+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 7 de 7
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Poder de Reputação
    8

Cpu Over e6750 + P5Q Deluxe

Oi pessoal, vim aqui para pedir uma "ajudinha" com meu over. Migrei de uma P5K SE/EPU (queimada...) para uma P5Q Deluxe. Eu estava TODO feliz, achando que era o maior upgrade da minha vida, quando a bendita chegou. Adorei o EPU dela, o express gate (que é uma mão na roda), e a achei linda. Mas quando fui fazer overclock... Primeiro, ela tem MUITO mais opções de BIOS do que a falecida. Na P5K, eu botava meu e6750 em 3.4 facilmente, só não ia mais por falta de um cooler melhor (pois uso o box com pasta termica generica, da implastec), com 1.38 de voltagem no windows. Para isso fiz pencilmod na P5K. Mas nessa nova mobo, a coisa é mais complicada. Primeiro, até eu descobrir que essa placa não faz over com todos os slots de memoria ocupados foi um suplicio, só estou usando 2 pentes de 1 giga DDR2 800 da kingston agora, sendo que eu possuo 4. Consegui um over de 3.2 estavel, com o FSB Strap to North Bridge em 400Mhz, mas se eu colocar o C2D em 3.4 com esse strap, não vai de jeito nenhum! Só quando o coloco em 333Mhz, o over vai bem. Tem alguma opção nessa placa, principalmente aqueles "Skews" e "GTLs", que possam diminuir a voltagem do processador? Se não, pra que servem? Nessa voltagem (1.4 Volt), a temperatura máxima fica em 67°C, aceitavel pois o limite é 72°C. Tentei um over de 3.6, mas ele pediu mais voltagem, ai fiquei com medo. Analisem as imagens abaixo e me digam o que posso abaixar e se tem alguma coisa que eu possa fazer para usar os meus quatro pentes de memoria. Detalhe: essas memorias aguentam até 900 Mhz, com 1.9 e em 5-5-5-12. Então não são elas que atrapalham tudo. Se possivel, quem tiver esse processador poderia me dizer quanto consegue (frequencia) e com qual voltagem?

Meu gabinete, com os cabos devidamente presos.

Minha fonte, meio generica mas dá pro gasto...

Minhas configurações atuais

Mais...

Mais²...

Mais³...

Memorias...

Processador em "repouso"

Processador sob "tortura", o tempo parece pouco, mas depois desse teste joguei Crysis Warhead por um bom tempo, acho que umas duas horas e nenhum erro ocorreu.

Bom pessoal, acabou por aqui, quem puder me ajudar, serei muito grato. Obrigado por le tudo isso aqui!

EDIT: Mudei o CPU Margin Enhacement para Performance mode, mas não senti nenhuma diferença, tanto na estabilidade quanto no desempenho.
    Última edição por Safsprin; 08-09-09 às 15:17. Razão: Adição de informações

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    14
    Você quer chegar a qual clock exatamente, 3.4 ou 3.6GHz?

Qual cooler CPU você possui?

Data de Ingresso
    Jan 2007
    Poder de Reputação
    6
    Over é uma questão de acertos e erros, vc vai ter que tentar todas as opções para ver qual é a melhor forma. Mas acredito que vc esta no caminho certo.
    C2D E7500@4.0Ghz 1.35v -37º
    Asus P5Q - 2x1Gb OCZ Rapper@1100Mgz 5-5-5-15 Shapire ATI Radeon X1600 Pro - HD Seagate 250 B Gravador DVD Asus Light Scribe - Seventean ST-550-AG Watercooler fabricação própria

Data de Ingresso
    Jan 2009
    Poder de Reputação
    8
    Eu queria 3.6, mas o processador pede mais vCore, e como uso cooler box, não tem como aumentar mais ainda a voltagem. O que eu queria saber é se tem como eu usar os quatro pentes de memoria ao mesmo tempo com o over e se tem alguma coisa que possa ser mexida nessa configuração, tipo aqueles GTLs e Skews, e aquele transaction booster, qual valor coloco ali, ou então se devo setar algum valor fixo nos lugares onde estão em auto.

