+ Responder ao Tópico
Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 138
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Poder de Reputação
    9

PII X4/C2Q/Ci5/Ci7 + GTX 275/285 - Comparativo de performance em jogos

Queria pedir uma pequena ajuda aos amigos que possuem processadores quadrinucleares, sejam Phenom II X4, Core 2 Quad, Core i5 ou Core i7, em conjunto com uma GTX 275/285.

Estou fazendo uma pequena avaliação da performance do meu i5 750 nos jogos Crysis,
    Far Cry 2, Grand Theft Auto IV, e Resident Evil 5.

O objetivo é ver como esses processadores se comportam em jogos, em condições bem parecidas.

Gostaria que os amigos que pudessem ajudar, rodassem alguns benchs usando configurações semelhantes às que postarei logo abaixo, para que a avaliação seja a mais precisa possível.

A CPU pode ficar com o OC que cada um usa diariamente. Pediria apenas que fosse dito qual o clock utilizado, e que a VGA fosse mantida com seus clocks stock, de 648/1476/1242 para Core/Shaders/Memory. No caso de quem tiver uma GTX 275, o ideal seria fazer um pequeno OC para aproximar os clocks dela o máximo possível da GTX 285.

Fiz meus testes usando o driver 191.03 Beta, mas os resultados aqui foram os mesmos que usando os drivers 190.62, 191.07 e 195.39.
    Além disso tô usando Windows 7 Home Premium 64 bits original, mas, também tive os mesmos resultados que tinha na mesma versão do Vista.
    Minha CPU estava com OC, perfeitamente estável, de 3.6 GHz.

Nos jogos, o filtro AA, quando utilizado, foi setado em 4x, para diminuir um pouco o stress sobre a VGA, e dar um pouco mais de relevância aos clocks da CPU.

CPU-Z

GPU-Z

Driver

Crysis

Far Cry 2

Grand Theft Auto IV

Aqui fica evidente o quanto o benchmark próprio do GTA IV é algo simplesmente inútil, já que seus resultados estão completamente fora de sintonia com os que foram obtidos pelo FRAPS, medindo a performance durante um passeio por um percurso pré-definido no bairro do Broker, mostrado no vídeo abaixo.

Resident Evil 5

Escalonamento de performance por clock
    Também testei a performance em jogos do i5 750 usando vários clocks, e determinei que o número mágico para ele, em conjunto com a GTX 285, é 3.6 GHz.

Fiz testes com a CPU em 2.66 GHz, seu valor stock, com o Turbo Mode desativado, para ter uma melhor noção de como os núcleos se comportam a essa frequência fixa, a 3.2 GHz, 3.6 GHz, e por fim, 4.0 GHz. Vale salientar que o vCore utilizado para 4.0 GHz garantiu estabilidade apenas nos benchs, mas, para passar em programas de stress, seria necessário uma tensão maior.

Dessa vez usei a VGA com over, e o AA, quando utilizado, foi mantido em 4x.

Ajustes da CPU

GPU-Z

Crysis

Far Cry 2

Grand Theft Auto IV

Resident Evil 5

Desde já, agradeço a todos que puderem colaborar.

Um abraço!
    Última edição por HalJordanGL2814; 07-11-09 às 17:27. Razão: Modificação do post inicial em virtude da mudança no foco do tópico.
    “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
    o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio Dele.”

I João 4.9
    http://ocolodopai.blogspot.com

Data de Ingresso
    Oct 2004
    Poder de Reputação
    12
    Poxa Hal, até me colocaria a disposição, mas to com uma GTX295, aí não teria como comparar.

Eu estou acompanhando o tópico pois também tenho curiosidade nos resultados.
    Vendas realizadas: -Intel Corei7 920 para chantal2007
    - KIT G.Skill 2x1Gb DDR2 800MHz. VENDIDA para (Top)_Gui
    - MSI GTX 260 OC 896mb - VENDIDA para Fins
    - AuzenTech AZT-XPCINE 7.1 Channels PCI Interface X-Plosion 7.1 Cinema - VENDIDA para Terror_Inc.

- HD5870 Vendida para chantal.

