+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 21 de 21
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Poder de Reputação
    10

AMD divulga mais detalhes sobre o Fusion

A AMD apresentou durante a ISSCC (Internation Solid State Circuits Conference) mais detalhes sobre sua primeira 'APU' (Accelerated Processing Unit), de codinome Llano, que integra CPU e GPU no mesmo chip, finalmente dando forma ao há muito anunciado projeto Fusion.

O chip Llano será feito no novíssimo processo SOI de 32nm com materiais High K e Metal Gates da Global Foundries, integrará 4 núcleos 'Stars' (codinome da arquitetura dos Phenom II) e uma GPU DirectX 11. A AMD antecipa que embora o lançamento esteja previsto para 2011 (ainda sem firmar uma data ou pelo menos em qual trimestre), mas as primeiras amostras serão disponibilizadas ainda no primeiro semestre de 2010!

O objetivo de uma APU é unir reduzir as dificuldades no desenvolvimento da próxima geração de performance computacional. Como demonstra o slide acima, o desenvolvimento de processadores single core foi gravemente freado por limitações em consumo e complexidade de design.

Processadores multi core (com 2 ou mais núcleos) apresentam uma curva de projeção de desempenho mais suave, mas ainda são limitados pelo consumo, além da oferta de software que se beneficia de paralelismo e problemas como 'escalabilidade' (aproveitamento dos núcleos disponíveis).

Finalmente, um sistema heterogêneo (com CPU e GPU, em vez de só CPUs) tem as vantagens de aproveitar a arquitetura abundantemente paralelizável e energeticamente eficiente das GPUs. O único ponto negativo é o modelo de programação (que já deveria mudar de qualquer jeito).

Entre os detalhes avançados do desenvolvimento do chip revelados pela AMD está um arrojado sistema de gerenciamento de energia com 95 sensores digitais que monitoram o consumo de pontos críticos, permitindo que o chip reaja rapidamente a mudanças de comportamento. Foi implementado um sistema de 'power gating to ground' permitindo desligar completamente núcleos inteiros, além de uma série de aperfeiçoamentos se comparado aos sistemas dos concorrentes. O resultado é uma redução de pelo menos 10 vezes no desperdício de energia por fugas de corrente.

Até o sistema de distribuição do sinal de clock dentro do chip foi completamente projetado para evitar desperdício de energia. Segundo a AMD, seu mapa 'pouco populado' consome a metade da energia dos tradicionais mapas 'totalmente populados'.

O Llano foi desenvolvido principalmente para notebooks e deverá concorrer com os processadores Intel da arquitetura Sandy Bridge (também monolítico CPU quad core + GPU feito em 32nm), que tem lançamento marcado para o primeiro trimestre de 2011. A AMD pretende oferecer processadores que operam a mais de 3GHz, com 0.8 a 1.3 volts, o que deve proporcionar um consumo de 2.5 a 25 watts, aproveitando seu arrojado sistema de gerenciamento de energia para implementar um sistema semelhante ao Turbo Boost dos processadores Intel Nehalem/Westmere, podendo também acelerar a GPU conforme a possibilidade/necessidade.

Fontes: anandtech - techpowerup - arstechnica (Tirado FórumPCs)
    Post Original: fabrgome
    FUS RO DAH!
    Dovahkiin Dovahkiin, Naal ok zin los vahriin, Wah dein vokul mahfaeraak ahst vaal. Ahrk fin norok paal graan, Fod nust hon zindro zaan, Dovahkiin Fah hin kogaan mu draal!
    PC 1 i7 2600k @ 4.6 - H80 - 8 GB DDR3 2133 - SLI GTX 580 - MSI Big Bang - Somente Games!
    PC 2: PII 965 BE @ 3.8 - H50 - GB DDR3 1600 - 5870 - Crosshair III Formula - Delphi, .NET, MSSQL, Oracle
    Se eu morasse sozinho, minha casa seria um puteiro.

Data de Ingresso
    Dec 2009
    Poder de Reputação
    0
    Agora sim que a AMD vai começar a brigar pra valer, demoro mas antes tarde do que nunca, 2011/2012 que a briga vai ficar boa.

