| | | -
Core i5 750 + SLI GTX 285 - Stock vs OC em Jogos Bom, como pudemos conferir no review anterior, Core i5 750 + GTX 285 - Stock vs OC em Jogos, o i5 750 é um processador muito forte para jogos, onde, mesmo mantido em Stock, ele praticamente não oferecia gargalo a uma VGA do porte da GTX 285, visto que os ganhos quando o processador era overclockado para 3.6 GHz não eram tão grandes assim.
No review de hoje, vamos ver como ele se comporta não com uma, mas, com duas GTX 285 trabalhando em SLI.
Como soluções multi-GPU costumam demandar um maior poder de processamento, dessa vez, além de fazer testes em 3.6 GHz, também serão feitos testes a 4.0 GHz, para avaliar a necessidade, ou não, de se trabalhar a esse clock quando usando o SLI. Pequena reflexão acerca de multi GPU realizado a 8x/8x Costumam-se levantar suspeitas sobre a performance dos Lynnfield quando usando multi GPU, pelo fato deste ser feito a 8x/8x, frente aos Bloomfield que o fazem a 16x/16x.
Colegas de fórum que também tenham um SLI de GTX 285, porém com alguma CPU do soquete 1366, poderiam postar testes nas mesmas condições em que os meus serão feitos, para que possamos avaliar se essa diferença existe, e se é significativa. Configurações do sistema Os testes serão feitos na resolução nativa do meu monitor, 1680 x 1050, com o Core i5 750 como "veio ao mundo", em Stock com Turbo Mode ativado, e com overclocks para 3.6 GHz e 4.0 GHz.
As VGAs utilizadas foram duas GTX 285, da fabricante XFX, mantidas com seus clocks Stock, 648 MHz para o Core, 1476 MHz para os Shaders, e 1242 MHz para as Memórias, que operam em modo DDR, ou seja, a 2484 MHz.
O driver de vídeo utilizado foi o GeForce 195.62 WHQL, com todas as suas opções mantidas nos padrões, de modo que nada foi forçado nos jogos, qualquer configuração de qualidade foi feita nele próprio.
O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium 64 bits, original, e atualizado até a data dos testes. Configuração completa | COOLER MASTER CM 690 | CORSAIR CMPSU-750TX | EVGA P55 FTW | INTEL Core i5 750 Rev. B1 cooled by NOCTUA NH-U12P with NOCTUA NT-H1 |
| G.SKILL Ripjaws 2 x 2 GB DDR3-2000 9-9-9-27 | XFX GeForce GTX 285 1024 MB @ SLI | SOUND BLASTER X-Fi XtremeGamer with ZALMAN ZM-RS6F |
| WESTERN DIGITAL Caviar Black 1 TB + Caviar Green 1 TB | ASUS DRW-20B1LT | SAMSUNG SyncMaster 2233RZ with NVIDIA 3D Vision |
| MICROSOFT Comfort Curve Keyboard 2000 | LOGITECH G5 Laser Mouse | STEELSERIES QcK Mini | LOGITECH NASCAR Racing Wheel | MICROSOFT Xbox 360 Controller |
| MICROSOFT Windows 7 Home Premium 64 bits | Batman: Arkham Asylum v1.1 Configurações  Resultados  Crysis v1.2 Configurações   Resultados  Crysis Warhead v1.1 Configurações   Resultados  Far Cry 2 v1.3 Configurações   Resultados  Lost Planet: Extreme Condition - Demo Configurações  Resultados  Race Driver: GRID v1.3 Configurações     Método utilizado Benchmark usando FRAPS na corrida e carro indicados acima.
A câmera usada foi a de dentro do carro, e o piloto era controlado pela própria CPU.
O bench foi iniciado no momento em que o conta-giros começa a se mexer, e foi encerrado no momento em que a tela escurece ao final da corrida, antes do Replay. Resultados  Resident Evil 5 - Benchmark Version Configurações  Resultados  Conclusões
Os gráficos meio que já falam por si só.
Se com uma única GTX 285 o usuário podia se dar ao luxo de manter o i5 750 em Stock, sem comprometer de forma significativa a sua jogabilidade, com duas delas em SLI, se não quiser ver o seu investimento desperdiçado, é praticamente obrigatório o uso de overclock na CPU.