Data de Ingresso
    Apr 2009
    Poder de Reputação
    4

vc já tinha visto mais ta ai... colabotar com topico...
    I5 750 @ 4.3ghz + GTX560TI Battlefield 3 Darth-gtx

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    10
    esses tipos de tópicos são bons pra ajudar a gente escolher vga, cpu etc. Mas Hall você tinha um ótimo processador (e8400) principalmente com over pra 4GH, daí pra pegar algo que realmente faça diferença fica meio difícil.
    fase do Crysis dedicada a mim, o Paradise Lost:
    http://www.adrenaline.com.br/forum/a...1&d=1199066050

Data de Ingresso
    Jul 2007
    Poder de Reputação
    9
    Citação Postado originalmente por Paradise Lost Ver Post
    esses tipos de tópicos são bons pra ajudar a gente escolher vga, cpu etc. Mas Hall você tinha um ótimo processador (e8400) principalmente com over pra 4GH, daí pra pegar algo que realmente faça diferença fica meio difícil.
    Verdade!
    O E8400 é um baita processador.
    O i5 só apresentou vantagem sobre ele em GTA IV (sempre ele ), GRID, NFS Shift, Prototype e Ghostbusters.

Citação Postado originalmente por GVSPFC Ver Post
    Poxa Hal, até me colocaria a disposição, mas to com uma GTX295, aí não teria como comparar.

Eu estou acompanhando o tópico pois também tenho curiosidade nos resultados.
    Citação Postado originalmente por Barney Ver Post
    Desliga o sli, eu vou postar se o autor autorizar e daqui a pouco vou começar o download do fc2.
    Grande Barney!

Eu ia dizer exatamente isso ao GVSPFC.

Suas ajudas serão muito bem-vindas, e desde já os agradeço por isso.

Um abraço!

I João 4.9

Data de Ingresso
    Oct 2004
    Poder de Reputação
    12
    Bem lembrado Barney e meu amigo Hal.

Final de semana farei isso, já que durante a semana to zerado de tempo sobrando.

Grande abraço.
    - AuzenTech AZT-XPCINE 7.1 Channels PCI Interface X-Plosion 7.1 Cinema - VENDIDA para Terror_Inc.

Data de Ingresso
    Sep 2006
    Poder de Reputação
    39
    Botei o i7 pra rodar a 3.8 Ghz e estou rodando uns benchs com o SLI desativado, já já posto os resultados.

Data de Ingresso
    Sep 2005
    Poder de Reputação
    18
    Posso colocar os resultados com um PII 550BE Mod to X4 e GTX275 ?
    PC1 Core I5 2500k, MSI Z68,G.Skill 1600Mhz 2x2GB, GTX570 , C3 Tech 750W
    100 Dias com a Carboxiterapia Capilar e Intradermoterapia - Contra a Calvície
    Siga-me com noticias quentes em um blog cheio de novidades Soufly3xtr3m3.blogspot
    VENDO - GTX570/Bateria Notebook RF411 e outros/Speedtouch TG508 R$20
    Adrenaline.com.br > Moderador > Placas-de-Video > Hardwares > Overclock > Hardware Mix

Data de Ingresso
    Sep 2006
    Poder de Reputação
    39
    Config da CPU e GPU

RE5 DX10 AA 8xQ

SLI ON

FC2 Very High DX10 AA 8x

SLI ON

GTA IV Max

SLI ON

Com exceção ao teste do GTA IV que não usa AA, em todos os outros a banda maior da GTX 285 fez bastante diferença.

Nota-se também um bug no SLI no teste 4 do RE5, resultado praticamente igual ao teste com SLI OFF.

Se precisar de algum outro teste, só avisar.

[]´s
    Última edição por japa; 20-11-09 às 00:52.

Data de Ingresso
    Jul 2007
    Poder de Reputação
    9
    Citação Postado originalmente por Soufly3xtr3m3 Ver Post
    Posso colocar os resultados com um PII 550BE Mod to X4 e GTX275 ?
    Não só pode, como deve, querido modera!

Citação Postado originalmente por japamd Ver Post
    Config da CPU e GPU

RE5 DX10 AA 8xQ

SLI ON

FC2 Very High DX10 AA 8x

SLI ON

GTA IV Max

SLI ON

Com exceção ao teste do GTA IV que não usa AA, em todos os outros a banda maior da GTX 285 fez bastante diferença.

Nota-se também um bug no SLI no teste 4 do RE5, resultado praticamente igual ao teste com SLI OFF.

