Um pequeno comparativo em alguns jogos, na resolução nativa do meu monitor, 1680 x 1050, entre o Core i5 750 como "veio ao mundo", em Stock com Turbo Mode ativado, e com overclock para 3.6 GHz.
A VGA utilizada foi uma GTX 285, com seus clocks Stock, 648/1476/1242.
Versão do driver de vídeo foi o GeForce 195.62 WHQL, mantido em Default.
Ou seja, nada foi forçado nos jogos, qualquer configuração de qualidade foi setada ingame.
Sistema operacional é o Windows 7 Home Premium 64 bits, original, e atualizado até a data dos testes.
Configuração completa do sistema
| COOLER MASTER CM 690 | CORSAIR CMPSU-750TX | EVGA P55 FTW | INTEL Core i5 750 Rev. B1 cooled by NOCTUA NH-U12P with NOCTUA NT-H1 |
| G.SKILL Ripjaws 2 x 2 GB DDR3-2000 9-9-9-27 | GALAXY GeForce GTX 285 1024 MB | SOUND BLASTER X-Fi XtremeGamer with ZALMAN ZM-RS6F |
| WESTERN DIGITAL Caviar Black 1 TB + Caviar Green 1 TB | ASUS DRW-20B1LT | SAMSUNG SyncMaster 2233RZ with NVIDIA 3D Vision |
| MICROSOFT Comfort Curve Keyboard 2000 | LOGITECH G5 Laser Mouse | STEELSERIES QcK Mini | LOGITECH NASCAR Racing Wheel | MICROSOFT Xbox 360 Controller |
| MICROSOFT Windows 7 Home Premium 64 bits |
Configuração da BIOS da EVGA P55 FTW utilizada no Overclock
Frequency/Voltage Control
Memory Configure
DRAM SPD [Standard]
DRAM Frequency [1333 MHz (2:10)]
tCL [9]
tRCD [9]
tRP [9]
tRAS [27]
tRFC [88]
tRRD [6]
tFAW [63]
tRTP [6]
tWR [10]
tWTR [6]
Command Rate [2]
Back-to-Back CAS Delay [Auto]
CHA Round Trip Latency [51]
CHB Round Trip Latency [53]
CPU Configuration
Hardware Prefetcher [Enabled]
Adjacent Cache Line Prefetch [Enabled]
MPS and ACPI MADT ordering [Modern ordering]
Max CPUID Value Limit [Disabled]
Intel(R) Virtualization Tech [Disabled]
Execute-Disable Bit Capabili [Enabled]
Active Processor Cores [All]
A20M [Disabled]
Dummy O.C [Disabled]
CPU Multiplier Setting [18]
CPU Frequency Setting [200]
PCIE Frequency Setting [100]
QPI Frequency Selection [4.270 GT/s]
MCH Strap [Auto]
Extreme Cooling [Disabled]
EVGA VDroop Control [With VDroop]
Bootup CPU VCore [1.28750 V]
Eventual CPU VCore [1.28750 V]
DIMM Voltage [1.45 V]
Bootup CPU VTT [1.200 V]
Eventual CPU VTT [1.200 V]
PCH [1.050 V]
CPU PLL [1.800 V]
Demais ajustes em Default.
Vamos, então, aos testes.
Batman: Arkham Asylum
Configurações
Resultados
Crysis
Configurações
Resultados
Crysis Warhead
Configurações
Resultados
DiRT 2 - Demo
Configurações
Resultados
Far Cry 2
Configurações
Resultados
Grand Theft Auto IV
Configurações
Método utilizado Benchmark usando FRAPS no percurso abaixo.
Método utilizado Benchmark usando FRAPS na corrida e carro indicados acima.
A câmera usada foi a de dentro do carro, e o piloto era controlado pela própria CPU.
O bench foi iniciado no momento em que o conta-giros começa a se mexer, e foi encerrado no momento em que a tela escurece ao final da corrida, antes do Replay.
Resultados
Resident Evil 5
Configurações
Resultados
"E por hoje é só, pessoal!"
Um abraço!
“Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio Dele.” I João 4.9 http://ocolodopai.blogspot.com
como sempre, GTA extremamente guloso com o processador.
Na maioria dos cenarios parece não ter feito muita diferença, o que é ótimo, mostra que o i5 dá conta de uma placa parruda até mesmo em stock.