Data de Ingresso
    Sep 2008
    Poder de Reputação
    5
    É essa semana eu tive vendo uma resportagem de um americano gerente da Intel ele falando sobre a proxima litrografia de 22nm que já está nos planos..Agora a AMD tem que pelo menos lançar no começo de 2011..
    Phenom II x6 1090t 3.2/ M4A785TD V- EVO/ Gskill Rapjaws red 1600Mhz/ Velociraptor 300Gb/ Samsung 1Tb/ Geforce 9800gx2/ Windows Server Enterprise SP2 32x/Samsung Xl2370

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Poder de Reputação
    0
    O futuro tá chegando e a AMD tem em suas mãos uma chance fantástica de mudar o rumo das coisas. Vamos ver.

Data de Ingresso
    Dec 2009
    Poder de Reputação
    0
    Citação Postado originalmente por panda49 Ver Post
    O futuro tá chegando e a AMD tem em suas mãos uma chance fantástica de mudar o rumo das coisas. Vamos ver.
    é só ela não ser ignorante se ela voltar a ficar por cima como fez contra o P4 e investir bastante

Data de Ingresso
    Sep 2005
    Poder de Reputação
    18
    Vamos ver se o Fusion faz frente a essa IGP fraca da Intel e seja revolucionária também em outros quesitos.
    PC1 Core I5 2500k, Gigabyte Z68,G.Skill 1600Mhz 2x2GB, GTX570 , C3 Tech 750W
    100 Dias com a Carboxiterapia Capilar e Intradermoterapia - Contra a Calvície
    Siga-me com noticias quentes em um blog cheio de novidades Soufly3xtr3m3.blogspot
    VENDO - GTX480 R$750/Akasa Nero R$50/Crucial Ballistix R$90/Speedtouch TG508 R$20
    Adrenaline.com.br > Moderador > Placas-de-Video > Hardwares > Overclock > Hardware Mix

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Poder de Reputação
    0
    Citação Postado originalmente por MZO/BKD Ver Post
    é só ela não ser ignorante se ela voltar a ficar por cima como fez contra o P4 e investir bastante
    Não é tão simples assim. Os recursos estão aí, a AMD detém uma tecnologia de GPU muito superior a Intel e pode tirar proveito disso. Se vai tirar ainda não sabemos, pois o Pentium 4 e o Celeron eram processadores horrorosos e continuaram a frente de seus processadores. Então realmente tá longe de ser simples. Mas certamente esse é o grande momento da AMD, creio eu.

Data de Ingresso
    Aug 2005
    Poder de Reputação
    32
    Acho que eu ainda nao consegui entender... Corriga-me ou explique-me se caso eu estiver errado.

Vai ter um CPU que é ao mesmo tempo GPU? Ou seja, as placas que nós vimos nos notebooks nao vai mais existir? Vai ser só CPU e GPU no mesmo?
    Sua avaliação é IMPORTANTE! Não/Gostou do meu Post? Não/Te ajudei? Qualifique-me abaixo, em "Qualificar Post"!
    Dragon Serie:
    AMD Phenom II 955 3.2Ghz B.E. - Zalman CNPS9900 - ASUS M4A79T-Deluxe - OCZ Gold 2x2Gb DDR1333 - Sapphire AMD 4890 Vapor-X 1GB GDDR5 - HD Seagate 160GB SATA II - HD Samsung 320GB SATA II - Seventeam 700W EAD - LCD LG Flatron E2350V LED - Case Chieftec BH - CoolerMaster Musketeer - Samsung DVD-R/RW 18x - X-Fi Xtreme Gamer Fatal1ty Pro - SO Windows Seven x64 - Logitech X-230 2.1 - Microsoft LX 3000 - Microsoft Wired KB 600 - Mouse A4Tech X7 - Logitech Rumblepad 2
    [ Adrenaline.com.br > Super Moderador ]

Data de Ingresso
    Jul 2009
    Poder de Reputação
    4
    Fusion sera diferente do Bulldozer correto ? se for isso mesmo gostaria de saber se nele ira ter o SMT (simultaneous multi-threading technology) que vai ser implantado nos Bulldozer para poder brigar com o HyperThreading da Intel.
    PC1= Phenom II 965 - Corsair H70 - Gtx 460 - 2x2 Ocz Gold 1600Mhz - HD 250 + 320 + 500 - 7Team 750W Modular - Akasa Freedom x2 - Kit Wii P/ PC -
    PC2= Athlon 5200 - Hybrid CF HD3200 + HD3450 - 3Gb DDR2 - HD 40 + 20 - CM 550W - Placa de TV - Video k7 P/ Conversão - Gab Generico

