Phenom II 940 BE @ 3,6Ghz - Vcore 1,46 (a mobo faz um overvolt para 1,47)
Acima desse clock, mais Vcore é necessário, e o Evercool Buffalo não dá conta do recado, sendo necessário um cooler melhor.
Mais 2 testes: 3DMark Vantage e Devil May Cry 4:
Teste: Ganged vs Unganged
A linha de processadores K10 da AMD, atualmente composta pelo Phenom 65nm, Phenom II e novos modelos Athlon também derivados da K10, possuem dois modos diferentes de acesso a memória configuráveis de acordo com a opção do usuário: o Ganged e o Unganged.
O modo Ganged é o tradicional "Dual Channel", em que a controladora de memória encaminha todos os núcleos do processador a acessarem os pents de memória em pares, através de um barramento com acesso 128bits. Tradicionalmente, existem 4 slots de memória nas placas mãe, sendo assim, ao usar 2 pents de memória no modo Ganged, a controladora de memória estará acessando a memória através de um barramento 128bits e o encaminha para todos os núcleos do processador. Com 4 pents de memória instalados na placa mãe e o modo Ganged ativado, a controladora acessa os pents de memória através de dois barramentos 128bits, distribuindo o acesso para todos núcleos.
No modo Ganged (Dual Channel), são somados os barramentos 64bits de 2 pents de memória idênticos, somando ambos e gerando o acesso em 128bits.
Nomo modo Unganged, cada pent de memória é acessado independentemente através de um barramento padrão em 64bits (Single Channel) e encaminhado para cada núcleo do processador.
Sendo assim, digamos que você possua 4 pents de memória instalados na placa mãe, e um processador Quad Core. No modo Unganged, a controladora encaminha cada pent de memória para ser acessado por um determinado núcleo, assim cada pent de memória é acessado por um núcleo em separado.
Segundo a AMD, o modo Unganged propicia um melhor desempenho em aplicativos "multi-treating", em que mais de um núcleo é usado pela aplicação em questão.
Não sei ao certo o que acontece quando, por exemplo, se possui 2 pents e um processador Quad Core, mas imagino que cada pent seja acessado por 2 núcleos, e assim por diante.
OBS: Alguém que tenha um conhecimento maior sobre essa questão, ou encontrar algum erro na minha explicação, ficarei grato se este puder contribuir com o tópico e compartilhar suas informações. As mesmas serão adicionadas e atribuídas ao autor delas. Qualquer Moderador pode editar à livre vontade também, caso desejar.
bom topico cara, bem explicativo... apenas como sugestão, nos testes ingame, tenta fazer também com resoluções mais altas, apenas para ver se existe diferença também nesses casos...
abraços...
...Se você for nerd, gordo, feio, pobre e virgem você esta apto a frequentar um forum e virar rico, descolado, bonitao, surfista, ser dono da verdade e de quebra ter pc tora na assinatura !!!!
Legal, ótimo review estava em dúvida sobre os modo de acesso a memória nesses phenoms.
Achei que poderia nesses últimos testes rodar na mesma resolução dos primeiros.
AMD Phenom II 955 @ 3,2ghz | M5A97-EVO | 2 x 4GB DDR3 1600 Cosair Vengence
HD 320gb + 1TB Seagate | ATI RADEON HD3870 - HIS IceQ 3 | Zalman ZM500-HP | LG 22' W2252QT
Excelentes testes.. Cada vez mais estou decidido a comprar esse PII
uma sugestao ao criador do topico, vai colocando novos testes na pagina inicial.. a tendencia eh esse topico crescer e como sabemos, pouca gente vai ler pagina por pagina quando ele tiver grande
bom topico cara, bem explicativo... apenas como sugestão, nos testes ingame, tenta fazer também com resoluções mais altas, apenas para ver se existe diferença também nesses casos...
abraços...
Obrigado, testes à caminho!
Postado originalmente por np3228_eX
Legal, ótimo review estava em dúvida sobre os modo de acesso a memória nesses phenoms.
Achei que poderia nesses últimos testes rodar na mesma resolução dos primeiros.
Opa, vlw. E farei estes testes tbm, aguarde.
Postado originalmente por time bullet
Ótimo tópico, parabéns.
Vendo o seu me animei e resolvi tirar do multi o over que esta em 3,5 diarios.
Brinquei agora com o FSB, vejam:
Você tem certeza que está estável assim? Rodou o Prime95 ou Orthos? Acho meio difícil hein, ou você foi o felizardo em comprar um chip perfeito.