Só achei estranho o Grid aí. Esse jogo deve rodar melhor nas ATIs, não é? Porque eu usando uma 4850 e com essa mesma configuração, 1050p aa 4x, também faço minimo de 60 frames e média de 80, porém meu teste foi em outra pista (Milan).
Se ve que na maioria dos jogos exceto GTA IV a diferença foi muito pouca.. um proc de 2.66Ghz stock nao faz feio contra 3.8Ghz
O i5 é mesmo muito forte.
Acredito que o OC apresentaria ganhos mais expressivos se fosse usado multi GPU.
De uma só, mesmo em Stock, ele já manda muito bem.
Postado originalmente por ChapeuDePalha
como sempre, GTA extremamente guloso com o processador.
Na maioria dos cenarios parece não ter feito muita diferença, o que é ótimo, mostra que o i5 dá conta de uma placa parruda até mesmo em stock.
Só achei estranho o Grid aí. Esse jogo deve rodar melhor nas ATIs, não é? Porque eu usando uma 4850 e com essa mesma configuração, 1050p aa 4x, também faço minimo de 60 frames e média de 80, porém meu teste foi em outra pista (Milan).
É o que tudo indica, que no GRID as ATI têm uma performance bem superior às NVIDIA.
o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio Dele.” I João 4.9 http://ocolodopai.blogspot.com
Hal vou fazer uma pergunta que não tem muito haver com o tópico....eu sei que vc ja teve e8400 e q9550, visando desempenho apenas em jogos, vc acha que vou ter ganhos nos jogos trocando meu e8400 rodando a 4.2 por um q9550 rodando a 3.8? Vou pro PY em março de 2010 e talvez eu pegue um combo i5, mas tambem queria saber de vc se compensa e se vou ter ganhos em jogos vlw.
Isso tambem quer dizer por exemplo que meu Q8200 stock nao daria gargalo tambem com a minha 9600gt?
Aqui eu uso Q6600 em stock, não sinto nenhuma diferença. E essa coisa de gargalo, penso eu que só existe caso você tenha uma VGA parruda em um processador bem mais fraco(masteroftheobvius), quando se tem uma configuração equilibrada não aumenta nem 1% do clock.
Última edição por Michel027; 01-12-09 às 17:28.
Powered up BY Intel Core i5-2500k | MSI P67A-C45 | Geil Value Plus 2x2GB DDR3 1600MHZ | Sapphire HD6870 | NZXT Tempest Evo | Corsair CX500V2 500W Steam: M1ch3ls Xfire: michel64 Live: SickMichel027
Hal vou fazer uma pergunta que não tem muito haver com o tópico....eu sei que vc ja teve e8400 e q9550, visando desempenho apenas em jogos, vc acha que vou ter ganhos nos jogos trocando meu e8400 rodando a 4.2 por um q9550 rodando a 3.8? Vou pro PY em março de 2010 e talvez eu pegue um combo i5, mas tambem queria saber de vc se compensa e se vou ter ganhos em jogos vlw.
Opa, tudo bom?
Rapaz, eu nunca tive o prazer de usar um Q9550.
Pulei do E8400 direto para o i5.
Mas, pelo pouco que vi, quando se trata de jogos, e o uso de uma única VGA, um Q9550 tá no mesmo nível de um i5, quando usados num mesmo clock.
Baseado nisso, posso te dizer o seguinte.
Se você fizer essa mudança, só vai sentir diferença em jogos que façam uso massivo de quatro núcleos.
Dos vários que testei aqui, os únicos que apresentaram uma mudança significativa na jogabilidade foram GTA IV, Prototype, e Ghostbusters.
Em SHIFT e GRID, a jogabilidade com o E8400 já era muito boa, apresentando ocasionais quedinhas nos frames, que sumiram com o uso do i5.
Em todos os outros, incluindo aí Crysis/Warhead, Far Cry 2, Resident Evil 5, Batman: AA, dentre outros, não mudou absolutamente nada.
Então, cabe a você avaliar quais são os tipos de jogo que você costuma jogar, e ver se vale a pena investir num quad agora, ou esperar até que o uso massivo dele em jogos se torne maior, e partir logo para uma nova arquitetura.
