+ Responder ao Tópico
Página 6 de 53 PrimeiroPrimeiro ... 4567816 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 126 a 150 de 1310
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Poder de Reputação
    5
    Ae, pessoal foi abençoado mesmo, hehehe, eu acho que fui amaldiçoado.... Estava usando com o over da assinatura e tava tudo em cima, rodei linx com o máximo de memoria e foi de boa. Crente que o over tava estável. Só que essa semana pra ca, o pc começou a congelar, resetar do nada. Efim, comecei a testar aqui no mesmo clock, só que subindo a voltagem, tentei até agora 1.28windows e 1.31 full no linx, reparei que o vtt influencia e muito esse resultado, com o vtt em 1.20 na bios e em full no linx , 1.18 no windows, o linx reiniciou no 2 loop. subi então para 1.22 o vtt, 1.21 full no linx e o teste quase foi, resetou o pc faltando 3 testes de 20. Enfim, to quase desistindo de over. Mas ainda quero tentar uma ultima vez. Por isso, pesso além da opinião dos mais experientes. E aproveitando, gostaria que se possivel, o pessoal colocasse como na tabela abaixo, os valores de voltagens que usam no dia a dia no seu respectivo clock diário. Isso vai servir como parametro penso eu para uma comparação e ajudar também. Segue ai, e desde já, muito obrigado pela atenção.

Clock = 3.7 - 195x19

Bios:
    Vcore= 1.28v
    VTT = 1.22
    PCH = 1.05
    PLL = 1.80
    Vdimm = 1.65

Windows:
    Vcore =1.28v
    VTT = 1.20
    PCH= 1.03
    PLL= 1.80
    Vdimm= 1.63

Full Stress:
    Vcore =1.31v
    VTT = 1.21
    PCH= 1.03
    PLL= 1.80
    Vdimm= 1.63

Without vdroop
    C1e, speed Step, Intel VT, Turbo mod off
    É isso ai pessoal, quem puder postar os seus resutados nessa tabela ai, ficarei grato, assim como quem tiver algo a acrescentar.
    [ ASRock Z68 Extreme4 Gen3 ] [ Intel Core i5 2500K ] [ Corsair H100 ] [ Corsair Vegeance LP - 8Gb ] [ MSI N560GTX-Ti Twin Frozr II/OC - SLI ] [ Corsair SSD F³ 60 + 2x Western Digital CB 500 ]
    [ Antec TP-750 ] [ Corsair Obsidian 650D ] [ LG 32" 32LD460 ] [ Everglide DKT Aluminum Keyboard ] [ Razer Orochi / Kabuto ] [Microsoft Xbox360 Black Controller ] [ Vibemix UB 2.2 ]
    [Origin/Steam - spectrus77]

Data de Ingresso
    Apr 2009
    Poder de Reputação
    4
    Citação Postado originalmente por fredz Ver Post
    Ae, pessoal foi abençoado mesmo, hehehe, eu acho que fui amaldiçoado.... Estava usando com o over da assinatura e tava tudo em cima, rodei linx com o máximo de memoria e foi de boa. Crente que o over tava estável. Só que essa semana pra ca, o pc começou a congelar, resetar do nada. Efim, comecei a testar aqui no mesmo clock, só que subindo a voltagem, tentei até agora 1.28windows e 1.31 full no linx, reparei que o vtt influencia e muito esse resultado, com o vtt em 1.20 na bios e em full no linx , 1.18 no windows, o linx reiniciou no 2 loop. subi então para 1.22 o vtt, 1.21 full no linx e o teste quase foi, resetou o pc faltando 3 testes de 20. Enfim, to quase desistindo de over. Mas ainda quero tentar uma ultima vez. Por isso, pesso além da opinião dos mais experientes. E aproveitando, gostaria que se possivel, o pessoal colocasse como na tabela abaixo, os valores de voltagens que usam no dia a dia no seu respectivo clock diário. Isso vai servir como parametro penso eu para uma comparação e ajudar também. Segue ai, e desde já, muito obrigado pela atenção.

