nos próximos dias provavelmente criarei um tópico para issso.
Isso é só pra você ver como overclock é complicado e requer paciência e estudo, principalmente o over para o dia a dia que tem que ser 100% estável.
A dica que posso te dá é o seguinte, você já subiu 1x no multi agora está em 18 certo, não mexa mais nele por enquanto.
Seta o FSB em 210 ou 212 por aí, suba 1 degrau o CPU/NB Frequency e abaixe um degrau o HT link, agora vamos para a voltagem.
Sete o Vcore em 1.45v pelo menos, o CPU/NB voltage acima de 1.20v pra testar, e o VTT coloque em 2.6 .
O resto pode deixar em AUTO.
As memória sete em 1333, elas vão subir um pouco naturalmente por ter subido o FSB é normal isso, os timings você deixa relaxado por enquanto.
Lembre-se, não faça muitos ajustes de uma só vez, senão quando travar você não vai saber qual o ajuste que está causando a instabilidade.
Um C3, vamos tentar colocar o bixim em 4Ghz diários aí.
Abraço.
Última edição por mariovmn; 09-03-10 às 15:47.
| Core i7 2600K | Asus Maximus IV Gene-Z | True Copper - LN2 Cooling Evaporator "The Phantom" | 12GB Gskill Perfect Storm 2133Mhz | Asus GTX 580 Direct CU II Rbuass Edition | Western Digital Caviar Black 640GB - Velociraptor 150GB | Antec TPQ 1200w | Thermaltake Challenger Pro | SteelSeries Xai | SteelSeries Mibr - Everglide Fnatic | Everglide S-500 | Asus VK278Q | Banchetto 101 | I2I3 OVERCLOCKING TEAM http://hwbot.org/signature/u32008.png -
 Postado originalmente por mariovmn Cara, tipo tá dando a entender que você está querendo uma receita pronta e overclock não é bem assim.
Cada hardware se comporta de maneira própria, processadores iguais se comportam de forma diferente.
Overclock é uma arte e demanda paciência, leia o tópico do Phenom II que já te falaram, vai te ajudar a entender melhor o que significa os pricipais ajustes.
Só pra você ter uma noção do que é overclock, estava com meu Phenom II 955 a uns 3 meses a 3.6Ghz totalmente estável, 10 horas de Prime Blend e 10 horas de Prime Small FFT's, semana passada no espaço mais ou menos de dia sim dia não , começou a dá uma tela listrada.
Estou digitando uma mensagem no fórum, coisa simples e dá a tela listrada trava tudo, tenho que resetar no botão. Nunca deu essa tela listrada jogando ou fazendo coisa pesada, sempre é navegando na internet ou curtindo uma música, enfim, coisas leves. Meu Win 7 RC começou resetar de 2 em 2 horas aí formatei o computar e instalei um Win 7 64bits definitivo e agora vou atrás do que pode está causando essa tela listrada, nos próximos dias provavelmente criarei um tópico para issso.
Isso é só pra você ver como overclock é complicado e requer paciência e estudo, principalmente o over para o dia a dia que tem que ser 100% estável.
A dica que posso te dá é o seguinte, você já subiu 1x no multi agora está em 18 certo, não mexa mais nele por enquanto.
Seta o FSB em 210 ou 212 por aí, suba 1 degrau o CPU/NB Frequency e abaixe um degrau o HT link, agora vamos para a voltagem.
Sete o Vcore em 1.45v pelo menos, o CPU/NB voltage acima de 1.20v pra testar, e o VTT coloque em 2.6 .
As memória sete em 1333, elas vão subir um pouco naturalmente por ter subido o FSB é normal isso, os timings você deixa relaxado por enquanto.
Lembre-se, não faça muitos ajustes de uma só vez, senão quando travar você não vai saber qual o ajuste que está causando a instabilidade.
Abraço. Agradeço a ajuda. Mas não quero nada pronto: apenas entender melhor o que é o Vcore etc. etc... O que me dá em ganho real, de quem, por exemplo, fez OC em um processador igual ao meu.