Uma coisa é inegável, um E8400 a 4.2 GHz ainda é um puto de um processador para jogos.
Um abraço!
Postado originalmente por diego_sale
Isso tambem quer dizer por exemplo que meu Q8200 stock nao daria gargalo tambem com a minha 9600gt?
Não necessariamente.
Cada conjunto CPU + VGA tem o seu ponto de equilíbrio.
Cabe ao usuário fazer testes, e identificar qual o ponto ideal em que a sua CPU deve trabalhar para que a sua VGA tenha o maior rendimento possível.
Ou, em poucas palavras, não dá pra generalizar, pois, cada caso é um caso.
Ou, em poucas palavras, não dá pra generalizar, pois, cada caso é um caso.
O comentario mais sensato sobre o assunto que já vi nesse forum. É incrivel como o pessoal gosta de recomendar Quad Core a 3.8ghz não interessando se é uma 4650 ou uma GTX 295.
Core I5 750 | Asus P7P55D LE | Sapphire HD 6870 | Corsair XMS3 2x2GB DDR3 1600MHZ | Samsung 320gb + Seagate 500gb + WD 1tb | Corsair vx550w | CM 690 | Logitech X-530
Parabéns Hal, muito bom os resultados (achei muito pouca a diferença entre Stock e Over, exceto os já conhecidos hehe) e sempre nos mostrando excelentes reviews !!!
Pena não ter uma máquina equivalente pra fazer comparações com seus testes !!!
Aqui eu usava meu Q6600 @ 3.2GHz e memórias 800MHz 4-4-4-10, um dia desses sem fazer nada, resolvi colocar tudo em Stock e até agora não vi diferença nenhuma, No Batman AA continua rodando com tudo no Talo e com 60FPS Cravados (Ainda que coloquei um Mod que abilita o AA até 8XQ no Batman).
No RE5 também quase nenhuma diferença.
OverClock agora só quando eu sentir necessidade.
Abraço!
Laptop 1 = Acer 4745: Intel Core I5 450M - 4GB DDR3 - HD 500GB - 14" LED - Intel HD Graphics 128MB
Laptop 2 = LG A530: Intel Core I7 i7-2670QM - 6GB DDR3 - HD 750GB - 15,6" HD LED 3D - Nvidia GT550M 2GB - Leitor Bluray
Desktop = Intel Q6600 @ 3.4GHz - 8GB DDR2 @ 850MHz 4-4-4-10 - HD 6.000GB - Samsung 32" Full HD 1080P + AOC 19" LCD - ATi HD4870
2X Master 12" 150W RMS + HDS 360 USB - Plantronics GameCom 377 - Xbox 360 60GB - Nokia N8 16GB
"Respeite quem o ajudou, não abandone seu tópico!"
Bom, tirei o escorpião do bolso, e resolvi matar a minha secura de ter pela primeira vez na vida um SLI.
Comprei uma XFX GeForce GTX 285 1024 MB ao Megas aqui do fórum por um preço bacana.
Deve tá comigo até segunda.
As Fermi ainda vão demorar a sair, DX11 ainda não mostrou a que veio, então vou satisfazer minha vontade entusiasta e ver qual vai ser a desse i5 750 junto com o SLI de GTX 285.
Vou refazer esses mesmos testes, com a CPU em Stock e com OC, só que agora com o SLI.
Aguardem novidades.
Parabéns pela compra Hal, estou esperando anciosamente os testes !!!!
PS: Que SLI monstro hein
Postado originalmente por GVSPFC
Maravilha amigo Lanterninha. É isso ae, tem que "se" dar um presente de vez em quando. Aguardando esses testes.
Acho que valeria até com o SLi subir o over pra 4.0ghz para ver realmente qual o ganho dos i**** com multi gpu.
Valeu, povo!
Eu vou analisar isso mesmo, como é que o SLI vai escalar, à medida que o clock do i5 for subindo.
Em termos de temps e voltagens, 3.6 GHz foi o valor ideal que encontrei.
3.8 GHz até dá pra arriscar.
Mas, 4.0 GHz nesse meu chip é insano pro dia a dia, até pra benchs eu fico com medo das tensões que chegam quase a 1.45 V.
E sempre tive a impressão de que a CPU saturava de tanta tensão, porque ela chegava até a ter uma pequena perda de performance quando comparada à 3.6 GHz.