Clock = 3.7 - 195x19

Bios:
    Vcore= 1.28v
    VTT = 1.22
    PCH = 1.05
    PLL = 1.80
    Vdimm = 1.65

Windows:
    Vcore =1.28v
    VTT = 1.20
    PCH= 1.03
    PLL= 1.80
    Vdimm= 1.63

Full Stress:
    Vcore =1.31v
    VTT = 1.21
    PCH= 1.03
    PLL= 1.80
    Vdimm= 1.63

Without vdroop
    C1e, speed Step, Intel VT, Turbo mod off
    É isso ai pessoal, quem puder postar os seus resutados nessa tabela ai, ficarei grato, assim como quem tiver algo a acrescentar.

Clock = 3.8, 200x19

Bios:
    Vcore= 1.362 ( 1.360 windows full é idle)
    VTT/ IMC = 1.25v
    PCH = 1.05
    PLL = 1.80
    Vdimm = 1.65
    Última edição por Darth; 20-01-10 às 14:50.
    I5 750 @ 4.3ghz + GTX560TI Battlefield 3 Darth-gtx

Data de Ingresso
    Dec 2008
    Poder de Reputação
    4
    Eu consegui algo parecido a 4Ghz.

Clock = 4Ghz, 200x20

Vcore = 1.3625v
    IMC = Auto. (Não fiz over nas memos, por isso deixei em auto)
    PCH = 1.10v
    PLL = 1.9v
    DRAM = 1.6v
    Asrock P67 Fatality Professional | Core i7 2600K @ 4.8Ghz [1.385v] | V6GT
    Corsair Dominator GT 4GB [2000Mhz] @ 2133Mhz | HIS 5870
    Extream 650W | Razer Lycosa | Logitech G9x
    Samsung SyncMaster 24TA550 Samsung SyncMaster 2232BW
    Cooler Master CM690
    Logitech X530
    GVT 35MB

Data de Ingresso
    Apr 2008
    Poder de Reputação
    7
    Ola pessoal, sou novato em over nessa nova plataforma 1156

Algum usuario aqui do forum possui combo parecido para me ajudar, com imagem de bios, valores e tals.

Agradeço a ajuda

Data de Ingresso
    Feb 2008
    Poder de Reputação
    7
    Clock = 4.0, 20*200

Bios, na A39..A51 ficou horrivel...
    Vcore= Não lembro na bios, dava 1,292v em full load.. (usava o bootup diferente do windows)
    VTT = 1,20v
    PCH = 1.05
    PLL = 1.90
    Vdimm = 1.45 @ 1200 (maldito multiplicador).

EDIT:

eVGA P55 FTW
    censored

Data de Ingresso
    Apr 2008
    Poder de Reputação
    5
    Obrigado por responderem pessoal.

Tô vendo o pessoal usar cpu pll em 1.90v, alguém sabe qual a função dele exatamente?

Rafael, com as memorias em 1600 ou acima, seu vtt é o mesmo? 1.20? Já tentou usar vtt abaixo de 1.20v pra esses clocks de 1200 nas memórias?
    [ ASRock Z68 Extreme4 Gen3 ] [ Intel Core i5 2500K ] [ Corsair H100 ] [ Corsair Vegeance LP - 8Gb ] [ MSI N560GTX-Ti Twin Frozr II/OC - SLI ] [ Corsair SSD F³ 60 + 2x Western Digital CB 500 ]
    [ Antec TP-750 ] [ Corsair Obsidian 650D ] [ LG 32" 32LD460 ] [ Everglide DKT Aluminum Keyboard ] [ Razer Orochi / Kabuto ] [Microsoft Xbox360 Black Controller ] [ Vibemix UB 2.2 ]

Data de Ingresso
    Jul 2007
    Poder de Reputação
    9
    Vou deixar aqui o meu relato de como procedi até atingir a estabilidade do meu overclock.

Primeiro passo é entrar na BIOS e desativar as opções de economia de energia (C1E e SpeedStep) e o Turbo Mode, encontrar a opção da BIOS que determina a frequência do QPI Link e setá-la manualmente com o valor mais baixo.
    Usar um valor mais alto não traz ganho algum na performance, mas, pode exigir um maior valor de VTT/IMC dependendo do BCLK utilizado.

Depois, setar manualmente os valores de voltagens do PCH para 1.05 V e do PLL para 1.80 V, pois, valores maiores do que esses, em geral, não são necessários para BCLK de até 200 MHz.