Chegando em casa eu testo as dicas, e posto. FUS RO DAH! Dovahkiin Dovahkiin, Naal ok zin los vahriin, Wah dein vokul mahfaeraak ahst vaal. Ahrk fin norok paal graan, Fod nust hon zindro zaan, Dovahkiin Fah hin kogaan mu draal! PC 1 i7 2600k @ 4.6 - H80 - 8 GB DDR3 2133 - SLI GTX 580 - MSI Big Bang - Somente Games!
 Postado originalmente por mariovmn Cara, tipo tá dando a entender que você está querendo uma receita pronta e overclock não é bem assim.
Abraço. em off:
Mario, cara de ser o bug das série 5000 essa listrada. fica esperto em atualização de driver de vídeo...
Sobre o tópico, é mais ou menos isso mesmo q ele falou, vai mexendo aos poucos nos parâmetros...
Lá no tópico tem sim o que é cada coisa (quando eu tava aprendendo eu aprendi mesmo mta coisa lá)...
Particularmente um over razoável e menos trabalhoso é o de multiplicador puro... não é o melhor, mas é o mais fácil de procurar o ponto certo de 100% de estabilidade, mas como não quero te confundir, só fica a dica cpuNB (velocidade da controladora de RAM integrada ao processador) tem que levar over tb, pelo menos 2400mhz pra não ter gargalo de memória... nos phenom II ele é mto importante, mas mta gente deixa de lado. -
 Postado originalmente por dcvitoria Agradeço a ajuda. Mas não quero nada pronto: apenas entender melhor o que é o Vcore etc. etc... O que me dá em ganho real, de quem, por exemplo, fez OC em um processador igual ao meu.
Chegando em casa eu testo as dicas, e posto. Vcore é a voltagem que vai para o processador, lembre-se que você vai aumentar a frequência de operação do processador, por isso o mesmo vai precisar de um pouco mais de energia para trabalhar de forma estável.
Vcore é uma forma que você sempre vai ouvir falar, na Bios vai aparecer como CPU voltage, Core voltage, algo do tipo.
O ganho é proporcional ao aumento do clock e a forma que você fez isso. Por exemplo, se você alcançou determinado clock apenas mexendo no multi e outra pessoa está com os mesmos 3.6Ghz só que subindo o FSB, o NB/Frequency e/ou apertando os timings da memória, provavelmente ele terá desempenho melhor que o seu, mesmo com o mesmo clock.
Para medir e saber o quanto ganhou em desempenho com o over, use programas Benchmarks sintéticos, de jogos, etc, o que preferir.  Postado originalmente por gnidaol em off:
Mario, cara de ser o bug das série 5000 essa listrada. fica esperto em atualização de driver de vídeo...
Sobre o tópico, é mais ou menos isso mesmo q ele falou, vai mexendo aos poucos nos parâmetros...
Lá no tópico tem sim o que é cada coisa (quando eu tava aprendendo eu aprendi mesmo mta coisa lá)...
Particularmente um over razoável e menos trabalhoso é o de multiplicador puro... não é o melhor, mas é o mais fácil de procurar o ponto certo de 100% de estabilidade, mas como não quero te confundir, só fica a dica cpuNB (velocidade da controladora de RAM integrada ao processador) tem que levar over tb, pelo menos 2400mhz pra não ter gargalo de memória... nos phenom II ele é mto importante, mas mta gente deixa de lado. Também achei isso, com a história do Windows RC, tive que instalar um sistema definitivo e optei pelo Win 7 Ultimate 64 bits, ou seja, o driver da vga é completamente diferente.
Vou ficar pelo menos até o fim de semana pra ver se dá a tela listrada, se não acontecer volto com a antiga receita e faço os testes com Prime, Linx, tudo de novo.
Creio que não vai aparecer tela listrada e que voltarei com a antiga receita e que vai dá certo.