Data de Ingresso
    Jan 2007
    Poder de Reputação
    6
    4 Gb de memoria só vão fazer diferença se vc estiver usando um SO de 64 bits.
    Fazer over com cooler box é complicado, mas viavel, se possivel troque esse cooler.
    Na minha P5Q não mexi em quase nada de ajustes na Bios, somente o básico para acertar proc e memos.
    C2D E7500@4.0Ghz 1.35v -37º
    Asus P5Q - 2x1Gb OCZ Rapper@1100Mgz 5-5-5-15 Shapire ATI Radeon X1600 Pro - HD Seagate 250 B Gravador DVD Asus Light Scribe - Seventean ST-550-AG Watercooler fabricação própria

Data de Ingresso
    Apr 2007
    Poder de Reputação
    14
    Citação Postado originalmente por Safsprin Ver Post
    Eu queria 3.6, mas o processador pede mais vCore, e como uso cooler box, não tem como aumentar mais ainda a voltagem. O que eu queria saber é se tem como eu usar os quatro pentes de memoria ao mesmo tempo com o over e se tem alguma coisa que possa ser mexida nessa configuração, tipo aqueles GTLs e Skews, e aquele transaction booster, qual valor coloco ali, ou então se devo setar algum valor fixo nos lugares onde estão em auto.
    Pode usar 4x1GB sem problemas sim, só coloca as latências e vDimm certas na BIOS. 3.6GHz com cooler Intel BOX é bem complicado de chegar mesmo, os GTLs é para deixar o overclock mais fino (quando aumenta o valor do VTT, é necessário que você diminua o valor dos GTLs), e os Skews usa-se mais quando está com +500FSB.

Data de Ingresso
    Jan 2009
    Poder de Reputação
    8
    Citação Postado originalmente por _AntLion_ Ver Post
    Pode usar 4x1GB sem problemas sim, só coloca as latências e vDimm certas na BIOS. 3.6GHz com cooler Intel BOX é bem complicado de chegar mesmo, os GTLs é para deixar o overclock mais fino (quando aumenta o valor do VTT, é necessário que você diminua o valor dos GTLs), e os Skews usa-se mais quando está com +500FSB.
    Certo, obrigado pela ajuda, mas eu li em outro topico que com os quatro slots ocupados a placa fica "estressada" e o over não funciona. E aqui aconteceu a mesma coisa, mesmo colocando as temporizações e a voltagem usadas nas placas anteriores (esqueci de dizer, tive DUAS P5K SE, uma com e outra sem EPU). E nas duas eu fazia o over de 3.4 facilmente. Mas pelo visto vou ter que ficar sem meus "preciosos" gigas, se bem que nem fizeram tanta falta no Crysis Warhead (meu jogo predileto, até Resident Evil 5 sair, hehehe).

Eu pensei que essas opções poderiam ajudar a adiminuir o vCore, tipo colocando mais CPU PPL e diminuindo o vCore.

Fiz algumas mudanças:

FSB Termination Voltage: de 1.3 para 1.2 (default)
    CPU PPL Voltage: de 1.52 para 1.50 (default)
    CPU Margin Enhancement: de Optimized para Peformance Mode (não vi nenhuma diferença aqui...)
    Mem. OC Charger de Auto para Enable

A cada mudança testava com o Orthos, por 45 minutos, mais ou menos, e hoje com todas a mudanças aplicadas fiz mais um teste.
    Tudo estável, vejam na foto:

Ontem tentei diminuir a voltagem no chipset (NB Voltage) de 1.2 para 1.14, ficou estavel, durante uma hora, pensei então que estava bom, mas pra comprovar, deixei a noite toda o pc ligado, e baixando o benchmark do Resident Evil 5, mas quando acordei vi aquela mensagem do Seven dizendo que o pc reiniciou.

Mas até agora tudo bem, obrigado pela ajuda, e continuem acompanhando pois a cada nova configuração, venho aqui para postá-la e ajudar a quem tiver essa placa. Valeu pessoal!!!

Marcadores

Permissões de Postagem