Postado originalmente por nil_bad
muito bom os teste , seria bom testes noc jogos com resoluçoes altas e jogos com filtros!
Obrigado.
Imagino que já em 1280x1024 sem filtros a 8800GT estava em seu "limite", mas farei testes em altas resoluções e com filtros, aguarde.
Postado originalmente por RaphaelSantos
Excelentes testes.. Cada vez mais estou decidido a comprar esse PII
uma sugestao ao criador do topico, vai colocando novos testes na pagina inicial.. a tendencia eh esse topico crescer e como sabemos, pouca gente vai ler pagina por pagina quando ele tiver grande
Opa, vlw cara.
Eu deixei um aviso na primeira página sobre estes novos testes, será que fica melhor postar todos no início do tópico mesmo então?
Você tem certeza que está estável assim? Rodou o Prime95 ou Orthos? Acho meio difícil hein, ou você foi o felizardo em comprar um chip perfeito.
O orthos so faz testes em 2 nucleos?
Estou rodando ele nesse exato momento, agora quanto a ser felizardo quem derá, mas nossas cpus por ser BE, ajuda bastante e aliada a uma boa mobo e boas memorias facilitam na arte.
Tudo é paciência, calculos...calculadora do lado e técnica, claro que tem varios reboots, resets e clear cmos, mas devagar se chega lá, experimentos para se chegar a receita ideal para cada cpu.
SAGER NP8180-CLEVO / I7 2720QM / 8GB RAM DDR3 / 560M SLI / 500GB MOMENTUS XT - 4GB SSD / BLUE RAY COMBO / 750GB BKP / 18.4 " LED - FULL HD - HDMI
O orthos so faz testes em 2 nucleos?
Estou rodando ele nesse exato momento, agora quanto a ser felizardo quem derá, mas nossas cpus por ser BE, ajuda bastante e aliada a uma boa mobo e boas memorias facilitam na arte.
Tudo é paciência, calculos...calculadora do lado e técnica, claro que tem varios reboots, resets e clear cmos, mas devagar se chega lá, experimentos para se chegar a receita ideal para cada cpu.
Brother, vc acha que dá pra estabilizar um X4 920 a 3500 numa M4A79 Deluxe? E usa o prime95...
Por simples senso comum não acredito em Deus, em nenhum.
SAGER NP8180-CLEVO / I7 2720QM / 8GB RAM DDR3 / 560M SLI / 500GB MOMENTUS XT - 4GB SSD / BLUE RAY COMBO / 750GB BKP / 18.4 " LED - FULL HD - HDMI
Concerteza, essa mobo tem o mesmo chipset da minha, não vejo pq não.
Estou a 1 hora no orthos depois testo no prime95, apesar de estar usando o windows 7 beta, pode ter imcompatibilidades e acabo testando realmente em jogos o que é de mais pesado que faço aqui.
Precisou aumentar a voltagem pra estabilizar assim?! Cara, vc não sabe o medo que eu to aqui de comprar essa mobo e não subir no OC.
Por simples senso comum não acredito em Deus, em nenhum.
Pô Criminal ja mostrou que a mobo é top e em varios sites os recordes quebrados foram nessa mobo.
Bem fiz o stress cpu com orthos por cerca de 2 horas acho que o minimo recomendavel.
Considero que o over a 3,5ghz ficou melhor com o multi em 13X270 pois assim consegui valores de acesso mais elevados na memoria.
Bem fiz o stress cpu com orthos por cerca de 2 horas acho que o minimo recomendavel.
Considero que o over a 3,5ghz ficou melhor com o multi em 13X270 pois assim consegui valores de acesso mais elevados na memoria.
É verdade, o Orthos só estressa 2 núcleos, faz MUITO tempo que não uso esse programa, e não lembrava mais.
Até que você estresse todos os 4 núcleos utilizando o Prime95, o seu over não pode ser considerado estável.
Acredito que a melhor opção é subir um pouco o clock base como o time bullet falou, acredito eu que o sistema deva responder bem melhor como overclok em quase todo sistema.
AMD Phenom II 955 @ 3,2ghz | M5A97-EVO | 2 x 4GB DDR3 1600 Cosair Vengence
HD 320gb + 1TB Seagate | ATI RADEON HD3870 - HIS IceQ 3 | Zalman ZM500-HP | LG 22' W2252QT
Marcadores