Essas telas listradas geralmente é VGA ou memória mesmo. QUando é processador dá tela azul logo e reinicia.
Abraço. | Core i7 2600K | Asus Maximus IV Gene-Z | True Copper - LN2 Cooling Evaporator "The Phantom" | 12GB Gskill Perfect Storm 2133Mhz | Asus GTX 580 Direct CU II Rbuass Edition | Western Digital Caviar Black 640GB - Velociraptor 150GB | Antec TPQ 1200w | Thermaltake Challenger Pro | SteelSeries Xai | SteelSeries Mibr - Everglide Fnatic | Everglide S-500 | Asus VK278Q | Banchetto 101 | I2I3 OVERCLOCKING TEAM http://hwbot.org/signature/u32008.png -
com um V8 da coolermaster vc consegue manter 3.8 sussa ◊ Asus U-75HA 750w ◊ ECS A790GXM-AD3 Black ◊ 12gb Kingston 1434mhz ◊ Phenom II X6 1090T@4.1-NB@2.8 + Zalman CNPS10x Performa ◊ MSI GTX480@850/4000 ◊ 2x 500gb 7200.12 RAID 0 ◊ X360 Controller ◊ HDTV Samsung LCD 26' ◊ CM HAF 912 ◊ W7 x64 Ultimate ◊ GVT 15mb Meu post foi útil? Disponha!  -
Cara, acredito que 3.8ghz da pra usar diariamente sussegado, eu tenho um amigo aqui perto que tem mesma placa mãe e processador que o seu, porem o cooler dele é um thermalright 120 true black, ele usa a 4.0ghz diariamente com 1.42v, as memos dele são 1600mhz, antes de fazer over ele configurou para 1333mhz, para não extrapolar a frequencia maxima e não causar instabilidade no sistema. Phenom II X4 965@ 3.6Ghz Cooled by Hyper 212 Plus/ Asus M3N72-D/ 3X1GB Kingston HyperX DDR2@ 900 / HD Sata II 1TB Seagate / SAPPHIRE HD 6850 1GB/ OCZ ModXtream Pro 600W/ CM 690 II PLUS/ SAMSUNG P2470HN/ Razer Abyssus + Everglide Titan Fnatic.  -
Mais alguém com alguma novidade??
Vou pegar um 965BE C3 no dia 27, e quero já ter uma idéia do q poderei alcançar com essa CPU.
Aguardo mais conquistas grandiosas da galera!! Notebook HP 3040br: Turion II X2 2.5GHz | 6GB DDR3 | HD 5650 1GB | Agility 3 60GB + WD 500GB 7.200 16MB eSATA + 2TB Seagate SATA3 (NAS) | Blue-Ray Combo | Logitech G700 + Razer Vespula | Logitech C910 HD Webcam Preparando HTPC... Tenho algumas peças para vender. Tenho várias recomendações, mas não posso anunciar. Só comprar!  -
 Postado originalmente por Linuxer Mais alguém com alguma novidade??
Vou pegar um 965BE C3 no dia 27, e quero já ter uma idéia do q poderei alcançar com essa CPU.
Aguardo mais conquistas grandiosas da galera!! Deve dar pra pegar até uns 3.8 com sorte e vcore alto... Esses processadores pedem vcore demais pra subir. -
Da uma olhada la no tópico oficial de over dos PII q tem umas SS q eu consegui chegar a 3.8ghz com o 955BE C3.
Tentei 4.0ghz mas nao foi mesmo. =/ Steam: RahFael | GamerTag: RahRicci | Origin: RahFah | PSN: RahFael AMD Phenom II 955 Black Edition C3 @ 3.7ghz / DDR3 4GB OCZ Gold 1600mhz / Asus M4A79T Deluxe / ATI Radeon XFX HD5770 / SSD Kingston 64GB CoolerMaster CM 690 / Fonte OCZ ModXstream 500w Razer Lycosa Mirror + Razer DeathAdder 3.5 + MousePad Razer Goliathus
Permissões de Postagem