Note I3 370M - 14 Led - 2Gb DDR3 - HD 320
    / Compro Guitarra para PC Com ou Sem Fio

Data de Ingresso
    Jun 2006
    Poder de Reputação
    8
    É essa a chance da AMD de se consolidar de vez no mercado, e entrar na briga pra valer no mercado de notebook/netbooks.
    Ela tem um GPU anos luz a frente do da intel, e pelo tempo que se ouve falar desse fusion, parece ser algo muito bom mesmo!
    HP-DM4 2050US 14''/ Corei3 2310M 2.1GHZ / 4GB DDR3 1333 / HD 640 GB / Windows 7 Home Premium 64bits
    HTPC - Athlon II 250 / ASUS M3A78-EM / 4GB DDR2 800 / HD Seagate 7200.12 500GB
    Microsoft Xbox 360 Arcade (Jasper) - HD 60GB + TV 42" LCD Full HD LG Infinita - 42LD650 / Apple iPhone 4 16GB
    Vamos Vamos Meu Timão, Não Para de Lutar!! Vai Corinthians !!

Data de Ingresso
    Nov 2007
    Poder de Reputação
    10
    Citação Postado originalmente por Gargula Ver Post
    Acho que eu ainda nao consegui entender... Corriga-me ou explique-me se caso eu estiver errado.

Vai ter um CPU que é ao mesmo tempo GPU? Ou seja, as placas que nós vimos nos notebooks nao vai mais existir? Vai ser só CPU e GPU no mesmo?
    Mais ou menos...

Na verdade o Fusion é o "Clarkdale da AMD", mas com uma diferença, ao invés de serem 2 dies separados (um CPU e outro GPU) como ocorre no Intel Clarkdale, o Fusion será Single Die (CPU e GPU no mesmo die, escritos juntamente no mesmo pedaço da bolacha) e segundo a AMD, com esse recurso é possível utilizar o GPU como um "auxilio" ao CPU (e talvez até vice versa), programando ambos para coexistirem entre si.

Essa idéia do Fusion já vem "cozinhando" desde a união da AMD com a ATI, e na verdade esse foi o principal motivo da AMD comprar a ATI.
    Mas como nem tudo são rosas, as litografias da época e atuais são não o suficiente para comportar um chip desse port, e o consumo/dissipação térmica seria muito elevado, além do chip provavelmente ficar muito grande.
    Com a chegada da litografia em 32nm, a AMD garante o patamar ideal para finalmente a produção e lançamento do Fusion, o jeito agora é aguardar.
    P7P55D Deluxe - Core i5 760 @ 4Ghz + Zalman 9700 Led - 2x 2GB DDR3 1600Mhz Corsair XMS3 Plat
    Crossfire HD4890 1GB GDDR5 - WD Velociraptor WD1500HLFS 150GB - Samsung 103UF 1TB 32MB
    Samsung 2232BW - Corsair 620HX - Creative X-FI Titanium - CM690

Data de Ingresso
    Sep 2005
    Poder de Reputação
    18
    Citação Postado originalmente por Gargula Ver Post

CPU+GPU no mesmo DIE, não se faz o uso da GPU, mas se você não quiser, ainda poderá instalar uma off tranquilamente.

Citação Postado originalmente por MyLoveCrazy Ver Post
    Fusion sera diferente do Bulldozer correto ? se for isso mesmo gostaria de saber se nele ira ter o SMT (simultaneous multi-threading technology) que vai ser implantado nos Bulldozer para poder brigar com o HyperThreading da Intel.
    Ligeiramente diferente, mas ainda deve haver SMT, retira-lo das novas arquiteturas seria um retrocesso.
    PC1 Core I5 2500k, Gigabyte Z68,G.Skill 1600Mhz 2x2GB, GTX570 , C3 Tech 750W
    100 Dias com a Carboxiterapia Capilar e Intradermoterapia - Contra a Calvície
    Siga-me com noticias quentes em um blog cheio de novidades Soufly3xtr3m3.blogspot
    VENDO - GTX480 R$750/Akasa Nero R$50/Crucial Ballistix R$90/Speedtouch TG508 R$20
    Adrenaline.com.br > Moderador > Placas-de-Video > Hardwares > Overclock > Hardware Mix

Data de Ingresso
    Oct 2009
    Poder de Reputação
    3
    Ae fiquei feliz . Eu sempre acreditei e acredito na AMD, acredito que isso tudo poderá ser um grande sucesso!