Como a maior parte das memórias que o pessoal adquire são de frequências de 1600 MHz pra cima, isso torna obrigatório o aumento do valor do BCLK.
    Para um BCLK de 200 MHz, os multiplicadores dos Lynnfield disponibilizam três frequências de operação, 1200 MHz (6x), 1600 MHz (8x) e 2000 MHz (10x).

Acho que todo mundo já sabe disso, mas, uma coisa que pode dificultar o processo de OC são as latências das memórias.
    Deixando tudo em Auto, pode ocorrer da mobo configurar valores que causem instabilidade, o que ocorreu de forma catastrófica com a BIOS A51 da EVGA P55 FTW, que nem mesmo usando XMP configurava as latências corretamente.

Aqui eu fiz o seguinte, ativei o XMP deixando tudo em Auto, reiniciei o PC e entrei de novo na BIOS, anotei os valores que a mobo setou para cada latência, desativei o XMP, e fiz a configuração manual da frequência desejada, no meu caso de 2000 MHz, e das latências utilizadas, o que me garante maior controle sobre o que tá acontecendo.

De início setei manualmente a voltagem da memória para o valor determinado pelo fabricante, de 1.65 V, pra garantir que elas estariam estáveis.

Feito isso, é partir para estabilizar a voltagem do VTT/IMC, que está diretamente ligado ao valor do BCLK.
    Reduzi o multi da CPU para 15x, o que me dá um clock final de 3.0 GHz, setei manualmente o vCore para 1.25 V, que dá e sobra para esse clock, e fui aumentando passo a passo o valor da voltagem do VTT/IMC até atingir a estabilidade.

Para testar a estabilidade, como o clock era baixo, usei o LinX, cinco passos, usando toda a memória disponível.
    Assim, cheguei ao valor de 1.20 V na BIOS, para conseguir estabilidade.
    Em geral, para 200 MHz, são necessários valores entre 1.20 V-1.25 V.

Depois disso, fui tentar achar a menor voltagem possível para as memórias.
    Comecei com 1.30 V, e fui subindo gradativamente, até o sistema dar POST, e conseguir dar o boot pelo pendrive onde tava instalado o Memtest, programinha recomendadíssimo para fazer testes de memória.
    Descobri que minhas Ripjaws trabalham estáveis a 2000 MHz, com suas latências padrão, usando apenas 1.45 V.

Por fim, estabilizar o clock final desejado na CPU.
    Aí, não tem muito mais o que fazer.
    É ajustar o multi da CPU para o valor que você quer, e ir subindo o vCore manualmente, até conseguir dar boot, entrar no Windows, e rodar algum teste de estabilidade sem apresentar nenhum erro.

Como o LinX esquenta demais os Lynnfield, eu fico cabreiro de usar ele por muito tempo.
    Então, faço um teste com cinco passos, usando 2048 MB de RAM, até não apresentar erros.

Depois, para checar se tá tudo certinho mesmo, rodo o OCCT por umas 4 horas.
    Em geral, se passar por tudo isso, tá estável.

Um abraço!
    “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
    o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio Dele.”

I João 4.9
    http://ocolodopai.blogspot.com

Data de Ingresso
    Sep 2008
    Poder de Reputação
    4
    É uma pergunta meio noob, mas como não manjo muito de 1156.
    A foto abaixo é da BIOS de uma MSI P55 GD-80.

E tava vendo de acordo com esse img a mobo não tem a opção PLL, ou seria aquele PHC 1.8 (V)?

Data de Ingresso
    Jul 2007
    Poder de Reputação
    9
    É isso mesmo, PCH 1.8 = PLL.

Esses porras bem que podiam padronizar essas cacetas desses termos, né?

I João 4.9

Data de Ingresso
    Sep 2008
    Poder de Reputação
    4
    Citação Postado originalmente por HalJordanGL2814 Ver Post
    É isso mesmo, PCH 1.8 = PLL.

Esses porras bem que podiam padronizar essas cacetas desses termos, né?
    Verdade Hal, por que quem é leigo (assim como eu hehehehe) nesse novo socket meio que se perde, por que se não me engano a EVGA P55 FTW 200 mostra a opção como PLL. Podiam mesmo padronizar.