Se precisar de algum outro teste, só avisar.

[]´s
    japa, eu já disse hoje que eu te amo?

Rapaz, posso estar enganado, mas aparentemente a performance do i5 750 e do i7 920 em jogos é a mesma, né?
    Porque essa diferença que houve aí, creio eu, deveu-se à diferença apenas entre as VGAs.

Putz, e eu pensava que os i7 arregaçavam no RE5 e no FC2.
    Esses teus resultados, japa, só me deixam mais confiante em jamais dar bola a essas porras de reviews de "sites especializados".

Porque os resultados que eu e o Darth obtivemos com o i5, e você obteve com o i7, estão menores ou iguais aos que eu obtinha com o E8400 a 4.0 GHz, com exceção, claro, do GTA IV.
    Ou seja, a realidade é bem diferente da que esses reviews por aí afora pintam.

Olha, agora já foi, então, não adianta chorar o leite derramado, mas, tô vendo que eu devia era ter trocado só o E8400 por um Q9550.
    Ia tá com performance em jogos maior ou igual ao que tenho hoje, e ia ter gastado uma merreca na troca só da CPU.

Mas, é isso aí, vivendo e aprendendo.
    É bom porque serve de alerta pra galera que se deixa levar pelos comentários nonsense de que soquete 775 tá morto, e ficam estressados pensando numa mudança de plataforma com medo de ficarem ultrapassados.

Para quem tá pensando em jogos, vida longa aos Core 2!

Obrigado a todos pelas contribuições, e vamos continuar postando que é pra gente poder esclarecer as dúvidas da rapaziada.

Um abraço!

I João 4.9

Data de Ingresso
    Sep 2006
    Poder de Reputação
    39
    hehehehe, te disse por MP que os resultados seriam esses, pra jogos e com esses settings a responsa é jogada pra VGA, a CPU faz pouca ou nenhuma diferença.

Tô rodando os mesmos testes com um over mais forte na CPU, a diferença é praticamente inexistente com AA 8xQ, já com AA 4x acho que teríamos um panorama um pouco diferente, com leve vantagem pro i7. Se quiser tirar a prova, rode os testes novamente com AA 4x, faço o mesmo aqui depois.

[]´s

Data de Ingresso
    Jul 2007
    Poder de Reputação
    9
    Beleza, japa!
    Vai deixar a CPU em quanto, que é pra eu colocar a minha no mesmo clock?
    VGA vou deixar em stock.

I João 4.9

Data de Ingresso
    Sep 2005
    Poder de Reputação
    18
    PII X2@X4 550BE 3.1Ghz
    Biostar TA790GX A3+
    2x2GB DDR3 Markvision
    XFX GTX275 191.07

Siga-me com noticias quentes em um blog cheio de novidades Soufly3xtr3m3.blogspot
    Adrenaline.com.br > Moderador > Placas-de-Video > Hardwares > Overclock > Hardware Mix

Data de Ingresso
    Sep 2006
    Poder de Reputação
    39
    Citação Postado originalmente por HalJordanGL2814 Ver Post
    Beleza, japa!
    Vai deixar a CPU em quanto, que é pra eu colocar a minha no mesmo clock?
    VGA vou deixar em stock.
    Estou rodando com a CPU em 4.5 Ghz, já rodei RE5 com AA 4x e 8xQ, estou terminando FC2 e em seguida vou rodar GTA IV, depois posto aqui.

Data de Ingresso
    Jul 2007
    Poder de Reputação
    9
    PII X2@X4 550BE 3.1Ghz
    Biostar TA790GX A3+
    2x2GB DDR3 Markvision
    XFX GTX275 191.07

Soulfla biba, mete um Windows 7 aí, rapá!
    XPzão mais DX9 não vale.

Estou rodando com a CPU em 4.5 Ghz, já rodei RE5 com AA 4x e 8xQ, estou terminando FC2 e em seguida vou rodar GTA IV, depois posto aqui.
    HOLY FUCKING SHIT!!!

4.5 GHz é soda!
    Aqui só vai até 4.2 GHz e com o pé na goela do bichin.
    Vou testar aqui com 4.2 GHz e posto já, já também.

I João 4.9

Data de Ingresso
    Sep 2005
    Poder de Reputação
    18
    Soulfla biba, mete um Windows 7 aí, rapá!
    XPzão mais DX9 não vale.