Abraços.
    Placa Mãe ASUS M4A77TD AM3 / Processador AMD Phenom II X6 1075 3,0GHz / Gráficos AMD Radeon HD 6770 1GB GDDR5 XFX / Memórias Kingston 2x2GB DDR3-1333 + Dissipador Akasa / HD Seagate ST31000528AS 1TB SATA II 7200rpm / HD Externo WD MyPassport 500GB / Energia Antec Eco 620c 80PLUS Bronze /

Data de Ingresso
    Nov 2009
    Poder de Reputação
    10
    Se a AMD conseguir aliar isso a um bom marketing, conseguirá bater de frente com a Intel.

Eu mesmo comprei um 965 agora; tenho um amigo meu com i7 920 em Stock, e, sinceramente, não vimos diferença alguma entre um e outro. O que um ganha, o outro perde e vice-versa.

Mas essa notícia é só da AMD, a Intel com certeza tem suas cartas na manga.
    FUS RO DAH!
    Dovahkiin Dovahkiin, Naal ok zin los vahriin, Wah dein vokul mahfaeraak ahst vaal. Ahrk fin norok paal graan, Fod nust hon zindro zaan, Dovahkiin Fah hin kogaan mu draal!
    PC 1 i7 2600k @ 4.6 - H80 - 8 GB DDR3 2133 - SLI GTX 580 - MSI Big Bang - Somente Games!
    PC 2: PII 965 BE @ 3.8 - H50 - GB DDR3 1600 - 5870 - Crosshair III Formula - Delphi, .NET, MSSQL, Oracle
    Se eu morasse sozinho, minha casa seria um puteiro.

Data de Ingresso
    Jun 2009
    Poder de Reputação
    3
    Estou torcendo muito pra que isso de certo que aih a briga vai esquentar muito.
    Mobo M4A88T-M, Processador AMD Athlon II x2 260 @ 3.440Ghz , FonteAntec 520W ECO 520C, VGA GTX550Ti , Memorias 2x2GB Kingston DDR3 @ 1432mhz, HD Seagate500GB+Maxtor 160GB, Gabinete NZXT:M59

Gostou do meu post ? Então clica na estrelinha alí em baixo e me qualifica

Data de Ingresso
    Oct 2009
    Poder de Reputação
    3
    Citação Postado originalmente por dcvitoria Ver Post
    Se a AMD conseguir aliar isso a um bom marketing, conseguirá bater de frente com a Intel.

Eu mesmo comprei um 965 agora; tenho um amigo meu com i7 920 em Stock, e, sinceramente, não vimos diferença alguma entre um e outro. O que um ganha, o outro perde e vice-versa.

Simplesmente você gasta menos energia que o seu amigo, o seu processador tem uma dissipação melhor, entre outros detalhes. Eu vi testes na Internet que quando vai se aumentando as resoluções, os AMD vão se dando melhor (os Phenom II perante aos Intel), eu mesmo não sei se é verdade mas acredito, pois saiu no Tom's Hardware, Planeta da Informática...

Sei que o seu 965 custa menos que o 720 e tem as vantagens que eu citei.

Abraços.
    Placa Mãe ASUS M4A77TD AM3 / Processador AMD Phenom II X6 1075 3,0GHz / Gráficos AMD Radeon HD 6770 1GB GDDR5 XFX / Memórias Kingston 2x2GB DDR3-1333 + Dissipador Akasa / HD Seagate ST31000528AS 1TB SATA II 7200rpm / HD Externo WD MyPassport 500GB / Energia Antec Eco 620c 80PLUS Bronze /

Data de Ingresso
    May 2009
    Poder de Reputação
    3
    Let's begin the fight!

Eu gostei dessa idéia de CPU+GPU do mesmo DIE.
    C2D E7400 @ 2.8GHZ + ZOGIS 8400GS + 2GB DDR2 SAMSUNG @ 800MHZ + PlayStation 2 (SCPH-90006 NTSC-J + Matrix Clone 1.93)

Qualificações e Bad Reports são importantes.