Em alguns casos, o gargalo provocado pelo uso da CPU em Stock chega a ser surreal, provocando até ganhos mínimos quando comparados ao uso de uma VGA só, o que vai totalmente de encontro ao intuito de quem monta um SLI.
A boa notícia para quem tem um i5 750, é que os testes também deixam claros que não há necessidade de se manter a CPU a 4.0 GHz para que o SLI funcione a pleno vapor, visto que na maioria dos casos o ganho foi ínfimo comparado a 3.6 GHz.
Com isso, podem-se usar tensões menores, o que acarreta em menor consumo e menor aquecimento.
Nesse clock, não se torna necessário o uso de nenhum cooler a ar extravagante, pois, um bom cooler de média performance já dá conta tranquilamente.
É isso, pessoal.
Espero que o tópico ajude a aqueles que tenham dúvidas sobre o comportamento dos Lynnfield ao se utilizar multi GPU.
Falando por mim, estou plenamente satisfeito com cada centavo investido nele. 
Um abraço!
Última edição por HalJordanGL2814; 09-12-09 às 21:59.
“Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio Dele.” I João 4.9 http://ocolodopai.blogspot.com -
Agora que já vimos que 3.6 GHz é o clock ideal para o SLI, chegou a hora de brincar com filtros.  Crysis/Crysis Warhead Como os Crysis são um caso à parte em termos de performance, resolvi manter a sanidade, e usei o filtro AA em 4x.
Também usei o FRAPS durante os benchs do Crysis original, porque a medição dos FPS mínimos e máximos do jogo é bugadaça, sendo a leitura do FRAPS mais precisa.     Far Cry 2 Aqui já deu pra abusar um pouco mais, usando o filtro AA em 8x.
Mantive os testes em Very High, porque, juro por Deus, apesar de ser um cara muito fresco (ui!), nunca consegui ver nada de diferente entre Ultra High e Very High, que não seja a perda desnecessária de FPS provocada pelo Ultra High.  Resident Evil 5 Aqui eu resolvi mandar a sanidade às picas, e avacalhei logo, metendo um filtro AA no modo 16xQ, que é o mais alto permitido pelo jogo.  Dá pra ver que, mesmo assim, as taxas de FPS são ótimas, oferecendo uma jogabilidade extremamente confortável.
Última edição por HalJordanGL2814; 09-12-09 às 23:27.
“Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio Dele.” I João 4.9 http://ocolodopai.blogspot.com -
Hal, sei que não tem nada a ver, mas posso postar alguns testes aqui? -
O que eu posso falar desse tópico? Com a qualidade by HalJordan, só poderia estar mais do que detalhado, show de bola mais uma vez.
Minha EX (ou não hehe) GTX285 ta rendendo bem pelo visto né Tião? 
Parabéns pela paciência, tópicos assim só ajudam a somar. Off-topic: Acho que achei uma solução para o meu problema cara, vou testar mais uns dias para definir.
Abraço. Intel I7 2600 K @ 4.8ghz cooled by Antec Kühler 920 | Gigabyte GA-P67A-UD7-B3 | eVGA GTX 580 | 2x2GB Corsair Dominator GT 2133mhz BenQ XL2410T 120hz | Seventeam 850W Z-AF | AeroCool BX-500 Evil Black | Intel X25-M SSD 2x120GB RAID 0 + Seagate 1TB 7200.12 Razer Carcharias by Plantronics 777 USB | Razer Blackwindow | Microsoft Intellimouse 1.1 by Razer Kabuto | Virtua 100MB -
 Postado originalmente por faganello Hal, sei que não tem nada a ver, mas posso postar alguns testes aqui? Fique à vontade!   Postado originalmente por healer O que eu posso falar desse tópico? Com a qualidade by HalJordan, só poderia estar mais do que detalhado, show de bola mais uma vez.
Minha EX (ou não hehe) GTX285 ta rendendo bem pelo visto né Tião?
Parabéns pela paciência, tópicos assim só ajudam a somar. Off-topic: Acho que achei uma solução para o meu problema cara, vou testar mais uns dias para definir.
Abraço. Valeu, conterrâneo! 
Rapaz, a danada aguentou essa cambada de testes, que foram todos feitos hoje, e não deu problema nenhum.
Pelo que tô vendo nossas EX vão trocar de dono mesmo. 
Tomara que você consiga contornar o teu problema por aí.
