Bom galera, como vi muita gente pegando esse Corsair H50, resolvi pegar um pra mim, comprei aqui mesmo com um user do fórum, a primeira impressão e de ser um WC bem fraco.. visto os diversos outros que ja montei e testei... mas fui fazendo alguns testes e percebi que realmente é um baita CxB, podendo bater muitos air coolers.. so uma ressalva, com o cooler original de fabrica, ele é bem fraco mesmo... por isso irei mostrar testes que fiz com 2 fans: Thermaltake SmartFanII de 120CFM e um Rosewill de 88CFM(ambos usados no true copper tbm).
Sistema utilizado nos testes:
evga p55 FTW
i5 750 Gold(3Ghz-3.6Ghz-4.0Ghz-4.2Ghz)
Gskill ripjaws ddr3-2000
8400gs( se fosse uma outra mais forte, esquentaria a mobo e consequentemente o processador...)
Windows Seven X64 SP1
*Pasta térmica Arctic MX3
*Temp. ambiente de 25ºC
*Testes realizados com a tampa lateral aberta...
Antes, vou lembra-los que o Linx é hoje um dos programas mais pesados para estressar o processador, mais que o prime95 e orthos! Ou seja, temperaturas aqui mostradas em fullload jamais chegaria nisso em programas ou jogos, por mais pesados que eles sejam!
True Copper:
# 3ghz
min 31ºC
max 46ºC
Corsair H50:
# 3Ghz
min 28ºC
max 48ºC
Queria ressaltar um detalhe nesse teste setei 1.33v de vcore. Com o H50 usei apenas 1.27v, como medida de comprar o TDP máximo suportado pelo True copper.
True Copper:
# 3.6Ghz
min 34ºC
max 61ºC
Corsair H50:
# 3.6Ghz
min 31ºC
max 61ºC
Testes realizados sem o turbomode, ou seja todos os 4 cores a 4.2ghz !
True Copper:
# 4.2Ghz
min 35ºC
max 78ºC
Bom, acostumado a rodar meu processador a 4.2Ghz diários, ai me vem a surpresa, o Corsair H50 não aguentou ele a míseros 4200Mhz... filmei a primeira parte, quando para minha surpresa o sistema travou ao bater 85ºC..Tentei realizar o teste novamente dps de 20minutos, mas deu na mesma. Talvez com outro processador com uma voltagem menor que os que utilizei (1.42v) o Corsair H50 aguente, mas nesse caso, não recomendo, e olha que muitos precisam de 1.42v para estabilizar esse processador a 3.8Ghz !
Corsair H50:
# 4.2Ghz
min 35ºC
max 85ºC "aborted"
Tendo o problema acima descrito, refiz o teste em 4Ghz com apenas 1.35v, ai sim o Corsair H50 segurou tranquilamente.
Corsair H50:
# 4.0Ghz
min 35ºC
max 76ºC
Wprime é um programa bem interessante, pois ele simula desde a velocidade de calculo do processador como a estabilidade do mesmo, aqui usei o de estabilidade, onde o uso mostra o dia a dia, usando programas pesados e jogos, ou seja temperaturas aqui mostradas demonstram a temp real durante o uso de programas diversos e jogos, diferente do linx que força o processador acima do uso normal dele no dia a dia.
True Copper:
# 3Ghz
min 29ºC
max 42ºC
Corsair H50:
# 3Ghz
min 30ºC
max 49ºC
True Copper:
# 3.6ghz
min 32ºC
max 49ºC
Corsair H50:
# 3.6Ghz
min 34ºC
max 55ºC
True Copper:
# 4.2Ghz
min 34ºC
max 68ºC
Corsair H50:
# 4.2Ghz
min 37ºC
max 75ºC
Extra:
Enquanto convertia um dos vídeos, filmei a temp do Corsair H50 na renderização no Sony Vegas 8 pro:
#4Ghz
min 34ºC
max 61ºC
* Temperaturas podem variar 3ºC para mais ou para menos, dependendo da refrigeração do se gabinete. E da temperatura ambiente
Bom, dps irei fazer alguns testes com o fan original de fabrica, para terem uma noção maior da diferença de temperatura...E dps posto mais fotos tbm
Conclusão:
Pelo preço oferecido, o Corsair H50 é um baita refrigerador para o sistema, porém, é de vital importância que troque o cooler ou se possivel coloque outro , ainda mais pensando no overclock, ele perdeu para o o True copper como todos outros air coolers perdem: quando a dissipação de calor é muito grande, não tem como bater no copper nesse quesito, e isso foi comprovado quando coloquei o mesmo a 4.2Ghz e a diferença de um para o outro foi de 10ºC
Qualquer coisa so perguntar!