HOLY FUCKING SHIT!!!

4.5 GHz é soda!
    Aqui só vai até 4.2 GHz e com o pé na goela do bichin.
    Vou testar aqui com 4.2 GHz e posto já, já também.
    Esse fds quando o HD novo chegar eu instalo o XP e aproveito pra botar o seven no dual-boot

Data de Ingresso
    Mar 2005
    Poder de Reputação
    16
    Jordan, eu só não entendi porque você ficou decepcionado com os resultados do RE5 e Far Cry 2, seus resultados parecem ser bem condizentes (até pelo que eu vi em outros testes). Os meus por exemplo não são muito diferentes com o Q9550 @ 4.0 Ghz + HD 4890.
    .: PC: AMD Phenom II X4 965 / ECS 780GM-A / ZOTAC GTX 560 Ti / Corsair XMS2 DHX [4096 MB] / Corsair VX450W
    .: Output: Samsung S23A550H / Sony KLV-32S300A
    .: Console: Sony PS3 Slim [CFW 3.55 Kmeaw]

Data de Ingresso
    Mar 2008
    Poder de Reputação
    4
    Cara com uma mobo boa 775 e melhor pega um Q9550 isso q vou fazer, hehehhe
    oO

Data de Ingresso
    Jul 2007
    Poder de Reputação
    9
    Esse fds quando o HD novo chegar eu instalo o XP e aproveito pra botar o seven no dual-boot
    Beleza, biba!

Citação Postado originalmente por Proper Ver Post
    Jordan, eu só não entendi porque você ficou decepcionado com os resultados do RE5 e Far Cry 2, seus resultados parecem ser bem condizentes (até pelo que eu vi em outros testes). Os meus por exemplo não são muito diferentes com o Q9550 @ 4.0 Ghz + HD 4890.
    Mestre Proper!

Eu fiquei meio desapontado porque via review em tudo quanto era canto, onde Far Cry 2 rodava bem melhor nos quad cores, especialmente nos i7.
    Daí imaginei que no i5 isso também iria ocorrer.
    Porém, quando fiz o comparativo do E8400 e do i5 750, ambos a 4.0 GHz, me deparo com o seguinte.

Ou seja, no FC2 eu tive perda de performance, e no RE5 não mudou absolutamente nada, contradizendo tudo o que tem espalhado aí pela net.
    E isso foi agravado agora porque tô vendo que no i7 também acontece a mesma coisa, e pelo que você tá dizendo, parece que no Q9550 não é muito diferente.

Resumindo, E8400 FTW!!!

I João 4.9

Data de Ingresso
    Sep 2006
    Poder de Reputação
    39
    Mestre Proper!

Eu fiquei meio desapontado porque via review em tudo quanto era canto, onde Far Cry 2 rodava bem melhor nos quad cores, especialmente nos i7.
    Daí imaginei que no i5 isso também iria ocorrer.
    Porém, quando fiz o comparativo do E8400 e do i5 750, ambos a 4.0 GHz, me deparo com o seguinte.

Ou seja, no FC2 eu tive perda de performance, e no RE5 não mudou absolutamente nada, contradizendo tudo o que tem espalhado aí pela net.
    E isso foi agravado agora porque tô vendo que no i7 também acontece a mesma coisa, e pelo que você tá dizendo, parece que no Q9550 não é muito diferente.

Resumindo, E8400 FTW!!!
    Hal, me intrometendo na resposta pro Proper, o que está querendo é impossível, ao setar os filtros no talo com tem feito a carga passa toda pra VGA, a CPU não faz diferença a ponto de aparecer alguma vantagem. Não sei se joga com esses settings (AA 8xQ), se usar 4x acredito que já verá alguma diferença, principalmente se tivesse uma GTX 295.

Data de Ingresso
    Jul 2007
    Poder de Reputação
    9
    Hal, me intrometendo na resposta pro Proper, o que está querendo é impossível, ao setar os filtros no talo com tem feito a carga passa toda pra VGA, a CPU não faz diferença a ponto de aparecer alguma vantagem. Não sei se joga com esses settings (AA 8xQ), se usar 4x acredito que já verá alguma diferença, principalmente se tivesse uma GTX 295.
    Opa, japinha!
    O pior é que, quando dá, eu jogo mesmo com o AA 8xQ.
    No FC2, dava pra fazer isso com o E8400 a 4.0 GHz tranquilamente, mas, com o i5, fica dando uns stutterings bem chatinhos quando uso DX10.
    Eu imaginava que, mesmo com esse nível de AA, a CPU pudesse fazer uma maior diferença nesses jogos, mas, vejo que me equivoquei.