Um abraço! “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
muito bom, estava querendo saber isso mesmo. Estou para comprar uma 5850, e to achando que aumentar o over não vai fazer diferença nenhuma. Melhor assim mesmo.
Não sei se é impressão minha, mas só eu achei esses sli de gtx 285 abaixo do esperado? i5 2500k @ 4.6 ghz  Sapphire 5850 @ 775 mhz  4 GB 1600 mhz super talent  Gigabyte P67 UD4  -
SLI de 285 é forte demais, belo tópico HalJordan. Teria como fazer os testes do Crysis com filtros? Core I5 750 | Asus P7P55D LE | Sapphire HD 6870 | Corsair XMS3 2x2GB DDR3 1600MHZ | Samsung 320gb + Seagate 500gb + WD 1tb | Corsair vx550w | CM 690 | Logitech X-530 Nintendo DSi  -
 Postado originalmente por HalJordanGL2814 Fique à vontade!  Vou postar do Lost Planet, não sei se o meu tá alto, o seu tá baixou o ambos...
EDIT: Viajei legal aqui .. hahuaehuae.. Olhei o do FC2 pensando que era Lost Planet, não vou nem postar pra não passar vergonha.. haeiheuahieha.. =]
Última edição por faganello; 09-12-09 às 22:15.
-
Excelente tópico parabens...
Sei que não tenho I5 mas tenho o SLI de GTX285, se aceitar posso postar alguns teste para enriquecer o tópico...
OFFTOPIC: Uma coisa que percebi também é que I5 necessita de muito mais Voltagem do que I7 para se manter estável em 4.0, porquê o meu aqui mantenho a 4.0 com v.core de 1.27 passando por todo Stress Test que conheço.
Estou me baseando no que você postou no forum Club do SLI.
Última edição por anderson_act; 09-12-09 às 22:38.
CPU Intel Core I7 950 @ 4.2Ghz HT ON / HydroCooler Corsair H70 / Motherboard ASUS Rampage II Extreme / Memória Corsair Dominator 1600Mhz 6GB Triple Channel Cas7 / GPUs?????????????? / MONITOR-TV Samsung P2470HN 24 Full HD / HD 3X Seagate SATA II 500Gb 2X RAID0 7200.12 / DVD-RW LG Sata II / Case Cooler Master HAF-X / PSU Corsair HX1000 / Teclado A4Tech G800 / Joystick Xbox360 For Windows / Mouse Logitech G500 / Mouse Pad Razer Goliathus Control / Caixas de Som Logitech X-540 5.1 / Velox 10MB -
Ótimo review, obrigado por compartilhar conosco 
Qual sua opinião sobre a questão do calor gerado por duas VGAs encostadinhas uma na outra? Tem como postar uma fotinha do interior do gabinete?
[]´s -
 Postado originalmente por sdfsdfsdf SLI de 285 é forte demais, belo tópico HalJordan. Teria como fazer os testes do Crysis com filtros? Pode esperar que já, já chega!   Postado originalmente por anderson_act Excelente tópico parabens...
Sei que não tenho I5 mas tenho o SLI de GTX285, se aceitar posso postar alguns teste para enriquecer o tópico...
OFFTOPIC: Uma coisa que percebi também é que I5 necessita de muito mais Voltagem do que I7 para se manter estável em 4.0, porquê o meu aqui mantenho a 4.0 com v.core de 1.27 passando por todo Stress Test que conheço.
Estou me baseando no que você postou no forum Club do SLI. Seria ótimo, anderson!
Principalmente porque aí a gente tinha como quantizar se há mesmo diferença entre 8x/8x e 16x/16x.
Quanto ao vCore é isso mesmo.
Nessa primeira revisão, os Lynnfield tão fominha de tensão.  Postado originalmente por japamd Ótimo review, obrigado por compartilhar conosco
Qual sua opinião sobre a questão do calor gerado por duas VGAs encostadinhas uma na outra? Tem como postar uma fotinha do interior do gabinete?
[]´s Valeu, japinha! 
Rapaz, até nisso a EVGA P55 FTW é FTW! 
O layout dela deixa um espaço vazio entre as duas, praticamente igual ao de uma outra GTX 285, ou seja, tem ventilação de sobra.
Pra você ter idéia, as temperaturas das placas em SLI são idênticas a de uma única placa dentro do gabinete.