Última edição por Eraldo Freitas; 21-02-10 às 00:27.
Só troquei meu Copper pq o peso dele na horizontal com o PC indo quase todo fim de semana para sala não dava. Entrou o Corsair H50 com o Scythe 110CFM, super leve o Corsair e possui um excelente desempenho.
esse cooler é muito bom, mas como ele é muito pesado, deve danificar a mobo com o tempo (se ela estiver na vertical)
O True é sim, demais... e fica mais forte ainda quando é mais exiigido.. e com fan mais forte... E danificar, não danifica nem daqui 100 anos.. é so estar bem preso a mobo e ele na mobo... é questao de física mesmo, o peso dele nao força a mobo mas sim, ficaom um conjunto só.. que nem vgas de 2KG na mobo, é presa no gabinete, a mobo nao sente peso algum..
Postado originalmente por danterx8
Parabéns pelo topico. Esse fight true vs H50 deu um caldo bom, hein? ehehehhe
Valeuuuuu!! E da sim hehehe
Postado originalmente por LeBaldi
Muito bom Dinho... otimo comparativo
Agora... e se o radiador fosse maior?? Vi em forum gringo q o cara colocou 2 desses em sequencia... e disse q teve belos ganhos hehehehe
Brigadao cara!!
E se fosse maior, seria um pouco melhor sim.. mas a bomba dele seria a mesma e o block tbm.. e pelo que senti, pela bomba ser junto com o block ajuda demais isso.. nao tem toda aquela circulação.. é uma ideia que as grandes fabricantes de peças de WC poderiam pensar com carinho... E qual o link desse cara ai.. quero da uma olhada rsrsrs
esse cooler é muito bom, mas como ele é muito pesado, deve danificar a mobo com o tempo (se ela estiver na vertical)
Acho que não tem como danificar a MoBo fera, se o proprietário colocar todos os parafusos na MoBo.
.
.
Embora o Corsair H-50 não seja melhor que o "True Cooper", sua praticidade, exclusão de manutenção e tamanho reduzido pesam bastante na hora de escolher um refrigerador para o processador.
.
.
Eu tenho um Hyper 212 Dual Fan, e é um sacrilégio quando tenho que colocar o último parafuso superior na MoBo, ou mesmo pra limpar.
.
.
Parabéns mesmo pelo tópico, muito bem organizado.
Acho que não tem como danificar a MoBo fera, se o proprietário colocar todos os parafusos na MoBo.
.
.
Embora o Corsair H-50 não seja melhor que o "True Cooper", sua praticidade, exclusão de manutenção e tamanho reduzido pesam bastante na hora de escolher um refrigerador para o processador.
.
.
Eu tenho um Hyper 212 Dual Fan, e é um sacrilégio quando tenho que colocar o último parafuso superior na MoBo, ou mesmo pra limpar.
.
.
Parabéns mesmo pelo tópico, muito bem organizado.
Sim.. exatamente... a instalação de ambos são parecidos na fixação, mas foi bem mais facil instalar o block do H50...
Outro detalhe o calor gerado pelo processador é guardado direto no radiador, ou seja, fica longe do processador, por isso em rotações baixas dos coolers as temp ficam melhores do que no true.. claro, isso em idle e com fan no minimo..
humm.. rapaz desmontaram ele todo ali asuhasasuhasuhasuh sensacional.. a engenharia dele é demais, o cara deve ter tido um trabalhão pra colocar o fluido de volta.. putzz
Mas deve ficar melhor mesmoo trocaram ate a mangueira ali.. ahahaha
Parabéns peol review Dinho!
Achei que com bons fans, o H50 fosse um pouco melhor..
Então o H50 teria praticamente o mesmo desempenho de um TRUE normal ou Black?
Poxa, curti mto essa investida da Corsair. O H50 tem um projeto mto inovador e pra quem curte casemod ele da um baita visual legal!
Mas como vc disse, p adicionar bons fans vc vai ter q desembolsar mais uns cento e poucos reais pois bons fans nao sao baratos.
Marcadores