Data de Ingresso
    Jan 2009
    Poder de Reputação
    5
    Vou deixar aqui o meu relato de como procedi até atingir a estabilidade do meu overclock.

Primeiro passo é entrar na BIOS e desativar as opções de economia de energia (C1E e SpeedStep) e o Turbo Mode, encontrar a opção da BIOS que determina a frequência do QPI Link e setá-la manualmente com o valor mais baixo.
    Usar um valor mais alto não traz ganho algum na performance, mas, pode exigir um maior valor de VTT/IMC dependendo do BCLK utilizado.

Depois, setar manualmente os valores de voltagens do PCH para 1.05 V e do PLL para 1.80 V, pois, valores maiores do que esses, em geral, não são necessários para BCLK de até 200 MHz.

Como a maior parte das memórias que o pessoal adquire são de frequências de 1600 MHz pra cima, isso torna obrigatório o aumento do valor do BCLK.
    Para um BCLK de 200 MHz, os multiplicadores dos Lynnfield disponibilizam três frequências de operação, 1200 MHz (6x), 1600 MHz (8x) e 2000 MHz (10x).

Acho que todo mundo já sabe disso, mas, uma coisa que pode dificultar o processo de OC são as latências das memórias.
    Deixando tudo em Auto, pode ocorrer da mobo configurar valores que causem instabilidade, o que ocorreu de forma catastrófica com a BIOS A51 da EVGA P55 FTW, que nem mesmo usando XMP configurava as latências corretamente.

Aqui eu fiz o seguinte, ativei o XMP deixando tudo em Auto, reiniciei o PC e entrei de novo na BIOS, anotei os valores que a mobo setou para cada latência, desativei o XMP, e fiz a configuração manual da frequência desejada, no meu caso de 2000 MHz, e das latências utilizadas, o que me garante maior controle sobre o que tá acontecendo.

De início setei manualmente a voltagem da memória para o valor determinado pelo fabricante, de 1.65 V, pra garantir que elas estariam estáveis.

Feito isso, é partir para estabilizar a voltagem do VTT/IMC, que está diretamente ligado ao valor do BCLK.
    Reduzi o multi da CPU para 15x, o que me dá um clock final de 3.0 GHz, setei manualmente o vCore para 1.25 V, que dá e sobra para esse clock, e fui aumentando passo a passo o valor da voltagem do VTT/IMC até atingir a estabilidade.

Para testar a estabilidade, como o clock era baixo, usei o LinX, cinco passos, usando toda a memória disponível.
    Assim, cheguei ao valor de 1.20 V na BIOS, para conseguir estabilidade.
    Em geral, para 200 MHz, são necessários valores entre 1.20 V-1.25 V.

Depois disso, fui tentar achar a menor voltagem possível para as memórias.
    Comecei com 1.30 V, e fui subindo gradativamente, até o sistema dar POST, e conseguir dar o boot pelo pendrive onde tava instalado o Memtest, programinha recomendadíssimo para fazer testes de memória.
    Descobri que minhas Ripjaws trabalham estáveis a 2000 MHz, com suas latências padrão, usando apenas 1.45 V.

Por fim, estabilizar o clock final desejado na CPU.
    Aí, não tem muito mais o que fazer.
    É ajustar o multi da CPU para o valor que você quer, e ir subindo o vCore manualmente, até conseguir dar boot, entrar no Windows, e rodar algum teste de estabilidade sem apresentar nenhum erro.

Como o LinX esquenta demais os Lynnfield, eu fico cabreiro de usar ele por muito tempo.
    Então, faço um teste com cinco passos, usando 2048 MB de RAM, até não apresentar erros.

Depois, para checar se tá tudo certinho mesmo, rodo o OCCT por umas 4 horas.
    Em geral, se passar por tudo isso, tá estável.