A boa ventilação do CM 690 também ajuda muito nisso. “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
Bele review Jordan.
Abraço, Tony M. Já que a felicidade é tão incerta, que ela seja incerta num lugar bom!" - Armandinho i5 2500K | H₂O 620 | TZ68A+ | HD6850 | 8GB 1600MHz | HDD 1TB | ST-550P-AM -
Que show esse SLI de GTX 285 *.*! Pena que falta $ pra fazer um desses! Gostei muito dos testes, parabéns! Loading... -
agora sim, eu estava vendo os graficos anteriores com uma GTX só e pensei que já fossem os testes com sli. Por isso estranhei o desempenho. i5 2500k @ 4.6 ghz  Sapphire 5850 @ 775 mhz  4 GB 1600 mhz super talent  Gigabyte P67 UD4  -
Isso eu posso confirmar... o mesmo acontece aqui coma 295 e com as 280's. i7 2600K @ 4.2Ghz - Asus Maximus IV Extreme - 8GB DDR3 1600Mhz - SLI NVIDIA GeForce GTX 560Ti  -
Otimo review... Bom saber que de 3.6 pra 4.0 muda muito pouco.. i7 920 D0 @ 3.8 Chilled by CoolerMaster N620 Asus P6T Deluxe V2 XFX HD5870(900/1300)
6GB OCZ 1600 Seventeam 750W 640GB (RAID0) Seagate Barracuda HAF-932 26LU50FR(TV 26" Full HD LG) Mouse Microsoft 3000 (S/F) -
 Postado originalmente por HalJordanGL2814 O layout dela deixa um espaço vazio entre as duas, praticamente igual ao de uma outra GTX 285, ou seja, tem ventilação de sobra. Cara, primeiro queria agradecer pelo exelente review. E sobre esse espaço vazio, vi umas imagens e do jeito que você falou, só usando o primeiro e o terceiro PCI-E, é isso mesmo? Se for, a VGA não roda a 4x não?
Ah, tem como rodar o Crysis Warhead no VH com filtros no map Avalanche (Acho que é isso, o do gelo) ?
Abraço. steam - TF2 // Q3A // Q3A CPMA -
Hum otimo tópico,hal por gentileza vc poderia fazer os testes do crysis na resolução de 1440x900 AA4x com sua cpu a 3.6 sli ativo? PhenomII X6 1075T@3.7 cooled by TT Frío | 3x2 gb Corsair xms2@800mhz 5-5-5-15 | XFX 6950 | ECS A780GM-A Ultra | OCZ 700W Stealthxstream | Som Creative Inspire A500 5.1 | Samsung SyncMaster P2470HN Full HD | MICROSOFT - Xbox 360™ Controller | CM Storm Sentinel Advanced | TT Challenger Pro | CM Storm Weapon Choice | Cooler Master 690 pure edition -
Em primeiro lugar parabéns pela dedicação cara!
Mandou muitissimo bem! Vou fazer uns testes pra ver se o Q9550 rende bem a 3.6 tb.
Nessa época é mto quente, manter diario a 4.0 ta osso! rsrsrs
Outra coisa, vc nao tem o GTA IV não?
Seria uma boa pois é CPU bound total!
De resto parabens cara! Mandou bem demais! NVKX www.fabricionovak.com Core I7 920 @ 4.0Ghz | Corsair H70 + Scythe Ultrakaze 2000 | Asus Rampage III Extreme | 6X2 Gb OCZ 1600Mhz | GTX480 SLI | CORSAIR TX850W | 3Tb storage | HAF-X | | Dell UD2711 | Logitech X-540 | Razer Arctosa + DeathAdder -
Aeeeee Parceiro muito bom o review, isso prova que não tem necessidade alguma de elevar o i5 a 4.0Ghz, a 3.6Ghz ele da conta sem problemas para empurra o SLI 
Abraço! -
Nossa, Jordinha. Esse seu SLI de GTX 285 é forte d+. Esse core i5 então. *_*
Como está a descompactação de arquivos? Bem mais rapida?
E que evolução. 
De um E8400 + 9800GTX para um SLi de GTX 285 e um Core i5.
Abração. -
Hal, tá usando aí 3600 diários? -
Muito bom o review, HalJordanGL2814. Muito mesmo.