Data de Ingresso
    Apr 2009
    Poder de Reputação
    3

Claro que tem diferença, no SO e na maior parte dos jogos não tem, mas por exemplo corra 3dmarks e programas pesados, jogos como GTA IV ou DiRT2 e veja as diferenças...

Numa coisa concordo, o i7 920 consome mais que o 965, portanto temos o i7 860 e o i5 750 que são dois processadores melhores que o AMD 965 em tudo e consomem menos e aquecem menos também.
    Última edição por rodrigoxv; 10-02-10 às 21:07.
    Intel Core i5 750| PowerColor HD5850| Antec Nine Hundred| Samsung 500GB F3| Asus P7P55D| Gskill DDR3 PC10666 4GB Ripjaws Cl9 | Corsair VX-550W| Noctua NH-U12P SE2| LG W2243S-PF| Windows 7 Ultimate x64

GFWL ID: roddigo
    Rockstar Social Club: rodrigoxgta
    Youtube Channel:www.youtube.com/TheRodrigogames

Data de Ingresso
    Oct 2009
    Poder de Reputação
    3
    Citação Postado originalmente por rodrigoxv Ver Post
    Claro que tem diferença, no SO e na maior parte dos jogos não tem, mas por exemplo corra 3dmarks e programas pesados, jogos como GTA IV ou DiRT2 e veja as diferenças...

Numa coisa concordo, o i7 920 consome mais que o 965, portanto temos o i7 860 e o i5 750 que são dois processadores melhores que o AMD 965 em tudo e consomem menos e aquecem menos também.
    o 965 da AMD e o i5 da Intel são praticamente iguais, como assim melhores em tudo? Do jeito que você está dizendo parece que o 965 leva um coro pro i7 860 e pro i5 750.

Data de Ingresso
    Oct 2009
    Poder de Reputação
    3
    "O que um ganha, o outro perde e vice-versa".
    Cara, desculpa, mas essa salvou meu dia . Hoje foi tenso auehaae.

Sobre o Fusion, tudo indica que sim, mas só pra confirmar, vai ser necessária um chipset específico pra utilizar essas CPUs da mesma forma que ocorre com os Clarkdale?
    Asus M4A79T Deluxe # Athlon II X2 240 @ 2,8Ghz (Stock) # Radeon HD 5870 1Gb @ 850/1200 Mhz (Stock) # 2x 2Gb DDR3 1.333Mhz 8-8-8-24 # Corsair TX750w.
    Samsung T220 + LG 42LH30FR
    --------------------------------------
    "Besser schweigen und als Narr erscheinen, als sprechen und jeden Zweifel beseitigen".

Data de Ingresso
    Sep 2009
    Poder de Reputação
    3
    OLha que joinha que encontrei do XBIT sobre o THUBAN parece que o ano de 2010 vai ser tenso...

AMD Thuban terá sistema parecido com o Turbo Boost
    Os processadores multicore (com pelo menos dois núcleos) já não são novidade há um bom tempo, mas parece que a maioria dos programas ainda não se acostumou muito bem com a ideia de poder aproveitar vários núcleos. Enquanto este cenário não melhora, a Intel implementou na sua arquitetura Nehalem uma técnica para aproveitar melhor os núcleos que efetivamente estiverem trabalhando, desligando os núcleos ociosos e utilizando sua quota de energia para acelerar os que estão em uso. Esse recurso é conhecido como Turbo Boost.
    Agora o site X-bit labs relata que fontes próximas à AMD confirmam que o chip Thuban, de 6 núcleos, da empresa contará com um sistema semelhante. Não há muitos detalhes sobre o recurso, por enquanto conhecido como C-state performance boost. Espera-se que seja totalmente controlado por hardware, permitindo que funcione em qualquer sistema operacional, desligando (ou pelo menos reduzindo a frequência) os núcleos que não estão em uso e fazendo um ligeiro overclock nos que estão, de fato, trabalhando.

Os processadores Thuban (provavelmente chamados de Phenom II X6) serão lançados no segundo trimestre desse ano para o socket AM3 e deverão funcionar nas placas mãe AM3 e AM2+ já disponíveis no mercado, requerendo apenas uma atualização de BIOS, só não é claro ainda se esse modo Turbo funcionará em todas as placas.

FONTE DO XBITLABS

Texto em português

Última edição por Malcon; 11-02-10 às 00:04.

Marcadores

Permissões de Postagem