Um abraço!
    valeu pelas dicas hal
    obrigado mesmo
    NZXT Vulcan | 3R System ICE AGE 500W | Asus Maximus III Gene | Intel Core i5 760 @4.0GHz 1.28V | Zalman CNPS 10X Flex + 2 ADDA A76GL
    Corsair XMS3 2x2GB 1600MHz | Palit GTX 570 Sonic Platinum | WD6402AAEX 640GB + WD7500AADS 750GB | LG GH22NS50 | Samsung 2233RZ

Data de Ingresso
    Apr 2008
    Poder de Reputação
    5
    Bom pessoal, depois de quebrar a cabeça aqui, acho que encontrei duas possíveis hipóteses que está ocorrendo no pc. Consegui estabilizar em 3.8, com 1,29vcore, 1,20vtt, demais em padrão. Estava desconfiado da memória pelos resets aleátorios, até mesmo no windows. Para chegar nesse clock, deixei o minimo no divisor da memoria, 6, que fez ela trabalhar em menos de 1200mhz, padrão 1600. Deixei as latencias e voltagens relaxadas tb, pra não dizer pádrão. Fui aos testes começando pelo linx e usando toda memoria disponivel, depois o teste de cpu do vantage, parece que não mas esse teste é paulera. Costuma passar pelo linx e não passar por ele. O teste foi bem sucedido. Antes para esse mesmo clock, usava 200x19, e divisor 8, o que deixava as memorias em 1560, e não rolava. Agora deixo em 190x20, e as memorias em 1520. Agora, a conclusão, das duas uma, ou essas memórias são uma porcaria e não funcionam como padrão e tem varios relatos na newegg, ou o i5 ou a evga tem problema com o multiplicador 8. O que acham?

Data de Ingresso
    Jul 2007
    Poder de Reputação
    9
    Rapaz, esse problema com multiplicador 8x é um mistério.

Não sei de quem é a culpa, só sei que a combinação EVGA P55 FTW + i5 750 + multi 8x, pelo menos com memórias G.SKILL e BCLK de 200 MHz não funfa aqui de jeito nenhum.

I João 4.9

Data de Ingresso
    Feb 2008
    Poder de Reputação
    7

Não sei de quem é a culpa, só sei que a combinação EVGA P55 FTW + i5 750 + multi 8x, pelo menos com memórias G.SKILL e BCLK de 200 MHz não funfa aqui de jeito nenhum.
    Nem aqui, pra variar... Funcionar até funciona, mas não reconhece a memória toda.
    censored

Data de Ingresso
    Feb 2008
    Poder de Reputação
    7

Nem aqui, pra variar... Funcionar até funciona, mas não reconhece a memória toda.
    censored

Data de Ingresso
    Apr 2008
    Poder de Reputação
    5
    To começando a apostar no blck 200 com o multiplicador 8. Até porque prefiro apostar nisso, do ter que gastar de novo com memória. Sem problemas até agora em 20x190, com 1520 nas memórias. Já joguei, comprimi arquivos grandes pelo 7zip, e nada de erro ou resets até o momento.

Data de Ingresso
    Feb 2008
    Poder de Reputação
    7
    Citação Postado originalmente por fredz Ver Post
    To começando a apostar no blck 200 com o multiplicador 8. Até porque prefiro apostar nisso, do ter que gastar de novo com memória. Sem problemas até agora em 20x190, com 1520 nas memórias. Já joguei, comprimi arquivos grandes pelo 7zip, e nada de erro ou resets até o momento.
    Vou testar assim em casa.. qual vcore ta usando ai?
    censored

Data de Ingresso
    Apr 2008
    Poder de Reputação
    5
    To usando para 3,8, 1.29 na bios, vtt 1,20, pch 1.05 e pll 1.80. vdimm 1.65

Data de Ingresso
    Sep 2009
    Poder de Reputação
    3
    Agora que eu vi esse tópico especifico, criei tópico atoa, vou deixa-lo morrer, e perguntar aqui mesmo.
    Estava pesquisando e li que Core I5 só aceita memória com voltagem 1,65v.
    E tava pesquisando também, e vi quanto é dificil achar algum site pra comprar memória que seja de marca boa com voltagem menor que 1,65.

Gostaria de saber se é verdade mesmo isso, e também o que acontece se colocar uma memória 1,8v (exemplo) na Placa Mãe com I5. E também, se puderem recomendar alguma memória (4GB) juntamente com o site, agradeceria.