Tenho o i5 aqui também, mas deixo em 4Ghz! Outro dia baixei pra 3.6Ghz pra fazer uns testes e quase chorei! EU senti uma diferença muito grande no Windows, só de carregar já demorou mais e também quando dava alt+tab nos jogos!
Mais uma vez, parabéns pelo tópico!
grande abraço Intel Core i5 2500K || Asus P8P67-M || G.Skill 8Gb(2x4Gb) DDR3 2133Ghz || Diamond HD6990 ||
2xSeagate 250Gb 16mb (RAID0) || ASUS DRW-2014L1T || Logitech G9 || Logitech Z-5500 || HT Omega Claro Plus+
Tt 750W || Tt Armor A30 || SAMSUNG LN32B550 32" FullHD || OC @ 4.5Ghz 1.28v || Corsair H50
Steam ID: _kelm_ || XFire: kelmv -
Muito bom, parabens cara, os testes foram muito bons e o sistema está show. Intel i5 2500K@4.8ghz - Thermalright Venomous X - Asus P8Z68-V Pro - 2x4GB G.Skill Sniper 1866 - Sapphire 6950@900/1325 2GB - Raid0 2TB 7200.12 - LG 32LH20FR FullHD IPS - Corsair TX750W - CM-690 - ZM-MFC2 - Plantronics 777 5.1 - X-530 - Cockpit + Volante G27
Escuderia SUL-BRASIL - #90 - www.escuderiasulbrasil.com.br -
Obrigado a todos pelos elogios e pelo reconhecimento do trabalho, que não foi pouco!   Postado originalmente por onkeltomangelripper Cara, primeiro queria agradecer pelo exelente review. E sobre esse espaço vazio, vi umas imagens e do jeito que você falou, só usando o primeiro e o terceiro PCI-E, é isso mesmo? Se for, a VGA não roda a 4x não?
Ah, tem como rodar o Crysis Warhead no VH com filtros no map Avalanche (Acho que é isso, o do gelo) ?
Abraço. É assim mesmo, usando o 1º e 3º slots.
Mas, desse modo, ambas trabalham a 8x.
O 2º slot, que seria para uma placa PhysX dedicada é que trabalha a 4x. 
No gelo tem o mapa Avalanche e o Frost, seria qual?
Se for o primeiro, eu só acho legal se for o demo flythrough, porque no demo normal a AI fica ativa, e aí o resultado de cada loop sai diferente do anterior.  Postado originalmente por Jhoe555 Hum otimo tópico,hal por gentileza vc poderia fazer os testes do crysis na resolução de 1440x900 AA4x com sua cpu a 3.6 sli ativo? 1440 x 900 o meu monitor não pega.
Pode ser em 1280 x 1024?
Os resultados são bem semelhantes.
E quais seriam os testes exatamente?
Em High/Gamer ou Very High/Enthusiast?
Do Crysis ou do Warhead?  Postado originalmente por nvkx Em primeiro lugar parabéns pela dedicação cara!
Mandou muitissimo bem! Vou fazer uns testes pra ver se o Q9550 rende bem a 3.6 tb.
Nessa época é mto quente, manter diario a 4.0 ta osso! rsrsrs
Outra coisa, vc nao tem o GTA IV não?
Seria uma boa pois é CPU bound total!
De resto parabens cara! Mandou bem demais!  Tenho GTA IV, sim, mas, pelo menos aqui, apesar da barrinha do SLI indicar que ele está ativo, os FPS não mudaram nada.
Estranho que eles não sobem, mas também, mesmo que eu ative o 3D Vision, eles não caem. 
O GTA é muito louco mesmo.  Postado originalmente por AdrB-Vitor Nossa, Jordinha. Esse seu SLI de GTX 285 é forte d+. Esse core i5 então. *_*
Como está a descompactação de arquivos? Bem mais rapida?
E que evolução.
De um E8400 + 9800GTX para um SLi de GTX 285 e um Core i5.
Abração.  Comparado com o E8400, a descompactação tá mais rápida, sim.
Quanto à evolução, foram muitas horas de aula, de trabalho e dedicação, e muita graninha economizada, em prol de um hobby que eu adoro.   Postado originalmente por faganello Hal, tá usando aí 3600 diários? Hell, yeah! “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio Dele.” I João 4.9 http://ocolodopai.blogspot.com
Permissões de Postagem