Bom, coloquei aqui o i5 a 4.2 GHz, e vou deixar minha GTX 285 nos mesmos clocks que você deixou a sua VGA naquela screen do CPU-Z, pra minimizar as diferenças entre elas.

Vou rodar aqui o RE5 e o FC2 com AA 4x. Não vou rodar o GTA IV porque já fiz esse teste hoje e não dá diferença nenhuma de 3.8 GHz.

Já, já eu posto aqui.

EDIT

Pronto, testes com o i5 a 4.2 GHz, a GTX 285 nos mesmos clocks que o japa deixou a GTX 295, e com o FC2 e o RE5 usando AA 4x.

CPU-Z + GPU-Z

Pense num chipzinho ruim de over esse que eu peguei.
    Mesmo com esse vCore todo, ele não passa nos testes de estabilidade, é só pra rodar bench mesmo.

Far Cry 2 - Resultados com AA 4x

Resident Evil 5 - Resultados com AA 4x
    Última edição por HalJordanGL2814; 06-11-09 às 00:17.

I João 4.9

Data de Ingresso
    Apr 2009
    Poder de Reputação
    4
    hal
    se te serve de consolo meu i5 é tão ruim quanto o teu hahahaha...
    caso queira que eu rode algo só pedir, mais creio que oque tinha pra rodar já rodei no topico mini-review i5 + gtx275
    I5 750 @ 4.3ghz + GTX560TI Battlefield 3 Darth-gtx

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Poder de Reputação
    7
    Meus testes como prometido, cpu@4.0GHz e gpu@640MHz ....

GTAIV - SLI ON

FC2 - ULTRA HIGH - SLI ON - AA8x

FC2 - ULTRA HIGH - SLI OFF - AA8x

FC2 - ULTRA HIGH - SLI OFF - AA4x

Última edição por Barney; 06-11-09 às 14:49.
    i7 920 @ 4.2 GHz 1.3v | P6T DLX V2 + 6 GB DDR3 1600 MHz 1.65v + 2x 320 GB RAID 0 | GTX 295 + 22" WS | STACKER 830 + CMPSU 850TX

WINDOWS 7 HOME PREMIUM x64

Data de Ingresso
    Sep 2006
    Poder de Reputação
    39
    Praticamente não deu diferença entre 3.8 e 4.5 Ghz com AA 8x, então fiz um teste diferente: configurei o i7 com 4.2 Ghz mas com apenas 2 cores e HT desligado, ou o equivalente a um dual core.

Pra minha surpresa mesmo com 2 núcleos e HT OFF os resultados no RE5 e FC2 pra single GPU foram idênticos aos testes que fiz com o i7 rodando com HT ON (4 núcleos, 8 threads) e clocks 3.8 e 4.5 Ghz !

i7 @ 4.5 Ghz HT On

i7 @ 4.2 Ghz 2 núcleos HT Off

No FC2 com o SLI da GTX 295 ligado a diferença com AA 4x foi pequena.

i7 @ 4.5 Ghz HT On

i7 @ 4.2 Ghz 2 núcleos HT Off

Resumindo, mesmo nestes títulos onde teoricamente um quad core se daria melhor, apenas dois núcleos estão dando os mesmos resultados nos benchmarks.

Data de Ingresso
    Oct 2004
    Poder de Reputação
    12
    Bom, o Japa já me substituiu com louvor nos testes do i7 920.

Eu poderia testar um Q9550@3.8ghz + GTX285, mas acho que não seria muito válido, pois só tenho o WinXP nesse PC e o RE5.

Infelizmente esse PC tá sendo desmontado final de semana e não tenho como ajudar em mais jogos e nem com o Windows 7.

Tá chegando pra mim um i7 860, me comprometo a postar os testes desse processador quando chegar e estiver montado, o que deve ser por volta do final de novembro.

Marcadores

Permissões de Postagem