Falows

Data de Ingresso
    Jun 2005
    Poder de Reputação
    9
    Alguem poderia me dar dicas de configuraçoes do i5 750 na formula maximus III coloquei 4.0 com 20x 200 de bclk mais nao sei configurar o restante...
    CMII- 690 l i5 2500k@4.8 vcore 1.35/Placa mãe ASUS Sabertooth p67 / creative xtreme xi-fi e X- 530 logitech l corsair h70 l teclado Tt chalenger pro e mousepad Tt l ddr3 1600 cosair vergeance 2x4gb l corsair hx 1000 wats l1 hd 500gb e 1 hd 2 tera segate l Monitor M2373WA l 6950 giga l Windows7 64 original / xbox 360 wireless + controle xbox360

Data de Ingresso
    Oct 2005
    Poder de Reputação
    21
    I2I3 Impacta OC Team
    Avell Titanium T6160: I7 2630QM - 8GB 1600MHZ - GT 540M - 500GB 7200RPM - FullHD * . * Acer Iconia A500: Tegra2 @1.2Ghz - 16GB+32GB MicroSD - 10.1 - 1GB Ram / HTC Inspire 4G 32GB ICS4.0
    My Facebook - Vendo: MSI X79A-GD65/HD5850 1GB/Logitech G15/Kit 8GB 1600

Data de Ingresso
    Apr 2009
    Poder de Reputação
    4
    Citação Postado originalmente por papamikear Ver Post
    Alguem poderia me dar dicas de configuraçoes do i5 750 na formula maximus III coloquei 4.0 com 20x 200 de bclk mais nao sei configurar o restante...
    Tenho uma P7P55D Deluxe, bios bem parecida com a sua... qual sua duvida exatamente ? creio que eu possa ajudar

Data de Ingresso
    Apr 2009
    Poder de Reputação
    4
    Citação Postado originalmente por Yahwek Ver Post
    Agora que eu vi esse tópico especifico, criei tópico atoa, vou deixa-lo morrer, e perguntar aqui mesmo.
    Estava pesquisando e li que Core I5 só aceita memória com voltagem 1,65v.
    E tava pesquisando também, e vi quanto é dificil achar algum site pra comprar memória que seja de marca boa com voltagem menor que 1,65.

Gostaria de saber se é verdade mesmo isso, e também o que acontece se colocar uma memória 1,8v (exemplo) na Placa Mãe com I5. E também, se puderem recomendar alguma memória (4GB) juntamente com o site, agradeceria.

Falows
    cara, o lance de só aceitar memoria com 1.65v é verdade, de começo todos pensavam que isso ia empedir que lançacem memoria de alta frequencia, só que como podemos ver existe já existe memoria com mais de 2200mhz...
    e achar memoria com 1.65v não é dificio não pow, qualquer kit atual de ddr3 2x2 ou 2x3 é 1.65v, pois até mesmo os i7 1366 tem esta exigencia de 1.65v...
    e se você por memoria de 1.80v com P55 ou X58 vc vai estragar o controlador de memoria do processador...
    e sobre site pra comprar pluginformatica é uma exelente opção....

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    14
    Citação Postado originalmente por Dinho Fatal1ty® Ver Post
    Belo vídeo Dinho. Agora quem está cantando biba?

Data de Ingresso
    Sep 2009
    Poder de Reputação
    3
    Citação Postado originalmente por Darth Ver Post
    cara, o lance de só aceitar memoria com 1.65v é verdade, de começo todos pensavam que isso ia empedir que lançacem memoria de alta frequencia, só que como podemos ver existe já existe memoria com mais de 2200mhz...
    e achar memoria com 1.65v não é dificio não pow, qualquer kit atual de ddr3 2x2 ou 2x3 é 1.65v, pois até mesmo os i7 1366 tem esta exigencia de 1.65v...
    e se você por memoria de 1.80v com P55 ou X58 vc vai estragar o controlador de memoria do processador...
    e sobre site pra comprar pluginformatica é uma exelente opção....
    Opa, valeus por responder.
    Então cara, eu desconfiava disso, tanto é que eu comprei Kingston 1,5v, mas me fizeram o favor de mandar Kingston 1,7v, já mandei trocar, mas to pensando em trocar de marca. Porque me mandaram genérica, bem falseta mesmo, da até vergonha de colocar aquelas memória na máquina.
    Eu pensava também, que o que mandava mesmo, era a tensão que a placa-mãe aceitava e já era. Não sabia dessa do processador que precisa de uma memória com a tensão certa.
    Ah, e eu tenho uma P55.

Marcadores

Permissões de Postagem