Mas, vamos ver o que é que rola.
Finalmente consegui montar tudo aqui e quero tirar amanhã (sábado) para fazer uns testes, poucos no início, é verdade, mas acho que poderão contribuir um pouco.
Poderia postar no belíssimo tópico novo do SLi do Hal, mas como foge do meu caso (1 GTX285 só) resolvi colocar aqui.
Em princípio testarei o Resident Evil 5 e FarCry 2 no Win 7 Ultimate devidamente atualizado.
A forma que testarei será:
1) i7 860 stock + GTX285 stock;
2) i7 860@3.9Ghz + GTX285 stock;
3) it 860 stock + GTX285@702/1512/2600, e,
4) i7 860@3.9Ghz + GTX285@702/1512/2600.
Infelizmente minha GTX285 é ruinzinha de over, qualquer coisa acima disso é travada certa, mas, já é alguma coisa.
Aproveito pra perguntar quem tá testando FarCry2 e já jogou.
Joguei ele muito no WinXP, avançando até uns 60% aproximadamente, no entanto, por compromissos parei e não joguei mais.
Alguém sabe se os saves do WinXP funcionam no Win7? Qual a pasta onde se localizam os saves no Win7?
Valeu galera, abraços.
Vendas realizadas: -Intel Corei7 920 para chantal2007
- KIT G.Skill 2x1Gb DDR2 800MHz. VENDIDA para (Top)_Gui
- MSI GTX 260 OC 896mb - VENDIDA para Fins
- AuzenTech AZT-XPCINE 7.1 Channels PCI Interface X-Plosion 7.1 Cinema - VENDIDA para Terror_Inc.
- HD5870 Vendida para chantal.
Boa, Gabriel! (É gabriel, né? Toda vez eu esqueço...)
Vai ser bom pra gente analisar até que ponto o uso do HT pode, ou não, trazer algum favorecimento no desempenho dos jogos.
Os savegames do Far Cry 2 ficam na pasta C:\Users\Seu Nome\Documents\My Games\Far Cry 2\Saved Games.
Um abraço!
Bom, com um pouco de atraso, feito as pressas, sem gráficos e screens, coloco alguns dados.
Ainda tá incompleto, mas confesso que, por estar numa correria desgraçada neste final de ano (trabalho/família/vida social!!!) é bem provável (95%) de que só vá complementar/melhorar os testes no ano que vem.
Então galera, sei que tá feio, etc, mas costumo ser prático, então, alguns resultados estão aí.
Vou tentar ainda completar o RE5 e colocar algum do Batman, que ainda tenho de comprar.
Não prometo pra este ano.
No mais, estou bastante satisfeito com a plataforma, roda absolutamente tudo a contento.
No WinXp não senti diferença do Q9550 pro i7 860, mas no Win7 senti uma diferença razoável. Até gostaria de saber de alguém que tenha testado no WinXP e Win7 estes 2 processadores pra saber se mais alguém sentiu mudanças.
Portanto é isso, já desejando um ótimo natal, uma abençoada passagem de ano, e, que 2010 traga muitas vitórias a todos aqui.
Grande abraço,
Gabriel.
Última edição por GVSPFC; 14-12-09 às 00:43.
Vendas realizadas: -Intel Corei7 920 para chantal2007
- KIT G.Skill 2x1Gb DDR2 800MHz. VENDIDA para (Top)_Gui
- MSI GTX 260 OC 896mb - VENDIDA para Fins
- AuzenTech AZT-XPCINE 7.1 Channels PCI Interface X-Plosion 7.1 Cinema - VENDIDA para Terror_Inc.
- HD5870 Vendida para chantal.
Então... um core i5 é uma boa compra para quem quer Full HD jogos bem definidos, e multi tarefes? ou é mais aconselhavel um Quad core? (Sou novo na área de processadores XD) agradeço a ajuda
Então... um core i5 é uma boa compra para quem quer Full HD jogos bem definidos, e multi tarefes? ou é mais aconselhavel um Quad core? (Sou novo na área de processadores XD) agradeço a ajuda
Mas, o i5 é quad core!
Acho que você tá se referindo a um Core 2 Quad, né?
Bom, em todo caso, i5 é bom pra tudo!
Marcadores